Uma dúvida com relação a alto falantes

    Autor Mensagem
    El_Cabong
    Veterano
    # abr/13


    No caso de um som ambiente. Para cada aumento de 6dB (decibéis) neste som, isso corresponde ao dobro do volume, né ??

    Por exemplo. Se eu tiver dois alto falantes:
    - Um com potência nominal de 250 Watt RMS (reais), e com uma sensibilidade de 98dB/w/m
    - E um com potência nominal de 1000 Watt RMS (reais) e com uma sensibilidade de 86dB/w/m
    Portanto um tem 4 vezes mais a potência nominal do outro, mas este outro tem 12dB a mais de sensibilidade que o primeiro.

    Estes dois altofalantes, cada um trabalhando em sua potência nominal máxima, irão reproduzir o mesmo volume sonoro ??

    Ou não é bem assim esta correspondência entre (potência X sensibilidade).
    Um alto falante de 250 Watt RMS nunca reproduziria a mesma potência sonora de um de 1000 Watt RMS, mesmo sendo mais sensível ??

    rodsom
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Para cada aumento de 6dB (decibéis) neste som, isso corresponde ao dobro do volume, né ??
    se eu nao me engano, o dobro de volume seria 3 db.

    Estes dois altofalantes, cada um trabalhando em sua potência nominal máxima, irão reproduzir o mesmo volume sonoro ??
    nao necessariamente. depende do deslocamento maximo do cone tambem. normalmente, alto falantes com sensibilidade menor tem deslocamento maior.

    Um alto falante de 250 Watt RMS nunca reproduziria a mesma potência sonora de um de 1000 Watt RMS, mesmo sendo mais sensível ??
    o que acontece é que o alto falante mais sensivel aproveita mais a potencia aplicada a ele. mas como normalmente o deslocamento dele é menor, pode ser que ele sature ate antes de chegar nos 250 watts.

    El_Cabong
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    rodsom
    depende do deslocamento maximo do cone tambem. normalmente, alto falantes com sensibilidade menor tem deslocamento maior.

    Pois é. Isso é uma coisa que não entendo também. Um alto falante com X max grande, significa que ele tem uma menor resistência mecânica ao movimento de seu cone. Assim sendo ele deveria responder com maior sensibilidade, pois o cone dele se move mais com uma pequena potência aplicada nele. Já os de X max pequeno possui uma suspensão mais dura e se movimenta menos. Deveria ser menos sensível.
    Acho isso muito estranho !!

    El_Cabong
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Sem falar que tem alguns alto falantes que a especificação de sensibilidade é em: dB (1W / 1m), e tem outros que é em: dB (2,83W / 1m)

    Fica muito confuso de se fazer comparações entre alto falantes !!

    Tears Of Fire
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    galera, botanto uma malha em paralelo ai,
    sabem aquelas caixas de som eletrostaticas?
    da para montar uma caseira? do que preciso?

    rodsom
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    El_Cabong
    Um alto falante com X max grande, significa que ele tem uma menor resistência mecânica ao movimento de seu cone.
    nao necessariamente. o que da xmax do alto falante é o comprimento da bobina, nao a maciez da suspensao. o peso do cone sim, influi(muito pouco, mas influi) na sensibilidade.
    uma coisa que influi muito na sensibilidade é o numero de espiras da bobina que estao dentro da peça polar. por isso que bobina longa da uma sensibilidade menor, ja que muitas espiras ficam fora da peça polar. mas em compensaçao, a bobina longa pode se mover mais sem sair da peça polar, por isso tem o xmax maior.
    e com bobina curta ja acontece o contrario, ficam mais espiras dentro da peça polar, dando uma sensibilidade maior, mas em compensaçao da um xmax menor porque ela sai da peça polar mais facil.

    bom, nao ficou muuuuuito clara minha explicaçao mas é isso.

    El_Cabong
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    rodsom
    Boa explicação !!!
    _____________________________________________________
    se eu nao me engano, o dobro de volume seria 3 db

    Cara! Eu acho que é 6dB sim o que corresponde ao dobro da potência, porque se não me engano a fórmula de relacionamento entre dB e potência é:

    dB(SPL) = 20 x log [Pot(RMS) / 0,00002]

    rodsom
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    El_Cabong
    Eu acho que é 6dB sim
    bom, isso eu nao tenho certeza. o que eu sei e que essa escala dB na verdade é aquela escala logaritmica que a gente aprende na escola (muita gente pensa que dB=decibeis, mas nesse caso, nao). e na escala logaritmica, somar 3 equivale a multiplicar por 2 na escala decimal.
    isso significa que se um sinal aumentou 3dB, ele dobrou a potencia. ou entao, se um alto falante tem 3dB a mais de sensibilidade que o outro, ele tem o dobro de sensibilidade.
    eu só nao sei se ter o dobro de potencia é a mesma coisa que ter o dobro de volume. se alguem souber, fala aí.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uma dúvida com relação a alto falantes