Vamos falar de automobilismo.

    Autor Mensagem
    rhoadsvsvai
    Veterano
    # fev/15


    tenho jogado simuladores de corrida como passa tempo, estou querendo melhorar, me parece que todos os pilotos profissionais dominam essa técnica do calcanhar e dedos ,me parece fundamental




    considero meu ingles razoável, mas as explicações são muito tecnicas e muito rapidas, ainda não consegui entender,e não acho nenhuma videoaula, ou artigo sobre isso em portugues, nem menção sobre isso no google, como chama isso no brasil? alguém pode me falar mais sobre isso? o que exatamente o motorista esta fazendo?

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Sempre conheci isso como punta taco...
    Aprendi nos meus tempos de zikagem e rachas na cidade, hj em dia não faço mais isso.

    Não tem muito o que ensinar, no 2° vídeo mostra bem.

    O num carro normal isso é basicamente inútil, pq o giro não sobe rápido assim.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Punta-taco

    Da horinha, vou tentar isso com num uninho 1.0.

    MMJr
    Veterano
    # fev/15
    · votar




    rhoadsvsvai
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    1. Tire o pé direito do acelerador e pressione o pedal do freio.

    2. Um pouco antes do final da freada, o pé esquerdo aciona a embreagem.

    3. A mão direita reduz a marcha (a esquerda continua no volante).

    4. O pé direito ainda está acionando, porém reduzindo a pressão no freio, e gira para que o calcanhar se posicione sobre o canto do acelerador.

    5. O calcanhar direito pressiona rapidamente o acelerador para subir o giro do motor (aponta do pé ainda está no freio, aliviando ainda mais a pressão).

    6. O pé esquerdo libera a embreagem, o pé direito fora do acelerador.

    7. O pé direito termina a frenagem.

    8. O pé direito escorrega de volta para o acelerador e retoma sua posição normal apenas para fazer alguma pressão de modo a manter a velocidade do carro através da primeira parte da curva. Então acelera para a saída da curva.

    Toda a sequência acima, da segunda a ultima etapas leva menos de meio segundo. Isso exige muito treino até acertar. A ideia geral é fazer a transição entre frenagem e aceleração quase sem perda de tempo e com perfeita suavidade.


    isso significa que se deve tirar o pé do acelerador depois do blip ?

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    rhoadsvsvai
    isso significa que se deve tirar o pé do acelerador depois do blip ?

    Sim.
    Na verdade o punta-taco é feito pra evitar aquele tranco quando se reduz a marcha em giro alto, tipo uns 80km/h na terceira e reduz pra segunda, dá um tranco miserável. Num carro mais potente esse tranco é suficiente pra te foder.
    Num carro normal não causa nada demais, no máximo ferrar a transmissão.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Num carro normal não causa nada demais, no máximo ferrar a transmissão.

    É, não vou fazer isso num uninho 1.0 não.

    sallqantay
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Eu reduzo a marcha antes e entro na curva em alto giro, o freio motor da conta de reduzir a velocidade, nem uso o freio (ou pouco). Mas em autódromo deve ser diferente

    Fora que dá para usar o freio de mão rally style

    d.u.n.h.a.

    mais isso é muito no limite. Quando eu reduzo marcha sempre acelero para acertar a rotação, fazer isso enquanto freia é treta (e meio inútil)

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    sallqantay
    O problema é que num carro de alta potência isso não acontece: o freio motor da conta de reduzir a velocidade. Só destraciona o carro e fode os esquema.
    O único carro zika que eu tive foi um S3 1999. Amarelo ainda. E mesmo 4x4 se reduzisse em velocidade alta, sem subir o giro com punta taco, acima de uns 90km/h, era treta. Comecei a me ligar nisso quando participava de track day, pude dirigir Impreza WRX STI, Evo, RS6, 350Z... carro que não perdoa erro.


    Fora que dá para usar o freio de mão rally style
    Só se for hidráulico né.

    makumbator
    Moderador
    # mar/15 · Editado por: makumbator
    · votar


    rhoadsvsvai

    Não sei se você viu esse vídeo em português, que trata do punta-tacco:

    https://www.youtube.com/watch?v=qZs92oZDcjY



    Simonhead
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    d.u.n.h.a.
    Sempre conheci isso como punta taco...

    ISSO! Li muito sobre essa parada ainda moleque nos anos 1970 - uns lances que a 4 Rodas publicava e tals e umas entrevistas de uns pilotos famosos e já aposentados (de edições ainda mais antigas) sobre o punta taco. Do caramba!!

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    makumbator
    pow muito bacana, tou assistindo vlwss

    Simonhead
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    makumbator

    Esse vídeo que você postou é fera e o modo como o piloto expõe é simples. Até a condução dele é bacana. Valeu! \o

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vamos falar de automobilismo.