Liberté, Egalité, Fraternité e a ciência político econômica

    Autor Mensagem
    Lìív
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Lìív


    As inspiradoras palavras da revolução francesa dos líderes Danton, Robespierre e Marat possuem uma contradição político econômica e pasmem, a revolução francesa não foi calcada em ideologias como tenta retratar hollywood. A verdade é que em 1788, um ano antes da revolução, a França afundava em uma dívida de mais de 120 milhões e os camponeses pagavam impostos de 65% que eram divididos entre o clero, rei e proprietários de terra.

    Nada como eventos desagradáveis para trazer a mudança, mas seria ela benéfica? Analisando as palavras do slogan da revolução, a primeira parece-me contraditória em relação às outras duas, um trade-off. Pense no seguinte: para promover a igualdade ou "fraternidade", você deverá ter sistemas de regulação que aumentarão a concentração de poder do governo, minando a liberdade. Eu vou além e digo que a maioria das pessoas que defendem a igualdade tem uma interpretação errada da palavra e utilizam palavras quase antagônicas, como "justiça". Vou tentar explicar de uma maneira simplista meu ponto: imagine que você estuda em uma sala de aula na qual a nota dos alunos é a média de todas as notas, você estudou todos os dias enquanto metade da sala estava dormindo e no fim acabou tirando 9,5 na prova só que como parte da sua sala foi mal por não ter estudado, sua média acabou ficando 5 e você reprovou na matéria. Isto é justo? Acredito que não, mas é igualitário. Isto significa que um modelo que privilegie as liberdades individuais seja meritocrata? Não, porque não há uma relação linear entre a quantidade de horas estudadas e a sua nota, visto que algumas pessoas tem maior facilidade que outras para absorver conhecimento, as diferenças individuais já começam no nascimento, nunca teremos uma sociedade plenamente igual, e isto sequer é desejável.
    Entrando neste assunto e falando um pouco sobre uma crítica cliché a modelos que privilegiam a liberdade, o aumento da desigualdade social, ela é um fato, mas pensemos na teoria do bolo fixo. Você tem duas variáveis para trabalhar, uma é o índice de ghini que retrata a concentração de riqueza e o outro é simplesmente o crescimento econômico de uma sociedade. Se o crescimento econômico fosse fixo e o índice de ghini se mantivesse fixo ou aumentasse, teríamos um problema, mas na prática não é isso que acontece. A paridade de compra tem aumentado significativamente nas últimas décadas,
    diminuindo a concentração de poder do estado, diminuiríamos a quantidade de impostos a pagar e nossa paridade de compra aumentaria ainda mais e de uma forma mais eficaz do que o modelo corrente que não privilegia o crescimento econômico e trabalha na tentativa de igualar as condições sociais, isto porque enquanto o índice de ghini tem um limite fixo (diferença social = 0), o crescimento econômico virtualmente não.

    Ou seja, na prática precisamos de uma nova revolução francesa mas trocando o slogan e adicionando uma palavra que era originalmente incorporada em seu início: liberté, ou la mort.
    Dissertem, ou não. O poder é de vocês

    Lìív
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Tópico do Cavaleiro

    CindyFerrari
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    na prática precisamos de uma nova revolução francesa mas trocando o slogan
    #lek lek, v1d4 l0k4, ta serto, é toiss

    L.A.M_Hard_Rock
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    narguilé

    alexdiffer
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Lìív
    O "slogan": Liberdade, Igualdade e fraternidade são nada mais nada menos do que o lema da maçonaria.

    Não sei se você sabe ou já ouviu falar, mas que a revolução francesa foi um acontecimento realizado por maçons, que não concordavam com o regime absolutista do século XVIII.

    Liberdade: para ser maçom você deve ser livre de nascimento, não se aceitavam escravos na época, hoje em dia a liberdade tem uma conotação um pouco diferente, hoje enxergamos a liberdade como uma pessoa livre nas suas obrigações civis, uma pessoa de conduta irrepreensível perante a sociedade.

    Igualdade: A igualdade a que nos referimos aqui não está associada à fins econômicos ou sociais, e sim que dentro do templo, congregados em lojas nenhum irmão é mais ou menos que outro, não importa se você é médico, advogado, lixeiro ou pedreiro, todos são iguais.

    Fraternidade: Aqui nos inspiramos muito no salmo 133 onde diz: Oh quão bom seria que os irmãos vivam em união, então quando você é admitido na maçonaria e reconhecido como maçom regular você é reconhecido por outros maçons como irmão, seu filho passa a ser sobrinho e sua esposa cunhada.


    Espero que tenha ficado claro, é apenas um símbolo dos ideais maçônicos.

    Rob_Nicolau
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Lìív
    É sempre assim, na hora de recolher dim dim, todo mundo tem q dar.
    na hora de de partilhar é igual a raposa do pica-pau:
    1 pra vc, 1 pra mim. 2 pra vc, 1, 2 pra mim. 3 pra vc, 1, 2, 3, pra mim

    Scrutinizer
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    a revolução francesa foi um acontecimento realizado por maçons
    De onde você tirou isso?
    Sim, alguns deles eram maçons, mas não foi planejado pela instituição como um todo.

    E outra:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Declaration_of_the_Rights_of_Man_and_of_t he_Citizen

    4. Liberty consists in the freedom to do everything which injures no one else; hence the exercise of the natural rights of each man has no limits except those which assure to the other members of the society the enjoyment of the same rights. These limits can only be determined by law.

    6. Law is the expression of the general will. Every citizen has a right to participate personally, or through his representative, in its foundation. It must be the same for all, whether it protects or punishes. All citizens, being equal in the eyes of the law, are equally eligible to all dignities and to all public positions and occupations, according to their abilities, and without distinction except that of their virtues and talents.

    De novo, de onde tirou isso?

    Shredder_De_Cavaquinho
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    O "slogan": Liberdade, Igualdade e fraternidade são nada mais nada menos do que o lema da maçonaria.

    Não sei se você sabe ou já ouviu falar, mas que a revolução francesa foi um acontecimento realizado por maçons, que não concordavam com o regime absolutista do século XVIII.




    alexdiffer
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Scrutinizer
    Sim caro colega, na verdade não foi um feito exclusivo de maçons, mas teve relevante contribuição da sociedade maçônica, foi oque eu quis dizer...

    Aqui segue alguns livros legais sobre o assunto caso seja de seu interesse saber um pouco mais:


    PÁGINA 26

    PÁGINA 145



    alexdiffer
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Shredder_De_Cavaquinho

    S.'. M.'.?

    Shredder_De_Cavaquinho
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    alexdiffer
    Não pratico sadomasoquismo, se é essa a pergunta.

    alexdiffer
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Shredder_De_Cavaquinho
    Então colega recolha-se à vossa santa ignorância e até mais.

    Scrutinizer
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Scrutinizer
    · votar


    alexdiffer
    Não sei francês.
    Pode traduzir o trecho exato onde diz que os maçons planejaram a revolução francesa?
    E a parte sobre "liberdade, igualdade e fraternidade" ser de origem maçônica.

    GuitarHouse
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Scrutinizer
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ma%C3%A7onaria

    alexdiffer
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Scrutinizer
    Não sei francês.
    Trágico.
    Pode traduzir o trecho exato onde diz que os maçons planejaram a revolução francesa?
    Veja que eu não disse que eles planejaram, mas sim tiveram papel importante e relevante, Napoleão por exemplo era maçom.
    No livro: “Historique de la Révolutions Française et de l’Emprire” (1916) o autor (Roger Vallentin du Cheylard) traz dados bem sólidos sobre a filiação de Bonaparte à Maçonaria.
    E a parte sobre "liberdade, igualdade e fraternidade" ser de origem maçônica.

    Bom constate por si próprio no site do GOB - Grande Oriente do Brasil a maior obediência Maçônica do nosso país...
    http://gobeadm.tempsite.ws/site/maconaria/o-que-e-maconaria.html

    Scrutinizer
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Scrutinizer
    · votar


    GuitarHouse
    É, não falei direito.
    O problema é por que o moto tem aquele sentido ali, e não aquele que eu postei, que está na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
    Também posso postar um link.
    http://en.wikipedia.org/wiki/Libert%C3%A9,_%C3%A9galit%C3%A9,_fraterni t%C3%A9

    Eu não tô dizendo "maçons não tiveram nada a ver com tudo isso", tô dizendo que a impressão que estão dando é algo exagerado.

    Scrutinizer
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Scrutinizer
    · votar


    Veja que eu não disse que eles planejaram, mas sim tiveram papel importante e relevante, Napoleão por exemplo era maçom.
    Com isso eu concordo.

    a revolução francesa foi um acontecimento realizado por maçons
    Com isso não.

    Não sei francês.
    Trágico.

    Sério? Por que?

    alexdiffer
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Scrutinizer
    Com isso não.
    Pois é me expressei mau.

    Trágico.
    Sério? Por que?

    Por que o meu também não é dos melhores e nisso perdemos a oportunidade de dialogar com as Francesas que por sinal são bem apetitosas...

    Só de pensar que ano que vem pode ser que esse país esteja repleto de europeias ooohhh my god.... vou copular.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Mas e aquela história de que os maçons são do diabo e adoram um bode?

    alexdiffer
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Viciado em Guarana
    Mas e aquela história de que os maçons são do diabo e adoram um bode?



    Conversa de crente safado

    brunohardrocker
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Liberté e Fraternité

    sallqantay
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Vou tentar explicar de uma maneira simplista meu ponto: imagine que você estuda em uma sala de aula na qual a nota dos alunos é a média de todas as notas, você estudou todos os dias enquanto metade da sala estava dormindo e no fim acabou tirando 9,5 na prova só que como parte da sua sala foi mal por não ter estudado, sua média acabou ficando 5 e você reprovou na matéria. Isto é justo?

    BF explica:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/296993/

    liberté, ou la mort.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/300958/

    sallqantay
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    enquanto o índice de ghini tem um limite fixo (diferença social = 0), o crescimento econômico virtualmente não

    para que precisamos de crescimento? Hoje em dia a produção de alimentos é maior que o consumo, 90% da energia é dissipada, etc. A produção é uma putaria desorganizada e ineficiente, aí a proposta é alimentar essa ineficiência?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Liberté, Egalité, Fraternité e a ciência político econômica