[Eletrônica] Problema com radio VHF

    Autor Mensagem
    GustavoEderli
    Veterano
    # jul/13


    Olá a todos, essa é pra quem tem um certo conhecimento em rádios.. É o seguinte, tenho um radinho aqui analógico VHF/AM, esses pra ouvir a frequência de aviões e radio amador etc. tava todo quebrado, soldei umas partes dele funcionou beleza. Só que para eu eu conseguir escutar alguma estação é preciso que eu aperte aquele ''botão'' que vai girando em cima do capacitor variavel afim de ir modulando as frequencias, é preciso que eu aperte ele contra a placa (para baixo no sentido do capacitor variavel) a fim de que eu possa escutar as radios, se eu soltar é só chiado... Alguém sabe o que pode ser? E se tem a ver com as bobinas de FI, tem uma verde, uma amarela, uma vermelha, uma cinza e uma rosa. Obrigado, fico grato desde já com quem puder me ajudar^_^^_^

    SODAPOP
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    formata

    albertpike
    Membro
    # jul/13
    · votar


    GustavoEderli
    Primeiro lugar nao é um capacitor que gira... é um potênciometro e em segundo lugar se não for solda fria, pode ser mau contato na placa ou soh uma questão de limpar esse pot. ou então troca ele.

    locaosks
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    GustavoEderli
    Troca esse potenciômetro que resolve! Já tive problemas assim com outros rádios (a galera costuma por um papelzinho ou um palito pra quebrar gralho kkkkkk)

    AbçOo!

    Insufferable Bear
    Membro
    # jul/13
    · votar


    albertpike
    Ele disse que era um capacitor variável, potenciômetros são resistências variáveis.

    Mas é, às vezes só trocar o capacitor resolve, ou às vezes é problema com a solda. Tentou fazer alguma coisa?

    albertpike
    Membro
    # jul/13
    · votar


    Insufferable Bear
    Como se trata de um rádio eu acho que deve ser uma resistência, não sei se capacitores variaveis trabalham com frequencia...

    Insufferable Bear
    Membro
    # jul/13
    · votar


    albertpike
    É raro, mas já vi.
    Em coisas mais robustas, não em radinho de pilha, mas é usado pra sintonia.
    E o que ele tem é algo que nunca cheguei a ver... vai saber...

    GustavoEderli
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Opa pessoal, grato pelas respostas e pelas correções.
    É, tentarei refazer as soldas dos terminais pra ver se resolve
    Limpar o potenciômetro? Como?
    soh uma questão de limpar esse pot. ou então troca ele.


    No caso da troca, pode ser qualquer um? Tenho um rádio AM/FM daqueles livstar paraguai de bolso que pega até TV. Pode ser o potenciômetro dele no lugar desse que tá ruim?

    albertpike
    Membro
    # jul/13
    · votar


    GustavoEderli
    Limpar o potenciômetro? Como?
    Eu jogo alcool e giro p um lado e p outro...as vezes é acumulo de poeira vai saber...

    No caso da troca, pode ser qualquer um? Tenho um rádio AM/FM daqueles livstar paraguai de bolso que pega até TV. Pode ser o potenciômetro dele no lugar desse que tá ruim?

    Não, cada componente segue um valor, e ele tem que ser o mesmo ou equivalente.

    GustavoEderli
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Só mais 2 dúvidas:

    - Como faço essa gambiarra com papelzinho ou palito?
    - E se eu for trocar esse potenciômetro, como faço para saber o valor do mesmo?

    PS: Já refiz as soldas dos 6 terminais, mesmo assim nada, não consegui tirar o botão de plástico de cima do potenciômetro também, tentei jogar WD pelo vão que fica entre os dois e nada, joguei limpa contato, nada também, ta na hora de trocar mesmo. (antigão)

    locaosks
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    GustavoEderli
    Posta fotos aí que dá pra ajudar melhor!

    GustavoEderli
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    locaosks, seria a foto de q parte? A dos parafusinhos? Por que se tiver que dessoldar o bixo denovo vai ser tenso, quando voltei ele pra placa custei a soldar os terminais perfeitamente...

    locaosks
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    GustavoEderli
    da parte do próprio potenciômetro... pra eu ter ideia de como é o deste rádio aí

    quanto a solda: é questão de prática e o principal pra se mexer com reparo de qualquer coisa >>> paciência! faça tudo sem pressa.

    GustavoEderli
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    locaosks

    Valeu toda a ajuda cara, mas nem quero mexer mais nesse tal potenciômetro, vou deixar como está mesmo, coloco um palito um papel qualquer coisa que afunde o bixo pra pegar.. kkkkkkk

    Só tenho outro problema agora, irritante e bizarro

    O rádio não funciona mais com pilhas :@

    Antes eu ligava ele com uma fonte onde vc pode selecionar a voltagem desejada, no caso eu deixava em 6 volts, por que o rádio funciona com 4 pilhas AA. Agora, o que pode ser?! kkkkkkk Ah, outra coisa: quando tá com as pilhas o CI dele esquenta pra caramba mas o radio nao liga!

    locaosks
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    GustavoEderli
    Puts só agora fui ver sua pergunta... rs

    pode ser algum diodo aberto ocasionando curto... ou um curto em outro componente como o próprio CI.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Eletrônica] Problema com radio VHF