Alguém aqui já usou Bitcoin?

Autor Mensagem
Snakepit
Veterano
# jan/14


Já comprou, vendeu, recebeu, usou?

Como, quando, onde, como funcionou? E o IR?

Esse negócio vai dominar o mundo.

makumbator
Moderador
# jan/14
· votar


Snakepit

Nunca usei, mas conheço um pouco sobre ela.

Aqui um tópico mais ou menso recente sobre isso (tem uns links nesse tópico e algumas explicações):

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/305099/

E o IR?

Hsahsah! Que mané IR o que rapá!

Snakepit
Veterano
# jan/14 · Editado por: Snakepit
· votar


makumbator
Eu lembro desse topico. Foi a primeira vez que eu ouvi falar disso. Antes de criar esse tópico ele apareceu na busca, mas achei melhor criar um do zero.

Agora eu estou tentando entender como funciona mas acho que meus neuronios estão de férias, não consigo entender como essa tal moeda virtual funciona direito, principalmente esse lance de mineração.

makumbator
Moderador
# jan/14
· votar


Snakepit

Eu lembro desse topico. Foi a primeira vez que eu ouvi falar disso. Antes de criar esse tópico ele apareceu na busca, mas achei melhor criar um do zero

Legal. Aquele foi mais na zoação mesmo. Pra mim não tem problema nenhum criar outro.

A mineração é justamente o nome do processo computacional para "criar" as bitcoins através de problemas matemáticos complexos. Você já deve ter visto que o procedimento é um tanto pesado para a máquina (e no outro tópico eu até postei máquinas feitas só para minerar 24 horas por dia).

Recentemente a cotação deu uma queda forte (estava em mais de 1000 dólares por 1 bitcoin e caiu para uns 700 dólares). E pensar que o sistema começou com a cotação de uns 13 dólares por bitcoin...

O legal é que os governos não tem muito como impedir (e principalmente taxar) essa moeda.

Snakepit
Veterano
# jan/14
· votar


makumbator
A mineração é justamente o nome do processo computacional para "criar" as bitcoins através de problemas matemáticos complexos. Você já deve ter visto que o procedimento é um tanto pesado para a máquina (e no outro tópico eu até postei máquinas feitas só para minerar 24 horas por dia).

Mas é exatamente isso que eu não entendo. Tu deixa um programa rodando e ele "cria" bitcoins?

makumbator
Moderador
# jan/14
· votar


Snakepit
Mas é exatamente isso que eu não entendo. Tu deixa um programa rodando e ele "cria" bitcoins?

Sim. Mas o problema é complexo e exige muito da máquina, então não é fácil sair minerando e ganhar uma porrada de bitcoins. A maneira mais fácil é simplesmente comprar a moeda (como se faria em uma casa de câmbio comum, envolvendo moedas comuns), mas obviamente a cotação está bem cara.

Quando o computador vai resolvendo os problemas matemáticos e te dando bitcoins, o próprio sistema informa para a rede que mais um pouco da moeda foi criada e pode ser usada.

Insufferable Bear
Membro
# jan/14
· votar


Como funciona? Simples, não funciona...
Se você está querendo mesmo saber o porquê: http://brokenlibrarian.org/bitcoin/

TG Aoshi
Veterano
# jan/14 · Editado por: TG Aoshi
· votar


Mas o problema é complexo e exige muito da máquina

Ainda se fosse só esse o problema. Acho que o artigo que o Scrut postou toca bem nesse assunto, apesar do tom meio "fugam paar as montanas!!1".

Antoine Roquentin
Membro
# jan/14
· votar


só compro drogas com isso.

Snakepit
Veterano
# jan/14 · Editado por: Snakepit
· votar


Insufferable Bear
2) That was painful to read.

It was painful to write.


hahahahahaha

Li tudo, realmente não entendo pq fizeram algo tão complicado. Achei muito interessante essa ideia de ter uma moeda virtual global, mas da forma que esse cara escreve ela é simplesmente uma bomba relógio, se é que eu entendi direito o que ele escreveu.

Acho que vão acabar resolvendo esses problemas e mudando o algoritmo, pois vejo essa (ou outra) moeda virtual um caminho inevitável. Os benefícios e facilidades que ela pode criar são gigantes, muita gente vai procurar isso e vai se tornar uma bola de neve.

Insufferable Bear
Membro
# jan/14
· votar


Snakepit
Tipo, é complicado de um lado mas na verdade não o suficiente.
Era um modelo que seria interessante se fosse aplicado em pequena escala mas saiu do controle.
Se isso realmente vai ser uma solução bacana ou não, ou se algo do tipo vai ser a moeda do futuro, eu não acho que alguém possa responder...

Snakepit
Veterano
# jan/14 · Editado por: Snakepit
· votar


Insufferable Bear
Se isso realmente vai ser uma solução bacana ou não, ou se algo do tipo vai ser a moeda do futuro, eu não acho que alguém possa responder...

Quem viaja, compra e gasta onde quiser, como quiser. Quem trabalha com fornecedores internacionais, paga eles na hora, sem burocracia, sem cambio, sem taxas bancarias. Coisas simples como comprar na App Store da Apple podem se tornar mais fáceis ainda, contratar serviços online no exterior vão ser tão faceis quanto os fornecidos aqui no Brasil. Foge de taxas como IOF e inconveniências dos cartões de crédito.

Acho a ideia incrível. Não sei se vai ser o bitcoin, mas um dia isso vai pegar, é um caminho inevitável.

O maior problema que eu entendi é a dificuldade de "criar" dinheiro. Se é assim a tendência é ele se tornar escasso e subir cada vez a cotação na medida que ele se populariza.

sallqantay
Veterano
# jan/14
· votar


já vi funcionar na minha frente, no bar Las magrelas, em sampa. Eram os donos dessa bodega aqui:

https://www.mercadobitcoin.com.br/‎

sallqantay
Veterano
# jan/14 · Editado por: sallqantay
· votar


Snakepit
Se é assim a tendência é ele se tornar escasso e subir cada vez a cotação na medida que ele se populariza.

aí é que entra a concorrência no rolê (outras moedas vão ser criadas, acho)

Antoine Roquentin
Membro
# jan/14
· votar


sallqantay

já existe uma pá de moedas iguais.

BJKGUITAR
Veterano
# jan/14
· votar


Não uso por causa do Daniel Fraga..

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# jan/14
· votar


daqui a pouco vai ser apropriado por um mega-investidor e subvertido.

Snakepit
Veterano
# jan/14
· votar


Descobri que o Wordpress ta aceitando Bitcoin.

Então em vez de gastar 99 dólares posso gastar Bitcoins, o que me livraria da extorsão do governo, conhecida como IOF de 6% para compras em dólar no cartão de crédito.

É isso mesmo?

TG Aoshi
Veterano
# jan/14
· votar


Snakepit
uashuash!

Teoricamente sim, mas como você vai fazer a troca?

Snakepit
Veterano
# jan/14 · Editado por: Snakepit
· votar


TG Aoshi
Tem que "apenas" comprar Bitcoins em algum site brasileiro, como o https://www.mercadobitcoin.com.br. Comprar Bitcoins em sites gringos com cartão de crédito obviamente teria que pagar IOF pois a transação seria em dólar.

Uma conta de U$99 no Wordpress, comparando:

- Em Bitcoins: 0.1229 Bitcoins, o que custaria pela cotação atual do Mercado Bitcoin 233 reais.

- Em Dolar: Dolar comercial (2.40) essa conta sairia 237 reais + 6% de IOF, o que custaria 251 reais.

= comprar em Bitcoins é 17 reais mais barato.

Estou começando a gostar desse negocio. Não como investimento, mas como uma ferramenta util que ainda vai economizar dinheiro e trabalho. É a maior invenção desde o Paypal.

Se essa coisa pegar vai ser muito bom. Ou eu to viajando na maionese?

sallqantay
Veterano
# jan/14
· votar


Snakepit

cara, se for para negociar umas paradas em valores baixos, vai fundo. Mas você negociaria uma casa com essa parada?

makumbator
Moderador
# jan/14 · Editado por: makumbator
· votar


sallqantay
cara, se for para negociar umas paradas em valores baixos, vai fundo. Mas você negociaria uma casa com essa parada?

Acho que já contei aqui de anúncios de apartamento sendo vendido em bitcoins (e APENAS bitcoins). Doideira! Hsahsha!

TG Aoshi
Teoricamente sim, mas como você vai fazer a troca?

Além da mineração própria e os sites de "câmbio" que o Snake citou, em alguns eventos de informática no Brasil já há há caixas automáticos de bitcoin, em que se insere notas de dinheiro que são convertidas em bitcoin para uma carteira digital a sua escolha (a cotação de momento é mostrada antes do usuário aprovar a troca).

http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/caixa-eletronico-de-bitc oins-chega-ao-brasil-na-proxima-semana

http://oglobo.globo.com/tecnologia/primeiro-caixa-eletronico-de-bitcoi n-do-mundo-aberto-no-canada-10613527

Viciado em Guarana
Veterano
# jan/14
· votar


Snakepit
Mas isso pode mudar a qualquer momento ou a moeda deu uma estagnada? Porque quando eu leio sobre isso aê, sempre dizem que a cotação dessa moeda é de infartar qualquer um.
Nunca tinha ouvido falar de um dinheiro se valorizar e desvalorizar tanto tão rapidamente.

Se for assim eu acho que não pega não, é um negócio para poucos nichos.

makumbator
Moderador
# jan/14
· votar


Viciado em Guarana

A cotação realmente varia bastante em pouco tempo (o que é um problema para quem quer adquirir como um investimento a médio e longo prazo). Mas já há algum tempo essa variação brusca ocorre em um patamar alto, ou seja, mesmo quando cai bastante ainda fica em níveis bastante valorizados.

Mas não é para qualquer um não. Ainda é uma coisa muito incipiente.

TG Aoshi
Veterano
# jan/14
· votar


Snakepit
makumbator
Eita! Nem sabia que já tavam fazendo câmbio desse tipo aqui no Brasil

Snakepit
Veterano
# jan/14 · Editado por: Snakepit
· votar


makumbator
insere notas de dinheiro que são convertidas em bitcoin para uma carteira digital a sua escolha

Como funciona esse negocio de carteira bitcoin? Tanto faz a carteira e é aceita em qualquer lugar que aceite Bitcoin?

Por exemplo, se eu comprar nesse Mercado Bitcoin vou criar uma carteira nele, que vai ser aceita em qualquer lugar do mundo?

Vc já usou?

sallqantay
Mas você negociaria uma casa com essa parada?

Eu não, nem teria coragem de botar tanto dinheiro nessa parada. Curti a ideia pra poder pagar contas de fora sem usar o cartão de credito. Wordpress, servidores, dominios, iTunes, etc.

Isso até agora demonstrou ser um Paypal melhorado e de brinde a gente ainda deixa de pagar a caixinha pro governo nas compras internacionais, que só serve pra penalizar quem trabalha e produz nesse país de vagabundos.

Viciado em Guarana
Porque quando eu leio sobre isso aê, sempre dizem que a cotação dessa moeda é de infartar qualquer um.

Eu nem penso em entrar nessa como investimento, tenho medo até da Bolsa. Alias, eu nem dinheiro tenho pra brincar com essas coisas como investimento hahaha.

sallqantay
Veterano
# jan/14
· votar


Snakepit

Isso até agora demonstrou ser um Paypal melhorado e de brinde a gente ainda deixa de pagar a caixinha pro governo, que só serve pra penalizar quem trabalha e produz nesse país de vagabundos.

exato

Insufferable Bear
Membro
# jan/14
· votar


Ou eu to viajando na maionese?
Tá viajando, leia o link que eu passei de novo.

que só serve pra penalizar quem trabalha e produz nesse país de vagabundos.
Se você acha que todo trabalhador tem condições de ficar importando merdinha de fora do brasil você tá muito doido.

Snakepit
Veterano
# jan/14 · Editado por: Snakepit
· votar


Insufferable Bear
Tá viajando, leia o link que eu passei de novo.


Cara, aquilo é como investimento e a longo prazo, além de ser uma teoria duvidosa. Naquele exemplo que eu citei parece completamente viavel.

Se você acha que todo trabalhador tem condições de ficar importando merdinha de fora do brasil você tá muito doido.

Sim, pq eu pago o Wordpress por ser uma merdinha inutil. Eu trabalho com isso. Se voce acha que fechar o mercado por tudo que for importado, inclusive serviços, por ser "merdinha inutil", voce vive em outro planeta.

sallqantay
Veterano
# jan/14
· votar


Snakepit

celular é uma merdinha inútil elitista, quase nenhum trabalhador tem

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguém aqui já usou Bitcoin?