Nossa sociedade é pior que a de Games of Thrones?

Autor Mensagem
Lasanha
Veterano
# jun/15


Por favor, sem spoliers nesse post.

Será que nossa sociedade é pior que a de Game of Thrones?

- Fizemos armas nucleares, químicas e biológicas e já as utilizamos;
- Vivemos num mundo em que 80 pessoas tem renda igual à metade mais pobre da humanidade;
- Destruímos todo o meio ambiente;
- Criamos o nazismo e o fascismo (que hoje estão em viés de alta, aliás);
- Escravizamos seres humanos na maior parte de nossa história;
- Tivemos colonialismo até recentemente
- Etc, etc, etc...

E ai, será que faz sentido?

brunohardrocker
Veterano
# jun/15
· votar


Não entendi. Onde você quer chegar?

Lasanha
Veterano
# jun/15
· votar


Em nenhum lugar exatamente, só uma discussão sobre o tema. Será que eles são tão maus assim como parece ou é mais ou menos como a realidade?

st.efferding
Membro
# jun/15
· votar


Essa é aquela do copo meio cheio/meio vazio?

Headstock invertido
Veterano
# jun/15 · Editado por: Headstock invertido
· votar


Vivemos num mundo em que 80 pessoas tem renda igual à metade mais pobre da humanidade;
Destruímos todo o meio ambiente;
nazismo e o fascismo (que hoje estão em viés de alta, aliás);
Escravizamos seres humanos na maior parte de nossa história;
Tivemos colonialismo até recentemente

Gostaria que sustentasse melhor esses.

Com base em 34 livros, de preferência.

makumbator
Moderador
# jun/15
· votar


Lasanha
Destruímos todo o meio ambiente;

Todo? Perdi isso. Acho que estou em uma realidade paralela então...

Lasanha
Veterano
# jun/15
· votar


Todo foi um exagero, mas estamos a caminho, vide o aquecimento global...

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# jun/15
· votar


Criamos o nazismo e o fascismo
ritler e muçoline naum mi reprezentaum

Viciado em Guarana
Veterano
# jun/15
· votar


Não, é pior.
Porque temos dragões, mas eles só são montados pelo rodsom.

cafe_com_leite
Veterano
# jun/15
· votar


Ou ele é montado pelos dragões

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# jun/15
· votar


pior que a sociedade descrita por um zé ruela que deve empregar umas 112 pessoas pra escrever os livros enquanto ele vende o nome dele?

ju.nito
Veterano
# jun/15
· votar


Por favor, sem spoliers nesse post.

Jon snow morre no final.

Snakepit
Veterano
# jun/15 · Editado por: Snakepit
· votar


Será que nossa sociedade é pior que a de Game of Thrones?


Depois que eu descobri que o Red Weeding foi inspirado em um fato real larguei de mão a humanidade.

O de verdade se chama Black Dinner e aconteceu na Escocia.

https://en.wikipedia.org/wiki/Clan_Douglas#Black_Dinner

In 1440 the 16-year-old William Douglas, 6th Earl of Douglas and his brother were invited to dine with the ten-year-old King James II of Scotland. Later called the Black Dinner, the occasion was organised by the Lord Chancellor, Sir William Crichton. While they ate, a black bull's head, the symbol of death, was brought in and placed before the Earl.[3] The two brothers were then dragged out to Castle Hill, given a mock trial and beheaded.

Joseph de Maistre
Veterano
# jun/15
· votar


Lasanha

Esquerdista indignadinho com o mundo detectado.

- Fizemos armas nucleares, químicas e biológicas e já as utilizamos;

Você fabricou essas armas? Ou as usou? Ou as financiou de bom grado? Sente-se responsável pela existência delas?

Provavelmente não. Quem fez tudo isso foi o Estado moderno democrático de direito, que ataca civis sem dó nem piedade e consegue legitimar isso socialmente por meio da doutrinação ideológica da população. As crianças são ensinadas na escola, desde a mais tenra idade, a aceitar ideias espúrias como "interesse nacional" "interesse público", "interesse social", "bem-estar coletivo", "o petróleo é nosso", blablablá, e, depois, quando se tornam adultos, começam a achar que ter uma bomba atômica guardada no Palácio de Planalto vai melhorar sua vida de alguma maneira.

Na monarquia, as guerras cumpriam uma única função na política: dar mais terras e dinheiro aos reis. Nada mais. Todo mundo -- do mais rico ao mais pobre, do mais velho ao mais jovem -- sabia disso e ninguém se iludia com as coisas. Não existia doutrinação, nem serviço militar obrigatório, nem ataque a civis. Os monarcas frequentemente tinham que contratar mercenários para fazer o serviço e as guerras eram lutadas sempre em zonas não habitadas (quando o governante local era derrotado, o invasor entrava pelo portão da cidade e "tomava posse" das terras recém-ganhas, sem molestar a população).

- Vivemos num mundo em que 80 pessoas tem renda igual à metade mais pobre da humanidade;

E qual o problema em alguém ter mais dinheiro do que você? Está com inveja?

- Destruímos todo o meio ambiente;

E dobramos nossa expectativa média de vida.

- Criamos o nazismo e o fascismo (que hoje estão em viés de alta, aliás);

Sim. E o comunismo, que matou mais do que os dois juntos e nunca sai de moda?

- Escravizamos seres humanos na maior parte de nossa história;

Você tem algum escravo na sua casa? Ou o seu pai tinha algum? Ou o seu avô? Ou o seu bisavô?

Culpa é algo hereditário?

- Tivemos colonialismo até recentemente

E qual o problema?

Para mim, o grande problema do Brasil foi ter sido colonizado pelas pessoas erradas -- em sua maioria, portugueses e espanhois com mentalidade de funcionário público (i.e., vontade de ganhar dinheiro demais e pegar no batente de menos).

Se esse país tivesse sido construído por povos mais vocacionados para o trabalho (ingleses, franceses, alemães, italianos, etc.,) como aconteceu, excepcionalmente, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, as coisas seriam diferentes hoje.

brunohardrocker
Veterano
# jun/15
· votar


Aqui tambem cabe.
https://scontent-gru1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xaf1/v/t1.0-9/11391461_77 2252776228230_1302410359089022060_n.jpg?oh=3ca9bca49cf403e315543acea6c a52e0&oe=55F4083E

sallqantay
Veterano
# jun/15
· votar


Pfff. O ser humano fez coisa muito pior. Mas é aquela coisa:

"A história nao tem deus, nao tem arbítrio. Nao existem injustiças na história" (alain soral)

One More Red Nightmare
Veterano
# jun/15
· votar


sei la, vejo House of Cards. Vamos falar de House of Cards?

ACIDO LISERGICO
Veterano
# jun/15
· votar


Vamos falar de House of Cards?
Vamo.
Terminei a 3a temporada hoje, e só digo que o barato ficou louco.

One More Red Nightmare
Veterano
# jun/15 · Editado por: One More Red Nightmare
· votar


ACIDO LISERGICO
puts, to começando a segunda, relaxa ai.

Eu gosto do Doug mais do que do Frank. Porra, o Doug é foda. Operacional pra caralho e sempre na sombra.

sallqantay
Veterano
# jun/15
· votar


ITT: lavadeiras de rio conversando sobre novela

FELIZ NATAL
Veterano
# jun/15
· votar




Lasanha
Veterano
# jun/15 · Editado por: Lasanha
· votar


Tá doido Joseph?

1- As armas químicas, biológicas e nucleares foram financiadas por governos, a maioria eleitos, o que mostra que o povo deu aval a isso.

2- Não tenho inveja dos 80 caras. Tenho pena da metade da humanidade mais pobre. Ninguém irá me convencer de que isso é justo. 80 pessoas não podem ser mais trabalhadoras ou mais talentosas que 3,5 bilhões.

3- Destruir o meio ambiente e aumentar a expectativa de vida são coisas distintas. Espécies que existem há milhões de anos estão desaparecendo por ação humana. Não dá para defender isso.

4- Nazismo e fascismo estão em viés de alta, isso nem você negou.

5- Não defendo stalinismo, maoismo, ou qualquer coisa parecida. Na categoria "etc, etc, etc", cabe tudo isso e muito mais.

6- Eu não ter escravos não significa que a escravidão não tenha existido por séculos. Na verdade, existe até hoje, até mesmo em SP, nas confecções de lojas de roupas grife. Quem estudou o mínimo de história sabe que a escravidão passou a ser ilegal quando deixou de ser interessante economicamente.

7- É fácil defender o colonialismo quando se é descendente dos colonizadores. Se beneficiou disso, ainda que indiretamente. Quero ver encontrar um índio que concorde.

sallqantay
Veterano
# jun/15
· votar


descendente dos colonizadores

pois é, meus antepassados italianos que fugiram para o brazil para evitar a fome são opressores malvados

Lasanha
Veterano
# jun/15
· votar


Se pessoas fogem para evitar a fome, num mundo que produz mais comida que o necessário, é porque alguma injustiça há. Só reforça o que estou falando...

sallqantay
Veterano
# jun/15 · Editado por: sallqantay
· votar


Lasanha

querer julgar a história é injustiça garantida, nao se pode julgar o passado com a sensibilidade presente (e a sensibilidade passada não pode ser acessada). Isso é anacronismo

Lasanha
Veterano
# jun/15
· votar


Por essa lógica, não posso fazer julgamento de campos de concentração. Devo ser neutro com relação a isso...

brunohardrocker
Veterano
# jun/15
· votar


Lasanha
2- Não tenho inveja dos 80 caras. Tenho pena da metade da humanidade mais pobre. Ninguém irá me convencer de que isso é justo. 80 pessoas não podem ser mais trabalhadoras ou mais talentosas que 3,5 bilhões.

Explique como mataremos a fome dos mais pobres através do empobrecimento dessas 80 pessoas, e quanto tempo isso durará.

Viciado em Guarana
Veterano
# jun/15
· votar


Lasanha
Por essa lógica, não posso fazer julgamento de campos de concentração. Devo ser neutro com relação a isso...

Exatamente.

Headstock invertido
Veterano
# jun/15 · Editado por: Headstock invertido
· votar


Eu já vi ignorância. Mas parabéns.

sallqantay
Veterano
# jun/15
· votar


Lasanha

Vc pode ter sua opinião, que é como a sua bunda: tô pouco me fudendo para ela

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nossa sociedade é pior que a de Games of Thrones?