Sobre as compras online e o futuro do comércio

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# jul/14 · Editado por: erico.ascencao


Recentemente fui acometido por um desejo de montar um "set multimídia" composto de TV e video game novos. Optei por uma TV Samsung e um PS3.

Comecei então a pesquisa por preços de TV. Fucei os sites das principais lojas virtuais e depois parti para as mesmas lojas físicas para ter uma noção melhor dos tamanhos das TVs e tentar barganhar um bom preço para compra à vista. Entretanto, para a minha decepção e até certo ponto raiva dos vendedores, não consegui preços bons nas lojas físicas comparado aos das lojas virtuais - digo "raiva" dos vendedores pois, ao mencionar o preço de lojas virtuais, eles chegavam a ficar irritados e desistiam de me atender. Resultado: comprei numa loja virtual, economizando 15% em relação ao preço da loja física.

Com o PS3 foi diferente: o preço da loja virtual era igual ao da física. Comprei na loja física mesmo.

Agora o absurdo veio hoje. Andei pesquisando o jogo da Copa do Mundo em lojas virtuais e vi que os preços estavam bem convidativos - talvez pelo efeito 7 x 1. Eis que vejo o anúncio de uma loja virtual pela bagatela de R$54,90. Ao verificar in loco na loja física, me deparo com o preço de R$149,90. Questionei um vendedor e ele me limitou a responder que os preços estavam certos e que na loja virtual era mais barato mesmo. Moral da história: comprei pelo site e só de deboche vou retirar numa loja física.

Eis a questão: o que será do comércio em geral nos próximos anos? Será que os vendedores estarão fadados ao desemprego? Será que as lojas serão meras vitrines de alguns produtos (porque hoje não se acha tudo nas lojas físicas)? Até profissionais do amor são contratadas pela internet hoje!!

Dissertem.

sallqantay
Veterano
# jul/14
· votar


nunca comprei nada online, não sei em que fresta do meu PC eu devo enfiar o dinheiro

/dogs2 in memorian

One More Red Nightmare
Veterano
# jul/14
· votar


^
tem que abrir o slot pra cd, bobalhão

Drowned Man
Veterano
# jul/14
· votar


O foda de comprar online são essas porras de garantias, que são um popô pra resolver junto às lojas.

Xeper
Veterano
# jul/14
· votar


nunca comprei nada online, não sei em que fresta do meu PC eu devo enfiar o dinheiro

Ai qui burru, vc compra e manda o dinheiro por imeiou e depois eles confirmam a compra... super seguro!

Headstock invertido
Veterano
# jul/14 · Editado por: Headstock invertido
· votar


Acho que a tendência é que tudo que possa ser vendido virtualmente seja vendido virtualmente.

São poucas as exceções, que continuarão a fomentar as vendinhas de esquina, mercearias, quitandas e afins.

Mas uma loja de eletrodomésticos, móveis ou eletrônicos, por exemplo, tendem a sumir fisicamente.

A onda que já é realidade pela Europa são locais físicos, mas com telas nas paredes em vez de produtos. Você entra, escolhe o que quer, encosta na tela, compra e o produto chega na sua casa.

Ao meu ver, a única coisa que ainda impede o monopólio do comércio eletrônico é a desconfiança impregnada na cabeça das gerações mais velhas ainda vivas.

A partir do momento em que as nossas crianças de hoje forem a geração mais velha, o comércio eletrônico será visto como "padrão".

sallqantay
Veterano
# jul/14
· votar


a desconfiança impregnada na cabeça das gerações mais velhas ainda vivas

tamo ae na atividade

Drowned Man
Veterano
# jul/14
· votar


Headstock invertido

A vantagem de ter uma loja física para eletroeletrônicos e afins é como showroom: muitas vezes a gente quer ver o produto antes de comprar -- até porque imagem em site de compra diz pouco.

Headstock invertido
Veterano
# jul/14
· votar


Drowned Man
Exatamente. Mas creio que isso seja apenas reflexo do modo de compra antigo, ao qual nós que nascemos "antes da internet" estamos acostumados.

Acho que com o tempo essa exigência de ver o produto com as mãos seja extinta. E provavelmente substituída por qualquer outro aparato tecnológico.

sallqantay
[2]

Mas estou começando a confiar mais no comércio eletrônico. Passei quase um mês decidindo se comprava ou não uma guitarra pela internet. Recentemente fui comprar outra e sequer cogitei procurar em loja física. Foram dois cliques e tava comprada.

One More Red Nightmare
Veterano
# jul/14 · Editado por: One More Red Nightmare
· votar


eis a questão:

Por uma lado a ascensão do comércio eletrônico aumenta a praticidade da compra: Você aprende como funciona o produto em casa, pesquisa em zilhões de lugares diferentes, compra, paga e espera na porta de casa. Tudo isso de pijama. É fantástico

Ao mesmo tempo que o desaparecimento da loja física torna o comércio ainda mais impessoal, você não tem mais o trato tete a tete com o vendedor, perde muito a possibilidade da barganha e tal. É uma tendência que eu não gosto. Perder o contato humano, em qualquer coisa que seja.

Headstock invertido
Veterano
# jul/14
· votar


E pra mim um dos maiores empecilhos para a compra virtual é um troço chamado frete. Isso sim que fode. Ainda mais pra quem mora na puta que pariu.

st.efferding
Membro
# jul/14
· votar


Acho que com o tempo essa exigência de ver o produto com as mãos seja extinta. E provavelmente substituída por qualquer outro aparato tecnológico.

vídeos de unboxing/reviews/etc

Headstock invertido
Veterano
# jul/14
· votar


st.efferding
vídeos de unboxing/reviews/etc

Fico viciado nisso quando vou comprar algo. Vejo todos os reviews e unboxings possíveis.

One More Red Nightmare
É uma tendência que eu não gosto. Perder o contato o humano, em qualquer coisa que seja.

Que fofo.
Já eu acho que quanto menor o contato humano nas coisas, melhor tudo funciona.

dibass
Veterano
# jul/14
· votar


Para o mercado de trabalho, não é legal.
Para o empresário, se não estiver disposto a trabalhar vendas online (dependendo o ramo) está fadado ao fracasso.
Cada dia mais as pessoas sentem mais segurança de comprar online.

O único problema é não poder negociar com o vendedor e conseguir comuns descontos feitos em compras presenciais.

Headstock invertido
Veterano
# jul/14 · Editado por: Headstock invertido
· votar


dibass
O único problema é não poder negociar com o vendedor e conseguir comuns descontos feitos em compras presenciais.

Mas hoje existem muitos sites de venda pessoa física/pessoa física, onde é possível acontecer a barganha. (Mercado Livre, OLX, Bom Negócio, Enjoei, etc...)

Isso só se perde mesmo em compras de empresas grandes e tal, que por meio eletrônico são inegociáveis, mas fisicamente ainda rola a pechincha com o gerente.

One More Red Nightmare
Veterano
# jul/14
· votar


Headstock invertido
É que você é um nerd frio e jogador de video jogos

eu sou redneck, nas palavras do sallpicão.

Xeper
Veterano
# jul/14
· votar


O único problema é não poder negociar com o vendedor e conseguir comuns descontos feitos em compras presenciais.

Maioria dessas lojas grandes o vendedor não tem autonomia para negociar além daqueles 5% ou 10% no caso de pagamento a vista (e tem lugares que tem que chorar mto para conseguir).

Headstock invertido
Veterano
# jul/14
· votar


One More Red Nightmare
Realmente.

dibass
Veterano
# jul/14
· votar


Headstock invertido
Xeper
...o problema é aquele lance de ser cliente em determinada loja, fazer amizade com vendedores e gerente e ter facilidades de compras.
Acho que nisso, exceto caso haja a aproximação entre vendedor/dono e cliente.
O que é o caso, por exemplo, do meu irmão que compra pedais e amplificadores handmade e fez um bom relacionamento com os fabricantes e sempre consegue boas condições..

CindyFerrari
Veterano
# jul/14
· votar


E pra mim um dos maiores empecilhos para a compra virtual é um troço chamado frete. Isso sim que fode. Ainda mais pra quem mora na puta que pariu.
oeeeee o/

Uma colega minha começou a comprar roupas nos sites da China, não tenho coragem de fazer isso, com vestuário em geral. Talvez isso se mantenha vivo por mais tempo que lojas de eletrodomésticos e tals...

Headstock invertido
Veterano
# jul/14
· votar


CindyFerrari
Pra roupa o negócio fica complicado mesmo. É uma das exceções que eu citei no meu primeiro post ali.

Se bem que tem gente que tem a preferência (e medidas) muito bem definidas e escolhe apenas o visual (que dá pra analisar bem pelo site). Por isso é mais comum homens comprarem roupa pela internet que mulheres, que tem que ficar vendo um monte de coisa além de simplesmente o tamanho, se o ombro da blusa cai bem, se o decote tá muito grande, se a cintura tá boa, etc, etc...

erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


Headstock invertido
Acho que a tendência é que tudo que possa ser vendido virtualmente seja vendido virtualmente.
Até roupas e calçados, que eu imaginava que seria difícil serem vendidas virtualmente, estão o sendo.

One More Red Nightmare
Ao mesmo tempo que o desaparecimento da loja física torna o comércio ainda mais impessoal, você não tem mais o trato tete a tete com o vendedor, perde muito a possibilidade da barganha e tal. É uma tendência que eu não gosto. Perder o contato humano, em qualquer coisa que seja.
Concordo com você que é ruim perder o contato humano. Mas dependendo da compra, o contato humano é desprezível. Posso citar como exemplo estas minhas compras que eu citei no começo da postagem. Depois de pesquisar pela internet, eu já sabia que o modelo XYZ da Samsung tinha uma porta USB, uma HDMI, era 120 Hz, LED, full HD, etc. Ao chegar na loja, basicamente perguntei pro vendedor quanto custava, quanto ele fazia para pagamento à vista e fui embora sem conseguir um bom preço.

Ou seja, o segredo é você saber definir o que você precisa com detalhes e procurar o produto que atenda as suas necessidades, assim a figura do vendedor não terá função nenhuma e a compra online passa a ser a sua melhor opção. Os vendedores são um diferencial quando você não sabe o que quer ou quando você não conhece os produtos disponíveis no mercado. Percebo muito isso no ramo de instrumentos musicais, onde o vendedor geralmente tem a função de intermediar os interesses de uma criança/adolescente que quer um instrumento e o seu pai/mãe que vai pagar a bagaça, ou até de ajudar algum aspirante a músico a escolher seu primeiro instrumento.

Headstock invertido
dibass
Sobre a pechincha conversando com o vendedor e gerente, eu comecei a postagem com um exemplo prático de como isso não adianta. Você pode chorar, espernear, ficar uma hora convencendo os caras, mas o preço online geralmente é bem inferior e a loja física não consegue alcançar.

Headstock invertido
Veterano
# jul/14
· votar


erico.ascencao
É, tem isso. Online não tem a pechincha, mas geralmente já pagamos mais barato só por ser online. Então em grande parte dos casos, dá no mesmo. E como tu diz, as vezes o preço online é tão baixo que nem com muita pechincha a loja física iria cobrir.

CindyFerrari
Veterano
# jul/14
· votar


Headstock invertido
Por isso é mais comum homens comprarem roupa pela internet que mulheres, que tem que ficar vendo um monte de coisa além de simplesmente o tamanho, se o ombro da blusa cai bem, se o decote tá muito grande, se a cintura tá boa, etc, etc...

Verdade... É aquela coisa: o 40 de uma marca é o 38 da outra... E às vezes tem que comprar 42 porque o 40 não cabe direito... Só vai provando a roupa. Ou então começarem a produção em massa de roupas com tecido super-mega inteligente \o/

CindyFerrari
Veterano
# jul/14
· votar


erico.ascencao
Você pode chorar, espernear, ficar uma hora convencendo os caras, mas o preço online geralmente é bem inferior e a loja física não consegue alcançar.
Porque o custo de manutenção do site é inferior ao de uma loja física... pra mim isso nem sempre funciona por causa de uma coisinha chamada frete, como o Headstock invertido falou.

dibass
Veterano
# jul/14
· votar


É aquela coisa: o 40 de uma marca é o 38 da outra... E às vezes tem que comprar 42
bundona :9

Xeper
Veterano
# jul/14
· votar


dibass

...o problema é aquele lance de ser cliente em determinada loja, fazer amizade com vendedores e gerente e ter facilidades de compras.

Isso existe ainda? Em lojas grandes o atendimento cada vez é mais frio e robotico...

O que é o caso, por exemplo, do meu irmão que compra pedais e amplificadores handmade e fez um bom relacionamento com os fabricantes e sempre consegue boas condições..

Tem pedal de filin? hahahahaha
Cara, mas isso é o tipo de negocio que faz diferença trocar idéia, o dono conhecer quem compra e ai abre margem para negociação... tipo lojas menores de móveis planejados.
Agora tenta isso numa Casas Bahia da vida onde vendedor bobear nem sabe diferenciar um sofá de um fogão e acesso ao gerente só quando vc ta devendo o carnê

dibass
Veterano
# jul/14
· votar


Tem uma franquia aqui na cidade (World Tenis) que se tu tirar print dos sites Centauro e Netshoes, imprimir e levar na loja eles baixam o peço em tênis de mesmo modelo/marca..

dibass
Veterano
# jul/14
· votar


Xeper
Isso existe ainda? Em lojas grandes o atendimento cada vez é mais frio e robotico...

Em lojas de pequeno/médio porte, especialmente as não franquiadas isso existe.

Tem pedal de filin? hahahahaha
huahuahua só pedal Altoids kkkk

Cara, mas isso é o tipo de negocio que faz diferença trocar idéia, o dono conhecer quem compra e ai abre margem para negociação... tipo lojas menores de móveis planejados.
isso é uma receita prática pra vender mais e manter clientela.

Agora tenta isso numa Casas Bahia da vida onde vendedor bobear nem sabe diferenciar um sofá de um fogão e acesso ao gerente só quando vc ta devendo o carnê
huahua
detalhe que nas Casas Bahia tem mais vendedor do que cliente..

Xeper
Veterano
# jul/14
· votar


Percebo muito isso no ramo de instrumentos musicais, onde o vendedor geralmente tem a função de intermediar os interesses de uma criança/adolescente que quer um instrumento e o seu pai/mãe que vai pagar a bagaça, ou até de ajudar algum aspirante a músico a escolher seu primeiro instrumento.

E geralmente sabem menos do que o moleque aspirante a músico... mas tem que ter lábia para enrolar os pais e empurrar uma gibson islaxi para garantir uns trocos

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre as compras online e o futuro do comércio