o tópico das emoções aflitivas

Autor Mensagem
sallqantay
Veterano
# nov/13


ódio, inveja, orgulho, ignorância e apego

nada de bom pode sair disso.

Podemos reconhecer que elas existem, mas é impossível construir qualquer coisa em cima disso. Para lidar com qualquer emoção aflitiva devemos:
1) evitar o objeto
2) produzir um antídoto
3) transmutar a emoção em sabedoria

paz

http://tzal.org/3-2-emocoes-aflitivas/

cafe_com_leite
Veterano
# nov/13
· votar


esqueceu da paixão. (é um sentimento isso?)

sallqantay
Veterano
# nov/13
· votar


cafe_com_leite

pode ser aflitivo se ela for apego, mas se ensinar você a praticar a compaixão e o entendimento, é uma parada digna

cafe_com_leite
Veterano
# nov/13
· votar


sallqantay
pode ser aflitivo se ela for apego, contemplativa ou não correspondida.

sallqantay
Veterano
# nov/13
· votar


cafe_com_leite

note como uma paixão não correspondida vai ser o caminho para as emoções aflitivas:
ódio (você acha que deve ser correspondido, quer controlar outras pessoas)
orgulho (se sente com o orgulho ferido, se compara aos outros, como se fosse inferior)
inveja (sente inveja de quem consegue se relacionar com a sua paixão)
ignorância (no final de tudo as pessoas são livres, não controlamos elas)

cafe_com_leite
Veterano
# nov/13
· votar


note como uma paixão não correspondida vai ser o caminho para as emoções aflitivas:
ódio (você acha que deve ser correspondido, quer controlar outras pessoas)
orgulho (se sente com o orgulho ferido, se compara aos outros, como se fosse inferior)
inveja (sente inveja de quem consegue se relacionar com a sua paixão)
ignorância (no final de tudo as pessoas são livres, não controlamos elas)
.

É, é mais ou menos isso mesmo.

Viciado em Guarana
Veterano
# nov/13
· votar


O apego é o pior de todos.

Pois os outros ao menos te cegam da verdade momentaneamente.

Viciado em Guarana
Veterano
# nov/13
· votar


sallqantay
Como se produz um antídoto para uma emoção aflitiva?

Tentei o link que você mandou mas desisti depois que li isso:
Mas, você não precisa ter apego pelo darma. O melhor é praticar sem apego. Só que, se você for ter apego, melhor ter os apegos melhores.

Simonhead
Veterano
# nov/13
· votar


sallqantay
note como uma paixão não correspondida vai ser o caminho para as emoções aflitivas:
ódio (você acha que deve ser correspondido, quer controlar outras pessoas)
orgulho (se sente com o orgulho ferido, se compara aos outros, como se fosse inferior)
inveja (sente inveja de quem consegue se relacionar com a sua paixão)
ignorância (no final de tudo as pessoas são livres, não controlamos elas)



Interessante.

sallqantay
Veterano
# nov/13
· votar


Viciado em Guarana
Como se produz um antídoto para uma emoção aflitiva?

o seu caminho é só seu, eu não posso te indicar, jovem gafanhoto

sallqantay
Veterano
# mar/14
· votar


senti ciúmes, e acabei por descobrir que ele é um misto de inveja com orgulho. De antemão eu soube que era uma emoção aflitiva, fui procurar mais para entender o rolê:

"Normalmente, as categorias de emoções perturbadoras especificadas por diferentes culturas não coincidem exatamente porque as suas definições das emoções são ligeiramente diferentes. Por exemplo, sânscrito e tibetano têm uma palavra para “ciúme” (phrag-dog, sânsc. irshya), enquanto a maior parte das línguas ocidentais têm duas. A língua inglesa tem “ jealousy” e “envy,” enquanto a língua alemã tem “eifersucht” e “neid.” Em português, temos “ciúme” e “inveja.”

A distinção que é feita entre os dois termos ingleses não é exatamente a mesma que é feita entre as duas palavras alemãs, e o sânscrito e tibetano não correspondem de um modo exato a nenhum dos termos em qualquer das duas línguas. Se nós, como ocidentais, experienciamos problemas emocionais dentro dessa categoria geral, designada pelas categorias formuladas pelas nossas próprias culturas e línguas, e se desejamos aprender métodos budistas para as ultrapassar, nós precisaremos talvez de analisar e ‘desconstruir’ as nossas emoções, como as conceptualizamos, num agrupamento de várias emoções perturbadoras, como definidas pelo budismo."

http://www.berzinarchives.com/web/pt/archives/sutra/level3_lojong_mate rial/general/dealing_jealousy.html

brunohardrocker
Veterano
# mar/14
· votar


sallqantay

ok, mas não tá se policiando em excesso, né?

Simonhead
Veterano
# mar/14
· votar


apego
O apego é o pior de todos.

Flórida isso ai! Apego é flórida!

Insufferable Bear
Membro
# mar/14
· votar


4) fazer sexo
5) fumar maconhas
6) parar de postar

Viciado em Guarana
Veterano
# mar/14
· votar


Insufferable Bear
Você fuma?

brunohardrocker
Veterano
# mar/14
· votar


sallqantay

tenho concluido que criar barreiras para as coisas é aflitivo tb. Fechar a mão pro que há de vir.

Ora, vc pode muito bem ser um cara solteiro, mas sem se fechar completamente para relacionamentos mais sérios e vice versa. A partir do momento em que vc se fecha, significa que vc teme, vc construiu barreiras ao seu redor pra se proteger daquilo que considera uma ameaça.

Digno é viver como um bom vizinho daquilo que vc não pensa em fazer no momento.

sallqantay
Veterano
# mar/14
· votar


brunohardrocker

nem foi policiamento, eu senti a parada e já sabia que era aflitivo, aí eu fui atrás da informação, e confirmei o que sabia

para viver sem barreiras temos que estar atentos a isso, senão caímos em outras aflições. Viver é perigoso

desenvolvi o conceito de anticiúme, que é estar feliz pelos outros darem atenção para outra pessoa que nao você, na medida em que isso deixa eles felizes (senti isso quando minha mina cuidava dos irmãos dela)

Fechar a mão pro que há de vir.

bomba atômica espiritual FTW

Felippe Rosa
Veterano
# mar/14 · Editado por: Felippe Rosa
· votar


sallqantay
Impressão minha ou isso é para erradicar essas emoções aflitivas?
Não acha isso impossível?

Insufferable Bear
Membro
# mar/14
· votar


Viciado em Guarana
Cigarro, tô esperando maconha ser legalizada.

Viver é perigoso
Citar Guimarães Rosa nesse contexto é tipo citar Nietzsche com 15 anos porque tá com coração dodói.

sallqantay
Veterano
# mar/14
· votar


Felippe Rosa

o que importa é o caminho, e não o destino (erradicação)

Antoine Roquentin
Membro
# mar/14
· votar


tô esperando maconha ser legalizada

hushuahsuhaushuahsuhauhsuahushuahush seu guei

AtalaBukas
Membro Novato
# mar/14 · Editado por: AtalaBukas
· votar


sallqantay
o que importa é o caminho, e não o destino (erradicação)


Com certeza!
Esses tipos de emoções lidamos desde que somos crianças. Difícil é ter noção dessas coisas. Quando se percebe, você já cresceu, e um monte de lixo ficou lá atrás. Na verdade, o que acontece é que você precisa processar todas essas emoções, é impossível não senti-las uma vez na vida.

Insufferable Bear
Membro
# mar/14
· votar


Antoine Roquentin
Bandido bom é bandido morto, não cometo crimes.

One More Red Nightmare
Veterano
# mar/14
· votar


não cometo crimes.

não perante a lei dos homens

mas deus ta vendo tudo

brunohardrocker
Veterano
# mar/14
· votar


7) Gente que paga de bebado


Acabei de postar o Ronald Rios num comentario ae, vai dar pau!

landlord
Veterano
# mar/14
· votar


Construir um relacionamento, da forma como conhecemos é totalmente paradoxal a esses ensinamentos budistas.
Você não vive como um animal, sem noção do tempo, que é em grande parte o culpado pelas emoções aflitivas.
O que o budismo parece me pedir, é que as pessoas vivam como um passarinho, sem noção da consciência que o ser humano tem.
Uma forma de desresponsabilizar a pessoa envolvida, ou nós mesmos das nossas atitudes que fazem mal, usando assim o desapego.
Concordo que é muito mais fácil mudar a nossa própria mente afim de não sentir as dores da vida, mas é também o caminho contrario da evolução humana.

Felippe Rosa
Veterano
# mar/14
· votar


sallqantay
Mas aí, já pegou as manhas de explicar o budismo?

sallqantay
Veterano
# mar/14
· votar


Felippe Rosa

esse tópico é uma tentativa

sallqantay
Veterano
# mar/14
· votar


landlord

você criou um negócio na sua cabeça e chamou ele de budismo, aí escreveu essas paradas, que eu me recuso a comentar

_Excelion
Veterano
# mar/14
· votar


o nome disso pra mim é fugir da vida

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a o tópico das emoções aflitivas