Ciência sem Fronteiras - Tópico Oficial

    Autor Mensagem
    ViniciusBorges
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: ViniciusBorges


    Bom, hoje sai o resultado da homologação dos editais do CsF final do ano passado, e como eu não estou fazendo nada enquanto espero por ele, vou criar esse tópico pra tentar ajudar quem tiver interesse nesse assunto.

    Basicamente, o CsF é um sistema de bolsas que manda alunos das IES (Instituições de Ensino Superior) do Brasil para o exterior. Para participar você precisa basicamente de ter tirado 600 pontos no ENEM após 2009, ter entre 20% e 90% dos créditos do curso feitos na data da viagem, ter feito o tipo de teste de proficiência relativo ao país o qual você deseja ir e ter um bom CR, sendo esse 'bom' estabelecido por cada IES.

    Eu faço Ciências Biológicas na UnB, fiz o TOEFL (teste de proficiência em inglês) e tirei uma nota boa o suficiente para escolher a maioria das universidades do programa, 105/120, decidi tentar a University of Melbourne, na Austrália.

    Pra quem está cursando o Ensino Médio ainda, fica a dica: Vá bem no ENEM. Essa prova pode parecer irrelevante para alguns alunos, mas é o principal critério classificatório e eliminatório de um dos principais sistemas de bolsa do Brasil atualmente. Ele fica acima de critérios como Participação em Iniciação Científica, medalhas em olimpíadas acadêmicas e a própria nota no teste de proficiência, pelo menos no que tange a avaliação da própria IES aqui no Brasil, lá fora o principal critério de seleção é a proficiência.

    Caso alguém tenha alguma dúvida quanto a esse assunto, ficaria feliz em tentar ajudar. Estou pesquisando sobre desde antes da minha entrada na faculdade.

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Um grande amigo meu partiu semana passada Para Hungria. Vai fica 1 ano lá.

    Vai ser foda.

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    foda no bom sentido

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Um amigo meu foi estudar Eng. Florestal na Holanda.

    LOL

    guygo
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Tenho q estuda mais pra biologia e pra produçao textual se eu quiser e bem no enem.......... :)p

    guygo
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Mas eu ainda tenho um ano

    ViniciusBorges
    Curti o tropico

    ViniciusBorges
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Acabei de receber o resultado da homologação, fui aprovado! \o/

    Estou escolhendo agora as matérias que eu quero cursar nos dois semestres. Só tenho que torcer pra ser aceito em Melbourne.

    Felippe Rosa
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    ViniciusBorges
    Também faço biologia, no IFG de Formosa-Go, só com o Enem que dá pra entrar no CsF?

    ViniciusBorges
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Felippe Rosa
    Cara, no começo do programa algumas pessoas estavam entrando com ações judiciais e burlando o sistema, desde o começo do ano passado eles tem ficado mais rigorosos quanto a isso. Então... Sim, só com o ENEM dá. Ele é o principal critério analisado pelo CNPq e pela CAPES quando você dá entrada na candidatura, então um cara com 602 no ENEM e 60/120 no TOEFL ganha de um mano com 601, 120/120 no TOEFL, medalhista em várias modalidades de olimpíadas acadêmicas e participante de IC, por mais estranho que isso pareça.

    archmed-GuiTar_gUy
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Estou cursando o 3º período de Eng. Agrícola e Ambiental na UFMG e quero tentar isso. Por onde começar? Tem alguns países bacanas mais fáceis de entrar? Como será a prova?

    ViniciusBorges
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: ViniciusBorges
    · votar


    archmed-GuiTar_gUy
    Primeiro, faça o ENEM e tire mais do que 600. Quanto a países, depende muito da faculdade que você quer cursar. Tem universidades na Austrália que aceitam 39 no TOEFL, tem outras que aceitam 94, então a dificuldade não é estabelecida pelo país de escolha. O países mais concorridos são EUA e Canadá, então o corte inicial é um pouco mais pesado por conta da concorrência, mas na maioria dos outros países a quantidade de homologados sequer chega à quantidade de vagas.

    No TOEFL, você tem duas opções para ir bem: Ou você estuda muito para a prova se seu nível for iniciante/intermediário ou estuda pouco/não estuda caso tenha o inglês avançado, que foi o meu caso. Aconselho fazer os testes que simulam a prova pra você sentir como iria na prova de verdade. Eu não me considero fluente, nunca viajei pro exterior, então eu não sonhava em tirar a nota que tirei, mas creio que isso se deveu aos meus hábitos acadêmicos de sempre ler os livros-texto em inglês, se possível, buscar fontes em inglês relativas às matérias que eu estava fazendo, além do hábito que eu tenho há alguns anos de sempre ver filmes/vídeos/seriados sem legenda, ler muitos livros americanos e ingleses no original... Tenha em mente que o TOEFL quer ver como você se sairia em um ambiente acadêmico, então o Reading é feito com textos hipermassantes, o listening normalmente são professores falando a respeito de uma matéria com um linguajar acadêmico e técnico, portanto o quão maior for sua intimidade com relação a esse contexto, melhor.

    Thejapamuri
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Agora me interessei por esse CsF, seria legal ir ao exterior. Quem sabe né...

    Ano passado eu tirei 629 de média no ENEM, mas eu ainda estava no 2° ano do EM (estou terminando o ano letivo agora, devido a greve nas escolas no estado de MT). Porém esse TOEFL poderia me ferrar um pouco, pois meu inglês não é muito bom, talvez eu comece a ler mais inglês e também a jogar jogos com lingua inglesa e que tenham legenda em inglês (eu consigo aprender assim, para mim, uma boa forma).

    Antoine Roquentin
    Membro
    # fev/14
    · votar


    acho que tinha que rolar uma discussão aqui se o turismo sem fronteiras tinha que ser estendido à área de humanas.

    guizimm
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    tem cursos de psicologia nesse esquema ae?

    ViniciusBorges
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    guizimm
    Não, só exatas e vida. Tem outras bolsas que contemplam a área de humanas.

    testinogrosso
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Algo relacionado a TI nesse esquema ae?

    guizimm
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    ViniciusBorges
    imaginei, tava bom demais
    mas tudo bem...

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # fev/14
    · votar


    Esse é aquele programa que gastam dinheiro público pro maluco ir pro exterior aprender coisas que só vai usar em benefício próprio?

    malucobeleza666
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: malucobeleza666
    · votar


    Black Fire

    Esse é aquele programa que gastam dinheiro público pro maluco ir pro exterior aprender coisas que só vai usar em benefício próprio?


    Sim, ele mesmo.Como dizem, é o turismo sem fronteiras haha.Mas vem cá, esse período do programa que a pessoa passa no exterior, realmente é de valia para a formação acadêmica/profissional da pessoa, ou é só uma encheção de linguiça que nego força a barra e classifica como ''uau, isso é um diferencial''? Não é realmente um ''turismo sem fronteiras'' né?

    ViniciusBorges
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    malucobeleza666
    Você fica um ano lá, tem que pegar quatro matérias por semestre e no período de férias você tem que fazer um estágio não-remunerado nas universidades ou nas empresas de lá. Eu sei que tem muita gente que aproveita esse programa para 'passar um ano fora', mas também tem muita gente que aproveita a estrutura que as universidades de lá oferecem para ralar muito. E lembrando que essas quatro matérias podem parecer pouco para a gente, mas lá cada matéria exige um nível de estudo extraclasse muito superior do que as matérias aqui no Brasil. Eles sequer deixam você escolher mais do que quatro matérias.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ciência sem Fronteiras - Tópico Oficial