Não sabia que a USP era uma universidade metafísica

Autor Mensagem
snowwhite
Veterano
# jul/12


O meio acadêmico brasileiro está demonhado e perdido de vez.
REIKI??? Qual a seriedade disto? Qual o comprometimento científico?

Pesquisa revela poder da energia liberada pelas mãos

Energia liberada pelas mãos consegue curar malefícios, afirma pesquisa da USP


Um estudo desenvolvido recentemente pela USP (Universidade de São Paulo), em conjunto com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), comprova que a energia liberada pelas mãos tem o poder de curar qualquer tipo de mal estar. O trabalho foi elaborado devido às técnicas manuais já conhecidas na sociedade, caso do Johrei, utilizada pela igreja Messiânica do Brasil e ao mesmo tempo semelhante à de religiões como o espiritismo, que pratica o chamado “passe”.

Todo o processo de desenvolvimento dessa pesquisa nasceu em 2000, como tema de mestrado do pesquisador Ricardo Monezi, na Faculdade de Medicina da USP. Ele teve a iniciativa de investigar quais seriam os possíveis efeitos da prática de imposição das mãos. “Este interesse veio de uma vivência própria, onde o Reiki (técnica) já havia me ajudado, na adolescência, a sair de uma crise de depressão”, afirmou Monezi, que hoje é pesquisador da Unifesp.

Segundo o cientista, durante seu mestrado foram investigado os efeitos da imposição em camundongos, nos quais foi possível observar um notável ganho de potencial das células de defesa contra células que ficam os tumores. “Agora, no meu doutorado que está sendo finalizado na Unifesp, estudamos não apenas os efeitos fisiológicos, mas também os psicológicos”, completou.

A constatação no estudo de que a imposição de mãos libera energia capaz de produzir bem-estar foi possível porque a ciência atual ainda não possui uma precisão exata sobre esse efeitos. “A ciência chama estas energias de ‘energias sutis’, e também considera que o espaço onde elas estão inseridas esteja próximo às frequências eletromagnéticas de baixo nível”, explicou.

As sensações proporcionadas por essas práticas analisadas por Monezi foram a redução da percepção de tensão, do stress e de sintomas relacionados a ansiedade e depressão. “O interessante é que este tipo de imposição oferece a sensação de relaxamento e plenitude. E além de garantir mais energia e disposição.”

Neste estudo do mestrado foram utilizados 60 ratos. Já no doutorado foram avaliados 44 idosos com queixas de stress.
O processo de desenvolvimento para realizar este doutorado foi finalizado no primeiro semestre deste ano. Mas a Unifesp está prestes a iniciar novas investigações a respeito dos efeitos do Reiki e práticas semelhantes a partir de abril do ano que vem.

http://www.rac.com.br/projetos-rac/correio-escola/107097/2011/11/25



Lamentável.

Beijos por mult, pro Cavaleiro e pro Pedro_Borges.

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


Post pro Santo e pra Casa da Mãe Joana.

ACIDO LISERGICO
Veterano
# jul/12
· votar


Pesquisa revela poder da energia liberada pelas mãos
Então não foi inutil quando ajudei o goku com a genki-dama.

LeandroP
Moderador
# jul/12 · Editado por: LeandroP
· votar


Diga-se de passagem...

... Lugar maravilhoso. Gosto de relaxar aqui:
http://www.solosagrado.org.br/

The Laughing Madcap
Veterano
# jul/12
· votar


O meio acadêmico brasileiro está demonhado e perdido de vez.
REIKI??? Qual a seriedade disto? Qual o comprometimento científico?


tanto compromentimento científico quanto direito

Slash_1989
Veterano
# jul/12
· votar


Todo o processo de desenvolvimento dessa pesquisa nasceu em 2000, como tema de mestrado do pesquisador Ricardo Monezi

tive aula com esse cara!! ele contou sobre a historia do projeto dele e os preconceitos que ele sofreu. largou medicina para fazer biologia e depois mestrado em reiki! tem que ter bolas pra enfrentar o senso comum assim!
as pesquisas inclusive contaram com efeitos placebo nos camundongos (mãos de borracha) e foi constatada a eficiencia do reiki.


snowwhite
a USP devia pesquisar o que entao? ficar soltando um peso de papel no chão e constatar mil vezes que "a gravidade existe?"
o caminho da ciencia é limitado só em comprovar hipoteses, acho muito bacana quando alguem resolve ir alem e desenvolver algo novo. nao que eu seja devoto da metafisica, mas fechar o olho para a subjetividade do mundo é muito ingenuidade

Sam Keat
Veterano
# jul/12
· votar


snowwhite
foi comprovado cientificamente, alguns hospitais do EUA tbm usuam do reiki.

tambourine man
Veterano
# jul/12
· votar


snowwhite
Não sabia que a USP era uma universidade metafísica

já tive aula com um prof antroposófico de lá, e nem era de ciências humanas

K2 de inveja

Gus79
Veterano
# jul/12
· votar


Mãos Energizadas

A constatação no estudo de que a imposição de mãos libera energia capaz de produzir bem-estar foi possível porque a ciência atual ainda não possui uma precisão exata sobre esse efeitos. “A ciência chama estas energias de ‘energias sutis’, e também considera que o espaço onde elas estão inseridas esteja próximo às frequências eletromagnéticas de baixo nível”, explicou.

"Energias sutis"!!! hauhauhauh
"o espaço onde elas estão inseridas esteja próximo às frequências eletromagnéticas de baixo nível"!!! Isso é COMPLETAMENTE NONSENSE!
Em primeiro lugar, espaço é uma coisa; frequência eletromagnética é outra completamente diferente; depois, o que ele quer dizer com "frequências eletromagnéticas de baixo nível"? É fácil medir a energia eletromagnética de um corpo. Ele mediu? Comparou a energia EM da mão de alguém fazendo reiki com a energia EM da mão da mesma pessoa sem fazer reiki? Comparou a energia EM do espaço entre a mão e o rato quando alguém fazia reiki com a energia quando ninguém fazia reiki? Tudo isso é tão absurdo que dá nervoso.

Slash_1989
tive aula com esse cara!! ele contou sobre a historia do projeto dele e os preconceitos que ele sofreu. largou medicina para fazer biologia e depois mestrado em reiki! tem que ter bolas pra enfrentar o senso comum assim!

Coragem não é atestado de qualidade acadêmica.

as pesquisas inclusive contaram com efeitos placebo nos camundongos (mãos de borracha) e foi constatada a eficiencia do reiki.
???

Sam Keat
foi comprovado cientificamente, alguns hospitais do EUA tbm usuam do reiki.

Não, não foi comprovado cientificamente. Simplesmente porque NÃO DÁ PRA COMPROVAR CIENTIFICAMENTE.

Veja bem: é possível formular uma teoria que sempre seja corroborada pelos testes. Mas não é isso que faz da teoria uma teoria científica.

Uma teoria só é científica quando é possível formular uma experiência nova que possa ter como resultado: (1) a corroboração, com um resultado experimental quantitativo muito próximo ao que se esperava; ou (2) a refutação, com um resultado experimental quantitativo diferente do que se esperava.

Então, uma teoria só é científica se puder estar errada. Mas práticas como Reiki, aculpuntura, homeopatia, moxabustão, psicanálise, etc. não podem ser refutadas - então não podem ser científicas.

snowwhite
Você acha que a tese sobre Reiki é o cúmulo do que a USP pode produzir? Então dá uma olhada nisso aqui.
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-20092004-172927 /pt-br.php

Viciado em Guarana
Veterano
# jul/12
· votar


Vish!
Já vi que vou pra faculdade só de zoa!

SODAPOP
Veterano
# jul/12
· votar


Para a criadora do tópico:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Metaf%C3%ADsica

vale a pena dar uma lida

Gus79
Veterano
# jul/12
· votar


SODAPOP
Cara, no contexto da ciência, uma teoria metafísica é uma teoria sem a possibilidade de ser verificada (acepção de acordo com o positivismo lógico) e/ou sem a possibilidade de ser refutada (acepção de acordo com o falseabilismo de Popper).

No segundo sentido, uma teoria do reiki é uma teoria metafísica - ou pseudocientífica, o que dá no mesmo.

Vick Vaporub
Veterano
# jul/12
· votar


brb treinando Kamehameha.

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


Gus79
Você acha que a tese sobre Reiki é o cúmulo do que a USP pode produzir? Então dá uma olhada nisso aqui.

Fim da picada!

SODAPOP

Para a criadora do tópico:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Metaf%C3%ADsica

vale a pena dar uma lida


Faço minhas as palavras do Gus.

SODAPOP
Veterano
# jul/12 · Editado por: SODAPOP
· votar


Gus79
termo extremamente mal escolhido pela comunidade científica então
De certa forma tem até um sentidozinho, já que "metafísica" pode significar "além/depois da física", mas de resto ignorou a semântica original da palavra, tal qual a ciência fez com outros termos como "evidência", "experimento"...
Mas é isso aí, a linguagem é mutante mesmo

brunohardrocker
Veterano
# jul/12
· votar


Não sei por que se importar com isso.

Bizet
Veterano
# jul/12
· votar


Tudo isso é tão absurdo que dá nervoso.

precisely

Filhada
Veterano
# jul/12
· votar


Isso e conspiracao.
Aparece agora justo quando tem um "reikista" numa novela da globo. Muito suspeito...

/chatooff

Palavras nao provam muita coisa... Quero ibagens!

Mas ate que pelo menos assim o brasil fica conhecido em alguma coisa. Potencia em ciencia metafisica! Lol

tambourine man
Veterano
# jul/12 · Editado por: tambourine man
· votar


SODAPOP

bravo. bravíssimo

Slash_1989
Veterano
# jul/12
· votar


Gus79
"Energias sutis"!!! hauhauhauh
"o espaço onde elas estão inseridas esteja próximo às frequências eletromagnéticas de baixo nível"!!! Isso é COMPLETAMENTE NONSENSE!
Em primeiro lugar, espaço é uma coisa; frequência eletromagnética é outra completamente diferente; depois, o que ele quer dizer com "frequências eletromagnéticas de baixo nível"? É fácil medir a energia eletromagnética de um corpo. Ele mediu? Comparou a energia EM da mão de alguém fazendo reiki com a energia EM da mão da mesma pessoa sem fazer reiki? Comparou a energia EM do espaço entre a mão e o rato quando alguém fazia reiki com a energia quando ninguém fazia reiki? Tudo isso é tão absurdo que dá nervoso.



OK. uma excelente explicação cientifica, mas o que diabos isso tem a ver com o bem estar que alguem sente causado pelo reiki? Acho que nao precisaria de evidencias cientificas da eficacia (ou nao) dessa tecnica, mas a galera é muito mente fechada, e acha que a razão é a unica forma de conhecimento.
Não defendo o reike, nem nunca fiz isso, portanto nao posso dizer se funciona ou nao, só que eu acho que tem tantas formas diferentes de ver e sentir o mundo que seria interssante dar mais enfase ao que não é de todo justificavel.
No meu modo de ver, a ciencia é linda e maravilhosa, mas ela só prova calculos, e acho que numeros não conseguem abraçar o significado de uma vida. o "todo" é sempre maior do que a soma de suas partes.

Coragem não é atestado de qualidade acadêmica.
da mesma forma que a ciência não é atestado de vida.

Spect
Veterano
# jul/12 · Editado por: Spect
· votar


Slash_1989
mas o que diabos isso tem a ver com o bem estar que alguem sente causado pelo reiki?

O problema é quando esse tipo "bem estar" começa a ser justificado com pseudociência. Homeopatia, Power Balance, lei da atração e por aí vai.

tambourine man
Veterano
# jul/12
· votar


SODAPOP
já que "metafísica" pode significar "além/depois da física"

nesse sentido até a física é metafísica, pois ela está sempre indo além do conhecido

Gus79
Veterano
# jul/12
· votar


Slash_1989
No meu modo de ver, a ciencia é linda e maravilhosa, mas ela só prova calculos
?

acho que numeros não conseguem abraçar o significado de uma vida
Alguém acha isso?

Coragem não é atestado de qualidade acadêmica.
da mesma forma que a ciência não é atestado de vida.

?!?

Gus79
Veterano
# jul/12
· votar


Slash_1989
O problema é o seguinte:

é alguém gastando o meu dinheiro fazendo uma tese pseudocientífica;

e pior: num doutorado de medicina, que poderia estar sendo melhor aproveitado por alguém com vocação realmente científica, e não por alguém que já chegou ao doutorado com a intenção de fazer uma tese com uma conclusão predeterminada e que segue simplesmente sua própria convicção pessoal a respeito de uma "terapia" alternativa.

Surpreende que a USP tenha aceitado um doutorando que tinha esse propósito, e surpreende que a sua tese tenha sido aprovada.

Daí a afirmação da Branca de Neve de que "a USP é uma universidade metafísica".

Rafa-Ban
Veterano
# jul/12
· votar


O dia que vc tomar um rádúgi no peito, vc vai passar a crer nessas parada aew

snowwhite
Veterano
# jul/12 · Editado por: snowwhite
· votar


Gus79
é alguém gastando o meu dinheiro fazendo uma tese pseudocientífica;

e pior: num doutorado de medicina, que poderia estar sendo melhor aproveitado por alguém com vocação realmente científica, e não por alguém que já chegou ao doutorado com a intenção de fazer uma tese com uma conclusão predeterminada e que segue simplesmente sua própria convicção pessoal a respeito de uma "terapia" alternativa.

Surpreende que a USP tenha aceitado um doutorando que tinha esse propósito, e surpreende que a sua tese tenha sido aprovada.

Daí a afirmação da Branca de Neve de que "a USP é uma universidade metafísica".


É isto. Se ainda fosse no Mackenzie, onde ensinam que as eras geológicas ocorreram antes ou depois do Dilúvio ainda eu aceitaria. Mas na USP? Onde esta geração e as futuras vão estudar?

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


Rafa-Ban
O dia que vc tomar um rádúgi no peito

Que isto?

Rafa-Ban
Veterano
# jul/12
· votar


snowwhite

Chessuis ! ELa nunca jogou street figter Chessuis!, salva ela , Chessuis !

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


Rafa-Ban
Chessuis ! ELa nunca jogou street figter Chessuis!, salva ela , Chessuis !


hahahaha agora posso imaginar o que seja. É tipo uma voadora no peito?

Rafa-Ban
Veterano
# jul/12
· votar


snowwhite

nhão tia, é uma bola de energia que sai das mãos hahahah. Mas sério mesmo , eu acho que vale a pena pesquisar o reiki sim,pode ser que algum dia consigam de fato comprovar a eficiencia, pode ser até que venha a se tornar um tipo de tratamento reconhecido, como acumpuntura

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Não sabia que a USP era uma universidade metafísica