"Se você for bom, emprego não vai faltar" e outros mitos do mercado de trabalho

Autor Mensagem
Black Fire
Gato OT 2011
# set/13 · Editado por: Black Fire


Ao longo da minha vida, vi muita gente entrando nuns curso tosqueira com esse pensamento e quebrando a cara. Como é que o sujeito acha que vai ser bom o bastante pra entrar num mercado saturado, disputar vaga com gente que tem 20 anos de experiência na área e conseguir uma vaga legal?
Outra coisa são as "carreiras do futuro", todas alardeadas como "carreiras do futuro" com base unicamente na imaginação de alguém. Qualquer coisa que tenha "ambiental" no meio é uma carreira do futuro, não importa se ninguém se interessou em fazer uma projeção realista e do crescimento do mercado na área, é do futuro e pronto. Aí você vai ver e tem vários "gestores ambientais" gestando caixa de supermercado. Tem também o mito dos cursos técnicos, nunca vi ninguém sair disso aí e ganhar um salário decente.

Desmistifiquem abaixo.

john s mill
Membro
# set/13
· votar


eu concordo com a frase.

o maior problema é associarem empregabilidade com salário.

em TI, por exemplo, não falta vaga no mercado de trabalho, mas no geral não pagam bem.

Mary Lennox
Pitéu OT 2012
# set/13
· votar


Ninguém fica bom com esses cursos tosqueiras.

Will Bejar
Veterano
# set/13
· votar


Emprego tem bastante... só precisa saber por quanto vc se submete receber por ele.

DarkMakerX
Veterano
# set/13
· votar


Discordo da sua mitificação de "Se você for bom, emprego não vai faltar".

É exatamente o que você explicou. Se você tá disputando vaga com gente com 20 anos de experiência, você não é bom. Fim.

Se você é bom no que faz, não vai faltar emprego. Agora, você precisa fazer uma avaliação real de ser bom ou não. Bom é acima do medíocre, mediano. A maioria do mercado é o limiar do mediano. Se você é acima disso, é bom, e vai ter emprego.

Outra coisa: ser bom também envolve suas características pessoais. Você nunca vai ser bom pro mercado se for tímido, não expor opinião e não ser um pouco pró-ativo. Mesmo sendo muito bom tecnicamente, precisa ser um "bom" no conjunto.

GuitarHouse
Veterano
# set/13 · Editado por: GuitarHouse
· votar


Eu só estenderia a interpretação de bom para "bom para a empresa", ou seja, trabalhar muito e ganhar pouco.

Pra isso não falta mesmo.

brunohardrocker
Veterano
# set/13
· votar


Muita gente bem sucedida não tem curso algum.

Entra no jogo politico e tem informação privilegiada.

Lasque-se todas as teorizações de bons cursos / bons empregos / bom dinheiro.

renatocaster
Moderador
# set/13
· votar


Tem também o mito dos cursos técnicos, nunca vi ninguém sair disso aí e ganhar um salário decente.

Depende, o que é salário decente pra vc nessa situação? Considerando que a pessoa tem apenas o nível médio técnico? (Se for disso que vc está falando, claro).

Eu sou técnico em Eletromecânica, mas já tenho uns 7 anos de experiência na área. Acho meu salário bastante compatível com o meu nível de escolaridade. Dá pra ganhar salários legais sim (considerando que são profissionais sem curso superior). Estou na engenharia, mas até eu me formar, dá pra manter legal com o meu salário atual de técnico.

Não sei quanto é o piso atualmente de um técnico, mas imagino que deve ser uns 1300,00 reais, e o salário médio uns 1600,00, pra quem tá começando agora. Para um garoto de 17~18 anos recém formado num curso técnico conseguir um emprego pra ganhar esse salário, não acho que seja tão pouco.

Para quem não tem técnico, o que eu vejo por aí é a galera que acabou de concluir o médio ir trabalhar como auxiliar de escritório pra ganhar uns 800, 900 reais.

DarkMakerX

No mercado de trabalho existe uma palavra muito comum chamada indicação. O que faz cair por terra muito do que vc falou aí. O mercado não é assim tão politicamente correto não, só contrata quem é bom, acima de mediano.

Tem muita gente por aí que é bem fraco profissionalmente e ocupam cargos de confiança, salários altos...tudo porque foi indicado por fulano de tal, etc. Se vc fizer uma pesquisa, a maioria das vagas de emprego preenchidas hoje são através de indicações de terceiros.

Nesse caso ,vc nem precisa provar que é "bom". Basta que a pessoa que te indicou seja de confiança dentro da empresa. É o suficiente. Aí, depois é contigo.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/13
· votar


o piso atualmente

Essa é outra mistificação, existem, pelo menos, umas 100 maneiras de burlar o piso.

Viciado em Guarana
Veterano
# set/13
· votar


Black Fire
existem, pelo menos, umas 100 maneiras de burlar o piso.

Ensine-nos! Pufavô!

cafe_com_leite
Veterano
# set/13
· votar


Tem também o mito dos cursos técnico

Bom, eu to levando isso como um trampolim e não estado a ser alcançado. Pretendo trabalhar na área na qual estou fazendo técnico pra conseguir bancar uma faculdade ou capital pra um negócio, sei lá. Como não tenho pais pra me bancar por muito tempo, tenho que arrumar um trabalho quando estiver com 18 anos, e deve ser dureza trampar de oreia seca e fazer ensino superior por exemplo, então, me será muito útil.

DarkMakerX
Veterano
# set/13
· votar


renatocaster
Com certeza. Mas em nenhum momento eu disse que o mundo é perfeito, e que não existe gente ruim em cargos altos.

Acontece que mesmo com isso, se você for bom, vai achar emprego com indicação ou não.

Drowned Man
Veterano
# set/13
· votar


Para conseguir emprego mais importante é fazer uso das amizades. Não só usar, mas mantê-las.


Depois que conseguir entra o fator "ser bom".

DarkMakerX
se você for bom, vai achar emprego com indicação ou não.


Troque esse "se você for bom" por "se você for conhecido".

john s mill
Membro
# set/13
· votar


Viciado em Guarana
Ensine-nos! Pufavô!

o mais comum é contratar engenheiro como analista

john s mill
Membro
# set/13
· votar


mas piso é uma coisa que nunca fez o menor sentido pra mim.

Drowned Man
Veterano
# set/13
· votar


Contratrar editor/produtor de vídeos como assistente de edição/produção.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/13
· votar



o mais comum é contratar engenheiro como analista


Dá pra mexer no regime de horas também. Nenhuma empresa funcionaria no Brasil se fosse cumprir a legislação trabalhista ridícula.

renatocaster
Moderador
# set/13 · Editado por: renatocaster
· votar


Essa é outra mistificação, existem, pelo menos, umas 100 maneiras de burlar o piso.

Com certeza.

o mais comum é contratar engenheiro como analista
Contratrar editor/produtor de vídeos como assistente de edição/produção.

Contratar designer gráfico como arte finalista.

john s mill
Membro
# set/13
· votar


é legal ver como tem gente que passa no vestibular ou tá até a sexta fase da faculdade e acha que vai sair ganhando cerca de 10k.

anos depois está penando pra conseguir mais de 2k.

d.u.n.h.a.
Veterano
# set/13
· votar


john s mill
Tenho alguns conhecidos que se formaram esse ano em med e tão ganhando 15k... Outros que se formaram em direito ha uns 4~5 anos e tão tirando 30k

renatocaster
Moderador
# set/13
· votar


d.u.n.h.a.

Tenho alguns conhecidos que se formaram esse ano em med e tão ganhando 15k...

Ainda bem que uma amiga minha médica que trabalha numa UPA daqui do RJ não vai ler isso.

d.u.n.h.a.
Veterano
# set/13
· votar


renatocaster
Ué, esses caras também trabalham em pronto-atendimento, clinicos gerais... Fazem 8 horas diarias de segunda a sexta + 2 plantões de 12 em fds.

renatocaster
Moderador
# set/13
· votar


d.u.n.h.a.

Ué, esses caras também trabalham em pronto-atendimento, clinicos gerais... Fazem 8 horas diarias de segunda a sexta + 2 plantões de 12 em fds.

Ela também, UPA é unidade de pronto atendimento. Não sei quanto ela tá ganhando, mas acho que não é nem perto disso. Não deve tá ganhando pouco tbm, mas com certeza não é 15k, nem 10k...

cafe_com_leite
Veterano
# set/13
· votar


Muitas pessoas já me falaram que é muito difícil ter um salário acima de 10 mil no brasil, ou perto disso. O jeito é montar um negócio, mas algo decente, não uma micro empresa.

Schenker
Veterano
# set/13
· votar


Ainda bem que uma amiga minha médica que trabalha numa UPA daqui do RJ não vai ler isso.


po Renato, mas aí é sacanagem né . . . ganhar bem com Cabral nestas nossas UPAs aqui é foda!!

os únicos que estão ganhando bem no estado é o pessoal do judiciário, fora isto tá todo mundo com o pires na mão. a verdade é esta.

Schenker
Veterano
# set/13 · Editado por: Schenker
· votar


Muitas pessoas já me falaram que é muito difícil ter um salário acima de 10 mil no brasil


é bem relativo isto, porque depende da profissão e da escassez de profissionais ou políticas governamentais . . .

eu até to nesta faixa, mas o meu par de mercado ganha 40% mais que eu . . .

mas, no caso, minha empresa não paga mais porque a opinião pública não deixa (trabalho em uma estatal). estamos sabidamente com salários defasados em relação ao mercado, mas não se pode reajustar porque a opinião pública vai cair matando e começar uma caça as bruxas/"marajás".

se o cara faz o que faz na iniciativa privada ele pode ganhar 30K, mas se o cara faz a mesma coisa, produz tanto ou mais, tem currículo semelhante, mas trabalha na coisa pública, não pode receber isto . . .

é a faca dos dois legumes, como diz o outro . . . vtnc né, vtnc...

Antoine Roquentin
Membro
# set/13
· votar


o rolê é que brasileiro dá muita moral pra bacharel. curso técnico também é bom e necessário, deveriam receber mais.

d.u.n.h.a.
Veterano
# set/13
· votar


Antoine Roquentin
Verdade.
O problema é que o brasileiro acha que emprego bom, que dá dinheiro é o de esforço puramente intelectual. Se exigir trabalho manual já vira coisa de peão, de quem não conseguiu fazer faculdade.

Will Bejar
Veterano
# set/13
· votar


d.u.n.h.a.
Se exigir trabalho manual já vira coisa de peão, de quem não conseguiu fazer faculdade.
Vai ver quanto um pedreiro BOM tira no mês... o cara que reformou meu apê troca de carro todo ano e tem a casa dele muito bem arrumada!!!

renatocaster
Moderador
# set/13
· votar


d.u.n.h.a.

Se exigir trabalho manual já vira coisa de peão, de quem não conseguiu fazer faculdade.

Pode crer. Vai ver quanto ganha um técnico que trabalha em regime Off-Shore (plataforma, área de óleo e gás), ou um técnico instrumentista, inspetor de solda...Todos esses cargos são operacionais, de ter que meter a mão mesmo, sujar de graxa.

Mas vai ver os salários...7 mil, 8 mil, alguns chegam a 10 mil, dependendo da experiência...Tem o lado intelectual também (conhecimento técnico teórico) mas tem a prática, e é um serviço meio braçal em algumas ocasiões.

Eu estou apontando o meu canhão para este mercado. Tem as desvantagens, trabalha embarcado 15 dias direto, tem o riscos, etc. Mas com esses salários que eles pagam, dá pra fazer um belo pé de meia.

Nível técnico dependendo do segmento paga muito bem sim.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Se você for bom, emprego não vai faltar" e outros mitos do mercado de trabalho