Ajuda com um problema matemático

    Autor Mensagem
    Guitar08
    Membro
    # ago/13


    Esses dias fui fazer um problema aqui, era assim:
    Um hospital trata pacientes com uma doença x (qualquer), e, em um primeiro momento, 40% dos pacientes foram curados. O restante foi dividido em 2 grupos iguais. No primeiro grupo, 35% foram curados e, no segundo, 45%.
    Qual a porcentagem de cura em relação aos que, em um primeiro momento, não foram curados?

    Resolvi assim:
    No primeiro momento 60% não foram curados, então 2 grupos de 30% --> 35% de 30%= 10.5% e 45% de 30%=12.5%. Somando, o resultado seria 24%.

    Meu colega resolveu assim:
    80% (35%+45%) de 60%=48%¨

    Quem tá certo? Detalhe que tem os dois resultados como opção para marcar, hahha

    Snakepit
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Internet no iPhone durante a prova da escola?

    Guitar08
    Membro
    # ago/13
    · votar


    iPhone? AHEUAHEUE.
    Mas nem, to em casa, só fiquei curioso mesmo

    strinbergshredder
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Guitar08
    Cara, não sei de onde o teu amigo tirou os 80% iniciais..rsrs

    Analisando o teu cálculo, parece que vc está certo, mas não confie 100% em mim...hehehe

    Guitar08
    Membro
    # ago/13
    · votar


    Opa, também acho que to certo, haaha.
    É que no problema fala que os 60% foram dividios em dois grupos, e em um grupo foram curados 35% e no outro 45%. Ele não dividiu o 60% em 2, e somou 35+45. Agora se pode fazer isso, é outra história...

    LeandroP
    Moderador
    # ago/13 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Guitar08

    Pede pro seu colega te ensinar °.°

    Gansinho
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Gansinho
    · votar


    Seu cálculo está correto.
    O que seu amigo fez está errado. O resultado dele deu o dobro do seu justamente por não ter um fator 50% ali.

    Como é 35% pra metade do grupo dos 60%, e 45% pra outra metade, ele poderia ter feito assim:
    (0,35 . 0,5 + 0,45 . 0,5) . 0,6 = 0,24

    Ou, colocando o 0,5 em evidência:
    (0,35 + 0,45) . 0,5 . 0,6 = 0,24

    Ou seja, faltou ele multiplicar por 0,5, pois cada porcentagem está multiplicando por cada grupo formado a partir dos 60%.

    Edit: Fiquei com uma dúvida. A questão fala:
    "Qual a porcentagem de cura em relação aos que, em um primeiro momento, não foram curados?"

    Quando ele fala "em relação aos que, em um primeiro momento, não foram curados", ele quer saber só a porcentagem de cura do segundo momento (ou seja, dos que não tinham sido curados antes) ou a porcentagem dos que foram curados no segundo momento com relação ao total (juntando com os 40% que já tinham sido curados)?

    Se for a segunda situação, é 24% mesmo.
    Se for a primeira, é 40% (não multiplica por 60%, pois esse grupo de 60% passa a ser o parâmetro, ou seja, o 100% do cálculo).

    GuitarHouse
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: GuitarHouse
    · votar


    Guitar08
    No primeiro momento 60% não foram curados, então 2 grupos de 30% --> 35% de 30%= 10.5% e 45% de 30%=12.5%. Somando, o resultado seria 24%.

    Tem UM erro no seu cálculo:

    45% de 30% é 13,5%, e não 12,5%.

    Porém, vc somou 12,5% + 10,5% e achou 24%, e era pra ter achado 23% rsrs.

    Mas a resposta é 24% mesmo.


    Primeiro Grupo: 35%
    50% x 35% x60% = 0,5 x 0,35 x 0,6 = 0,105 = 10,5%

    Segundo Grupo: 45%.
    50% x 45% x 60% = 0,5 x 0,45 x 0,6 = 0,135 = 13,5%

    Daí soma. 24%.

    Guitar08
    Membro
    # ago/13 · Editado por: Guitar08
    · votar


    Gansinho

    Opa, consegui entender porque o cálculo dele deu errado, valeu. E era a segunda situação sim, ficou meio confuso porque digitei o problema de cabeça aqui, hahah.

    GuitarHouse

    Verdade, nem tinha percebido, uaheuahae. Fui olhar o caderno aqui e tava 13,5% mesmo, nem sei porque digitei 12,5%.

    Guitar08
    Membro
    # ago/13
    · votar


    LeandroP

    Já pedi ajuda pra ele em várias situações e a gente sempre pensa diferente. Sorte que dessa vez eu tava certo, hahaha

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com um problema matemático