Da independência intelectual

    Autor Mensagem
    Les Guitar
    Veterano
    # mai/13


    Há algum ponto em que não precisamos mais de tutores para nos ajudar a obter conhecimento, tornando-nos independentes sem haver necessidade de nos preocuparmos com possíveis vícios adquiridos ao longo do aprendizado?

    Essa pergunta num fórum de música é bem pertinente, mas digo conhecimento de uma maneira geral, da matemática à dança.

    Dissertem.

    guizimm
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    acho que sim, dá pra expandir o conhecimento sozinho, mas sempre xiste alguém que sabe algo a mais, e é sempre bom aprender também com esses alguéns

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Não é uma independência plena, né? Apenas da presença física. Sempre vamos depender de livros, métodos, e até mesmo vídeos instrutivos, fora apostilas.

    Caso contrário o progresso será desprezível, salvo em raríssimos casos.

    sallqantay
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Les Guitar

    sim, pois não haveria ninguém capaz de te tutelar. Mas é tão avançado e solitário que me dá mó preguiça chegar lá

    Les Guitar
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Sempre vamos depender de livros, métodos, e até mesmo vídeos instrutivos, fora apostilas.

    É. Eu digo sem a ajuda direta de alguém, só tu e teus métodos.

    Felippe Rosa
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Acho bem possível, depende da pessoa.
    Tem muita coisa que eu aprendi na guitarra empiricamente e por dedução, já havia estudado teoria musical e foi mais fácil pra encontrar outras escalas(menores) entre outras coisas.

    MenteSuja
    Membro
    # mai/13 · Editado por: MenteSuja
    · votar


    Acho que é sempre bom ter pelo menos uma pessoa não pra dizer o que você deva fazer, mas pra ajudar você mesmo a se avaliar, principalmente em música. Mesmo que você tenha estudado e tenha segurança no que faz, nunca é ruim um "tutor".

    Wanderer on the Offensive
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Dá pra se aprender praticamente qualquer coisa na internet hj. Claro, pra muita coisa o brother vai evoluir mais rápido com um professor, e sempre é bom ir trocando idéia com outros entusiastas do assunto ou da habilidade em questão. Mas é bem essa, mesmo. :)

    Ken Himura
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Ken Himura
    · votar


    Sim, plenamente.

    Necessário: disciplina de ferro, boas fontes de pesquisa e muita, muita paciência e vontade de aprender.

    Uma boa leitura sobre:

    http://dc97.4shared.com/doc/MD870lt2/preview.html

    Mas lembre-se, ninguém é uma ilha. Se possível encontre pessoas que estejam na mesma área, vá em palestras, conferências, workshops... se for uma língua, pratique diariamente: escreva pequenas redações (manter um miniblog na língua alvo é uma boa), ouça música, veja filmes com legenda nesta língua etc. Em grupo, mesmo que não juntos fisicamente, você vai crescer bem mais rápido.

    sallqantay
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Ken Himura
    escreva pequenas redações (manter um miniblog na língua alvo é uma boa)

    mas se ninguém ler nao vale nada, né?

    brunohardrocker
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    manter um miniblog

    falar com as paredes

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    o momento em que o filho torna-se um associado de seu pai

    pouca gente tem a mínima noção disso.

    Ken Himura
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    sallqantay
    O importante é você praticar a escrita e o pensar em outra língua. Se alguém vai ler, não importa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Da independência intelectual