Sobre usar comida para fabricar combustível (Etanol)

Autor Mensagem
Snakepit
Veterano
# mai/13 · Editado por: Snakepit


Só eu que acho lamentável usar COMIDA para fabricar combustível?

Sempre fui contra, tanto que nunca usei Etanol, mesmo tendo um carro com o sofrível motor flex. Orgulho, tecnologia brasileira. <3

Se não bastasse fazer subir o preço do açucar mundialmente, devastar florestas e substituírem lavouras e criação de gado para plantar cana, acabar com o álcool de cozinha e até fazer o preço da famosa pinga brasileira explodir, a fantastica tecnologia brasileira esta prestes a começar a usar o etanol de segunda geração.

Em vez de usar apenas cana outros alimentos poderão ser usado para isso. Um cientista brasileiro disse isso com orgulho, enchendo o peito.

Agora será possível utilizar PASTO para a fabricação de combustível. Sim, pasto, capim, alimento puro, dado para bois, vacas e diversos animais.

Não sei qual vai ser o combustível do futuro, mas eu garanto que a falta de alimento será um problema muito maior.

Na semana que a ONU recomendou em sua cartilha comer insetos devido a escassez de alimentos, nada mais justo do que o Brasil ser pioneiro na tecnologia de transformar comida de verdade em etanol.

brunohardrocker
Veterano
# mai/13
· votar


Nossa Senhora dos Malthusianos.

dibass
Veterano
# mai/13
· votar


de algum lugar vai ter que sair quando o petróleo acabar...

maspn
Veterano
# mai/13
· votar


Snakepit

Isso explica porque os alimentos estão ficando cada vez mais caros,
é só pensar... cesta básica em são paulo: R$ 384,18

Sobra quase 300,00... para quem ganha 1 salário.

Como sempre,
quem sofre as consequencias sao os mais fracos...

maspn
Veterano
# mai/13
· votar


Snakepit

Isso explica porque os alimentos estão ficando cada vez mais caros,
é só pensar... cesta básica em são paulo: R$ 384,18

Sobra quase 300,00... para quem ganha 1 salário.

Como sempre,
quem sofre as consequencias sao os mais fracos...

Snakepit
Veterano
# mai/13 · Editado por: Snakepit
· votar


brunohardrocker
Nossa Senhora dos Malthusianos.

Voce acha a escassez de alimentos uma piada? Mesmo que a falta de comida seja um problema visto muito distante no Brasil, o impacto no preço dos alimentos é direto até por aqui. Até aqui no Rio Grande do Sul já estão plantando cana, isso é um absurdo.

dibass
de algum lugar vai ter que sair quando o petróleo acabar...

E a comida vai vir de onde?

Considero o etanol como uma ponte entre o petróleo e a energia do futuro, simplesmente por que o uso pleno do etanol é absultamente insano e inviável. Sem falar que até aqui no país da cana a gasolina subsidia o preço do etanol...

kiki
Moderador
# mai/13 · Editado por: kiki
· votar


Snakepit
Só eu que acho lamentável usar COMIDA para fabricar combustível?
maspn
Isso explica porque os alimentos estão ficando cada vez mais caros,
caramba, é sério que vocês caem nessa conversa?

o que você come que vem da cana:
-açucar
-rapadura
-cachaça
-que mais?

compare com o que você come no almoço.

Snakepit
Voce acha a escassez de alimentos uma piada? Mesmo que a falta de comida seja um problema visto muito distante no Brasil,
não há escassez de alimentos, há má distribuição.

maspn
Como sempre,
quem sofre as consequencias sao os mais fracos...

pois é, o problema não é produção, é condições de consumo. quem tem menos grana tem menos acesso ao alimento produzido.
faltar não falta, a gente exporta comida de monte.

-Dan
Veterano
# mai/13
· votar


kiki
o que você come que vem da cana:
-açucar
-rapadura
-cachaça
-que mais?

compare com o que você come no almoço.


o problema é deixarem de plantar tomate pra plantar cana...

kiki
Moderador
# mai/13 · Editado por: kiki
· votar


-Dan
antes de usarem cana pra etanol, já deixavam de plantar tomate pra plantar soja pra vender pra fora, e ninguem tava reclamando.

só que o snake confunde as coisas quando diz que tamos usando comida.
uma coisa é o uso da terra, outra é o que se usa como materia prima para o combustivel.

-Dan
Veterano
# mai/13
· votar


kiki

antes de usarem cana pra etanol, já deixavam de plantar tomate pra plantar soja pra vender pra fora, e ninguem tava reclamando.

apenas um temor de estímulos comerciais referente ao uso da terra.

só que o snake confunde as coisas quando diz que tamos usando comida.
uma coisa é o uso da terra, outra é o que se usa como materia prima para o combustivel.


vivo feliz sem qqer coisa derivada de cana pra comer.

Snakepit
Veterano
# mai/13 · Editado por: Snakepit
· votar


kiki
o que você come que vem da cana:
-açucar
-rapadura
-cachaça
-que mais?

compare com o que você come no almoço.


Eu não falei que tudo subiu de preço por causa disso, leia meu post inicial novamente. Segundo, como eu falei no outro post e o proprio Dan falou, muitos produtores estão deixando de plantar soja e outros alimentos para plantas cana. Até no RS já tem plantação de cana, um absurdo! RS tradicional produtor de soja e de criação de gado, e tem muita gente subistituindo isso pela cana.

Mesmo o açucar não sendo o principal item da cesta basica, ele ainda é importante. E se tu tivesse prestado atenção mesmo no que eu escrevi veria que minha principal critica é sobre além da cana usarem outros alimentos como o pasto para a fabricação de etanol, isso sim vai afetar toda a cadeia alimenticia.

não há escassez de alimentos, há má distribuição.

Então sugiro voce viajar. Carne vermelha já é item de luxo na maior parte do mundo, e com certeza com isso vai subir o preço do pasto pois haverá uma demanda muito maior, isso automaticamente vai fazer o preço subir mundialmente, ou seja, dessa vez sim vai afetar toda cadeira produtiva, inclusive o leite. Isso já acontceu nos EUA por usarem milho para a produção do etanol, o que é uma rande polemica por lá.

Apesar de não ser um problema cronico já existe de escassez de alimentos em diversas regiões do mundo sim, infelizmente. Com o crescimento populacional a tendencia é piorar, existem diversas teorias de que o crescimento populacional é muito superior a capacidade do homem aumentar a produção de alimentos... e como eu falei, mesmo que não falte comida ele vai fazer subir o preço dos alimentos, pra dizer o minimo.

Bizet
Veterano
# mai/13
· votar


Apesar de não ser um problema cronico já existe de escassez de alimentos em diversas regiões do mundo sim, infelizmente. Com o crescimento populacional a tendencia é piorar, existem diversas teorias de que o crescimento populacional é muito superior a capacidade do homem aumentar a produção de alimentos... e como eu falei, mesmo que não falte comida ele vai fazer subir o preço dos alimentos, pra dizer o minimo.

Esse pessimismo é tão século XX.

Hunger is caused by poverty and inequality, not scarcity. For the past two decades the rate of global food production has increased faster than the rate of global population growth. The world already produces more than 1 ½ times enough food to feed everyone on the planet. That’s enough to feed 10 billion people, the population peak we expect by 2050.

Bizet
Veterano
# mai/13 · Editado por: Bizet
· votar


Apesar de não ser um problema cronico já existe de escassez de alimentos em diversas regiões do mundo

E abundância e desperdício em outros. Isso é o que a gente chama de "má distribuição", mister champion.

Visita uma lixeira de mcdonald's aí onde tu mora.

Mensonstratosx
Veterano
# mai/13
· votar


Comida virando combustível = "combustível sempre"
Falta de pesquisa e de investimento da industria terciaria = Tópico no OT sobre comida virar combustível ser algo Horrível





Se o Brasil realmente investisse nisso, meu amigo, a coisa ia ser bem diferente.


P.S. De aqui a pouco vão querer transformar ar em combustível rsrsrs

Snakepit
Veterano
# mai/13
· votar


Bizet
Nada como focar na parte que lhe convem.. Eu mesmo falei que a falta de alimento não é um problema agora, mas sim que vai fazer o preço dos alimentos subirem. Isso já aconteceu com o açucar mundialmente e nos EUA por usarem milho para fazer etanol.

e como eu falei, mesmo que não falte comida ele vai fazer subir o preço dos alimentos, pra dizer o minimo.

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/13
· votar


Ah velho, vá estudar depois cê opina, puta preguiça de ficar lendo bobagem de manhã.

Mensonstratosx
Veterano
# mai/13
· votar


Black Fire
Neh fogo vei, é cada um, sei não

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/13
· votar


mesmo tendo um carro

E vem pagar moral de cueca aqui.

Drowned Man
Veterano
# mai/13
· votar


Mais amor nesse mundo, gente. Ceis tão muito revoltados.

Mensonstratosx
Veterano
# mai/13
· votar


Drowned Man
o/

Bizet
Veterano
# mai/13 · Editado por: Bizet
· votar


>não há escassez de alimentos, há má distribuição.
>Então sugiro voce viajar, segue texto contrariando
>Com o crescimento populacional a tendencia é piorar, existem diversas teorias de que o crescimento populacional é muito superior a capacidade do homem aumentar a produção de alimentos...
>alguém aparece mostrando por que não dá pra contrariar o primeiro, e por que o terceiro é exagerado
>"nada como focar na parte que lhe convém"

wut??? Vou ficar com o BF nessa.

Snakepit
Veterano
# mai/13 · Editado por: Snakepit
· votar


Bizet
Da o quote completo:

Então sugiro voce viajar. Carne vermelha já é item de luxo na maior parte do mundo, e com certeza com isso vai subir o preço do pasto pois haverá uma demanda muito maior, isso automaticamente vai fazer o preço subir mundialmente, ou seja, dessa vez sim vai afetar toda cadeira produtiva, inclusive o leite. Isso já acontceu nos EUA por usarem milho para a produção do etanol, o que é uma rande polemica por lá.

Se voce acha que usando cana para fazer combustivel vai fazer baixar o preco do acucar, fazer o que. Se voce acha que usar pasto vai baixar diminuir o custo da criacao de gado, seja feliz então.

Jack Kerouac...
Veterano
# mai/13
· votar


http://auto.howstuffworks.com/fuel-efficiency/biofuels/hemp-energy.htm

The Blue Special Guitar
Veterano
# mai/13
· votar




Nessa entrevista o João Amaral Gurgel (dono da Gurgel, um dos poucos brasileiros que teve coragem de desafiar as multinacionais da indústria automobilística) fala um pouco do absurdo que é o álcool, de colocar combustível para concorrer com alimentos no uso do solo e no próprio mercado agrícola.

Ele também questiona o álcool como energia limpa. Quem mora no interior sabe a sujeira que fazem as plantações de cana, sobretudo a poluição com as queimadas.

Infelizmente os usineiros tem um poder imenso no Brasil, a ponto de até as automobilísticas multinacionais se curvarem à ilusão do álcool e oferecerem os carros flex, que são outra piada, pois os motores flex não são eficientes nem no álcool e nem na gasolina, consumindo mais combustível que um motor monocombustível.

A piada foi tanta que antigamente o álcool era baratíssimo e atualmente, com o aumento do consumo, está com o mesmo preço por km rodado da gasolina.

E o pior: obrigam até a gasolina a ter 25% de álcool como forma de manter o álcool valorizado e fazer os usineiros lucrarem até com a venda da gasolina.

Explicação sobre os motores flex:


Snakepit
Veterano
# mai/13 · Editado por: Snakepit
· votar


The Blue Special Guitar
O preço do alcool subiu pois ele é inviavel, simples assim. Não tem como ele competir com a gasolina de igual pra igual.

Com toda essa area já plantada, florestas devastadas e produtores trocando soja por cana, a produção ainda é infima. É uma insanidade achar que ele pode substituir a gasolina. No momento que todo mundo teve acesso ao alcool o preço subir, obvio, pois é impossivel suprir a demanda.

Sem falar que por causa dessa porcaria a gente é obrigado a comprar carro flex, que nao funciona bem nem com alcool nem com gasolina.

Alem disso, o preço da gasolina subsidiava o preçodo alcool. Não sei se ainda é assim. O seja, se vender mais alcool que gasolina quebra o sistema.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mai/13
· votar


Bizet

https://www.commondreams.org/view/2012/05/08-2

Normalmente tu lê essas paradas aí mesmo ou só pesquisou pra postar aqui?

brunohardrocker
Veterano
# mai/13
· votar


Só pra você ter uma idéia, na safra de milho desse ano, isso aqui vai acontecer de novo:

http://www.primeiramaomt.com.br/noticias/julho/tm2012/j-27-07-milho-a- ceu-aberto.html

Fazer etanol apartir do milho ou não?

Insufferable Bear
Membro
# mai/13
· votar


Não há escassez de terra nem de comida, os preços não aumentam porque estão desistindo de fazer comida para fazer combustível, sua visão é extremamente simplista...

landlord
Veterano
# mai/13
· votar


Ah velho, vá estudar

Até onde o Black Fire consegue ser incoerente?

Bizet
Veterano
# mai/13 · Editado por: Bizet
· votar


Die Kunst der Fuge
Normalmente tu lê essas paradas aí mesmo ou só pesquisou pra postar aqui?

Só botei no google mesmo, "world produces", cliquei na primeira sugestão, primeiro resultado. Por quê? É escroto o site? A notícia tinha no huffington post também.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre usar comida para fabricar combustível (Etanol)