com quase 105 anos, se foi Niemeyer

Autor Mensagem
Pedro_Borges
Veterano
# dez/12
· votar


Que descanse em paz. Só não entendo, por que mandaram rezar uma missa se ele era ateu?

Aliás, como seria a charge pós morte? Ele chegando aonde? No Céu? No espaço sideral? Ou simplesmente se encontrando com o nada?

sallqantay
Veterano
# dez/12
· votar


putz, semestre que vem eu vou ter que passar horas em um dessas caixas de concreto modernistas (aka fornos dos infernos) cujas paredes de sala de aula não têm janelas

brunohardrocker
Veterano
# dez/12
· votar


Pedro_Borges

Como ele era ateu se foi ele quem projetou a Torre de Babel?

sallqantay
Veterano
# dez/12
· votar


brunohardrocker

todo mundo sabe que a torre de babel foi um experimento para refutar a existência de deus

Simonhead
Veterano
# dez/12
· votar


quem sera o novo ícone da imortalidade?


Joseph S. Arney?

kiki
Moderador
# dez/12
· votar


sallqantay
a sua escola anterior nao era muito melhor vai... la na minha pelo menos nao tem cachoeira dentro da sala.

sallqantay
Veterano
# dez/12
· votar


kiki

aquilo foi sabotagem dos PTralhas, tenho quase certeza. Mas foi muito tr00

qew
Veterano
# dez/12
· votar


quem sera o novo ícone da imortalidade?

Hobsbawm?

Ch4p0L1N
Veterano
# dez/12
· votar


Quinze coisas que Oscar Niemeyer viu nascer

Sutiã
Em 1889, uma francesa resolveu cortar a parte de cima dos espartilhos, criando o primeiro embrião do sutiã, mas foi só em 1914 que a norte-americana Mary Phelps patenteou a ideia e eles começaram a ser produzidos. Ou seja: até Niemeyer ter entre seis e sete anos, as mulheres andavam por aí ou de espartilho ou sem sustentação nenhuma para os seios.

Televisão
Das grandes invenções do mundo das comunicações, Oscar Niemeyer só não era nascido quando surgiram a imprensa (em 1439) e o rádio (no final do século 19). Depois disso, tudo aconteceu nos últimos 105 anos. A televisão, por exemplo, teve sua primeira transmissão em 1920, 13 anos após o nascimento do arquiteto brasileiro.

Plástico
O primeiro plástico industrializado e economicamente viável foi inventado apenas em 1907, mesmo ano de nascimento de Niemeyer. Ou seja, dizer que o arquiteto é da idade da pedra não é bem certo, mas afirmar que os bancos, as cadeiras, as escovas de dente, absolutamente tudo o que você está acostumado a ver em plástico era antes moldado em outro material – por que não, pedras – é uma verdade.

O Cristo Redentor
Qual era o maior cartão postal brasileiro quando Niemeyer nasceu? Talvez a praia de Copacabana ou a Floresta Amazônica, mas com certeza não o Cristo Redentor. Isso porque o arquiteto já tinha 15 anos quando a pedra fundamental do monumento foi instalada, e 24 quando o Cristo foi inaugurado.

Empire State Building
O edifício mais famoso do planeta também não existia ainda em 1907. A inauguração de um dos prédios mais altos do mundo inteiro, símbolo de Nova York, foi só em 1931, quando Niemeyer já era adulto, tinha 24 anos.

Bomba atômica
A fissão do átomo foi resultado de trabalho de diversos cientistas e gerou, ainda nos anos 30, a possibilidade de construir a bomba atômica. Em 1939, o próprio Albert Einstein assinou uma carta entregue ao governo dos Estados Unidos pedindo financiamento do programa atômico com a justificativa de que os alemães estavam desenvolvendo a arma. Em 1945, a bomba atômica foi finalmente utilizada. Niemeyer já tinha 38 anos.

Letra de Parabéns a Você
A melodia de Parabéns a Você é mais velha do que Niemeyer (enfim, alguma coisa que veio antes dele). Contudo, a letra em português teria nascido de um concurso organizado pela Rádio Tupi em 1942. Ou seja: até os trinta e poucos anos, o arquiteto e seus convidados comemoraram seus aniversários sem entoar a hoje tradicional canção. O que será que cantavam nas festas de aniversário, hein?

Guitarra elétrica
O mundo da música mudou depois dela. O captador, elemento fundamental que faz a guitarra elétrica soar como tanto gostam os roqueiros, data de 1923, quando o arquiteto brasileiro já tinha 16 anos. Ele não deve ter tido uma adolescência muito rebelde, a julgar pela música que fazia sucesso na época.

Receita do brigadeiro
Não era só a famosa canção de aniversário que não estava presente nas festas do pequeno Niemeyer. Também faltava o brigadeiro. Por mais que não se saiba exatamente de onde tenha surgido o doce, ele ganhou popularidade e esse nome em 1945. Niemeyer não teve brigadeiros para se deliciar até os 38 anos. Você imagina uma infância sem essa maravilha?

Automóvel
Veículos especiais, como os de uso militar, já tinham sido inventados havia alguns anos quando Niemeyer nasceu, mas ainda eram caríssimos. Ele já tinha um aninho de idade quando Henry Ford inventou a linha de montagem, nos Estados Unidos, e, assim, a possibilidade de fazer veículos em larga escala, criando o conceito que temos hoje de automóvel: um meio de locomoção acessível à população.

Big Bang
Calma, Oscar Niemeyer não é mais velho do que o mundo, mas sim, mais velho do que a formulação da teoria do Big Bang. Foi só em 1927, quando ele já tinha 20 anos, que um pesquisador belga formulou essa ideia, baseado na teoria da relatividade de Einstein.

Banco Imobiliário
Até o jogo de tabuleiro mais conhecido do mundo é mais jovem que ele. A primeira edição do jogo Monopoly – no Brasil, conhecido como Banco Imobiliário – data de 1935, quando Oscar Niemeyer tinha 28 anos. De que será que o arquiteto brincava na adolescência?

Filtro solar
Para minimizar os efeitos do sol em soldados que lutavam na Segunda Guerra Mundial, o americano Benjamin Greene inventou o primeiro protetor solar que realmente funcionava. Até então, as fórmulas existentes não eram eficazes. Quando isso aconteceu, em 1944, o arquiteto já sofria com os efeitos dos raios solares havia 37 anos.

Batom
O batom já existia há muitos anos como conceito, mas só em 1921 ele ganhou a forma prática de bastão que conhecemos, o que facilitou o uso. Só quando Niemeyer já tinha 14 anos as garotas começaram a aparecer mais bem maquiadas na rua.

Fita adesiva
A fita adesiva só foi inventada nos anos 30, por um americano chamado Richard Drew. Como será que Niemeyer colava coisas ou grudava papeis na parede até então?

Ch4p0L1N
Veterano
# dez/12
· votar


incrível Oo como ele passou a infância sem brigadeiro?

Roy.Mustang
Veterano
# dez/12
· votar


Ch4p0L1N

boa lista

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a com quase 105 anos, se foi Niemeyer