Sobre livros bons para empresários/administradores/pessoas de negócios

    Autor Mensagem
    Wanderer on the Offensive
    Veterano
    # out/12


    Recomendem uns aí, de preferência coisas voltadas para a prática e "não acadêmicas".

    E sim, eu sei que estou sumido. Oi. :P

    yield
    Veterano
    # out/12 · Editado por: yield
    · votar


    Eros e civilização - Marcuse
    Anti-Édipo - Deleuze

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Uma vez eu li um livro sobre Sistemas de Informações Gerenciais.
    Foi a pior merda que eu já li na vida.
    Já vi que de jeito nenhum vou cursar Administração.


    Nada a ver com o assunto mas quero deixar isso registrado.

    The Laughing Madcap
    Veterano
    # out/12
    · votar


    coisas voltadas para a prática e "não acadêmicas".

    business for dummies.

    Wanderer on the Offensive
    Veterano
    # out/12
    · votar


    yield
    Eros e civilização - Marcuse
    Anti-Édipo - Deleuze

    O sujeito tem que ser muito desocupado pra ler essas coisas. :P

    Viciado em Guarana
    Uma vez eu li um livro sobre Sistemas de Informações Gerenciais.
    Foi a pior merda que eu já li na vida.
    Já vi que de jeito nenhum vou cursar Administração.


    Nada a ver com o assunto mas quero deixar isso registrado.

    Com raras exceções aqui e ali, sendo que a maioria ainda muda a cada uns 10 anos, a menos que você queira ser extremamente mal pago eu não recomendo cursar porra nenhuma. Os 100.00 + dinheiros e 4/5 anos que você vai precisar pra uma faculdade são um investimento pior que um buteco de esquina. :P

    The Laughing Madcap
    business for dummies.
    Nem tanto assim, mas algo mais voltado pro lado prático/técnico, que o cara não vai gastar duas páginas com citações, firulas e escrevendo em "academiquês" pra uma coisa que ele podia explicar com 3 ou 4 linhas. :)

    Vitalogy
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Wanderer on the Offensive

    ATI_Radeon_Rampagner!!! =OOOO

    Achei que estava morto ou coisa do tipo, vai saber né!!!

    Wanderer on the Offensive
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Vitalogy
    Wanderer on the Offensive

    ATI_Radeon_Rampagner!!! =OOOO

    Achei que estava morto ou coisa do tipo, vai saber né!!!

    Graaaaaaaande Mosca. Morto nada, apareço no face ainda. É que estou numa fase de preguiça de ficar na internet. :)

    The Laughing Madcap
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Wanderer on the Offensive

    Sei lá então, manual da HP 12C, cursos de Excel...

    Não me lembro de outra coisa que se enquadre na descrição que eu tenha tocado no curso.

    Tem aqueles crássicos como Max Gehringer, mas não recomendo nem pra madridista.

    soruji
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Quem mexeu no meu queijo
    O monge e o executivo
    Os seis chapéus

    Headstock invertido
    Veterano
    # out/12
    · votar


    O Pequeno Príncipe.

    Se conseguir entender o que está por trás.

    Cavaleiro
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Se não for livro técnico eu recomendo biografias, são fáceis de ler e dão uma noção de qual foi a trajetória dos principais executivos.

    Recomendo estes:

    - Lee Iaccoca: uma autobiografia (o outro livro dele é uma bosta).
    - Odisséria: Da Pepsi à Apple - Livro escrito do John Sculley depois que o Steve Jobs tinha sido demitido, bem diferente daqueles livros paga-pau do SJ.
    - Virando a própria mesa do Semler pra ter uma referência nacional

    Fora do tema também acho interessante ler os básicos: Sun Tzu, Maquiavel e também uns mais contemporâneos que são bons de ler como os do Malcolm Gladwell, os do Levitt (principal é o freakonomics), andar do bêbado.

    Quem mexeu no meu queijo
    O monge e o executivo


    Estes eu acho uma bosta.

    The Laughing Madcap
    Veterano
    # out/12
    · votar


    trajetória dos principais executivos.

    dia 456: hoje eu bolei uma estratégia envolvendo uma planta no bangladesh, uma central de call centre em mumbai, contratei uma distribuidora de chicago, uma empresa de mkt de los angeles. tudo terceirizado, empresa enxuta, tenho medinho de trabalhadores vinculados à empresa.

    Índio_DT
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Os segredos de Sofia.

    soruji
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Headstock invertido
    Se conseguir entender o que está por trás.

    Hmmmm, safadinho.

    Cavaleiro
    Veterano
    # out/12 · Editado por: Cavaleiro
    · votar


    The Laughing Madcap

    Por isto que as referências que eu coloquei são de empresários antigos, quando outsourcing quase não era utilizado.

    E são dois bem diferentes: O Iacocca foi demitido da presidência Ford devido ao caráter familiar da empresa na época (ele foi o primeiro presidente fora da família), pegou a Chrysler que tava em processo de falência e alterando layouts produtivos e renegociando conseguiu transformar em uma das empresas mais lucrativas da época.

    Pra quem é da área, é interessante ver como funciona todo o processo. Já o John Sculley era o próximo presidente da Pepsi e foi convencido pelo SJ a largar tudo para virar diretor financeiro da Apple, aí conta as grandes diferenças de uma estrutura totalmente formal e hierárquica que é a Pepsi para uma empresa mais "informal" por assim dizer com reuniões rogadas a drogas e bebidas no Vale do Silício. Fala também dos podres do SJ.

    tambourine man
    Veterano
    # out/12
    · votar


    um remix dos posts do cavaleiro seria um best-seller, principalmente quando ele tenta usar a régua empresarial para medir qualquer coisa (freaknomics style)

    brunohardrocker
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Pessoalmente não gosto dos de cunho motivacionais e de auto-ajuda.

    O que tem um apanhado geral e que ajuda a indicar fontes para maiores aprofundamentos são mesmo os acadêmicos.
    Usei bastante as edições do Chiavenatto.

    Lembrei agora que o que mais me chamava atenção e que devo procurar conhecer mais, a titulo de curiosidade e exemplo, é o Jack Welch, ex CEO da General Eletric.

    Wanderer on the Offensive
    Veterano
    # out/12
    · votar


    soruji
    Quem mexeu no meu queijo
    O monge e o executivo
    Os seis chapéus

    O "quem mexeu no meu queijo" é bom.

    Cavaleiro
    Pode ser os técnicos tb, desde que seja direto ao ponto e sem muita frescura. =)
    Na prática, qqr coisa que puder ser proveitosa ajuda, apesar que eu não vou precisar de nada muito específico ou voltado pra grandes empresas.
    Essa do Steve Jobs parece ser bem interessante, vou arrumar um pra ler!

    Sun Tzu, Maquiavel
    Bom tb esses clássicos. Esses dias li um que chama "Calila e Dimna", de um camarada com o nome árabe que não me recordo agora, que achei sensacional tb. Tem um bagulho tipo "A arte da guerra adaptada aos negócios" que eu vi esses dias, vc sabe se é bom?

    brunohardrocker
    É, acho que não vai ter mesmo escapatória de ler algumas coisas acadêmicas... Vou ver se arrumo umas apostilas de curso tecnico com alguém. =)

    Eu gosto dessas biografias, vou procurar ler sobre o Jack Welch depois, tb.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre livros bons para empresários/administradores/pessoas de negócios