O MercadoLivre é seguro, confiável? Não!

    Autor Mensagem
    Ch4p0L1N
    Veterano
    # abr/13


    Ou até SIM, mas com muitos e muitos e muitos poréns.

    Vou fazer um guia de uso do MercadoLivre aqui, buscando ajudar aqueles que tem pouca experiência com compras online ou compras com o próprio ML, e até os que já tem bastante experiência. Mesmo eu achando que tinha, passei por algumas coisas que não esperava, principalmente depois que comecei a vender por lá.

    Comprando no ML

    Bom, pra comprar no MercadoLivre basta ter uma conta, fazer uma busca pelo produto desejado e clicar em "Comprar". Simples assim. O grande segredo é saber procurar, saber analisar o vendedor, saber analisar os anúncios e fazer as perguntas corretas. Só assim vc identifica os vendedores sérios.

    Primeiro passo: Ao buscar o produto desejado, o próprio sistema do ML ordena os resultados levando algumas características em consideração:

    - Vendedores com melhor reputação
    - Anúncios pagos
    - Anúncios mais populares
    - Entre outros detalhes…

    Para melhorar a coisa, vc pode usar os filtros do menu lateral, indicando se procura produtos novos ou usados, por exemplo. Outro filtro interessante é o "Melhores vendedores" que ordena com os vendedores com "medalhinha" (vendedores com muitas vendas e muitas qualificações positivas) aparecendo primeiro.

    Pronto, vc já tem os melhores vendedores daquele produto aparecendo na frente.

    Dica: O MercadoLivre coloca anúncios pagos na frente, mas há também uma opção de anúncios grátis, que aparecem no final de tudo, normalmente são vendedores novos vendendo mais barato, então sempre olhe no final da busca que você pode conseguir preço melhor.
    Mas tome cuidado, pois muitas vezes são vendedores sem reputação ainda, nesse caso é legal procurar gente que esteja perto de você e marcar um encontro pessoalmente (sempre em lugar público e com muita cautela, vá acompanhado).

    Segundo passo: Acesse os anúncios que parecem mais interessantes e analise o que o vendedor escreveu na descrição do produto, veja o valor do frete (muitas vezes passa a não compensar se o frete for alto), veja a descrição do anúncio nos detalhes, veja se o vendedor escreveu que o produto é original (se não, desconfie), analise com muito critério toda a descrição do anúncio, e SEMPRE desconfie.

    Tudo que vc quiser saber e não tiver escrito no anúncio, pergunte. Use o campo de perguntas para sanar as dúvidas e analise a forma como o vendedor responde, lembre-se: SEMPRE DESCONFIE.

    Algumas "mutretas" usadas por vendedores nas respostas:

    O comprador faz várias perguntas de uma vez, ele responde tudo, menos as principais
    Exemplos: "Vem com nota?", "É original?", "Vem lacrado?".
    O vendedor simplesmente deleta suas perguntas quando vc começa a perguntar demais.
    Como as perguntas e respostas ficam visíveis a todos, algumas vezes é melhor apagar e perder uma possível venda do que se prejudicar com os demais interessados.
    O vendedor deleta sua pergunta e te bloqueia.
    Se você não conseguir mais enviar perguntas pro vendedor, descarte-o, ele te bloqueou por estar perguntando demais, ou seja, alguma mutreta tem.
    Se o vendedor for grosso ou estúpido, descarte-o.
    O pós-venda é muito importante nas vendas online, se o vendedor está sendo impaciente no começo, ele não estará disposta a ajudar caso dê algum problema posterior na compra.

    Outra problema comum:
    O vendedor demora dias para responder.
    Se ele demora pra responder, vai demorar pra te atender depois e enviar o produto, evite esse tipo.

    Terceiro passo: Já tirou todas as suas dúvidas e foi bem atendido? Hora de ver as qualificações do vendedor.

    Para isso, vá até o topo da página e olhe a barrinha embaixo do botão "Comprar", há o campo "Reputação do vendedor". Essa barrinha indica uma relação entre Negociações realizadas x Negociações concretizadas, usando com parâmetro também a qualificação dada pelo comprador após a compra. O ideal é sempre que essa barrinha esteja no verde, mas caso não esteja, pode ser que o vendedor simplesmente teve muitas qualificações canceladas, e isso pode ser culpa dos maus compradores.

    O que fazer então? Simples: Clique nessa barrinha e veja a porcentagem de negociações canceladas e de qualificações positivas. Clicando em "Mais detalhes do vendedor" é possível ver cada qualificação recebida pelo vendedor e o comentário de cada um de seus comprados, utilize o filtro para ver apenas as positivas, apenas as negativas e as neutras. VEJA PRINCIPALMENTE as negativas, os motivos dos compradores e a réplica do vendedor.

    Lembre-se que não existem somente vendedores ruins, existem muitos compradores ruins também, então não julge o vendedor por causa de uma qualificação negativa, faça uma análise das positivas também.

    É comum os vendedores terem pelo menos uma qualificação negativa, normalmente realizada por um "concorrente" apenas para tirar os 100% de outro.

    O normal dos bons vendedores é terem pelo menos 98% das qualificações positivas e mais de 300 negociações realizadas. Comprando desses, o risco de ter algum problema é baixo.

    Quarto passo: Bom, se o vendedor do produto que vc se interessou estiver muito bem qualificado, tire suas dúvidas sobre pagamento e frete e finalmente clique em "Comprar".

    Hora da compra

    Após clicar em comprar, o ML vai automaticamente te direcionar para uma compra feita via MercadoPago, que é o sistema de pagamentos deles, mas vc tem a opção de pagar via depósito direto pro vendedor também.

    O que fazer?

    Se vc quiser pagar a vista, faça um depósito direto pra conta do vendedor, é mais fácil e prático (depois de seguir as dicas acima e garantir que o vendedor é honesto). Se o vendedor tiver conta no mesmo banco que você, melhor ainda, o pagamento vai cair na hora e vai agilizar todo o processo (você pode perguntar antes sobre os bancos disponíves também).

    Além dos dados de pagamento, o ML vai disponibilizar os dados pessoais do vendedor nesse passo, você pode ligar para tirar mais dúvidas ou até marcar um encontro pessoal (muito cuidado com isso).

    Importante: No MercadoLivre, clicar em "Comprar" é compromisso de compra, portanto não clique apenas para pegar os contatos, isso vai prejudicar o vendedor e você será negativado.

    Seja um bom comprador e honre sua compra, faça o pagamento corretamente e exija o código de rastreio do produto, é uma segurança que os Correios oferecem.

    Mas o que é o MercadoPago?

    É um sistema de pagamentos online, mais ou menos como um banco na internet, e é o ÚNICO meio de se pagar parcelado pelo MercadoLivre. Se eu puder dar uma dica ao meu melhor amigo ou até ao melhor pior inimigo é essa: EVITE O MERCADO PAGO A TODO CUSTO! Razões:

    - Os juros são absurdos. ABSURDOS MESMO.
    - Se for pagar a vista, não vai ter juros, mas vai demorar alguns dias até aprovar seu pagamento, então é mais fácil depositar direto na conta do vendedor.

    "Mas eu quero me proteger, e o MercadoPago pode bloquear o pagamento caso o vendedor seja desonesto." Por experiência própria, NÃO CAIA NESSA.

    O MercadoPago é muito bom pro vendedor, pois ele protege SOMENTE ao vendedor, o comprador que se dane.

    O que eles dizem:

    "O pagamento ficará bloqueado pelo MercadoPago até que o vendedor envie o produto, só após o recebimento confirmado pelo código de rastreio, o pagamento é liberado para o vendedor."

    O que acontece:

    O Mercado Pago exige sim um código de rastreio da encomenda e realmente só libera o dinheiro após o recebimento confirmado, mas quem garante que o produto enviado está correto? Que está de acordo com o anunciado? Que o vendedor não enviou um tijolo, uma pedra ou simplesmente uma trollface impressa? Ninguém.

    Ou seja, o MercadoPago não protege o comprador porcaria nenhuma.

    Se o vendedor for desonesto, ele será desonesto até o fim, e não é um sistema de proteção vagabundo desses que vai impedir.

    Exemplo real: comprei um fone de ouvido no mercadolivre, de um vendedor atencioso e muito bem avaliado, inclusive várias pessoas tinham qualificado bem o mesmo produto que comprei, dizendo que era original, que foi um bom negócio, etc…

    Comprei pelo MercadoPago buscando proteger meu dinheiro. Resultado? Recebi o fone do anúncio porém não era original. Abri uma disputa no MercadoPago e disse que queria devolver o produto e receber meu dinheiro de volta, fui informado que um funcionário do MercadoPago iria entrar em contato comigo em até 2 dias úteis. 2 dias se passaram e o que aconteceu? Recebi um e-mail dizendo que perdi a disputa. WFT???? NINGUÉM FALOU COMIGO, NEM BUSCARAM SABER O QUE ACONTECEU!!

    Pois é, eles tão pouco se lixando, já receberam o dinheiro deles, ponto final, dane-se o resto.

    Não pense que você vai ligar lá e reclamar, que vai usar o Reclame Aqui para resolver seu problema, ou vai entrar no Procon. Eles não tem SAC, não respondem ninguém no Reclame Aqui e o Procon já tem uma lista imensa de reclamação deles. Resumindo:

    O MERCADO LIVRE É ÓTIMO, ATÉ VC TER ALGUM PROBLEMA COM ELES

    Então as dicas para usar o ML são as seguintes:

    Desconfie sempre
    Já falei isso lá em cima, mas estar sempre com os dois olhos bem abertos não é suficiente, o MercadoLivre é terra sem dono, vc consegue preços melhores pq as condições são piores, e é uma grande oportunidade para vendedores mal intencionados

    Não seja estúpido
    Desconfie de preços muito baixos, de vendedores que desconversam, de anúncios que não tem muitas informações, de vendedores novos e sem reputação.

    Pergunte tudo
    Tire absolutamente todas as suas dúvidas antes de clicar em "Comprar"

    Busque por preços antes
    Use um comparador de preços para ver quanto o produto que vc procura está custando pela Internet, muitas vezes vale a pena comprar em e-commerces conhecidos e confiáveis, mesmo que esteja um pouco mais caro. Você terá garantias, equipe de atendimento, nota fiscal e segurança.
    Tome cuidado com e-commerces desconhecidos, eles são muito piores que o MercadoLivre na maioria das vezes.

    Lembre-se

    - Veja as fotos dos produtos antes de dar o lance, cuidado com fotos baixadas da internet, peça para o vendedor colocar fotos reais dos produtos, principalmente se for usado.
    - Não espere nota fiscal. Por mais que o vendedor diga que tem NF, raramente vem. É muito raro ter um vendedor legalizado no ML.
    - Cuidado com a garantia. O vendedor pode falar que tem garantia de 3 meses, 6 meses, não importa, dificilmente vc vai conseguir usar a garantia em caso de problema sem ter uma nota fiscal em seu CPF.

    Bom, essas são algumas dicas de como comprar com mais segurança pelo MercadoLivre, como passei por algumas experiências desagradáveis, resolvi ajudar a todos fazendo esse review. Se me perguntarem, diria que não recomendo o ML, mas muitas vezes não dá pra fugir, temos atrativos como preços baixos e produtos raros e usados, por isso, use com cuidado.

    Vou fazer um tópico para quem quer vender por lá também com dicas valiosas, aguardem.

    Rough
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Cara.. Você está com uma visão errônea do negócio... Está puxando a sardinha pra um lado da história...

    Existem vendedores ruins, péssimos.. mas existem pessoas que só procuram complementar sua renda ali (em alguns casos vivem disso).
    O "comprador" bloqueia o dinheiro no MercadoPago por troco de bala, você acha que todo comprador é santo? A recíproca é a mesma... Tem um monte de "pessoas" nesse meio que dão cada calote fenomenal.
    Você sabia que pode pedir seu dinheiro de volta no MercadoPago alegando que não recebeu o produto (mesmo tendo recebido e com número de conhecimento)? E sabia que o MercadoPago devolve? Pois é.. o vendedor tem que emitir o aviso de recebimento... e torcer para que o comprador seja uma pessoa honesta.

    Tá, puxei a sardinha pro meu lado.
    Vendi anos no mercadolivre e meus pais vivem disso.
    Não critique se não conhece os dois lados.

    A quantidade de calotes que vendedores dão é proporcional ao calote dos compradores.

    Sabe quanto tempo um micro-empresário de mercadolivre demora para receber seu humilde dinheiro suado pelo mercadopago? Até 20 dias úteis.
    Super interessante para quem trabalha com pouco estoque...

    GuitarHouse
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Eu nunca tomei calote no ML. Já comprei muito.
    Minha dica é olhar quem vendeu muito e tem quase 100% de positivos. Tem uns 99, ou 97% que, ao ler os negativos, é de comprador babaca que cancelou e a tréplica do vendedor explica.

    A avaliação positiva conta demais para vendedor. Logo, um negativo para ele pode acabar com o negócio.

    Desses que vendem dezenas ou centenas e tem quase 100% eu compro quase sem ver...

    sallqantay
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    use dos comentários astutamente para entrar em contato diretamente com o vendedor, encontre ele e o produto pessoalmente, pague em dinheiro.

    eu sou feliz assim o/

    sallqantay
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    segundo esse tutorial parece mais fácil e seguro comprar crack na bocada

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    segundo esse tutorial parece mais fácil e seguro comprar crack na bocada
    E pior que é.

    Will Bejar
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    segundo esse tutorial parece mais fácil e seguro comprar crack na bocada
    hauhauhauhaua

    Ch4p0L1N
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Rough
    O "comprador" bloqueia o dinheiro no MercadoPago por troco de bala, você acha que todo comprador é santo?
    Não, por isso falei no texto pra quem estiver comprando honrar seu compromisso e fazer o pagamento sem maiores problemas, não adianta exigir que o vendedor seja honesto e depois não pagar

    Você sabia que pode pedir seu dinheiro de volta no MercadoPago alegando que não recebeu o produto (mesmo tendo recebido e com número de conhecimento)? E sabia que o MercadoPago devolve?
    Sério? Me ensina como por favor, pq to com problema há mais de 1 mês, já tentei de tudo e não consegui o dinheiro de volta

    Não critique se não conhece os dois lados.
    Como falei no começo, resolvi escrever sobre isso depois que comecei a vender, pois já era comprador há bastante tempo, depois vou postar o texto para vendedores tbm

    Sabe quanto tempo um micro-empresário de mercadolivre demora para receber seu humilde dinheiro suado pelo mercadopago? Até 20 dias úteis.
    Super interessante para quem trabalha com pouco estoque...

    Pois é, o ML é bacanão né?

    GuitarHouse
    Desses que vendem dezenas ou centenas e tem quase 100% eu compro quase sem ver...

    eu só faço isso no eBay, eles sim tem um sistema bem feito e bem pensado, com segurança pras duas partes

    André Perucci
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    gastei R$133,3 esses dias no ML, não recebi o produto e o mercadopago me devolveu a grana, suaveira...

    Ch4p0L1N
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    André Perucci
    Mas o vendedor não chegou a marcar o produto como enviado, certo?

    XhampoO
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Já efetuei inúmeras compras nesse site, nunca tive problemas, porém, sempre me atentei em ver, observar a classificação dos vendedores!!!

    Will Bejar
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Na minha primeira compra, tomei um calotão fenomenal!!! Depois fiquei alguns anos sem comprar e resolvi tntar de novo prestando atenção a esses detalhes. Não tive muitos problemas, exceto por uma guitarra que troquei com um cara e veio com o tensor bichado, aí ele (depois de 2 meses de conversa) me mandou R$150.00 pra eu comprar um braço novo!!!
    Fora isso, de boas!!!

    Ah, e comprei 4x no Ebay sem problemas nenhum com os vendedores dos EUA!!!

    Xeper
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    O ML é a versão camelódramo com trombadinha do e-Bay.
    Vacilou leva um produto bichado sem garantia e ainda tem a grana roubada

    segundo esse tutorial parece mais fácil e seguro comprar crack na bocada¹¹²¹²³²¹

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O MercadoLivre é seguro, confiável? Não!