Eu sou o único que ainda escreve em português não reformado?

Autor Mensagem
Joseph de Maistre
Veterano
# set/12 · Editado por: Joseph de Maistre


Pois é, até agora não me dei ao trabalho de sequer tomar conhecimento do que é que foi alterado ou não pelo acordo ortográfico. Já tem gente me zoando por e-mail por eu ainda colocar acento agudo em idéia, Coréia e União Européia.

Por um lado, penso em manter a grafia que aprendi na escola, em protesto contra mais esta centralização imposta pelo Leviatã, que novamente dá poder a um clube de burocratas megalômanos para, em prol de "um mundo melhor", destruir a cultura que recebemos de nossos pais e controlar o nosso modo de vida nos detalhes mais insignificantes. Se vacilarmos, um dia essa gentalha conseguirá nos forçar até a estudar esperanto.

Por outro, confesso que fico com medo de, no futuro, me tornar um fóssil lingüístico à la Carlos Vereza (que ainda hoje escreve "sindicalísmo" e "comunísmo") e de minha escrita soar tão bizarramente antiquada quanto...

Dissertem sobre o fino e delicado tecido da ordem espontânea e sobre como o Estado todos os dias o distorce com seus remendos de costureira metida a vanguardista.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# set/12
· votar


até agora não me dei ao trabalho de sequer tomar conhecimento do que é que foi alterado ou não pelo acordo ortográfico.[2]

E a única palavra que eu uso e aparece como erro no corretor ortográfico do Chrome é "idéia".

brunohardrocker
Veterano
# set/12
· votar


Nem noto. Só sei que uso acento em idéia, por exemplo, e deixo como escrevi mesmo.

tambourine man
Veterano
# set/12
· votar


outro dia li um bilhete do meu pai, onde era possível ver a palavra êle

tambourine man
Veterano
# set/12
· votar


procurem por textos de 1900, quaze não haviam acentos naquella ephoca

Electric Eye
Veterano
# set/12
· votar


Quando vou escrever ideia, eu fico preguiça de colocar o acento, mas aí eu lembro de que não precisa mais e fica certinho.
E eu também nem sei o que mudou, e não quero saber tão cedo. Só quando eu for estudar para um concurso.

wild.man
Veterano
# set/12
· votar


Eu tive que aprender, mas tanto faz.

-Dan
Veterano
# set/12
· votar


Resumo da "Reforma" Ortográfica, de forma simples:

Palavras como 'Ideia' e 'asteroide' não tem mais acentos.

Palavras como 'autoestrada', 'antirreligioso' perdem o hifen.

Palavras como 'enjoo', voos', 'leem' perdem o chapeuzinho do vovô.

Palavras como 'feiura', 'bocaiuva', a letra 'u'perde o acento (só se estiver depois de ditongos).

Palavras como 'pelo', 'para', 'exague' perdem os acentos.

O alfabeto passa a ter as letras K W e Y.

Some a trema.


Ou seja, mudou quase nada. Só coisas inúteis. Ao invés de fazerem uma Reforma, digamos que só pintaram uma janela e fim.

tambourine man
Veterano
# set/12
· votar


resumo do resumo: não trema na linguiça

Joseph de Maistre
Veterano
# set/12
· votar


Post para o Clóvis Beviláqua.

Cavaleiro
Veterano
# set/12
· votar


Vossa mercê, vosmecê ou você?

tambourine man
Veterano
# set/12
· votar


Cavaleiro

vc

El_Cabong
Veterano
# set/12
· votar


Esses dias eu estava vendo uns textos de jornais antigos de 1912, ...
Os textos do início do século XX eram muito diferentes !!!!

pharmacia - farmácia
bocca - boca
hontem - ontem
activado - ativado
commercio - comércio
surpreza - surpresa
facto - fato
annos - anos
logar - lugar
...

Vitalogy
Veterano
# set/12
· votar


Eu ainda uso "trema" quando escrevo algumas palavras, por exemplo conseqüência

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# set/12
· votar


A única coisa que parei de usar foi a trema...

Snakepit
Veterano
# set/12
· votar


-Dan
Palavras como 'pelo', 'para', 'exague' perdem os acentos.

Para do verbo parar nao tem mais acento?

Isso é um dos poucos acentos uteis que existem e eles terminam.

Deveriam terminar com s com som de z, ç, ss, x e ch, coisas inuteis que só servem para atrapalhar.

Scrutinizer
Veterano
# set/12 · Editado por: Scrutinizer
· votar


Deveriam terminar com s com som de z, ç, ss, x e ch, coisas inuteis que só servem para atrapalhar. (2)

Sou a favor do fim da ambigüidade na escrita, viva o lojban!
O fim do trema me incomoda pra caralho.

-Dan
Veterano
# set/12
· votar


Snakepit
Para do verbo parar nao tem mais acento?

Isso é um dos poucos acentos uteis que existem e eles terminam.

Deveriam terminar com s com som de z, ç, ss, x e ch, coisas inuteis que só servem para atrapalhar.


Pois é. Eu luto contra os "porquês" e suas frescuragens.

The Blue Special Guitar
Veterano
# set/12
· votar


Eu ainda não decorei as novas regras por completo, afinal, o Word está lá para me corrigir.

DrZaius
Veterano
# set/12 · Editado por: DrZaius
· votar


Tava discutindo isso hoje mesmo com uma portuguesa. Eles acham que aproximou mais ao português brasileiro em detrimento ao europeu.

Pra mim, agora já era. Já aprendi da forma antiga.

Também não concordo com os ´rincípios do novo acordo. Por que insistir em perder ainda mais a correlação fonética?
decreto do estado não manda na língua.

Vou ser aquele cara de quem vão falar: "olha" o vovo coloca dois pontinhos em cima do 'u'."

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# set/12
· votar


Eu tento aprender pelo corretor ortográfico do Word. O meu está atualizado, então quando eu digito textos da faculdade nele, ele corrige. E aí aos poucos eu vou sacando a ideia do negócio...

Black Fire
Gato OT 2011
# set/12
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/277457/

Snakepit
Veterano
# set/12
· votar


Black Fire
Topicos diferentes.

Um é sobre a reforma e outro é sobre o fato de ter dificuldades em se adaptar a ela.

tambourine man
Veterano
# set/12
· votar


quem trabalha ou trabalhou em editora já passou por isso faz um tempo

Strato_Master
Veterano
# set/12
· votar


eu não sabia escrever nem no português antigo... que dirá no reformado...


só sei escrever corretamente em Java e C...

Les Guitar
Veterano
# set/12 · Editado por: Les Guitar
· votar


O objetivo do acordo é até aceitável. O que não dá pra engolir é a remoção de acentos diferenciais em preposições, criando um monte de ambiguidades. Sem falar que os outros países é que deveriam se adequar ao trema, e não o contrário.

Petúnia
Veterano
# set/12
· votar


Joseph de Maistre
eu também não sei as novas regras

-Dan
Veterano
# set/12
· votar


Pessoal que se acostumou a forma antiga e não consegue se adaptar a nova... não mudou quase nada po...

tambourine man
Veterano
# set/12
· votar


-Dan
não mudou quase nada po...

cara, mudou bastante coisa sim, tá muito mais parecido com a escrita da terrinha

Pedro_Borges
Veterano
# set/12
· votar


Fico puto mesmo com esses tratados ortográficos (acho que ainda tem acento, pois é proparoxítona). O Brasil tem que assumir sua identidade cultural que, diga-se de passagem é formada por agregados de vários povos e influências.

Temos que adotar o idioma brasileiro e agregar todos os dialetos regionais para o vocabulário brasileiro e largar de compromisso com a língua portuguesa. Eu já me qualifico como alguém que fala brasileiro e não português.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Eu sou o único que ainda escreve em português não reformado?