Como apagar os dados de um HD de maneira segura?

    Autor Mensagem
    Slash_1989
    Veterano
    # ago/14


    Seguinte, segunda feira a assistência técnica da Dell vai trocar o HD do meu note, e pelas normas da garantia, eles vão levar o antigo com eles.
    Como posso apagar meus dados de maneira que eles não possam (ou tenham muito trabalho) para recuperar?

    Já ouvi falar de formatação zero binário, mas não sei o que isso significa. Qual a melhor maneira? Tem programa pra isso?

    _Excelion
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    espingarda

    brunohardrocker
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Presumo que vossa senhoria tenha arquivado nudes comprometedores.

    _Excelion
    Veterano
    # ago/14 · Editado por: _Excelion
    · votar


    mas falando sério, inutilize fisicamente. é o jeito mais fácil e nerdproof de limpar um HD para dummies em IT como nós

    presumindo, claro, que você já tenha o backup e não eles que façam todo o trabalho de transferir do seu HD pro novo

    nesse caso, DBAN, mas pode demorar pra caralho

    Xeper
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Tem fotos fazendo meinha com zamigos... certeza

    Não comerás o xofrango.
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    Delete.
    Do it the old way.

    Simonhead
    Veterano
    # ago/14 · Editado por: Simonhead
    · votar


    http://www.tecmundo.com.br/aumentar-desempenho/1304-apague-definitivam ente-os-dados-do-seu-disco-rigido-.htm

    TG Aoshi
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Como apagar os dados de um HD de maneira segura?

    Use camisinha.

    makumbator
    Moderador
    # ago/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    Slash_1989

    Use o ccleaner (grátis) para apagar. Vai demorar pra cacete (principalmente se o HD for muito grande e você colocar várias passadas no software, o que torna a exclusão mais segura).

    Mesmo assim ainda seria possível recuperar (ainda que em teoria), mas seria muito caro e trabalhoso.

    Já fiz isso em um HD externo que deu defeito e mandei de volta para a seagate a fim de receberr um novo (estava na garantia).

    Além desses métodos em software há empresas americanas que vendem kits de destruição magnética e física de HDs (que nada mais é do que uma maneira mais chique de arrebentar o HD). Se usar o software e depois destruir poderíamos dizer que não haveria como recuperar.

    Slash_1989
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    poderíamos dizer que não haveria como recuperar.

    a menos que você seja da polícia federal! hehehe

    Quanto tempo leva pro ccleaner limpar? A assistência tecnica vem segunda de manhã, então eu tava pensando em formatar domingo de madrugada!

    makumbator
    Moderador
    # ago/14
    · votar


    Slash_1989
    Quanto tempo leva pro ccleaner limpar? A assistência tecnica vem segunda de manhã, então eu tava pensando em formatar domingo de madrugada

    Depende do tamanho do HD e das opções que você escolher (quanto mais passadas mais demorado, mas mais seguro).

    Coloca ele para operar nas opções que você achar melhor e veja quanto tempo aparece restante. Eu faria isso de manhã mesmo (dependendo do tamanho e opções pode levar mais de um dia...)

    TG Aoshi
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    makumbator
    Slash_1989
    Tava aqui pensando, pra fazer esse zero fill do ccleaner, tem que apagar os arquivos, nesse caso, "sigilosos" antes? Ou ele realmente formata e (além disso) em partição de sistema/boot? Ou faz outra coisa? uhauahua

    Slash_1989
    E só pra ter certeza que tá fazendo a coisa certa; é disco rígido mesmo e não SDD, né?

    makumbator
    Moderador
    # ago/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    TG Aoshi
    Tava aqui pensando, pra fazer esse zero fill do ccleaner, tem que apagar os arquivos, nesse caso, "sigilosos"

    Não precisa. Na verdade ele não formata, mas apaga e escreve dados inúteis em cada bloco do HD. Aí o usuário escolhe quantas passadas quer (quanto mais passadas mais vezes ele faz isso em cada parte do HD, aumentando a segurança).

    Lembrando que essa função nesse programa não fica na aba "limpar" e sim na de ferramentas (limpar unidade).

    O ccleaner assim como outros programas pode usar o algorítimo mais avançado de uso civil nessa área (no Ccleaner é a função de 35 passadas):

    http://en.wikipedia.org/wiki/Gutmann_method

    TG Aoshi
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    makumbator
    Hmm, entedi =]

    Larguei mão do ccleaner faz tempo. Lembro que foi um pouco depois de incluírem essa função (mas nunca usei).

    Valeu pela leitura extra!

    sallqantay
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    pai do trololo monitora esse tópico

    DarkMakerX
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Acho que se você apagar suas coisas, e lotar seu HD até não ter mais 1 byte livre, ele já escreve por cima dos "espaços vazios" onde estaria seu arquivo sigiloso.

    fgr
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    GetDataBack já recuperou muitas coisas apagadas com o cCleaner

    makumbator
    Moderador
    # ago/14
    · votar


    fgr
    GetDataBack já recuperou muitas coisas apagadas com o cCleaner

    Mas não é a ferramenta de limpeza normal do programa (essa só apaga, como o comando de deletar do sistema operacional), e sim a opção de limpeza de unidade com algorítimo Gutmann. Esse o Getdataback não resolve (já fiz esse teste).

    Headstock invertido
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Gutmann

    Qualquer programa que utilize este método. Tem milhares.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como apagar os dados de um HD de maneira segura?