Telescópio, alguém entende?

    Autor Mensagem
    mark_valey
    Veterano
    # mai/13


    Fala galera!

    Me mudei recentemente e o meu novo apê tem uma vista muito bacana da cidade. Estou pensando em comprar um telescópio para "curtir o visual". Para ser mais direto e sincero: não estou interessado em olhar estrelas, planetas ou nebulosas e sim minhas vizinhas.

    Já tive um telescópio quando era moleque e lembro que, apesar da diversão, ele era bem vagabundo: quando eu chegava próximo ao zoom máximo a imagem ficava bem embaçada e a luminosidade caía bastante.

    Estava pensando em comprar algo com uma qualidade melhorzinha mas que não precisa ser profissional. Pensei em algo com valor até R$ 500. Sei que para resolver a questão da luminosidade tenho que procurar algo com uma "abertura" maior. Queria saber se tem algo mais que tenho que me atentar antes de comprar...

    Existe diferença entre telescópio terrestre e astronômico?
    Nessa faixa de preços é melhor um refrator, refletor, outro?
    Por acaso algo desse tipo presta?
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-470836260-telescopio-terrestre- astronmico-700-mm-cd-astronomico-_JM

    Abçs!

    brunohardrocker
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    bronhaman detected

    Drowned Man
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Sei lá.

    Só sei que vou manter as cortinas fechadas de agora em diante.

    CindyFerrari
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Gzuiz...

    /õ\

    Morar no fim do mundo tem lá suas vantagens...

    mark_valey
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Quem nunca bronhou que atire a primeira pedra.

    brunohardrocker
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    tá serto.

    Pensando bem, vou procurar um outro apartamento também. Já me cansei das minhas vizinhas.

    Jack Kerouac...
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    huahuahua gastar 500 reais com ******* é foda.

    eu tenho um telescópio guardado no armário, de quando era criança sonhadora. só dava pra ver alguma coisa no sítio, na cidade a luminosidade atrapalhava muito.

    mark_valey
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    huahuahua gastar 500 reais com ******* é foda.


    Ah cara, quando não tiver nada para ver eu olho para as estrelas.

    Buja
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    CindyFerrari
    se voce nao é olhada em casa, é olhada na rua. Aonde tiver homens voce será olhada rsrs...


    mark_valey
    Cara, a um tempo atras andei olhando uns telescopios para comprar, com lentes de maior objetiva e bastante nivel de zoom. Cheguei a conclusao que pra seus propositos, uma luneta ou bom binoculo faz o servico melhor rsrs.

    Um telescopio com 2000x de zoom, (tem um nome certo pra isso, esse é termo noob), serve pra dar umas olhadas nas crateras da lua com detalhes e dar uma conferida pra ver se marte é vermelho ou verde, e um com uns 6000x de zoom da pra ver algumas luas de saturno, dependendo do seu nivel de calculo pra apontar ela certinho, da luminosidade (cidade grande esquece), e do seu grau de cagada pra conseguir o feito.

    Nao é mole nao. Os telescps de 300 a 500 conto, ve a lua bem, vê marte como um ponto. Os mais caros um pouco (depende é da lente), ve um pouco mais, porem sao mais chatos de manusear tambem.
    De todo caso, um telecsp ve tranquilamente uma formiga do outro lado do bairro. Dificil é voce apontar certinho em cima dela. Por isso, a lunetinha de 450x ja serve d+ da conta, com folga ainda rsrs

    mark_valey
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Buja

    Binóculo eu acho meio furada porque precisa das duas mãos... Huahuahuahauhu!

    Brincadeiras à parte, eu coloquei telescópio no título porque não sem bem a diferença de nomeclatura telescópio/luneta e me parece que nos anúncios de venda o pessoal usa esses dois nomes indiscriminadamente.

    Minha preocupação é que a parada tenha um mínimo de qualidade. A luneta que eu tinha conseguia 300X de aproximação mas, antes de chegar na metade desse valor, a qualidade da imagem já ficava uma porcaria e não adiantava tentar um zoom mais potente.

    CindyFerrari
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Buja
    se voce nao é olhada em casa, é olhada na rua. Aonde tiver homens voce será olhada rsrs...
    mas na rua não corro o risco de butuca enquanto eu tiver trocando de roupa.
    u.u

    hihihi

    Electric Eye
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    mark_valey

    É sério que você vai comprar um telescópio pra olhar as vizinhas?

    brunohardrocker
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    se voce nao é olhada em casa, é olhada na rua. Aonde tiver homens voce será olhada rsrs...

    "Você pode escapar dos meus beijos, mas não escapa das minhas ********"

    Drowned Man
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    "Você pode escapar dos meus beijos, mas não escapa das minhas mãos"

    Mãos, tendeu? Hein? Hein? Mãos?
    xD

    Buja
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    mark_valey
    Entao. Telescopio é diferente de luneta. O pessoal por o mesmo nome pra atrair atencao.
    O telescopio é feito pra atingir distancias astromicas com direção focada e zero de luminosidade externa.
    A luneta serve pra pegar objetos esparços a media distancia, sem foco, com luminosidade fraca ao redor.

    Resumindo, o telescopio ve longe, mas é chato de mexer. Tem muito calculo pra fazer pra voce conseguir pegar aquele cometinha dando rolé por ai.
    Luneta é pra ver a lua grande, nao serve pra achar diamantes la. Telescopio ve até as minhocas de lá.

    Por isso disse que a lunetinha de 450x ou pouco mais tudo ve longe paracai.
    Sobre ela embassar, isso é luminosidade externa muito alta.
    Ja tentou tirar uma foto com uma lampada do lado da camera? Fica aquele treco todo esquisito, embassado...é tipo isso.
    Pra ver direitinho, voce teria que apagar todas as luzes, estar num predio alto mesmo e apontar pra um ponto fixo em que tambem nao tenha iluminação no meio do caminho. Ai nao embaça.

    Electric Eye
    É sério que você vai comprar um telescópio pra olhar as vizinhas?

    Seria melhor pagar um saida completa com a mina né! 500 conto pra ficar olhando, rsrs, pra isso tem umas revistinhas na banca mais barato até.....kkkkk

    mark_valey
    To brincado brother.

    Buja
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    CindyFerrari
    mas na rua não corro o risco de butuca enquanto eu tiver trocando de roupa.
    Tem certeza que uma luneta nunca te capturou por ai nao? Olha la hein, as vezes voce já foi desejada por olhos alheios por ai e vc nem sabe rsrsrsrs

    mark_valey
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    É sério que você vai comprar um telescópio pra olhar as vizinhas?

    Na verdade não é SÓ para espiar a mulherada. Realmente a vista do meu AP é muito bacana. Mas se eu disser isso ninguém vai acreditar, não é?

    Estou em uma cidade nova, meu AP tem uma vista maneira, não é toda noite que vou sair e não curto vídeo-game ou televisão. Acho que uma luneta/telescópio um bom investimento para passar o tempo.

    Não estou entendendo a surpresa do pessoal. Aposto que muita gente aqui achando que eu sou esquisitão ia querer dar uma espiadinha se fosse me visitar aqui em casa.

    Agora parem de me pedir explicações e e me dêem alguma informação útil! :p

    mark_valey
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: mark_valey
    · votar


    Buja

    Cara, eu curto fotografia e entendo um pouco como essa "luminosidade lateral" atrapalha na nitidez. No caso da minha antiga lunetinha acredito que era questão de qualidade mesmo. Até durante o dia era impraticável usar o zoom no máximo.

    Mas conforme você falou acho que uma luneta já deve me atender bem mesmo. Já vai servir para restringir minhas opções de pesquisa aqui.

    CindyFerrari
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    brunohardrocker
    Drowned Man
    hsuhsushushushushsu

    Buja
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    mark_valey
    Na verdade não é SÓ para espiar a mulherada. Realmente a vista do meu AP é muito bacana. Mas se eu disser isso ninguém vai acreditar, não é?

    Ahhh ai entao talvez seria bacana tu pegar a telescopeta mesmo. Rapidinho voce vai cansar de ficar olhando as nuvens, vai querer ver algo alem e vai ter que vender a luneta e comprar de novo outra coisa.
    Aproveita que a melhor epoca do ano pra olhar telescopicamente é o mes do inverno, que tem pouquissimas nuvens, o ceu é claro e aberto e nunca chove.
    Ja compre uma bem resistente, por aquele dia que voce for pra roça, acampamento, hotel fazenda, e aquela ceu todo sapicado de estrelas, voce vai ficar louco pra olhar la longe.

    So lembre que pra olhar direitinho no telescopio tem que estudar. Ve aquela estrela de todo tamanhao la no ceu, mira la, e nao ve porcaria nenhuma. Fica irritado. Nao leva em conta o angulo de refração da Terra, a velocidade de rotacao e translacao, a distancia da estrela (se é que da pra ver rsrs), se é estrela mesmo, ou satelite, etc.
    É bom estar de olho nas epocas e datas de algumas coisas acontecerem pra voce presenciar. É muito bacana. Aqui na terra, a olho nu, a gente so ve eclipse quando da a sorte de aparecer aqui, ou quando ve um meteoro passando longe, vira noticia mundial.
    Com telescopio voce ve muita coisa acontecendo la fora, e botando uma boa camera acoplada ainda, ve grava tudo, mais bacana ainda.

    Poooo eu tb quero uma telescopeta =(

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Telescópio, alguém entende?