Nelson Mandela morreu.

    Autor Mensagem
    Viciado em Guarana
    Veterano
    # dez/13


    O ex-presidente e líder histórico da luta contra a segregação racial da África do Sul, Nelson Mandela, morreu nesta quinta-feira, 5 de dezembro de 2013.

    Mandela tinha 95 anos e há muito lutava contra doenças decorrentes do período em que permaneceu preso por conta de sua luta contra o Apartheid, regime segregacionista que imperou durante décadas no seu país. Ele passou 27 anos preso para depois se eleger presidente da África do Sul, de 1994 a 1999.

    Durante o último ano, Mandela havia passado muitos meses internado em condições críticas, mas recentemente retornara para seu lar, onde permaneceu até hoje, ao lado de familiares e amigos.Mandela tinha 95 anos e há muito lutava contra doenças decorrentes do período em que permaneceu preso por conta de sua luta contra o Apartheid, regime segregacionista que imperou durante décadas no seu país. Ele passou 27 anos preso para depois se eleger presidente da África do Sul, de 1994 a 1999.

    Durante o último ano, Mandela havia passado muitos meses internado em condições críticas, mas recentemente retornara para seu lar, onde permaneceu até hoje, ao lado de familiares e amigos.

    Fonte!
    =========================================================

    É... tudo que é vivo um dia morre.

    Mas está aí um sujeito que conseguiu fazer algo importante pelo seu povo e que acabou sendo um excelente exemplo para o mundo.

    Vai em paz, homem!

    R.I.P Madiba!

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Post para lembrar que todo mundo tem um pé na África.

    makumbator
    Moderador
    # dez/13
    · votar


    Ele era (e é) uma das personalidades realmente históricas do séc XX que mais admiro (juntamente com o Churchill). Grande figura, e que descanse em paz.

    Viciado em Guarana
    Post para lembrar que todo mundo tem um pé na África.

    Yeah!

    Chespirito
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Baita perda! :'(

    Meu filho ouvirá Classic Rock
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Leu o Diario de Anne Frank enquanto estava na cadeia pra ter esperanças de sair de lá. Tr00

    Tempo
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    ;/

    RIP

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Post para lembrar que todo mundo tem um pé na África.

    Meu pé lá é tão recente que eu na verdade tenho um tripé.

    _Excelion
    Veterano
    # dez/13
    · votar




    só para mostrar como eu não passo de mais um ocidental coxinha que não sabe de porra nenhuma da vida, postei um vídeo de afrobeat (de uma banda canadense) num tópico da morte do Mandela.

    deixo isso como um recado a todo mundo postando sobre o Mandela no meu facebook

    Simonhead
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Que ele descanse em paz.

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    Em homenagem a ele:
    www.youtube.com/watch?v=romSRVF8ydY‎

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: One More Red Nightmare
    · votar


    o sujeito forjou uma existência tão além do que geralmente fazem os seres humanos que não deveria haver comentários a respeito desse senhor

    só um silêncio de admiração

    endossando a (auto)crítica do excel

    landlord
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    O esquecimento é amigo da barbárie: ‘Enforquem Mandela’, pediram britânicos

    Perdão pelo azedume, em meio aos festejos pelo grupo café-com-leite do Brasil na Copa, a preocupação com o possível oponente duro nas oitavas-de-final e o lamento por Nelson Mandela.

    Não deveria, mas ainda me assombro com tanta hipocrisia, como agora, com a morte do velho líder negro sul-africano. Muitas das bocas que hoje tecem loas à memória do velho combatente são herdeiras históricas daquelas que, com a CIA e numerosos governos alegadamente democráticos, no passado nem tão distante, avacalhavam Mandela como subversivo e terrorista.

    Margaret Thatcher e seus discípulos ainda são celebrados como a luz que livrou o Reino Unido das trevas. Se dependesse de alguns thatcheristas, Mandela não teria nem saído vivo da cadeia. É o que lembrei meses atrás, no comecinho do blog.

    Em homenagem a Nelson Mandela, reproduzo abaixo o post, documentado com o cartaz acima. Nem todas as lágrimas na despedida são sinceras.

    *

    “Enforquem Nelson Mandela e todos os terroristas do Congresso Nacional Africano [ANC, nas iniciais em inglês]. Eles são açougueiros.”

    O cartaz acima foi distribuído no Reino Unido no início da década de 1980, quando o líder negro sul-africano ainda amargava a prisão iniciada em 1962. A imprensa o atribuiu à Federação dos Estudantes Conservadores, vinculada ao Partido Conservador e sobretudo à primeira-ministra da época, Margaret Thatcher (1925-2013).

    A senhora Thatcher também chamou Mandela de terrorista. O CNA era a organização política anti-apartheid à qual Mandela pertencia.

    Mandela não foi enforcado e conquistou a liberdade em 1990. De 1994 a 99, presidiu a África do Sul, consagrando o fim do regime de segregação racial, a despeito da enorme desigualdade social que ainda persiste. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

    No momento em que Mandela, velhinho, está internado em estado grave aos 94 anos, não custa lembrar que, se dependesse de alguns estudantes britânicos ditos civilizados, ele estaria morto há muito tempo.

    Fonte

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: Viciado em Guarana
    · votar


    landlord
    Na boa véi, que bosta de texto!
    Esse Mário Magalhães não entendeu nada sobre a lição que o Mandela passou ao mundo, ou se entendeu ele faz questão de incitar exatamente o contrário.

    Julia Hardy
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Já tava fazendo hora extra.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Julia Hardy
    95 anos é pouco tempo.
    O tempo de vida dos humanos é curto demais!

    :(

    makumbator
    Moderador
    # dez/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    Viciado em Guarana

    Acho que você é que não entendeu o texto dele. Eu já tinha idade suficiente para entender certas coisas na época do governo Thatcher, e me lembro bem desses pronunciamentos dela sobre o Mandela.

    Em momento algum do texto o Magalhães fez alguma ofensa ou restrição ao Mandela. Ao contrário! O texto é um lembrete sobre como a visão "oficial" das coisas pode mudar em pouco tempo (dos anos 80 para hoje é um pulo). E que muita gente que hoje diz lamentar a morte do Mandela pediu sua cabeça no passado.

    Mas aproveito para deixar um texto que li hoje na Folha, do Desmond Tutu, sobre a importância do (longo) período de prisão na vida do Mandela:

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/142503-o-periodo-na-prisao-foi- importante-para-ele-perder-a-raiva.shtml

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    makumbator
    O que eu vi foi um texto cheio de mágoa e ressentimento pelo o que fizeram com o Mandela, enfatizando como hipócritas aqueles que o condenou no passado.
    As mágoas e os ressentimentos que só servem para retaliações e rechaço, coisa que Mandela ensinou a não fazer.
    Não sou contra guardar mágoa daqueles que o maltratou, mas usar a história do Mandela para incitar um pensamento desses é uma vergonha.

    makumbator
    Moderador
    # dez/13
    · votar


    Viciado em Guarana

    Nossa, para mim o texto lá do cara não é nada disso! Não vejo como incitação a retaliações ou coisa parecida, só um lembrete que ao contrário do que pode parecer hoje para os mais jovens, diversos governos e personalidades eram contra Mandela durante um bom tempo (e não apenas o governo da própria África do Sul).

    Achei a lembrança bastante salutar!

    landlord
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Putz, quando eu acordar escrevo um texto explicando o pq que a raiva é que levou o homem em direção a iluminação

    SODAPOP
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Viciado em Guarana
    O ex-presidente e líder histórico da luta contra a segregação racial da África do Sul, Nelson Mandela, morreu nesta quinta-feira, 5 de dezembro de 2013.

    Mandela tinha 95 anos e há muito lutava contra doenças decorrentes do período em que permaneceu preso por conta de sua luta contra o Apartheid


    quanta luta ne

    Antoine Roquentin
    Membro
    # dez/13
    · votar


    souljazz orchestra é mó legal.

    Simonhead
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    landlord

    Valeu pelo link.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Nelson Mandela morreu.