Jovens nos EUA ignoram faculdade e se tornam 'aprendizes digitais'

    Autor Mensagem
    landlord
    Veterano
    # mai/13


    asmine Gao, 19, não gosta de salas de aula. Por isso, em vez de persistir na faculdade, decidiu abandonar os estudos no primeiro ano.

    Gao decidiu que não queria continuar estudando no Baruch College, parte da Universidade Municipal de Nova York. Primeiro ela considerou uma transferência para a Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh, mas mudou de ideia quando descobriu que o custo de um curso seria de US$ 44 mil (US$ 88 mil) ao ano, e que a assistência financeira disponível era bastante modesta.

    "Não queria sair da faculdade devendo US$ 200 mil e passar dez anos pagando", diz.

    Ainda assim, Gao buscou uma maneira de alimentar seu interesse por tecnologia. Hoje, ela detém o posto de estrategista de dados no Bitly, um serviço de redução de endereços on-line sediado em Nova York.

    Como ela conseguiu saltar de um curso universitário incompleto para um emprego de primeira linha? Tornou-se aprendiz de Hilary Mason, a cientista-chefe de dados do Bitly, por meio de um programa de dois anos chamado Enstitute.

    O programa, criado em 2012, capacita profissionais para áreas como tecnologia de informação, programação de computadores e criação de aplicativos, por meio de estágios e aprendizado direto.

    O Enstitute quer contestar a visão convencional de que os empregos tecnológicos sempre requerem no mínimo um diploma de graduação --ao menos para um pequeno grupo de estagiários jovens e membros da elite digital.

    Leia mais

    landlord
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Acho que está mais do que na hora de mudar essa cultura de universidade e faculdade obrigatória...

    Ps: Sim já fiz a minha...

    Wanderer on the Offensive
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    landlord
    Acho que está mais do que na hora de mudar essa cultura de universidade e faculdade obrigatória...

    Ps: Sim já fiz a minha...

    2.
    Faculdade é um péssimo investimento, se fosse hoje eu não faria. :x

    elyts
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Rapaz, considero faculdade uma ótima alternativa (mas não a unica), mas sinceramente, faculdade as vezes tem um aprendizado muito passivo e vagaroso. Comecei a minha agora e até gostaria que eles duplicassem a velocidade que eles passam informações. Fasso direito e acho que deva ser por isso que demora 5 anos.

    Jack Kerouac...
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    landlord
    Wanderer on the Offensive

    vocês cursaram o que, e onde?

    Wanderer on the Offensive
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Jack Kerouac...
    Direito, em uma faculdade particular aqui em BH bem conceituada na área. Advoguei um tempo e depois larguei pra dar início ao ano sabático. O trampo é muito chato e a grana não é tão boa assim.

    landlord
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Jack Kerouac...

    PUC - SP, fiz ADM.

    Cara, tirando a social e 10% de todo o conteúdo, o resto de nada me acrescentou.

    Muito de coisas importantes (para meu trabalho) aprendi trabalhando.
    Para certas profissões, faculdade é só status e nada mais.

    Wanderer on the Offensive
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Cara, tirando a social e 10% de todo o conteúdo, o resto de nada me acrescentou.

    Por aí, mesmo. E se vc larga a área, é menos de 10%. :x

    malucobeleza666
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Faculdade é um péssimo investimento, se fosse hoje eu não faria. :x
    Depende, se seu objetivo for únicamente financeiro, sem ambição em carreiras científicas, realmente é um péssimo investimento.

    No dia que as pessoas enfiarem na cabeça que universidade(federal) é para fomentar pesquisas, e não centro preparatório para mercado de trabalho, vão parar de quebrar a cara.

    Wanderer on the Offensive
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    malucobeleza666
    Depende, se seu objetivo for únicamente financeiro, sem ambição em carreiras científicas, realmente é um péssimo investimento.

    No dia que as pessoas enfiarem na cabeça que universidade(federal) é para fomentar pesquisas, e não centro preparatório para mercado de trabalho, vão parar de quebrar a cara.

    Claro, afinal o Brasil é um país com enorme vocação, tradição e reconhecimento na área de pesquisas científicas. Se for olhar por esse lado, faculdade é um investimento ainda pior que se for encarada como centro preparatório para mercado de trabalho. =)

    Snakepit
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Snakepit
    · votar


    O problema maior são as faculdades de informatica. Elas ensinam muita coisa inutil e falta muita coisa importante.

    De todos os cursos acho que é o que provavelmente mais precisa ser reformado.

    ROTTA
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: ROTTA
    · votar


    Jovens nos EUA ignoram faculdade [...]
    Tornou-se aprendiz de Hilary Mason, a cientista-chefe de dados do Bitly...

    ...que tem curso superior e não desenconraja a educação formal.
    Abraços.

    Drowned Man
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Direito
    ADM

    Tá explicado. Os cursos universitários que abrigam mais gente genérica e que não sabe o que quer.

    landlord
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Drowned Man

    Eu sempre soube o que eu queria, porém não existe um curso com categoria de graduação na minha área especifica.

    Acho bonito isso, o cara faz a faculdade de engenharia, biologia e qualquer outro curso que "as pessoas sabem o que querem", para trabalhar como assistente financeiro em um empresa porque ou a área dele não tem trabalho ou não paga o suficiente...
    ¬¬

    sallqantay
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    e quem disse que curso superior é profissionalizante?

    landlord
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: landlord
    · votar


    sallqantay

    O sistema democrático capitalista imperialista?

    Falando sério, eu adoraria investir 15k por ano para estudar algo que eu tenha interesse, sem intenções de ganhar dinheiro depois... mas acho isso meio inviável né?

    CindyFerrari
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Acho bonito isso, o cara faz a faculdade de engenharia, biologia e qualquer outro curso que "as pessoas sabem o que querem", para trabalhar como assistente financeiro em um empresa porque ou a área dele não tem trabalho ou não paga o suficiente...
    ¬¬

    Tem pra quem corre atrás... Como já falei em outro tópico aí, as pessoas caem na conversa das faculdades de que "é só ter um diploma que o emprego está garantido" e não é assim! O cara tem que se esforçar e correr atrás, estudar, ler... hoje não tem mais espaço pra amadorismo. Se não tá afim/não tem disposição é melhor ficar em casa se lamentando e assistindo Malhação.

    brunohardrocker
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    CindyFerrari
    Se não tá afim/não tem disposição é melhor ficar em casa se lamentando e assistindo Malhação.

    Malhação é muito ruim =[

    CindyFerrari
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    brunohardrocker
    Malhação é muito ruim =[
    Se o cara não trabalha, só vai ter vídeo-game e tv por assinatura se o papai pagar, caso contrário Malhação é o que tem pra hoje.

    Mas também existe a opção de ficar no "empreguinho" que conseguiu.

    brunohardrocker
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    CindyFerrari

    Melhor é raxar uma lenha no quintal mesmo.

    CindyFerrari
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    brunohardrocker
    O melhor mesmo é aproveitar o bom momento da construção civil no país.

    Xeper
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    O melhor mesmo é aproveitar o bom momento da construção civil no país.

    Bora bater uma lajem galere!

    Drowned Man
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    landlord
    Eu sempre soube o que eu queria, porém não existe um curso com categoria de graduação na minha área especifica.

    Acho bonito isso, o cara faz a faculdade de engenharia, biologia e qualquer outro curso que "as pessoas sabem o que querem", para trabalhar como assistente financeiro em um empresa porque ou a área dele não tem trabalho ou não paga o suficiente...
    ¬¬


    Curso de adm por si só é genérico. Ou vai falar que não é? Pra constituir qualquer empresa, de qualquer ramo - salvo legislações específicas - o cara tem que ser administrador. Aliás, acho legal quando existem pessoas se formam em adm e se auto-intitulam administrador(es), mas não conseguem administrar nem a porcaria da própria vida. Administração é um curso com um apanhado geral de outros cursos: contabilidade, economia, estatística, recursos humanos, marketing.

    Talvez por esse viés do curso que seja o que tem mais gente que não sabe o que quer e acaba lá.

    landlord
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Aliás, acho legal quando existem pessoas se formam em adm e se auto-intitulam administrador(es), mas não conseguem administrar nem a porcaria da própria vida.

    Não tem sentido nenhum isso aqui...

    Cara ADM é sim um curso genérico, mas pelo menos não coloca engenheiro mecânico para calcular planejamento de produção...
    E hoje você tem diversas escolas que vão lhe dar um olhar focado dentro da ADM, exemplo:

    INSPER / IBMEC - para mercado financeiro
    ESPM - MKT e Publicidade.

    Essa crítica contra o curso é muito fraca, o que na pratica acontece mesmo é um monte de gente que sonhava em trabalhar na área que estudou desiludida trabalhando em empresas que pelo menos o profissional formado em ADM pode dizer que viu um pouco de contabilidade ou de RH ou qualquer outra coisa dentro da estrutura de uma empresa.

    Se você não for um jovem perdido e já souber o que quer fica fácil, desde o primeiro ano eu me foquei em MKT... e isso que eu sei hoje, mas pelo menos não sou um analfabeto em contabilidade ou gestão de pessoas.

    brunohardrocker
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Drowned Man

    O seu erro é julgar o curso pelos cursandos.

    O fato de ser um dos cursos menos concorridos e dos mais baratos na rede particular (o que explica a maior atração de gente que só quer o diploma), não torna o conhecimento disponível na área menos valioso que qualquer outro.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Jovens nos EUA ignoram faculdade e se tornam 'aprendizes digitais'