Como se justifica uma greve?

Autor Mensagem
Black Fire
Gato OT 2011
# out/13


Como alguém no exercício pleno de suas faculdades mentais, pode assinar um contrato de trabalho, acordando em receber o valor x e depois não ir trabalhar e exigir receber o valor y pra voltar ao trabalho? Direito à greve é o direito a ser desonesto e não cumprir a própria palavra?

Insufferable Bear
Membro
# out/13
· votar


Eu não sei.
Mas como um engenheiro pode achar que entende alguma coisa sobre qualquer coisa?

Black Fire
Gato OT 2011
# out/13
· votar


Insufferable Bear
Que tem a ver?

Insufferable Bear
Membro
# out/13
· votar


Black Fire
Sei não, eu não sei de nada, você deve estar certo.

Hawklord
Veterano
# out/13
· votar


You think you know everything, maybe so...

Viciado em Guarana
Veterano
# out/13
· votar


Insufferable Bear
Black Fire

Eu queria ver vocês dois discutindo.

:(

landlord
Veterano
# out/13
· votar


Black Fire

Também acho, to de saco cheio desses malucos de 12 anos que não querem trabalhar na produção de carvão no ES.

fernando tecladista
Veterano
# out/13 · Editado por: fernando tecladista
· votar


acordando em receber o valor x e depois não ir trabalhar e exigir receber o valor y pra voltar ao trabalho?

e o empregador
diz que vai pagar X, passa um ano no minimo diz que vai pagar X+mereca onde no minimo deveria pagar X + inflação anual
e o valor dos preços no mercado é X+2 vezes inflação

o empregador também diz que você vai receber X devido a função Y, você recebe o X mas faz o Y, toma conta de W e ainda tem que entender sobre Z e K
em exemplos músicais: se fosse em um estudio que te contratou pra tocar guitarra por 4 horas, mas chega lá você leva teu set (que não foi combinado) grava e ainda tem que mixar e editar o que você fez, pelo valor que foi combinado anteriormente

ai chega os boca mole e diz "mas se não tá feliz pede a conta e procura outro emprego"
sim, mas você passou trocentos anos tocando guitarra (e só sabe fazer isso na vida) você pensou em pedir as contas do estudio A, mas descobriu que o B paga menos, e que o C falou pra você ir la dar gravar alguma coisa de graça pra ver se ele gosta, o D te contrata por 4 horas, mas você fica 8 e recebe só as 4

ou até você resolve mudar de ramo, resolve trabalhar de "qualquer coisa"
descobre que no setor "qualquer coisa" tá igual, só muda as moscas, as desculpas, e as pessoas do setor "qualquer coisa" sairam pra estudar guitarra pra ver se a vida melhora

nessa você chama o sindicato e todos os guitarristas e fazem greve, porque você não vê saída pra isso
---------------------------------------------------------------------- --------------


como comentei acima, do X+inflação não dá
só pra ter uma ideia como se vai achatando o salario e as coisas vão subindo
em conversas de boteco por ai um amigo me disse:
cara quando a passagem de onibus era 1,00 eu lembro que eu ganhava 1.000 e pouquinho
hoje estou no mesmo emprego, ela está em 3,00 só não subiu mais pelos protestos e meu salario deveria ser de 3.000 e pouquinho, tá bem longe disso

Antoine Roquentin
Membro
# out/13
· votar


o scrut só finge ser desse jeito aí. na realidade ele é um cara calmo e na dele.

Insufferable Bear
Membro
# out/13
· votar


Antoine Roquentin
Mas aqui eu também sou calmo e na minha.

cafe_com_leite
Veterano
# out/13
· votar


Insufferable Bear
Agora só, até antes, em tempo de scrutnóia não podia ver uma brecha e já ia arrumar confusão.

sallqantay
Veterano
# out/13
· votar


fernando tecladista

gostei da sua explicação, pena que o BF é insensível à lógica

Black Fire
Gato OT 2011
# out/13 · Editado por: Black Fire
· votar


fernando tecladista

no minimo diz que vai pagar X+mereca onde no minimo deveria pagar X + inflação anual
e o valor dos preços no mercado é X+2 vezes inflação


E se isto não for previsto no contrato?

sim, mas você passou trocentos anos tocando guitarra (e só sabe fazer isso na vida) você pensou em pedir as contas do estudio A, mas descobriu que o B paga menos, e que o C falou pra você ir la dar gravar alguma coisa de graça pra ver se ele gosta, o D te contrata por 4 horas, mas você fica 8 e recebe só as 4

Oras, o fato de não existirem melhores condições no mercado não muda o fato de você ter assinado um contrato acordando o valor x, se há quebra de contrato por parte do empregador, a única solução que me parece justificável é a anulação do contrato e não troca do que está escrito sem que haja mútua concordância.

_Excelion
Veterano
# out/13
· votar


só um bentham da vida para achar que um contrato é assinado entre dois iguais, individualmente, cada um entrando com seu produto.


paralisar os meios de produção de forma coletiva é a única forma de negociar os termos do contrato.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/13
· votar


_Excelion
Bom, se você assinou um contrato, mas assinou já pensando em uma maneira de renegociá-lo a força, a desonestidade já está presumida.

sallqantay
Veterano
# out/13
· votar


Black Fire

você tem algum argumento além da moral?

_Excelion
Veterano
# out/13
· votar


Black Fire

bom, quando você tem uma arma apontada na cabeça (metafórica), você tem que assinar o que tá tendo. é isso ou passar fome.

ademais, contratos são uma forma covarde do coerção de pequenos individualizados vs alguém mobilizando toneladas de capital do outro lado, isso sim é desonesto.

portanto, se ambos os lados partem da desonestidade...

_Excelion
Veterano
# out/13
· votar


e falar em 'honestidade' e 'desonestidade' é pura retórica, não dá para levar uma idéia dessa a sério dentro de si mesmo.

-Dan
Veterano
# out/13
· votar


qual o problema em querer negociar uma renovaçao de contrato? Desde quando contratos são eternos?

Black Fire
Gato OT 2011
# out/13
· votar


sallqantay

Por que eu teria algum argumento além da moral se a minha pergunta é justamente sobre a justificativa moral?

_Excelion
Bixo, cê já trabalhou/conhece alguém que trabalhou, ou só de ouvir falar mesmo? Porque todo esse teu papo é completamente surreal, parte do princípio que todo trabalhador é um coitado e todo empresário é um maluco multimilionário e desonesto que quer matar o pobre coitado do trabalhador de fome. Tipo, qualquer pessoa que já tenha trabalhado no mundo real, ou conhecido alguém que já trabalhou, sabe que a maioria dos empresários tem que fazer umas centenas de malabarismos pra fechar a conta no fim do mês e qualquer trabalhador consegue renegociar o contrato facilmente, desde que demonstre ter algo a oferecer (saber o que está fazendo).
Ademais, mesmo que isso não fosse verdade, o fato de o empresário estar cumprido o que assinou, mesmo que seja desvantajoso para o trabalhador não configura desonestidade em nenhum momento.

Pra ver como esse papo de pequenos individualizados vs alguém mobilizando toneladas de capital do outro lado é pura conversa fiada da Marlene Chauí é só dar uma olhada nos dados http://www2.fia.com.br/PortalFIA/Default.aspx?idPagina=27012 as pequenas empresas empregam mais de 60% da mão-de-obra formal do país, cadê as toneladas de capital?

Black Fire
Gato OT 2011
# out/13
· votar


-Dan
Ué, mas onde eu disse que renegociar contrato é um problema?

Black Fire
Gato OT 2011
# out/13
· votar


vou pra escola.
paz

cafe_com_leite
Veterano
# out/13
· votar


Black Fire
ademais, contratos são uma forma covarde do coerção de pequenos individualizados vs alguém mobilizando toneladas de capital do outro lado, isso sim é desonesto.
De certa forma isso é verdade sim, porque o empregador conta com advogados pra redigir o instrumento de contrato, enquanto o empregado mal tem tempo de lê-lo.

_Excelion
Veterano
# out/13 · Editado por: _Excelion
· votar


Black Fire

já trampei administrando microempresa, sei colé a dos malabarismos que ambos chefe e empregado fazem. tributação confusa (vários regimes e nuances), folha salarial hiper-onerada, difícil acesso à crédito estatal, RF implacável.

mas é porque ambos estão no substrato do rolê.

agora, já trabalhou em uma empresa grande mesmo? pois é, é diferente, BEM diferente. banco por exemplo, bancário só se fode.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/13
· votar



De certa forma isso é verdade sim, porque o empregador conta com advogados pra redigir o instrumento de contrato, enquanto o empregado mal tem tempo de lê-lo.


Pura mistificação, mais da metade das empresas do Brasil quebra em menos de 2 anos, e um dos fatores é exatamente a falta de planejamento (jurídico inclusive), essa ideia de que todo empresário é milionário, tem 100 advogados e usa bigode e cartola, é uma besteira, não existem dados que justifiquem nenhuma dessas ideias, basta ver o número de processos trabalhistas que são abertos todos os anos e, quase sempre, ganhos pelo empregado.

_Excelion
Veterano
# out/13 · Editado por: _Excelion
· votar


pelo que entendo, você tá com pena do empreendedor peixe pequeno que fica no fogo cruzado dos sindicatos e as grandes empresas, indefeso e confuso.

e aí entra o estado com um strap-on gigante.

que fofo.

ps: não desmerecendo, também me aperta o coração ver negócios pequenos batalhando dia após dia tentando sobreviver nesta loucura.

ps2: e nem enxergo solução para a felicidade destes. afrouxe o estado e eles são engolidos por franquias, aperte o cerco e eles sofrem como os grandes conglomerados, com a diferença de eles viverem de fluxo de caixa, aí somem puf.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/13
· votar


_Excelion
As empresas grandes são uma minoria, tem muito mais gente em micro-empresa, trabalhando de autônomo, etc, o que já torna esse papo de toneladas de capital x coitadinhos sem escolha uma mistificação.
Olha conheço muitos bancários, já trabalhei como estagiário em banco, e minha ex é bancária do Estado. Tipo, esse pessoal de banco público, a maioria ganha um salário completamente desproporcional ao que fazem, e sabem que nunca ganhariam isso no mercado, compram uma caixa de foguete pra comemorar quando passam no concurso (pq o salário é muito maior do que eles poderiam ganhar) e no outro ano já estão em greve pra pedir aumento de salário.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/13
· votar


_Excelion

pelo que entendo, você tá com pena do empreendedor peixe pequeno que fica no fogo cruzado dos sindicatos e as grandes empresas, indefeso e confuso.


Não, estou tentando entender a justificativa para o direito de descumprir a própria palavra dada e assinada.

_Excelion
Veterano
# out/13 · Editado por: _Excelion
· votar


As empresas grandes são uma minoria, tem muito mais gente em micro-empresa, trabalhando de autônomo, etc, o que já torna esse papo de toneladas de capital x coitadinhos sem escolha uma mistificação.

ok, mas essa galera (mesmo se por um milagre se aglomerassem) não tem o poder de mobilização da sociedade (através do capital) dos grandes conglomerados de capital

é que a terminologia é tosca, parece blablabla sindicalista, mas se for para ser sucinto, é isso

Black Fire
Gato OT 2011
# out/13
· votar


Só falei o resto pra desmistificar essa história de que o mercado funciona num jogo de milionários vs coitadinários. Mas como eu disse, mesmo que o mercado fosse efetivamente assim, não vejo justificativa pra não cumprir o um contrato com o qual concordou.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Como se justifica uma greve?