O PT e a liberdade de imprensa

    Autor Mensagem
    DrZaius
    Veterano
    # mar/13


    Lula aponta imprensa como verdadeira oposição ao PT

    Na festa do partido, ex-presidente fez diversas críticas à mídia e disparou comentários irônicos contra jornalistas; a cada menção, a plateia gritava: 'cadeia nacional para o PIG'

    Ao lançar extra oficialmente a candidatura da presidente Dilma Rousseff à reeleição, ontem, em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apontou a grande imprensa como principal adversário do PT nas eleições de 2014. Pela primeira vez, Dilma aderiu às críticas à imprensa.

    Diante de cerca de mil militantes petistas, Lula verbalizou publicamente aquilo que era dito a boca pequena no PT desde a condenação pelo Supremo Tribunal Federal de líderes históricos como José Dirceu e José Genoino.

    “Na ausência de partidos de oposição, um setor da imprensa faz oposição”, afirmou Lula nesta quarta-feira no evento que marcou os 10 anos do partido no governo federal.


    Lula discursa na festa em que o PT comemorou os dez anos no poder

    Ao longo de meia hora de discurso, Lula fez diversas críticas à imprensa e disparou comentários irônicos contra jornalistas. Cada menção à mídia era comemorada pela plateia aos gritos de “cadeia nacional para o PIG”. O termo PIG, abreviação de Partido da Imprensa Golpista, foi cunhado pelo deputado Fernando Ferro (PT-CE) no auge das denúncias do mensalão.

    Lula intercalou críticas à imprensa com a desqualificação dos partidos de oposição, em especial o PSDB, dizendo que os adversários não têm discurso nem proposta, estão inquietos, nervosos e desorientados . O ex-presidente chegou a dizer que os partidos políticos (menos o PT) estão enfraquecidos, causando constrangimento entre os dirigentes de 10 legendas aliadas que prestigiaram o evento.

    Enquanto Lula falava, petistas ofendiam jornalistas que cobriam o evento. Uma militante exaltada atravessou o salão do evento para hostilizar a colunista política de um canal de televisão. Pouco antes a repórter Daniela Lima, da Folha de S. Paulo, foi agredida verbalmente e levou um chute de um militante petista. Assustados, alguns petistas pediam que os jornalistas evitassem provocações dos militantes mais exaltados.

    O presidente do PT, Rui Falcão, disse que a regulação da mídia é uma tarefa “inadiável” do partido.

    A presidente Dilma Rousseff, que até ontem se mostrava refratária às tentativas de controle da imprensa, pela primeira vez aderiu às críticas, embora em um tom bem mais leve do que o de Lula.

    “Eu respeito e defendo o direito de expressão alheia mas não posso me calar diante disso”, afirmou Dilma, antes de fazer uma série de críticas à cobertura do programa Brasil Sem Miséria . "É preciso ter mais seriedade, mais responsabilidade no manejo de informações que repercutem na vida das pessoas", completou a presidente.

    Ao ouvir o comentário da presidente, Falcão, um dos principais defensores do controle social da mídia, abriu um largo sorriso. Apesar da crítica, Dilma não incluiu a regulamentação da imprensa entre as prioridades de seu governo.

    No dia 1º de janeiro, durante a posse do prefeito Fernando Haddad , Falcão afirmou que os verdadeiros adversários do PT estão fora dos partidos políticos e voltou a defender o controle dos meios de comunicação. O presidente do PT, no entanto, não nomeou a imprensa como adversária.

    Questionado ontem sobre a fala de Lula, Falcão disse que o presidente se referia a uma declaração da superintendente da Folha de S. Paulo, Judith Brito, feita em 2010.

    Em reuniões para diagnosticar os motivos que levaram à condenação de petistas no julgamento do mensalão, dirigentes apontaram a pressão da imprensa como principal motivo para o resultado do julgamento. Alguns dos manifestantes que pediam cadeia para jornalistas eram os mesmos que defendiam a inocência dos petistas condenados pelo Supremo.

    Depois do evento, Rui Falcão lamentou as agressões contra jornalistas e disse que em momento algum a direção do PT estimulou as hostilidades. “Ao contrário, sempre fizemos questão de diferenciar os profissionais dos donos das empresas”, disse ele.

    http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2013-02-21/lula-aponta-imprens a-como-verdadeira-oposicao-ao-pt.html

    sallqantay
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    malditos marxistas culturais

    brunohardrocker
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Ter a maquina do estado nas mãos e ainda choramingar com a imprensa é ser muito attwhore mesmo.

    No mais, isso é só para cumprir tabela. Dar uma manutenção na imagem com vitimismo, porque com certeza nos bastidores estão cagando e andando com 80%+ de popularidade, aliança com o PMDB e oposição falida.

    Gourmet Erótico
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    boicote

    _Excelion
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    nada mais justo, a mídia atende aos interesses privados, aka quem financia aquela merda

    leviatã > capital livre como os pássaros

    Pete Townshend
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Que se dane, imprensa é uma merda, PT é uma merda, a gente tem que parar de votar e de ver tv, simples assim. Só acho que o Brasil precisa regulamentar (o que é totalmente diferente de regular) a mídia em todos seus setores de forma eficaz e justa como outros países já fizeram. Mas não vai acontecer tão cedo.

    Felippe Rosa
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    brunohardrocker
    é ser muito attwhore
    O que é isso ?

    Malditos !!!!

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    PerdaTotal.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O PT e a liberdade de imprensa