Comprar memória RAM

    Autor Mensagem
    Villts
    Veterano
    # jun/15


    Olar.

    Estou precisando comprar uns pentezinhos de memória. To considerando 32GB mas não sei se pego 2x16 (minha placa mãe tem 2 slots só) ou 4x8 + placa mãe (evitando pq é mta grana)

    Aí o seguinte: pensei em comprar em etapas: por enquanto ficar só com 2x8 nessa minha placa mãe e depois investir nas outras 2x8 + placa.

    O lance que eu queria saber é se sei lá, daqui 3 ou sei lá quantos meses, quando eu for comprar a memória, eu acho a mesma memória. Parece besteira, mas eu não sei com que frequencia RAM muda no mercado, e usar 4x8 iguais me garante mais estabilidade.

    Outro lance é que eu tenho uma CPU quad core. Usar 2x16 é menos vantajoso que 4x8, porque os núcleos organizam os dados melhor nos slots... a pergunta é: quanto vantajoso é? Lembrando que não é frescura no meu caso usar 32GB, 3D realmente usa facilmente tudo isso.

    Sei lá, se tiverem umas dicas aí podem falar. Valeu!

    P.S.: no caso tou comprando na Kabum.com.br porque um amigo meu recomendou. Alguma dica melhor?

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    pelo que eu estava lendo, usar quad channel em quad core tem um ganho consideravel de desempenho, porque a grosso modo, as memórias estariam dividindo função por núcleos, não havendo "fila".

    problema em achar memória no futuro você não teria. você só precisaria achar memória com configuração idêntica a que você usa, não precisando ser da mesma marca.

    pra informações mais precisas eu recomendo vc perguntar no clube do hardware cara.

    Guitar_L
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Guitar_L
    · votar


    Villts
    Qualquer coisa que você comprar hoje com 1600mhz ou mais você encontrará facilmente no mercado de novo, principalmente se optar pelas Kingston HyperX Red, Blue ou Black. As Corsair Vengeance também estão há muito tempo no mercado, é tranquilo. Atente para comprar memórias com latência exatamente igual, as mais comuns são CL9, CL10 ou CL11 (quanto menor, melhor) Pra ajudar, ambas têm dissipadores que podem ajudar caso você pretenda apertar mais os timings ou subir a frequência um pouco (overclock). Compre modelos exatamente iguais, com números iguais, por exemplo, uma Kingston Fury Red de 4gb, CL10 e 1600mhz: HX316C10FR/4

    O negócio é o seguinte sobre dual/quad channel: não depende só do seu processador, depende diretamente da placa mãe e do bus da mesma. Então vale a pena dar uma olhada no teu manual pra conferir se ela suporta o quad. Generalizando, pra ficar fácil:
    De single pra dual channel: espere cerca de 10-15% de aumento.
    De dual pra quad channel: espere mais cerca de 8-10% de desempenho.
    Claro, utilizando aplicações que sejam intensivas pra RAM, que acredito que seja o seu caso. Em condições de uso "normal", dificilmente essa diferença será percebida.
    Abraço. .

    Headstock invertido
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Lembrando que não é frescura no meu caso usar 32GB, 3D realmente usa facilmente tudo isso.

    Tem certeza? Tenho amigos modeladores que dizem justamente o contrário. Que ter 900.000GB de ram é capricho e que na verdade no contador não usa nem 12GB.

    Villts
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Headstock invertido
    Se o cara só modela, não precisa de muita RAM mesmo, só placa de vídeo.

    Pra renderizar as coisas que eu renderizo, preciso de RAM sim. Esse trampo aqui que fiz levou mais de 40 horas pra renderizar com 8GB. Se eu tivesse pelo menos 24GB, eu chutaria umas 10, só de não rolar aquele swap chato o tempo todo. É muita textura (pesadas, cerca de 3MB um JPEG de qualidade boa, na média aqui) e muito cálculo de luz, refração, reflexo. Memória vai que nem água sim.

    Guitar_L
    Wuju Wu Yi
    Rapazes valeu pelas dicas!

    Comprei 2x8GB Kingston HyperX DDR3 - 1600Mhz mesmo, CL10. Tenho duas de 4 tbm dela, então to pensando em pegar uma placa mãe pra deixar com 24GB. Vai dar um puta grau já. Se não for suficiente pra deixar liso, pelo menos vai chegar perto. Não tem problema de deixar o 2 slots diferentes pro processador, né? Digo o lance de enfileirar e 2 dos 4 núcleos não terem o mesmo espaço de RAM nos slots, não vou perder muito desempenho se meu trampo não chegar a usar os 24GB né?

    Headstock invertido
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Headstock invertido
    · votar


    Villts
    Cara, parabéns. Seu trabalho é excepcional.

    Guitar_L
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Guitar_L
    · votar


    Villts
    Você tá ligado que pra fazer quad voce vai precisar usar 4 módulos iguais né? Não rola com 2x4gb e 2x8gb, a não ser que você vá comprar mais pra frente os outros 2x8gb pra fazer funcionar o quad (acho que é isso que você ia fazer mesmo). Mas usar os 24gb não vai ter problema nenhum, no teu caso já vai ser bem melhor do que os 8gb iniciais.

    Não tem problema de deixar o 2 slots diferentes pro processador, né? Digo o lance de enfileirar e 2 dos 4 núcleos não terem o mesmo espaço de RAM nos slots, não vou perder muito desempenho se meu trampo não chegar a usar os 24GB né?
    Não entendi muito bem o que você quis dizer cara, se puder explicar melhor isso aí, te respondo aqui.

    Ah, e parabéns pelo trampo, de primeira rapaz!
    Abraços

    Villts
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Headstock invertido
    Valeu cara!

    Guitar_L
    Opa.

    Pelo que pesquisei acho tá de boa, eu que tava pirando muito.
    Valeu!

    =D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Comprar memória RAM