Presets de configuração de câmera p/ fotos diurnas, noturnas e etc

    Autor Mensagem
    Villts
    Veterano
    # out/13


    Oi
    Trabalho com 3D (por enquanto trabalho com projetos arquitetônicos, mas pretendo ir pra publicidade e cinema) e estou fazendo um projeto enorme em casa.

    No 3D, também usamos cameras (com todos os tipos de configurações) e luzes para iluminar o ambiente e fazer as renderizações. E no trabalho a gente sempre usa as configurações padrões - e aumentamos/diminuimos a intensidade da luz pra regular, mas eu sempre achei errado, e tira todo o fotorrealismo (uma foto noturna acaba ficando com a camera igual a uma diurna, mas com as luzes muito mais fortes pra equilibrar)

    Estou fazendo um projeto meu e estou querendo montar minha empresa, quero algo de ponta focado em realismo p/ um portfolio foda e não em vender, e precisava saber alguns presets próximos de ISO, f-stop e shutter speed para tirar fotos. Consigo fazer algo decente, mas não sei a camera está certa, pq como não tenho câmera DSLR e só tenho de celular, não tenho como fazer em casa sozinho =(

    Precisava de preset para:

    Luz diurna forte - exterior (piscina)
    Luz diurna forte - interior (casa - com janelas que deixam entrar BEM a luz e obviamente luzes apagadas)
    Dia nublado - exterior
    Dia nublado - interior
    Noturna - exterior (como se fosse fotografar uma cidade, com as luzes ligadas)
    Noturna - interior (com as luzes ligadas - não precisa ser algo exato, mas próximo)

    É bastante, mas o projeto vai ser bem grande mesmo =)

    Quem me ajudar ganha um doce!

    E pra quem não entendeu o que eu quero fazer, é mais ou menos isso aqui (esse projeto é TODO 3D, não tem um pingo de realidade):



    Valeu!

    Villts
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Ninguem!? Esse lugar era cheio de cara fotógrafo!!!

    brunohardrocker
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Tópico bom. o/

    john s mill
    Membro
    # out/13
    · votar


    ainda quero aprender essas coisas

    Drowned Man
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Villts

    Cara, eu to no trampo e não posso ver o vídeo. O projeto é em 3D e você quer as configurações (presets) que são utilizadas nas câmeras se isso fosse gravado na vida real.
    É isso?

    Villts
    Veterano
    # out/13
    · votar


    brunohardrocker
    \o

    john s mill
    Leva um tempo pra tudo fluir, mas depois tudo fica simples, só é demorado e mto detalhistico.

    Eu uso 3DS Max, mas quero aprender Z-Brush ainda! Da uma fuçada na internet =)

    Villts
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Drowned Man
    Isso! Porque tudo que o 3D faz é simulado como se fosse real. Refrações, intensidade de luz, reflexos, cáustica e etc.

    As unidades de medida, as configurações de câmera, é tudo usado como se fosse na realidade!

    Drowned Man
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Villts

    To ligado. É que eu manjo mais de edição de vídeo mesmo, sou dummie no 3D, ainda.

    O máximo que trampo com essas paradas é simular um ambiente 3D no After Effects - nem dá pra modelar nada - e só.

    Quanto aos presets, tenho que dar uma raciocinada aqui, faz um tempo que não to captando nada (ainda mais em externa/ambientes pra dar valores aproximados, só estou no estúdio). Mas to no trampo agora, quando chegar em casa respondo com calma (se alguém não tiver feito isso, já).
    o/

    Villts
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Drowned Man
    To querendo começar After logo! Pensei em fazer um curso,mas acho melhor ficar no Youtube mesmo por enquanto!

    Ve sim com calma, não preciso de valores mto precisos, só algo pra ter uma noção próxima e não deixar as coisas mto desconfiguradas!

    Valeu!

    Drowned Man
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Villts

    After é muito legal! Preciso dar uma praticada mais com ele, curto muito fazer uns motion graphics.

    Em breve acho que me aventurarei no mundo do 3D, mais especificamente com Maya. Aquela porra tem menu de menus, tá loco!

    Villts
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Villts
    · votar


    Drowned Man
    Maya é mais pra animação!

    Geralmente o pessoal modela no Z-Brush e usa o Maya pra animar... é bem embaçado que a interface do Maya é bem bagunçada, parei pra mexer e conseguir fazer as coisas apanhando mto, mas é costume, muito filme é feito nele

    Vc manja fazer essas sujeiras/poeiras no After? (esse é um 3D de um cara brasileiro)
    http://www.youtube.com/watch?v=CRUjODCiPAQ


    sallqantay
    Veterano
    # out/13 · Editado por: sallqantay
    · votar


    Villts

    vai no flicker ou no picasa (eles fornecem esses valores para cada foto, aí é só procurar as fotos que retratam o que voce quer). Mas esses valores nao sao tao absolutos assim, depende da velocidade do objeto, profundidade de campo desejada, se tem tripé ou nao, etc

    sallqantay
    Veterano
    # out/13
    · votar


    http://www.kvglabs.com/kermit/code-2/exposure.html

    http://web.forret.com/tools/aperture.asp

    dei uma olhada nesse video, muito impressionante. Note como ele usa o tempo todo vários truques fotográficos diversos que você nao vai conseguir reproduzir com presets fixos e prontos. Cada relação ISO/diafragma/velocidade serve para destacar alguma coisa diferente

    na real existe uma relação matemática muito simples entre esses parâmetros, que eventualmente você vai ter que aprender (eu até poderia ajudar mais, mas minha camera tá na assistência técnica =/ )

    Drowned Man
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Villts

    Suspeito que elas sejam feitas com alguma foto (ou até geradas como partículas pelo próprio After), e animadas com auxílio do Trapcode (uma série de plugins de After), que ajuda a fazer a movimentação ao longo do ambiente 3D, colocando aí algum parâmetro randomizado (foda-se o estrangeirismo) para a movimentação delas.

    Acho que é isso, porque já vi uns manos fazerem um esquema desses simulando nuvens, ainda que o que se movimentasse fosse a câmera, e não as próprias nuvens. Mas acho que dá pra fazer assim.

    Na verdade nunca tentei usar para fazer algo desse gênero hahahaha.

    Villts
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Villts
    · votar


    sallqantay
    Oi

    Então, eu aprendi bastante coisa com um camarada meu que manja de fotografia essa semana, entendi a relação das paradas... claro q não virei nenhum fotógrafo fudido, mas pelo menos deu pra aprender um pouco! O Mino tinha me explicado umas coisas também, aí testei na prática!

    Mas ó, também tem uma coisa: esse segundo vídeo só tem imagens, não tem vídeo pronto... todas essas variaçoes de abertura, essas poeiras são todas feitas no After Effects!

    Da até pra notar que no primeiro vídeo (o do Alex Roman) as configuracões de câmera são mais estáticas porque realmente foi feito frame por frame... a do Thiago Lima são só stills mesmo

    P.S.: Agora q eu vi! Valeu pelos links!

    Drowned Man
    Opa!

    Então, é isso mesmo. Pelo que eu vi ele fez tudo parecer vídeo, mas é tudo foto editada no After! Preciso aprender a mexer nessa bodega hauhauahau

    fgr
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Belo tópico!!

    fgr
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Villts
    No After vc praticamente tem plugin pra fazer tudo...
    As poeiras é bem provável que foi usado o Trapcode Particular:


    O foco que é um truque que bem bacana, se não me engano o próprio 3D max faz porém, no After você também consegue fazer e no ma minha opinião, tem até um controle melhor..

    Villts
    Veterano
    # out/13
    · votar


    fgr
    Ae, vou dar uma olhada nisso aí! Tenho uns cursos pra fazer, em seguida da lista vou colocar pra estudar After também!

    Esses dias tava lendo sobre um comercial foda, feito no Max e After, dá uma olhada, acho q vc vai gostar

    http://vimeo.com/76320930

    Sobre o DOF, eu prefiro fazer no Max. Sai muito melhor (ainda mais qd se usa HDRs ou EXRs), e é só aumentar um pouquinho as subdivs que a qualidade fica ótima

    TG Aoshi
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Ow, Villts

    Pelo rumo que o tópico tomou, me passou pela cabeça só agora
    Não sei se já conhece, mas dá uma olhada nos tutoriais da Gnomon

    fgr
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Villts
    Animal o comercial cara!!!!!
    Aliás, no Vimeo você tem muito material bacana pra estudos e inspirações com uma qualidade ótima.

    Eu ia te indicar uma coisa mas acabei nem falando pois você tá focado no MAX que é uma ferramenta muito poderosa mas, como você postou esse vídeo eu acho que cabe dizer:

    O Cinema4D me surpreendeu muito.. Eu usava o MAX mas por indicações eu acabei experimentando o C4D pois "diziam" que ele me facilitaria a interação com o After Effects... Brother, hoje eu te indicaria a mesma coisa..

    Esse comercial que você postou não foi utilizado o MAX, foi feito com C4D + vRay + After Effects.

    Villts
    Veterano
    # out/13
    · votar


    fgr
    Foda né! Quero mto aprender animação!

    Então, eu acho que a ferramenta pra modelagem é só a base do renderizador, então não vai fazer muita diferença por enquanto trocar o software, como trabalho com stills (de render uso o vray também. Mexia com o Mental mas depois q peguei o vray achei 10x melhor, mais organizado e configurável)...

    Eu pretendo aprender Z Brush e o Realflow pra coisas mais artísticas logo (pra tecidos e etc eu to usando o Marvelous Designer e cara, que software foda!!!), mas C4D é mais pra quando eu sair de arquitetura, que vai ser bem difícil, mas eu tenho vontade. 3D pra arquitetura e pra eventos vira muito e to rendendo uma grana boa... publicidade também rende, mas é algo mto mais complexo e abrangente, aí sim quando eu entrar nessa área de vez eu vou aprender outros softwares! Já pensei no Maya, no C4D, no Blender... mas por enquanto trabalho em um estúdio que faz stills pra construtoras, não curto muito porque é tudo muito falso, qdo faço freela acho que as coisas ficam bem mais reais e até mais bonitas huahauhahau

    Quanto ao Max eu creio que tenha recursos excelentes mesmo pra animação (ainda não entendo nada do Particle Flow), não tenho o que reclamar... fora que cara, esses programas pra modelagem tem muito recurso, dá pra ficar a vida toda aprendendo coisa nova no mesmo software!

    Vou dar uma fuçada no C4D e vou ver se consigo me familiarizar!

    Você trabalha com 3D? E esse comercial será que foi com vray mesmo? Essa galera de animação mais doideira não usa muito vray... eu sempre vejo nego falando de Maxwell, Arnold...

    TG Aoshi
    Qualidade!!! Vc também é da area?

    Drowned Man
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Villts
    Quero mto aprender animação!

    Mas você quer aprender animação 2D (motion graphics, flash, toon boom, essas coisas), ou partir logo pras animações 3D?

    Villts
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Villts
    · votar


    Drowned Man
    3D! Animação de personagem, etc... 2D é meio que précrequisito saber o básico né

    Drowned Man
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Villts

    Ah ta! Você já modela personagens? Ou só fica nos ambientes?

    Villts
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Drowned Man
    Por enquanto ambientes, mas eu gosto de modelar tudo no ambiente... Tenho só 6 meses de 3D, não da pra ir mto longe hauaahau eu modelo algumas coisas normais, como aparelhos eletrônicos, armarios, sofás, tecidos... mas pra modelar personagem tem que ser freak hauahauahaua

    Aliás, outro dia tava olhando uns tutoriais pra modelar rosto e comecei a fazer o da Natalie Portman, mas desencanei e nunca mais continuei

    Drowned Man
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Villts

    Hauhauhauahu

    É complicado fazer personagem, porque você tem que modelar de modo a deixar as linhas prontas pra animação, pro personagem não se entornar de algum jeito esquisito na hora de animar. Hahahaha

    Eu por enquanto to estudando as animações feitas em After, tem uns motion muito bem feitos por aí, eu invejo de verdade quem consegue fazer isso, além das composições fodásticas (nã necessariamente feitas em After) que tem por aí, impossível dizer se é de verdade ou montado.

    Villts
    Veterano
    # out/13
    · votar


    fgr
    Cara, to pra baixar e testar o C4D, mas preciso saber de uma coisas:

    1. Existem os mesmos tipos de texturizações? Por exemplo: o falloff do 3Ds Max não é do vray, é nativo do Max... sem coisas assim não ia conseguir mudar

    2. Criação e edição de 2D do zero e medidas precisas? Porque no Maya não achei! Trabalhar com linhas e outros tipos de splines 2D é essencial pra Archviz!

    3. Modificadores? Pra 2D, como Lathe, extrude (no spline), garment maker... essencial! Shell, displace, etc... é essencial! E claro os do 3D também!

    4. Importa arquivos .max? Tenho mais de 25Gb de blocos! E eles me quebram puta galho!!!

    5. Tem coisas equivalentes ao floor generator, relink bitmap e todos esses plugins malandros?

    Valeu!! Um dos motivos de eu achar o C4D interessante é que roda em Mac. Pode parecer besteira, mas tinha um aqui e pra usar o Max era horrivel ter q abrir o windows, porque ele acaba virando o sistema primario, e ficou osso, ainda mais pra mim q usava o garage band todo dia! Acabei até vendendo e comprando um desktop windows potente, mas sinto falta de poder trabalhar no Mac!

    Abraço!

    Villts
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Drowned Man
    Éé, tem um monte de esquema! Esses negócios de bones eu não tenho a minima noção de configurar!

    Baixei o After e a única coisa q aprendi a fazer é importar seguencia de imagem hauhauahauhau

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Presets de configuração de câmera p/ fotos diurnas, noturnas e etc