Inteligência emocional (QE)

Autor Mensagem
john s mill
Membro
# mar/13


Introdução genérica sobre o conceito de Inteligência Emocional

A abordagem emocional da inteligência é um paradigma relativamente recente na psicologia contemporânea, desenvolvido teoricamente pela equipe de trabalho dirigida pelo psicólogo norte-americano Daniel Goleman.

Precisamos gerir a nossa vida emocional com inteligência, não podemos continuar a opor razão e emoção. A noção de Inteligência Emocional vem relegar para segundo plano a ênfase preponderante na interpretação da inteligência enquanto ligada a fatores estritamente cognitivos e colocar no centro da atenção as competências emocionais em que se concretiza grande parte da nossa vida pessoal e profissional.

A inteligência será assim a capacidade de uma pessoa em se adaptar e gerir as suas (e as das outras pessoas) emoções perante situações novas e a sua medição pode ser artificialmente estandardizada através de testes padronizados para o efeito.

O Quociente Emocional

(Q.E.) parece ser assim onovo sucedâneo teórico do tradicional Quociente de Inteligência (Q.I.) e mostra quão complexo e pouco consensual é o conceito de inteligência. Os elementos básicos da Inteligência Emocional incluem as característicasque a seguir se explicitam:

1- Conhecer os seus sentimentos e usá-los para tomar decisões na vida com as quais consegue viver.

2- Ser capaz de gerir a sua vida emocional evitando que seja esta a excluí-lo;não ficar paralisado pela depressão ou preocupação, ou ficar dominado pela cólera.

3- Persistir face a situações adversas e direcionar os seus impulsos de forma a cumprir os seus objectivos.

4- Empatia – interpretar e compreender as emoções das outras pessoas sem que tenham de ser elas a dizer-lhe o que estão a sentir.

5- Gerir sentimentos nas relações humanas com perícia e harmonia – por exemplo, ser capaz de captar e gerir os obstáculos emocionais não visíveis de um grupo.

De 0 a 10 em cada item, como vocês se classificam?

Dissertem, ou não

O poder é de vocês.

landlord
Veterano
# mar/13
· votar


john s mill

Acho muito legal os estudos e livros sobre inteligência emocional. Acaba tirando da "metafisica" os seus objetivos de vida, tanto profissionais, relacionamentos e etc...
Pelo menos ao meu ver.

john s mill
Membro
# mar/13
· votar


PS: M!

Les Guitar
Veterano
# mar/13
· votar


(Q.E.) parece ser assim onovo sucedâneo teórico do tradicional Quociente de Inteligência (Q.I.)

O QI mede o raciocínio lógico. QI e QE são duas inteligências distintas e não se eliminam.

landlord
Veterano
# mar/13
· votar


PS: M!

Não entender...

john s mill
Membro
# mar/13
· votar


Les Guitar

Sim, são.

Mas é no sentido de que hoje praticamente só utiliza-se a medição de QI na medição de inteligência. A substituição seria como principal ferramenta para auferir a inteligência de uma pessoa.

Na verdade existe ao menos 9 tipos diferentes de inteligência no levantamento de Gardner, hoje em dia a psicometria já evoluiu um pouco mais e especializaram algumas delas, não sei ao certo em qual número encontra-se.

john s mill
Membro
# mar/13
· votar


landlord

Uma referência saudosista ao colega sumido Dylan Thomas.

john s mill
Membro
# mar/13
· votar


E pra quem tem interesse no tema das múltiplas inteligências e suas aplicações práticas, tem um projeto de harvard (http://pzweb.harvard.edu/) que o Gardner lidera até hoje, tem bastante informação útil lá.

Mas é daquelas coisas que muitos abominam sem sequer fazer ideia do que se trata aqui: teoria dos jogos, behaviorismo e estudos comportamentais de forma geral com aplicações em negócios.

Les Guitar
Veterano
# mar/13
· votar


Mas esses quocientes de inteligência são usados por empresas em contratações? Nunca vi uma aplicação disso aí.

Bellman
Membro
# mar/13
· votar


teoria dos jogos

eca






s2


john s mill
Membro
# mar/13
· votar


Les Guitar

A psicometria ainda é muito insipiente. O QI em si é pouco utilizado para contratações. Haveria um interesse maior no QE, mas são critérios ainda muito subjetivos.

Há diversos estudos para utilização em aplicações financeiras e de riscos em geral, por exemplo. Inclusive tem uma certa convergência com meu tema do mestrado que era sobre utilização de redes neurais na gestão de riscos em projetos.

sallqantay
Veterano
# mar/13
· votar


tudo softskill de mulézinha

guizimm
Veterano
# mar/13
· votar


As pessoas precisam de mais disso, tem um monte de gente que nem liga pro emocional, o que não teria problema, se essa gente não tivesse sentimentos ou pelo menos não fosse tão sucetíveis a eles

One More Red Nightmare
Veterano
# mar/13
· votar


softskill de mulézinha

nuff said

sallqantay
Veterano
# mar/13
· votar


tudo isso é muito bonito, mas ninguém consegue fazer isso sozinho lendo meia dúzia de livros. Tem que ter um acompanhamento profissional, alguém do lado de fora te dando uns toques. Até dá para fazer isso com amigos, mas tem um limite de quanto podemos alugar os seus ouvidos com nossos problemas

é tipo ir ao dentista, uma parada bem básica

sallqantay
Veterano
# mar/13
· votar


1- Conhecer os seus sentimentos e usá-los para tomar decisões na vida com as quais consegue viver.

8

2- Ser capaz de gerir a sua vida emocional evitando que seja esta a excluí-lo;não ficar paralisado pela depressão ou preocupação, ou ficar dominado pela cólera.

7

3- Persistir face a situações adversas e direcionar os seus impulsos de forma a cumprir os seus objectivos.

6

4- Empatia – interpretar e compreender as emoções das outras pessoas sem que tenham de ser elas a dizer-lhe o que estão a sentir.

0. Sou contra isso. Se a pessoa nao fala, o azar é dela (o mesmo vale para mim)

5- Gerir sentimentos nas relações humanas com perícia e harmonia – por exemplo, ser capaz de captar e gerir os obstáculos emocionais não visíveis de um grupo.


0. Como a gestão de sentimentos nao é uma manipulação escrota?

Buja
Veterano
# mar/13
· votar


john s mill
Daniel Goleman

O homem do Gole!

Mas como o potico de mimimi é este vamos responder!

[i]De 0 a 10 em cada item, como vocês se classificam?


1- Conhecer os seus sentimentos e usá-los para tomar decisões na vida com as quais consegue viver.
0 Nao uso sentimentos para tomar decisoes na vida. Querer nao é poder.

2- Ser capaz de gerir a sua vida emocional evitando que seja esta a excluí-lo;não ficar paralisado pela depressão ou preocupação, ou ficar dominado pela cólera.
10 Nao fico paralisado de preocupacao. Pelo contrario, eu começo a agir. O proprio nome ja diz. Preocupacao. Se ocupar antes de um problema acontecer, agir pra resolver as coisas antes que a bomba estoure.

3- Persistir face a situações adversas e direcionar os seus impulsos de forma a cumprir os seus objectivos.
5. Ahh isso dai é normal pra todo mundo. So o fato de trabalhar o dia todo já é uma resistencia a uma situacao adversa.

4- Empatia – interpretar e compreender as emoções das outras pessoas sem que tenham de ser elas a dizer-lhe o que estão a sentir.
5. Hmmmm, meio dificil ficar pensando nos meus problemas e ainda tendo que advinhar o problemas dos outros sem que as pessoas tenham que dizer. Até psicologo numa consulta enche a pessoa de perguntas, e nao fica tentando adivinhar o que a pessoa tem.

5- Gerir sentimentos nas relações humanas com perícia e harmonia – por exemplo, ser capaz de captar e gerir os obstáculos emocionais não visíveis de um grupo.[/i]
0. Nao entendi nada.


Enfim, acho que se fosse fazer esse teste de QI emocional eu seria burro....

Strato_Master
Veterano
# mar/13
· votar


pura coxisse

guizimm
Veterano
# mar/13
· votar


Nao uso sentimentos para tomar decisoes na vida. Querer nao é poder
o que isso tem a ver?

Pedro_Borges
Veterano
# abr/13 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


john s mill

As metodologias de aferição ainda estão atreladas aos testes de QI, sobretudo no meio profissional, mesmo sabendo ser falho para essa finalidade. A dificuldade está na subjetividade do teste de QE, a ponto de ainda sequer existir métodos para aplicação do mesmo em larga escala.

O teste de QI serve, por exemplo, para se saber se uma pessoa teria a capacidade cognitiva de se tornar um astronauta, por exemplo, do ponto de vista técnico. O teste de QE vai dizer se efetivamente se desenvolverá nessa missão. Se será capaz de reunir as habilidades necessárias para tal, inclusive considerando a agregação de resultados produzidos por outros.

Portanto, o teste de QI mede e dá um diagnóstico estático e o teste de QE dá um diagnóstico prospectivo.

De qualquer forma, parabéns pelo tópico. É um assunto recorrente e palpitante.

Pedro_Borges
Veterano
# abr/13 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Buja

Nao uso sentimentos para tomar decisoes na vida. Querer nao é poder

Sem sentimentos jamais teremos desejo de agir, pois querer praticar uma ação é fruto de nossa emoção e, portanto, de nada servirá nossa cognição se não considerarmos os sentimentos, nossas noções pessoais e pre-noções.

Volto a citar Émile Durkheim o qual prega que não há estado de neutralidade. O próprio desejo de neutralidade já é uma parcialidade. O cientista neutro, por exemplo, não faria a pesquisa, visto que não teria indagações ou variáveis a ser testadas.

Les Guitar
Veterano
# abr/13
· votar


1- Conhecer os seus sentimentos e usá-los para tomar decisões na vida com as quais consegue viver. 5

Evito tomar decisões irracionalmente.

2- Ser capaz de gerir a sua vida emocional evitando que seja esta a excluí-lo;não ficar paralisado pela depressão ou preocupação, ou ficar dominado pela cólera. 9

3- Persistir face a situações adversas e direcionar os seus impulsos de forma a cumprir os seus objectivos. 10

Mas depende da abordagem. Seu eu analisar que algo não tem solução, caio fora.

4- Empatia – interpretar e compreender as emoções das outras pessoas sem que tenham de ser elas a dizer-lhe o que estão a sentir. 0

O sallqantay disse exatamente o que eu penso sobre isso.

5- Gerir sentimentos nas relações humanas com perícia e harmonia – por exemplo, ser capaz de captar e gerir os obstáculos emocionais não visíveis de um grupo. 6

Les Guitar
Veterano
# abr/13
· votar


Aliás, sempre achei horrível esse método de numerar de 0 a 10.

Buja
Veterano
# abr/13
· votar


Pedro_Borges
guizimm
heheh ficou meio sem nexo mesmo...mas eu queria dizer é que nao ajo por impulso, [tirando a GAS fora]. Eu nao resolvo do nada que quero viajar sem ter grana, tipo um mochileiro da vida, ou que vou comprar um carro novo e dividir de 60 vezes. Nao deixo a emocao tomar conta de decisoes importantes da vida...

sallqantay
Veterano
# jun/13 · Editado por: sallqantay
· votar


é impressão minha ou a supremacia feminina em softskills emocionais coloca as mulheres em uma posição superior que elas usam para manipular emocionalmente os homens?

john s mill
Membro
# jun/13
· votar


não é impressão sua

CindyFerrari
Veterano
# jun/13
· votar


1- Conhecer os seus sentimentos e usá-los para tomar decisões na vida com as quais consegue viver.
8 - conheço, mas às vezes caio nas tentações.

2- Ser capaz de gerir a sua vida emocional evitando que seja esta a excluí-lo;não ficar paralisado pela depressão ou preocupação, ou ficar dominado pela cólera.
10

3- Persistir face a situações adversas e direcionar os seus impulsos de forma a cumprir os seus objectivos.
8

4- Empatia – interpretar e compreender as emoções das outras pessoas sem que tenham de ser elas a dizer-lhe o que estão a sentir.
8

5- Gerir sentimentos nas relações humanas com perícia e harmonia – por exemplo, ser capaz de captar e gerir os obstáculos emocionais não visíveis de um grupo.
6 - até consigo captar, mas gerir não.. comigo até consigo, mas nos outros...

Simonhead
Veterano
# jun/13
· votar


1- Conhecer os seus sentimentos e usá-los para tomar decisões na vida com as quais consegue viver.

7,5. Ainda sou meio idiota nisso ai.

2- Ser capaz de gerir a sua vida emocional evitando que seja esta a excluí-lo;não ficar paralisado pela depressão ou preocupação, ou ficar dominado pela cólera.

9,5.

3- Persistir face a situações adversas e direcionar os seus impulsos de forma a cumprir os seus objetivos.

8,5.

4- Empatia – interpretar e compreender as emoções das outras pessoas sem que tenham de ser elas a dizer-lhe o que estão a sentir.

10. Piece of cake for me.

5- Gerir sentimentos nas relações humanas com perícia e harmonia – por exemplo, ser capaz de captar e gerir os obstáculos emocionais não visíveis de um grupo.

9,5.

sallqantay
Veterano
# jun/13
· votar


john s mill
não é impressão sua

suspeitei desde o princípio (estou quase enterrando o lero-lero do feminismo, falta pouco)

Bellman
Membro
# jun/13
· votar


a supremacia feminina em softskills emocionais coloca as mulheres em uma posição superior que elas usam para manipular emocionalmente os homens

lógico, visto que todo homem inteligente tem a necessidade basal de fazer sentido em suas argumentações (ROCK; C., algum ano aí)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Inteligência emocional (QE)