Ouya - O console livre!

    Autor Mensagem
    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jul/12


    O Ouya (estilizado OUYA) é um futuro console de código aberto com Android como sistema operacional. O produto, idealizado por Julie Uhram, tem como envolvidos o co-criador do Xbox, Ed Fries, como conselheiro, e o designer Yves Béhar. Toda unidade será enviada com um kit de desenvolvimento de software incluso gratuitamente, além de permitir ter seu hardware alterado livremente pelo usuário.

    O Ouya tem como objetivo a abertura do mercado de consoles, por esse motivo, algumas de suas principais características incluem um hardware modificável de baixa entrada, um SDK gratuito para todos os donos do produto e a possibilidade de reproduzir a maior parte dos jogos já existentes para celurares Android.

    Por enquanto, a máquina é apenas uma proposta, mas uma proposta que já arrecadou US$ 5 milhões no Kickstarter , site no qual pessoas comuns apoiam projetos criativos. Para ter uma ideia, a meta inicial era conseguir US$ 950 mil.

    Fonte (Arial)
    Fonte (Verdana)
    ---------------------------------------------------------------------- ------------------
    Agora eu pergunto para vocês, povo com grande sabedoria adquirida com muita experiência de vida... o que vocês acham disso?

    The Dark Shape of Pentatonics
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    legal, mas...vai rodar tíbia ?

    SODAPOP
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    ouya só que interessante!

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    SODAPOP
    Né?!

    QUARESMA
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    ouya só que interessante!

    vai dar pra jogar com Pouyol

    Scrutinizer
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Vai ser uma merda...
    Eu ficaria bem feliz se estivesse errado, mas vai ser uma merda...

    TG Aoshi
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Só o mercado pra dizer algo. Analisando superficialmente, tem tudo pra ser um fracasso.

    Mas quem sabe não alavanque um pouco os developers indies....

    Shredder_De_Cavaquinho
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Ja ouvi essa história mais de uma vez...

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Viciado em Guarana
    · votar


    Scrutinizer
    Por que você diz isso?

    TG Aoshi
    Você pode citar alguns pontos que apontam para o fracasso?

    McBonalds
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    hardware modificável

    Já passou da hora de vídeo-games e celulares virem com essa característica, igual o PC. Não tem por que comprar um celular novo só por causa de um incremento no processador, por exemplo.

    TG Aoshi
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    McBonalds
    Já passou da hora de vídeo-games e celulares virem com essa característica, igual o PC. Não tem por que comprar um celular novo só por causa de um incremento no processador, por exemplo.

    Essa ideia é muito bonita na teoria, mas péssima na prática. Uma situação análoga é a do PS Move e do Kinect vs. Wii Motion: especialmente no caso do PS Move, qual a porcentagem dos donos de PS3 que possuem o Move? Você faz um game pra Wii e qualquer pode jogar, pra PS3/360 não.
    Mas o maior motivo é que é uma dor de cabeça a mais pro desenvolvedor, reduz as vendas potenciais e aumenta-se os custos. E produzir um triple A já é bem caro...

    -Dan
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Antigamente, me diziam que o Linux iria dominar e que para você ser uma pessoa bem sucedida e a frente, era crucial ter cursos de Linux.

    Não sei se isso tem a ver com o tema.

    TG Aoshi
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Viciado em Guarana
    Em suma não tem nenhum atrativo especial, nada de único no console.

    Se nem a biblioteca de jogos do iOS é grande coisa, imagina a do Android... Ainda é aquela velha história, quem quer jogar não compra um Smartphone.
    Fora que boa parte foi feita pra se jogar aproveitando as capacidades dos smarts. Imagina um Fruits Ninja ou um Draw Something no controle...

    Pra mim o ponto mais contundente é a proposta. Bandeiras de "Código aberto", "Software livre" e semelhantes, me soam como enganação, pelo menos na produção de games. Também não vejo muito sentido falar em "console aberto" quando já existe algo chamado PC.

    Se existisse algo prejudicando a indústria de games, pode ter certeza que não seria a acessibilidade, nem falta de desenvolvedores; seria a praticidade e tudo decorrente dela (tempo, custos, etc...). Tem excelentes engines (Unreal, CE, Unity), muito acessíveis, que já tem feito um ótimo trabalho nesse sentido: tirando cada vez mais o foco (e tempo) de detalhes técnicos, e passando-o pro design e ideia do jogo.

    Na maioria dos casos, ter que criar e programar uma engine ou game do zero, especialmente pra equipes pequenas, é contraprodutivo e até inviável.
    O verdadeiro desafio é produzir um game bem acabado, com qualidade decente, bem executado (pode ser até o pior conceito de jogo do mundo), e principalmente, tornar essa facilidade acessível pra gente interessada em criar jogos. Não acho que tornando um console aberto, com SDK gratuito que vai possibilitar isso, do mesmo jeito que as engines já fazem.
    Só pra ilustrar:
    (se não me engano, na época, a equipe não tinha nem 10 pessoas)


    (1 pessoa)


    Talvez um dos únicos méritos do console, seja educacional, já que não é tão fácil e nem qualquer um que consegue acesso a um SDK de um console.

    Pra mim não tem sentido, ou eu não entendi a proposta...

    Piano ON GRACE
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    O console vai custar 100 doláres. foi o que li. sera codigo aberto, qualquer empresa no mundo lançará jogos nesse console.

    isso me lembra Windows X Linux

    mvrasseli
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Esse console será um consolo.

    McBonalds
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    TG Aoshi

    Essa ideia é muito bonita na teoria, mas péssima na prática.

    Mas por que funcionou com os PCs? Por que não temos apenas arquiteturas fechadas estilo Apple rodando por aí?

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    mvrasseli
    E de consolo você entende né!

    Piano ON GRACE
    Também parece!
    Apesar de que daqui a pouco vai sair uma nova geração de consoles.

    TG Aoshi
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    McBonalds
    Mas por que funcionou com os PCs?
    Não dá pra dizer que funcionou. Não pra games.

    Por mais que as versões de games pra PC demandem mais força bruta que as de console, ainda são os consoles que regram as tecnologias exploradas.
    A geração atual de consoles tem hardware baseado em DX9 (meio que transitório pro 10). Faz mais de 2 anos que lançaram o DX11 e apareceram as primeiras placas com suporte a essa versão. Mas ainda hoje são poucos os games que deram suporte a isso, e dá pra contar nas mãos os que largaram mão da versão 9 pra fazer um bom uso dos recursos do DX11.

    Não é nem um pouco barato produzir jogos, ainda mais triple A. O lucro é muitas vezes bem menor que as pessoas pensam, e os riscos, caso o jogo seja um fracasso na opinião pública, são enormes.
    A questão é que se precisa de lucro e que hardwares "padrões" são extremamente necessários.
    Dado tudo isso, qual a escolha mais lógica a fazer? Você faz um game pra console e depois "porta" pra PCs. São raras as exceções; ou você tem um nicho muito exclusivo (como no caso dos RTS e MMOs), ou quando uma empresa se arrisca (e arrisca muito) e pensa no lucro a longo prazo (A Crytek e os primeiros Crysis).

    E tem muito mais coisa que isso.

    Por que não temos apenas arquiteturas fechadas estilo Apple rodando por aí?
    Ahn... Você tá mesmo falando de games?

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Vi no canal do Guilherme Gamer que foi confirmado que o Ouya vai ter o tamanho de um cubo mágico!

    :|

    tambourine man
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    -Dan
    Antigamente, me diziam que o Linux iria dominar e que para você ser uma pessoa bem sucedida e a frente, era crucial ter cursos de Linux.

    Não sei se isso tem a ver com o tema.


    a virtude do desvirtuamento

    Roy.Mustang
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    juro que li o "consolo livre" *__*

    pena que estava enganado =(

    Tamehiro
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    mas e quem não sabe programar?

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Tamehiro
    Apenas joga.

    José Vitor
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: José Vitor
    · votar


    Parece que já tem um exclusivo :D

    Jogo exclusivo :D

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    José Vitor
    Que foda véi!
    Agora botei fé nesse console!

    Espero que dê certo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ouya - O console livre!