Criação de um tutorial de como evangelizar pessoas do jeito certo

Autor Mensagem
-Dan
Veterano
# out/15


Espero que vocês não tenham achado o título provocativo.

Tenho acompanhado com interesse as últimas discussões teológicas com os sapientíssimos amigos Samá Samutte, Wuju Wu Yi e Black Fire.

Nos trechos que li, percebi críticas diretas a algumas vertentes do cristianismo e sua atual forma de prospecção de adeptos, diferentemente daqueles referentes ao islamismo. E em verdade vos digo, os cristãos que conheço, ou são extremamente frios (nem digo mornos), ou são patéticos.

Saindo um pouco das teorias, como vocês, que se preocupam com a manutenção do Cristianismo, agiriam para difundir aquilo que acreditam de forma mais eficiente e eficaz?

Suponha que o líder da religião de vocês acessou o OT, viu vossa perspicácia e chamou a vocês para uma reunião de planejamentos e metas para 2016 (com foco em sustentabilidade).

PS: Esse tópico possui a cota de 3 posts por página para o sallqantay fazer piadas ou generalizações estapafúrdias.

Samá Samutte
Membro Novato
# out/15
· votar


Saindo um pouco das teorias, como vocês, que se preocupam com a manutenção do Cristianismo, agiriam para difundir aquilo que acreditam de forma mais eficiente e eficaz?

Sendo direto ao questionamento, sem muitas delongas, minha resposta seria: pregação pública associada ao indispensável aconselhamento pessoal individual (o trabalho individual é muito mais eficaz que o trabalho público; com meia hora de conversa você consegue identificar falhas e dificuldades que uma pessoa possui e aconselha-la; coisas que talvez em 10 anos de pregação um pastor não conseguiria inculcar em alguém, com 30 minutos de aconselhamento pessoal ele consegue) .

Esse é o método que Richard Baxter - o mais destacado pastor e evangelista que o puritanismo produziu - adotava em Kiddeminster, um vilarejo na Inglaterra com cerca de 800 lares, com quase duas mil pessoas. Quando Baxter lá chegou encontrou um povo ignorante, rude e dado à folia. Porém, após iniciar o seu trabalho de evangelismo ali, a mudança foi drástica (semelhante ao que aconteceu com Calvino em Genebra). Palavras do próprio Baxter:

"No dia do Senhor (domingo) poder-se-ia ouvir cem famílias cantando salmos e repetindo sermões ao passar pelas ruas. Quando cheguei, havia apenas uma família em outra rua que adorava a Deus e clamava pelo seu nome; mas, quando saí, havia ruas em que não passava nenhuma família que não fossem adoradores".

Para você ter uma ideia do êxito obtido por Baxter com o seu método, ele mesmo diz:

"Embora eu esteja longe deles há uns seis anos, e tenham sido atacados por calúnias e maledicências, até mesmo de púlpito, e ameaçados com prisões, palavras e arrazoados sedutores, os membros da igreja permanecem firmes e mantêm a integridade; a maioria ainda está em casa, muitos foram para a presença de Deus, outros foram removidos e outros, ainda, estão presos, mas nem um sequer, que eu tenha ouvido, caiu ou abandonou a retidão."

George Whitefield - o grande evangelista do século 17 - passou em Kiddeminster cem anos após Baxter e disse:

"Fui grandemente reconfortado ao encontrar um doce perfume da doutrina do bom sr. Baxter, cuja obras e disciplina permaneceram até hoje".

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


E o OT volta para a fase de discussão sobre religião.

O que é um saco, pois são sempre os mesmos personagens: o religioso hipócrita com seus argumentos (?) ridiculamente patéticos e ilógicos e o ateu que venera e defende o Ateísmo como uma religião.

Espero que engate mesmo no tópico é a rixa do autor com o coltrane.

Samá Samutte
Membro Novato
# out/15
· votar


Wade

Você se esqueceu dos xiitas e chaatos (você se encontra no segundo grupo).

Marco Andriotti
Membro Novato
# out/15
· votar


Wade
ta chato mas faz questão de postar pq vc consegue ser ainda pior =)

-Dan
Veterano
# out/15
· votar


Wade
O que é um saco, pois são sempre os mesmos personagens: o religioso hipócrita com seus argumentos (?) ridiculamente patéticos e ilógicos e o ateu que venera e defende o Ateísmo como uma religião.

E o terceiro que ao invés de criar tópicos, reclama dos existentes, tem preguiça de ler e fica generalizando com estereótipos clássicos.

Não gaste a cota do coltrane.

brunohardrocker
Veterano
# out/15
· votar


-Dan
E em verdade vos digo, os cristãos que conheço, ou são extremamente frios (nem digo mornos), ou são patéticos.

Isso não ocorre só na esfera do cristianismo. É uma verdade em toda esfera do saber: a sabedoria é reservada a uma elite. Não por conspiração, não por intenção, mas porque é assim mesmo.

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


Três de uma cajadada só HAHAHAHAHAHA

-Dan
Veterano
# out/15
· votar


Samá Samutte
o método que Richard Baxter

Isso foi no século 17?

Marco Andriotti
Membro Novato
# out/15
· votar


Wade
Três de uma cajadada só HAHAHAHAHAHA

pra vc ver o quanto já encheu o saco =)

Samá Samutte
Membro Novato
# out/15 · Editado por: Samá Samutte
· votar


-Dan
Isso foi no século 17?

Século 16. Porém o método é totalmente atual e possível de ser colocado em prática. Conheço um pastor que trabalha dessa forma; ele está à frente de uma igreja que é exemplar aqui no Brasil. Muitos líderes conhecem a metodologia do Baxter, porém não a executam. O problema é que dá trabalho, e muito! Baxter conhecia intimamente e instruía pessoalmente cada pessoa de sua congregação. Olha o que ele diz:

"Passei a utilizar as segundas e terças-feiras de cada semana, desde manhã até quase à noite, para receber cerca de quinze ou dezesseis famílias, a fim de alcançar toda uma paróquia de cerca de oitocentas famílias, uma vez por ano."

Tem que haver muito amor e disposição por parte do líder para executar essa forma eficaz de trabalho.

sandroguiraldo
Veterano
# out/15
· votar


Como cristão, creio que o método mais eficaz seja o amor, em toda sua abrangência.

Estive nu, tive fome, tive sede, fui estrangeiro, estive preso... são frases que não gostaria de ouvir da boca do Senhor quando vier julgar o mundo.

Pregação pública, aconselhamento individual, células, cultos caseiros, cultos no "templo", tudo isso só tem sentido se existir uma família, onde cada um cuida um dos outros. A igreja em que participo hoje trabalha com células (é bem diferente de uma igreja que trabalha em células) e a célula que se reúne na minha casa tem sido uma verdadeira família. Temos um propósito de cada um levar R$ 2,00 por reunião e um quilo de alimento. Não é muito, mas vamos melhorar. Já conseguimos montar 2 cestas básicas por mês só com nossa contribuição de alimento e com o dinheiro que arrecadamos, ajudamos a fazer marmitex que são distribuídos no almoço aos moradores de rua no domingo.

Tudo que vai além disso é blá blá blá pra mim... Deus só nos aponta uma bacia com água e nos manda lavar os pés uns dos outros.

Samá Samutte
Membro Novato
# out/15 · Editado por: Samá Samutte
· votar


Edit.

sandroguiraldo
Veterano
# out/15
· votar


Samá Samutte
Cara, sem radicalismo. Lembre-se que sou de origem presbiteriana. E não, o evangelho não se resume só a isso. Mas como estamos falando sobre evangelismo, a meu ver, essa seria a porta de entrada. Se formos falar de discipulado, aí é diferente.

Como eu disse, amor em toda sua abrangência. Para mim, a forma de amor que mas me faz crescer é o confronto. Confronto das atitudes erradas, confronto do caráter pecaminoso. Mas eu entendo que isso faz parte do discipulado, pelo menos me parece que seria uma segunda etapa. É isso mesmo, você concorda?

Segundo, quem compartilha a palavra na célula sou eu ou pastor. Iniciei a teologia, mas parei há alguns anos. Tenho 25 anos dentro da igreja, conheço sobre as doutrinas, modismos, métodos etc. Creio que a instrução seja o método mais eficaz de evitar que pessoas sejam aprisionadas por correntes, maldições, e bençãos fast-food. Só acho que o momento do ensino deve ser durante o discipulado, não durante o evangelismo. Aliás, li um excelente texto que você ou outro postou aqui, sobre como se deve evangelizar ("o maior segredo do diabo"). Sempre evangelizei assim, embora inconscientemente. Quanto a doutrina que a igreja segue, você sabe em qual igreja participo e se tiver interesse, o Google vai te ajudar. (está chegando 533kb a velocidade da internet aqui, tá difícil até de digitar no FCC).

Em momento algum disse que obras salvam. Disse que se não tiver boas obras como poderemos mostrar um evangelho tão maravilhoso? "Olha, nosso Deus é o máximo, nossa igreja é a melhor, mas estamos nos devorando em fofocas, ciúmes e estamos cagando pro necessitado".

Enquanto muitos estarão debatendo aqui (e acho muito válido, gosto de ler o que muitos postam aqui, inclusive seus textos; os emails que trocamos foram inspiradores) estarei acompanhando 10 irmãos que irão se batizar hoje a noite. 5 dos quais eu evangelizei, acompanhei e estou, pela misericórdia de Deus, instruindo.

sandroguiraldo
Veterano
# out/15
· votar


Samá Samutte
*esqueci de perguntar e não quis editar o outro post:

Estava lendo seu último post no tópico do deboísmo e esses aqui, não sei se já te perguntei isso mas... você é calvinista ou arminiano? Sei que a Assembléia é a arminiana, mas tem muito "bleiano" calvinista agora.

Samá Samutte
Membro Novato
# out/15 · Editado por: Samá Samutte
· votar


Edit.

brunohardrocker
Veterano
# out/15
· votar


Samá Samutte
Lembrando sempre que não é bíblico, porém é certo: de boas intenções...

Pois é, boas intenções vem mais de discursos do que de ações. As ações deixam alguma coisa feita, e os escribas e fariseus que dominam o discurso (pregação)? Não há ambiente mais propicio para a falta de exemplos do que este.

Samá Samutte
Membro Novato
# out/15
· votar


sandroguiraldo
você é calvinista ou arminiano?

Não tem uma pergunta mais fácil?

brunohardrocker
e os escribas e fariseus que dominam o discurso (pregação)?

"Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras porque dizem e não fazem. Atam fardos pesados e difíceis de carregar e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los". Mt 23.3-4

sandroguiraldo
Veterano
# out/15
· votar


Voltando ao assunto do tópico: quando tentamos esquematizar, planilhar, sistematizar a igreja, estamos nos rendendo ao pecaod de achar que podemos mudar alguém, em última instância, estamos dizendo a Deus que não precisamos da ação Dele, pois se tivermos uma boa oratória, métodos eficazes, templos confortáveis, podemos dar conta disso tudo.

Quando me referi a questão do amor, esse é o único atributo que Cristo disse que pelo qual seríamos reconhecidos como seus seguidores. Por isso precisamos de boa teologia, podemos usar métodos, embora eles sejam meios e não fins em si mesmo.

Quando há sistematização da fé, aparecem as Iurds e IMPD da vida. Enfim, uma célula viva se reproduz porque é da sua natureza se reproduzir, nesse ponto acho importante lembrar do que diz em Atos 2:47

sallqantay
Veterano
# out/15
· votar


caraca, geral mandando uns sermões pancada por aqui

9/10

sandroguiraldo
Veterano
# out/15
· votar


sallqantay

Seje o próchimu

pianoid
Veterano
# out/15 · Editado por: pianoid
· votar


em verdade vos digo

dica número um: parem de falar com a linguagem clássica da bíblia

usem mais gírias e menes pra se aproximar de manolos e cocotas

abs

ainda falando em linguagem: outro dia flagrei uma crente lendo bíblia em latim. A obsessão é tanta que depois de ler trocentas vezes o livro, começam a querer ler em latim, aramaico, koiné... filhão, se não consegue entender depois de ler tanto, com outra linguagem não vai adiantar...

sallqantay
Veterano
# out/15 · Editado por: sallqantay
· votar


levar as boas novas implica em instaurar uma nova ordem, que de certo modo já está contida na antiga.

O ser humano é condenado a viver em meio às ruínas de uma civilização decrépita. Tudo que é construído está obsoleto no momento em que está pronto, toda forma pede uma nova forma como substituta. Tal é a fúria da história, a tempestade do progresso.

No presente, por toda parte, estão as reminiscências desse passado, pequenos fragmentos da ordem antiga que são as brasas de uma nova civilização. Recolher elas e juntar em uma nova fogueira é a missão do evangelizador, na próxima tentativa de iluminar um mundo sempre assombrado pelo frio e pela escuridão.

Fidel Castro
Veterano
# out/15 · Editado por: Fidel Castro
· votar


sallqantay

muito poético, mas nós somos nossos próprios deuses e cultuamos nossas próprias obras.

quero ver malandro me catequizar

já sobrevivi ao rabino, a uma ex-namorada budista e a uma zergfest de cristianismo a minha vida inteira, inconscientemente.

come at me bro

pianoid
Veterano
# out/15
· votar


come at me

esse é macho

sallqantay
Veterano
# out/15
· votar


Fidel Castro

você? só o vento é capaz

-Dan
Veterano
# out/15
· votar


pianoid
dica número um: parem de falar com a linguagem clássica da bíblia

Foi intencional.

Palavra da salvação...

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# out/15
· votar


Pessoal, eu penso que primeiro, não da pra reverter a 'condição do mundo' atualmente. pois está profetizado que as coisas iriam estar mais ou menos assim. como o Samá falou.

O que penso que da pra fazer, é trazer algumas pessoas para perto de Cristo e para perto do que é ser um Cristão.

O Cristão deve ser humilde, e incentivar a humildade. O Cristão deve ser amoroso, e incentivar o amor, inclusive nos conceitos que o sandroguiraldo apresentou. As boas ações de quem se intitulam Cristão é o que fará as pessoas se convencerem do amor de Cristo. Pois Cristo 'como bf me recordou' disse, amai uns aos outros como eu vos amei.

Então quando quando o Samá narra sobre o evangelista que foi na região e evangelizou 800 pessoas rebeldes. Certamente me vem a mente um homem inspirado por Deus, humilde e amoroso, assemelhando-se ao que Cristo era, que iria exemplificar em atitudes o que é ser um Cristão, e como é o amor de Cristo. E que falaria a multidões, e também a famílias.

Então penso que, primeiramente o Cristão deve buscar a santificação que foi citada, porém no sentido reflexivo da palavra. não ser santo apenas para suprir o ego. e sim para ser uma pessoa digna e espelhada em Cristo.

O Cristão deve entender a humildade, o amor, e as demais virtudes de Cristo, e buscar agir coerentemente com isso, e levar isso a seus próximos. Creio que isso que é o que pode ser efetivo nos dias atuais.

Voltando um pouco para o cotidiano comum. Recomendo assistirem os filmes IP Man 1 e 2 para entenderem um pouco o que é humildade.

-Dan
Veterano
# out/15
· votar


Samá Samutte
Tem que haver muito amor e disposição por parte do líder para executar essa forma eficaz de trabalho.


Pensava que isso deveria ser o pre requisito básico para ser um lider, do que ter uma apurada visão de negócios.

-Dan
Veterano
# out/15
· votar


sandroguiraldo

Muito blablabla suas concepções. Continue nessa do amor puro e simples, e verá sua turminha diminuir cada vez mais.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Criação de um tutorial de como evangelizar pessoas do jeito certo