Tópico do azeite de oliva

Autor Mensagem
Atom Heart Mother
Veterano
# ago/12 · Editado por: Atom Heart Mother


um bom azeite extra virgem português é como um whiskey (suck me) escocês 12 anos.

dissertem sobre essa deliciosa maravilha culinária.



ps: gallo > all

Viciado em Guarana
Veterano
# ago/12
· votar


whiskey
Meh!

galo > all
Meh!

Atom Heart Mother
Veterano
# ago/12
· votar


Viciado em Guarana

era gallo.

Electric Eye
Veterano
# ago/12
· votar


Azeite? Credo.

ROTTA
Veterano
# ago/12
· votar


Tópico do azeite de oliva

Me gusta. Mas odeio azeitona. Como pode?
Abraços.

Snakepit
Veterano
# ago/12
· votar


ROTTA
Vc não é o unico.

fuska77
Veterano
# ago/12
· votar


Faz bem pro intestino.

brunohardrocker
Veterano
# ago/12
· votar


Faz cagar liso.

fuska77
Veterano
# ago/12
· votar


brunohardrocker
É disso que eu to falando, baby!

tambourine man
Veterano
# ago/12
· votar


chuva de positivo

/o\

GuitarHouse
Veterano
# ago/12
· votar


Sou um apreciador.

Dos "pops'" do Brasil, o Borges ERA o melhor. Porém, raleou. Perdeu muito o sabor, virou quase um óleo apenas.

Hoje meus favoritos "nacionais" são o Gallo (vermelho ou verde, o azul é o top mas nem curto) ou o Andorinha. Faz tempo que não encontro o Andorinha, mas se bobear acho que prefiro o Andorinha.

Dental Floss Tycoon
Veterano
# ago/12
· votar


Montana. \o\

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# ago/12
· votar


ROTTA
Tálouco, sou viciado em azeitona :o

The Laughing Madcap
Veterano
# ago/12
· votar


antes eu achava que qualquer coisa dourada no extra virgem ficaria boa


até o dia que eu fui tentar deep fry uns legumes no azeite. overdose palatativa, fiquei um tempo sem azeite depois dessa.

ROTTA
Veterano
# ago/12
· votar


Shredder_De_Cavaquinho
Tálouco, sou viciado em azeitona :o

Eu odeio de verdade. :)
Abraços.

vintagentleman
Veterano
# ago/12
· votar


Pessoal,

Quanta eloquência, hein?

Dá licença que eu cozinho... Não, não sou chef e nem pretendo, sou cozinheiro mesmo...

O azeite de oliva, ou de olivas, como prefere o mestre Silvio Lancellotti, é um ingrediente tão fundamental na cozinha quanto o alho, o sal, a pimenta do reino e a cebola, e sua origem se perde nos confins da história, sendo utilizado há milhares de anos, e não só para cozinhar (um outro uso tradicional é para ungir).

Azeite é como vinho, existe em inúmeras qualidades e de diferentes procedências, variando também de valor, sendo correto afirmar que um litro de azeite puro, dependendo do modo da prensagem da azeitona (o nome da árvore é oliveira) e de quantas vezes o fruto é "espremido", pode custar de uns 30 reais até milhares de reais...

O azeite é largamente utilizado tanto no ocidente quanto no oriente, e é considerado, aliado aos grãos e peixes, a chave da famosa dieta do mediterrâneo, considerada estimuladora de longevidade...

São grandes produtores de azeite Portugal, Espanha e Itália, mas existem especialidades caríssimas que vem de países como a Turquia, por exemplo.

Se é para ser usado para refogar ou fritar, não deve ser extra virgem, ou será um desperdício do azeite, porque quando aquecido ele perde muitas de suas propriedades "terapêuticas", digamos.

Então, o extra virgem é aquele que tem acidez máxima de menos de 1%, da primeira prensagem da azeitona, e deve ser consumido em saladas e molhos que não precisam ir ao fogo, ou sobre a comida pronta como fazem os espanhóis com suas famosas paellas...

Note-se que na Itália as pessoas não derramam azeite sobre a pizza como fazemos aqui (aliás, a pizza italiana dá um tópico à parte)...

O Brasil é um fraco consumidor dessa iguaria, embora o consumo venha aumentando...

Como última curiosidade, o azeite é dos produtos mais falsificados no mundo, isso constatado por uma matemática simples, o consumo oficial é muito maior que a produção oficial, rsrsrs

Vou mandar uma receitinha de espaguetti aglio y olio... que é più facile ou seja, muito fácil...

Vitalogy
Veterano
# ago/12
· votar


Minha nossa, eu adoro azeite de oliva com linguiça e chuleta

vintagentleman
Veterano
# ago/12 · Editado por: vintagentleman
· votar


Espaguete ao alho e óleo (receita abrasileirada e com macetinhos meus)

Ingredientes (para quatro pessoas)

- 400 gramas de espaguete grano duro (um pacote, mas tem que ser daquele de trigo durum porque senão vocês não vão acertar o ponto);

- 3 folhas de louro;

- Ajisal daquele fino (sal com glutamato monossódico da Ajinomoto);

- 8 dentes grandes de alho;

- 8 colheres de sopa cheias de azeite de boa procedência (não precisa ser extra virgem, pode ser o da lata);

- 4 litros de água num panelão (melhor uma espagueteira);

Modo de preparo:

Bote a água pra ferver, com sal NORMAL (não é o ajisal) à gosto (vai umas duas colheres de sopa meio cheias porque é bastante água), junto com as folhas de louro...

Pode-se amassar o alho ou fatiá-lo bem fininho, vai do gosto, depois misture com um punhadinho de ajisal uns dez minutos antes de fritar no azeite, o ajisal vai secar a água do alho, que vai ficar torradinho. Ele estará pronto quando tiver com uma cor marrom bem clara. Muito cuidado porque queima muito fácil. Reserve fora do fogão. Se só desligar a chama vai queimar...

O macarrão estará cozido quando... Estiver cozido! Não adianta contar tempo indicado no pacotinho... Os mais experientes sabem o ponto até pela cor da água. Bem, o macarrão deve ser servido "al dente" ou seja, um pouquinho duro ainda (só um pouquinho mesmo)...

Escorra bem o macarrão, com cuidado para não se queimar (use um escorredor - evite gambiarras), e jogue por cima o azeite com o alho frito...

Tradicionalmente não se usa queijo ralado (ele meio que anula o sabor do alho), mas se for usar, compre um bom parmesão e rale na hora. Tem muita gente que diz que não gosta de queijo, mas nunca comeu um com um mínimo de qualidade, ficou só nos "sabões" brasileiros...

Sirva o macarrão na hora e bem quente!

Bom apetite.

vintagentleman
Veterano
# ago/12
· votar


Pelo jeito ninguém mais cozinha rsrsrs

tambourine man
Veterano
# ago/12
· votar


Ajisal daquele fino (sal com glutamato monossódico da Ajinomoto)

parei aqui

vintagentleman
Veterano
# ago/12
· votar


tambourine man


É só um pouquinho para secar o alho. Fica legal cara...

Piano ON GRACE
Veterano
# ago/12
· votar


Azeite é bom no suflê.

Jack Kerouac...
Veterano
# mar/13 · Editado por: Jack Kerouac...
· votar


os caras da Gallo tão exagerando. primeiro extra virgem reserva, depois azeitonas colhidas à noite, mais tarde extra virgem prêmio, e agora: http://www.youtube.com/watch?v=LHTbq_19Up4

sallqantay
Veterano
# mar/13
· votar


mais orkutizado que isso só hollister & fintch

¬¬

mvrasseli
Veterano
# mar/13
· votar


Como pode um produto tão fino como o azeite sair de uma azeitona?

vintagentleman
Veterano
# mar/13
· votar


mvrasseli

Minha mãe comeu azeitona no pé em Portugal e disse que é muito diferente das conservadas que a gente come por aqui, e muito melhor...

mvrasseli
Veterano
# mar/13
· votar


vintagentleman
Deve ser mais ou menos o mesmo que você comer jabuticaba em conserva nas Europa.

vintagentleman
Veterano
# mar/13
· votar


mvrasseli


Boa! Rsrsrsr

RafaelValeira
Veterano
# mar/13
· votar


Olha, eu gosto muito de azeite. Aliás, esse video fala bem dele, mesmo sendo uma discussão entre margarina x manteiga.



Chespirito
Veterano
# mar/13
· votar


Eu sempre coloco azeite p/ fritar carne, ovo, linguiça, etc. :P

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico do azeite de oliva