a ICAR atentou contra a civilização ao legalizar a usura?

Autor Mensagem
megiddo
Membro
# fev/14 · Editado por: megiddo
· votar


landlord
Não é preconceito no sentido vitimista das minorias. Nem com a definição do dicionário deu pra entender?

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/14
· votar



Eu até ia responder depois,


Mas não tem nenhum argumento?

landlord
Veterano
# fev/14
· votar


Fiquei

landlord
Veterano
# fev/14
· votar




brunohardrocker
Veterano
# fev/14
· votar


O landlord ta de mimimi com a Igreja Católica ou eu posso lê-lo com algum risco de me surpreender?

brunohardrocker
Veterano
# fev/14
· votar


O negócio é que a ICAR como instituição, mesmo que ela tenha OU NÃO, cometido todas as falhas que os antis apontam, a verdade é a seguinte:

Se o cara é anti-católico comuna, ele consegue ficar em paz com todas as atrocidades históricas dos governos comunas, mas ele, sim, o MESMO sujeito, não consegue ficar em paz com as atrocidades, sejam elas menores ou equivalentes, cometidas pela instituição da Igreja Católica.

E assim acontece com outras correntes:

O anti-católico protestante consegue ficar em paz com a inquisição protestante, mas não com a católica.

O anticatólico-ateu pseudo-defensor dos pagãos dark fã de metal nórdico consegue ficar em paz com a perseguição inicial dos pagãos contra os cristãos mas não consegue ficar em paz com a perseguição dos cristãos contra os pagãos.

Insufferable Bear
Membro
# fev/14
· votar


Se o cara é anti-católico comuna, ele consegue ficar em paz com todas as atrocidades históricas dos governos comunas

Que?
Eu vejo muita gente católica que consegue ficar em paz com as atrocidades cometidas por papas recentes e eu nunca seria capaz de dizer que todos os católicos fazem isso.
Você não pode fingir que tenta levar uma discussão a sério com essas generalizações aí não, rapaz, você sempre será o "burrohardrocker" no nosso coração com esses discursos.

brunohardrocker
Veterano
# fev/14
· votar


Insufferable Bear

Sua resposta está completamente desconexa ao meu post.
Preguiça de dar continuidade aqui.

erros:

eu
generalizações

Insufferable Bear
Membro
# fev/14
· votar


brunohardrocker
Teu post já não tem nada a ver com a discussão, é ataque pessoal.

brunohardrocker
Veterano
# fev/14
· votar


Insufferable Bear

Como pode ser ataque pessoal se é a dissecação de um comportamento bastante comum?

Que cada um oculta o crime da sua ideologia como lhe convém, e argumenta sobre os crimes da outra para desqualificar os adversários, não é novidade.

Problema nisso? Não teria se não fosse por hipocrisia.

Insufferable Bear
Membro
# fev/14
· votar


brunohardrocker

A diferença é que o crime de outros grupos não fazem parte desta discussão, isso é desvirtuamento e é contra as regras do fórum.

brunohardrocker
Veterano
# fev/14
· votar


Insufferable Bear

Você não leu o rumo que o landlord deu a discussão e caiu de paraquedas aqui.

Johnny Favorite
Veterano
# fev/14 · Editado por: Johnny Favorite
· votar


megiddo
landlord

landlord, o que você não entendeu, e o que talvez (se for isso me diga) que o megiddo esteja querendo dizer é que a Inquisição Espanhola (visava principalmente judeus e muçulmanos, era instrumento do absolutismo dos monarcas espanhóis e procedia independentemente de Roma pq o rei da espanha era opositor do papa) , apesar de ter tido origem em uma bula papal, datada de 1478 (a ICAR já havia promulgado outras bulas permitindo tortura), não foi uma instituição meramente eclesiástica. Eu digo inquisição espanhola porque o vídeo do outro tópico se trata dessa, a inquisição não foi criada de uma só vez nem procedeu sempre do mesmo modo no decorrer dos séculos, tem que diferenciar a inquisição medieval, da espanhola e da romana, também diferenciar inquisição episcopal, pontifícia e régia. A eliminação de adversários políticos eram perpetrados pela inquisição tanto em nome dos monarcas como de eclesiásticos. Isso é fato. No entanto, independentemente da autoridade da Igreja, já estava sendo praticada a repressão física das heresias. Em muitos casos a Santa Sé defendia os acusados do poder dos monarcas e até mesmo do povo, distanciando-se bastante da inquisição régia (espanhola). Não há um lado bom nessa história toda, isso é óbvio.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/14
· votar


Inquisição Espanhola (visava principalmente judeus e muçulmanos

A Inquisição só julgava católicos, pare de inventar coisas.

landlord
Veterano
# fev/14
· votar


Johnny Favorite

Perfeito, entendo o que você disse, e concordo.
O grande problema, não está nessa analise da Inquisição Espanhola ou qualquer outra.
A questão é a tentativa de transformar a imagem da ICAR em uma instituição divina, longe do ser humano.
Pelo menos isso que sinto com esses pequenos "contra-ataques".
Lógico, se ela estiver num patamar divino, quem somos nós para julga-la?
Aí damos carta branca para qualquer "injustiça" que tenha ocorrido no passado, volte a acontecer no futuro.
Só que esse papo, e as tentativas de mitigar "violências" do passado não colam mais, pelo menos com uma grande parcela das pessoas.

Johnny Favorite
Veterano
# fev/14
· votar


Black Fire
A Inquisição só julgava católicos, pare de inventar coisas.

Se vc tiver paciência vai entender que OS MONARCAS ESPANHOIS usavam a inquisição para eliminar politicamente inimigos judeus e mulçulmanos. Mesmo contra a autoridade papal romana.

landlord
Veterano
# fev/14
· votar


Black Fire

Sério? nos próprios documentos do Santo Ofício eles colocam o último condenado como um professor Judeu.
Depois eu que não pesquiso...

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/14
· votar


landlord
Que professor judeu?

Insufferable Bear
Membro
# fev/14
· votar


nos próprios documentos do Santo Ofício
Aqueles documentos que o Johnny Favorite inventou?

Johnny Favorite
Veterano
# fev/14
· votar


[b]Insufferable Bear[/

kkkkkkkkkk

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/14
· votar


Johnny Favorite
Bom, se usavam contra a autoridade papal, a ICAR está isenta de culpa.

Johnny Favorite
Veterano
# fev/14
· votar


Black Fire
Bom, se usavam contra a autoridade papal, a ICAR está isenta de culpa.

não exatamente. Você gostaria que fosse tudo simples assim né?

Johnny Favorite
Veterano
# fev/14
· votar


Dom Estêvão Bettencourt (Rio de Janeiro, 16 de setembro de 1919 - 14 de abril de 2008), batizado Flávio Tavares Bettencourt, foi um dos mais destacados teólogos brasileiros do século XX. Foi também monge da Ordem dos Beneditinos do Mosteiro de São Bento, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Foi ordenado diácono temporário em Roma, a 12 de julho de 1942. Foi ordenado presbítero na Basílica de Santa Inês da Piazza Navona, em Roma, a 18 de julho de 1943. Com vocês a palavra de Dom Estêvão a respeito da Inquisição Espanhola:

http://www.clerus.org/clerus/dati/2007-11/23-13/03Inquisicao.html

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/14
· votar


Johnny Favorite
Como você pode culpar uma instituição por um ato que foi feito contra a vontade dela?

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/14
· votar


Johnny Favorite
Cite aí, por nome, algum judeu ou algum muçulmano condenado pela Inquisição, para melhor compreendermos os fatos.

Johnny Favorite
Veterano
# fev/14
· votar


é mais ou menos disso que o video trata, eu acho

Johnny Favorite
Veterano
# fev/14
· votar


Black Fire
eu nao to discordando de vc kra

Johnny Favorite
Veterano
# fev/14
· votar


Black Fire
e deixe de ser preguiçoso e leia o link que eu postei ali.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/14
· votar


Johnny Favorite
Mas sabe o nome de algum? Eu fiquei curioso pra estudar o caso de um deles.

Insufferable Bear
Membro
# fev/14
· votar


Como você pode culpar uma instituição por um ato que foi feito contra a vontade dela?

É muito fácil, você só precisa de um pouco mais de prática, não desista.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a a ICAR atentou contra a civilização ao legalizar a usura?