da diferença entre orgulho e autoestima

    Autor Mensagem
    sallqantay
    Veterano
    # jun/14


    Orgulho é uma emoção aflitiva, apego ao ego que só te fode. Autoestima é uma parada digna e necessária, evita que os outros pisem em você

    dissertem rumo a katmandu

    brunohardrocker
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Autoestima é uma parada digna e necessária, evita que os outros pisem em você

    e é sempre bom estar ajustada a realidade.

    sallqantay
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Post para os ecos de um tempo distante

    sallqantay
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: sallqantay
    · votar


    brunohardrocker

    O problema é o ajuste fino, vez ou outra rola um stress. Mas foda se, antes parecer ser estúpido do que ter nego folgado enchendo teu saco

    st.efferding
    Membro
    # jun/14
    · votar


    Orgulho faz você cagar na vida/tópico de outrém.

    Autoestima impede que o cagão descrito acima respingue merda em você, no seu tópico.

    Orgulho é a falsa sensação de autoestima.

    brunohardrocker
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    st.efferding

    agora a carapuça foi lançada miga kkkkk vamos ver em quantos vai servir kkkkk111onze

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    E o recalque?

    sallqantay
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    One More Red Nightmare

    Enquanto conceito freudiano é digno, mas a orkutizacao valeskiana do termo tornou a parada puramente humorística

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    sallqantay
    tu es um recalcado

    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    O seu filho tem autoestima. O filho do vizinho tem orgulho.

    Nada de novo.

    rodsom
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Orgulho, emoção,
    apego ao nego que só me fode. é uma parada digna e necessária,
    levanta minha autoestima
    e que os outros pisem

    rumo a katmandu


    Antoine Roquentin
    Membro
    # jun/14
    · votar


    juro que este tópico me deu uma machadada na cabeça que tava precisando estas semanas.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    brunohardrocker
    e é sempre bom estar ajustada a realidade.

    Esse é o fator que define auto estima ou orgulho.

    landlord
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Concordo que, para melhor entendimento, faz falta uma descrição do que é orgulho e do que é autoestima.

    Do jeito que está posto, faz o orgulho parecer recalque.

    Pedro_Borges
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: Pedro_Borges
    · votar


    sallqantay

    Dois dias atrás aconteceu um fato comigo que passo a narrar. A história é meio longa, mas verdadeira.... Enfim vamos a ela.

    Cheguei em um posto de gasolina e tinha um carro abastecendo na bomba sem ter fila alguma. Como meu carro tem a tampa do tanque no lado do motorista (Honda City) e querendo facilitar a proximidade com relação a bomba, me posicionei à frente do carro que estava abastecendo e de frete virada para este. Obviamente que deixando um espaço para ele sair e de forma que eu logo em seguida - próximo da fila, pudesse entrar.

    Pois bem, logo que o carro concluiu o abastecimento e saiu e que eu estava movimentando meu carro no sentido da bomba, subitamente uma mocinha, loirinha, do tipo gostosinha, veio com seu Corsa no sentido frontal e, antes que eu pudesse completar o deslocamento até a bomba, ela no sentido contrário ocupou o espaço. Claro, fazendo de conta que não estava me vendo.

    Eu simplesmente não pestanejei e ordenei que saísse de ré pois a vez era minha. Ela argumentou que "era rapidinho", mas eu respondi que "não tinha nada de rapidinho e que a vez era minha e que não abria mão e que ela tratasse de engatar a marcha ré". O frentista, também se mostrou irritado comigo e me disse que era rápido (certamente de olho nos atributos físicos da safadinha), mas não transigi e a mocinha teve que mudar de bomba, e a essa altura sob olhares de meia dúzia de pessoas ao redor.

    Enquanto eu estava abastecendo desci do carro e observava a bomba, a mocinha entendendo que estaria recebendo o apoio dos espectadores, se dirigiu até mim e disse: " - O senhor não precisava ficar nervoso, bastava ter mais educação."


    Acho que aí ela possa ter cometido o maior de seus erros, pois eu nervoso tenho muita riqueza vocabular. As palavras fluem com muita facilidade e as pronuncio como balas de metralhadora. Além do mais todos os princípios morais e éticos nessas horas me vêem à mente. Então respondi em tom de autoridade: - Educação tenha você. Você tomou meu lugar na filha sem sequer pedir licença. Fila é uma disciplina a ser respeitada por todos. Leve isso para sua casa!

    Dito isso só ouvi as pessoas repetirem seguidamente. É isso mesmo! Parabéns, pela atitude moço! Se todos agirem assim a gente melhora esse país!.. E assim por diante. A mocinha virou um tiro no mundo com esse seu Corsa, acho até que naquele instante se tivesse encontrado um orifício anal de cachorro, ela teria enfiado a cara sem pestanejar.

    É claro que a poha daquela pirralha podia ser filha de um policial... de um traficante... de um bestalhão... e enfim... botar um idiota pra me dar um tiro... Mas pode ser que tenha contribuído para formar uma cidadã.

    O que você acha?

    Fui orgulhoso ou apenas preservei a minha auto estima?

    Você acha que minha atitude pode:

    a) contribuir para que o Brasil saia do terceiro mundo?

    b) fazer com que o povo tome consciência e pare de votar naquela mocreia da Dilma?

    c) fazer com que o Neymar pare de fornicar com as marias chuteiras e proponha um casamento decente com a Marquezine?

    d) fazer com que a Geisy Arruda volte para a faculdade de vestido longo para buscar uma formação acadêmica de lhe dê uma profissão técnica e decente?

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    A autoestima também está intimamente ligada com a habilidade de "tacar o foda-se" e não se importar com situações ou pessoas das quais você mesmo julgará irrelevantes, uma atitude vista por muitos como orgulhosa por isso é fácil confundi-la com o orgulho.
    Mas o próprio orgulho pode estar relacionado com uma baixa auto-estima do sujeito, isto acontece se o seu apego ao próprio ego for alimentado pela aprovação de terceiros (gente que gosta que "afaguem o seu ego").

    Porém o mais importante para identificar a autoestima é que definitivamente ela não tem a ver com aprovação externa. Quem tem autoestima elevada não faz "attwhorismo" a fim de convencer a todos de que tens a autoestima elevada.

    sallqantay
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Pedro_Borges

    Gostei desse seu último post antes de ser morto pelos traficante da sua quebrada

    sallqantay
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Viciado em Guarana

    Concordo, ate acho que da para colocar o attwhorismo como emoção aflitiva

    landlord
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Pedro_Borges

    Não sei se foi orgulho ou autoestima, mas com certeza é uma atitude que eu tento evitar.

    Se não é um caso sério, em que preciso de pronto atendimento ou estou atrasado e etc... Evito qualquer confusão. Apenas gero um sentimento de desprezo por aquela pessoa.
    No meu caso hoje mesmo, uma moça furou a fila na minha frente, sem pestanejar.
    O então, "porteiro" da fila, que estava recolhendo a entrada para um feira permitiu.
    Eu não iria me indispor para uma pessoa que não conheço e nem me daria ouvidos.
    Ultimamente, me limito a ser uma boa pessoa (na medida do possível) e ter convívio com pessoas que compartilham dos mesmos costumes. Isso me dá menos trabalho e me deixa mais feliz.

    Pedro_Borges
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    landlord

    Se não é um caso sério, em que preciso de pronto atendimento ou estou atrasado e etc... Evito qualquer confusão. Apenas gero um sentimento de desprezo por aquela pessoa.

    Eu sempre relevo e deixo passar mas tem hora que chega na tampa. Eu tava num dias desses.

    Ultimamente, me limito a ser uma boa pessoa (na medida do possível) e ter convívio com pessoas que compartilham dos mesmos costumes. Isso me dá menos trabalho e me deixa mais feliz.

    É uma boa forma de viver bem, mas a gente acaba ficando rodeado das ervas daninhas que parecem que foram criados por chocadeiras elétricas, sem a menor noção de educação e civilidade.

    Simonhead
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Pedro_Borges

    Os postos em que você abastece ai não tem tipo ... 02 lados?
    Facilita a vida e evita discutir com gente que não vale a pena perder tempo.

    \o

    Joseph de Maistre
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: Joseph de Maistre
    · votar


    da diferença entre orgulho e autoestima

    Não existe diferença ontológica entre uma coisa e outra. É tudo soberba e vaidade do mesmo jeito.

    A diferença fica apenas no nível da justificação: na "autoestima", você pelo menos se esforça para achar algum subterfúgio mental que justifique a sua atitude e te permita posar de vítima quando acuado pelos outros (ainda que, muitas vezes, você seja culpado).

    Na prática, é o que todo mundo faz. Ou você já viu alguém alguma vez bater no peito e dizer: "Sou arrogante e orgulhoso mesmo. Meu ego é do tamanho da Ponte do Brooklyn. E quem não gostar, abaixe a cabeça para lamber a sola do meu sapato e saber com quem está falando."? É óbvio que não. A gente jamais admite isso em público e sempre dá um jeito de arrumar uma desculpa para se comportar dessa maneira, mas sem usar essas palavras.

    Simonhead
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Ou você já viu alguém alguma vez bater no peito e dizer: "Sou arrogante e orgulhoso mesmo. Meu ego é do tamanho da Ponte do Brooklyn. E quem não gostar, abaixe a cabeça para lamber a sola do meu sapato e saber com quem está falando."?

    Já vi.

    Pedro_Borges
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: Pedro_Borges
    · votar


    Simonhead

    No caso em questão, era um posto de saída de cidade e a bomba em que eu estava tinha o outro lado voltado para a entrada de uma lanchonete que, por sua vez comportava uma pequena fila de motos.

    A outra bomba, mais para fora, estava com abastecimentos dos dois lados, e foi para essa bomba que a mocinha se dirigiu logo após a bronca, aproveitando que um carro saíra naquele instante.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a da diferença entre orgulho e autoestima