como lidar com o sofrimento humano?

    Autor Mensagem
    tambourine man
    Veterano
    # jul/12


    Fui passar uns tempos com meu tio, que sofre cada vez mais de dores crônicas (fibromialgia, coisa e tal). Em tempo úmido, ele sente dor praticamente o dia inteiro.

    Vez ou outra eu visito um amigo meu muito próximo, que casou, teve filho. Mas muitas vezes ele leva tudo como se fosse um fardo, uma decisão errada.

    Fui passar férias na casa de uma amiga que está muito estressada pelo trabalho, perdeu 10 kg, tem dores de cabeça e vive meio mal.


    Tenho muito carinho por essas pessoas, mas não sei como lidar com isso. Não quero me afastar, mas sinto muito peso em estar perto delas. Sei que não posso ajudá-las, que cada um leva sua própria vida. Mas tá difícil

    brunohardrocker
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Tenho muito carinho por essas pessoas, mas não sei como lidar com isso. Não quero me afastar, mas sinto muito peso em estar perto delas. Sei que não posso ajudá-las, que cada um leva sua própria vida. Mas tá difícil

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Complicado =/

    Tamehiro
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    achei que sentir pena fosse muito mainstream

    SODAPOP
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    eles gostariam de te ver boladão com o sofrimento deles?
    provavelmente não
    tá te fazendo mal ficar preocupado?
    sim

    então se afasta desse povo, converse esporadicamente

    SODAPOP
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    caso contrário procure sobre o budismo

    brunohardrocker
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Quando eu posso ajudar em algo e a pessoa signifique pra mim, eu ajudo.

    Mas no primeiro caso você tem alguém a quem vc no máximo pode desejar alguma força, algum apoio moral. O resto todo é por conta dos médicos.

    No segundo caso, apesar de ser seu amigo e podendo ou não ouvir conselhos, só ele mesmo pode resolver seus problemas.

    No terceiro caso também, é por conta da pessoa e provavelmente da medicina. O máximo que vc pode fazer é dar suas sugestões.

    Então não tem porque absorver o sofrimento dessas pessoas para si. Ninguém é super-herói. Siga a vida.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    tambourine man

    Pelo grau de intimidade que você tem com eles, você tem alguma idéia se a sua presença traz algum alívio ou ajuda pra eles? Por exemplo, alguém falando algo do tipo "Que bom que você está aqui."?

    Porque estar na presença do sofrimento deles é ruim, mas se afastar de alguém por quem você tem muito carinho também pode ser (e você tem uma idéia de como isso te afeta pela sua experiência de vida). Se além de tudo a sua presença é benéfica pra eles, pode ser um incentivo.

    Rafa-Ban
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Esse tipo de situação é dureza, minha mãe após mais de 30 anos como fumante e portadora de diabetes está pagando o preço pelo abuso. Ela está em vias de ter os dois pés amputados e digo uma coisa a voces : É bastante duro passar por essas coisas, ainda mais quando a pessoa é fraca emocionalmente e extremamente teimosa.

    Aqui, eu estou cuidando dela como posso, talvez ate cancele minha ida ao encontro do OT, muitas vezes me irrita a teimosia dela em não querer se tratar e ficar simplesmente reclamando e perguntando pra " Deus" por que está passando por isso, mas... faço tudo ao meu alcance pra ajudar

    O que se pode fazer é ajudar como puder, seja com sua presença, seja sem a sua presença, dando força...Enfim

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    como o vegeta , manda um garlik gun em todo mundo.

    mas falando serio , o sofrimento das pessoas só importa na medida que o bem estar delas signifique o seu bem estar.

    Pedro_Borges
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Tem pessoas que gostam de ser vítimas para terem para si a atenção. No caso do seu tio, pode ser que ele necessite, vez em quando, de um apoio moral e isso, dependendo como é transmitido, pode causar alívio. Nos demais casos, se essas pessoas não melhoraram ou aceitarem suas cruzes, estão conquistando a indiferença. Aí o problema não é teu. É elas que estão atraindo o mal para si.

    Bom, é minha opinião empírica sem conhecer os casos de perto.

    snowwhite
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    O ser humano é absolutamente solitário na hora da dor. Por mais que as pessoas tentem se colocar no lugar das outras, por mais que falem palavras de conforto, por mais que tentem demonstrar outra forma de ver a situação, em casos de dor física ou emocional, parece que tudo é absolutamente irrelevante. A pessoa que sofre costuma se sentir um pouco vítima do destino, um pouco culpada, um pouco impotente e muito sozinha. Além do mais, o problema dela é sempre superior aos dos demais simplesmente porque é o que ocupa a mente dela naquela momento. E o problema daquele momento é sempre o mais doloroso pelo mesmo motivo.

    Compartilhar o sofrimento com os demais também é desconfortável porque não queríamos estar naquela situação e não queremos entrar em contato com aquilo porque também sofremos ao ver os que amamos sofrendo.

    qew
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    eu geralmente ajudo a afundar essas pessoas.

    no fundo do poço a unica coisa que tem a se fazer é subir o/

    acho que sou problemático =(

    enho muito carinho por essas pessoas
    :/

    snowwhite
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    qew
    no fundo do poço a unica coisa que tem a se fazer é subir o/


    O fundo não existe. Sempre pode ficar pior.

    CindyFerrari
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Acho que vc deve se afastar delas, pois é vc quem está causando os problemas...


    Mas sério, isso muito complicado cara, pq são problemas que exigem cuidados especializados, talvez vc possa leva-los a algum profissional.

    SODAPOP
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    snowwhite
    O ser humano é absolutamente solitário na hora da dor. Por mais que as pessoas tentem se colocar no lugar das outras, por mais que falem palavras de conforto, por mais que tentem demonstrar outra forma de ver a situação, em casos de dor física ou emocional, parece que tudo é absolutamente irrelevante. A pessoa que sofre costuma se sentir um pouco vítima do destino, um pouco culpada, um pouco impotente e muito sozinha. Além do mais, o problema dela é sempre superior aos dos demais simplesmente porque é o que ocupa a mente dela naquela momento. E o problema daquele momento é sempre o mais doloroso pelo mesmo motivo.

    Compartilhar o sofrimento com os demais também é desconfortável porque não queríamos estar naquela situação e não queremos entrar em contato com aquilo porque também sofremos ao ver os que amamos sofrendo.


    demorou pra falar coisa decente hein!

    snowwhite
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: snowwhite
    · votar


    SODAPOP
    demorou pra falar coisa decente hein!

    ¬¬

    elyts
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    ''O ser humano é absolutamente solitário na hora da dor''

    Sim, mas em muitos casos apenas em ter alguem perto so dando uma mão, ja faz uma ajuda muito significativa e importante

    Atom Heart Mother
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Atom Heart Mother
    · votar




    tambourine man
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    valeu pelos conselhos, vamo que vamo. Sabedoria aí, fi

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a como lidar com o sofrimento humano?