Sobre abandono de epônimos de pessoas consideradas desonrosas

Autor Mensagem
DrZaius
Veterano
# jul/12


Exemplo:

a granulomatose de Wegener foi descrita por um patologista alemão nos anos 1920, e o nome ficou. Há alguns anos, descobriram que o Hans em questão era um nazista entusiasta e que trabalhou pros nazis na Polônia ocupada. Desde então, existe uma campanha no meio das ciências médicas pra mudar o nome pra "vasculite com granulomatose".

O que acham do município de Presidente Médici em RO? E do estádio Presidente Vargas (esse também um ditador). Ou qualquer lugar chamado Pedro II, um déspota?

A favor do revisionismo e da criação de uma novilíngua? Ou a favor de ficar homenageando filhos da puta?

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


Sou totalmente contra homenagens a FDP. O problema está em quem tem o poder de homenagear e o que estes pensam dos FDP.
Mas sou a favor de revisionismo sim.
Mudam-se nomes por motivos bem mais fúteis.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/12
· votar


Tenha sido o cara um fdp ou não, acho que este tipo de homenagens nunca deveria sequer ter ocorrido. Sou favorável às revisões, mesmo que dê um trabalho momentâneo para quem já está habituado.

ps: Falo mais pelas homenagens em nomes e conceitos científicos ou didáticos.

DrZaius
Veterano
# jul/12 · Editado por: DrZaius
· votar


Die Kunst der Fuge
Aí existe o problema da perda de compatibilidade retrógrada. Imagine o tanto de literatura ainda atual que usa o nome antigo. Toda vez terão que ser usados ambos os termos em buscas. Daqui há 20 anos, que for fazer um pesquisa vai ter que lembrar esse nome arcaico.

Além de que é bem mais fácil falar "doença de Goodpasture" que "doença do anticorpo anti membrana basal". E, se descobrirem que a fisiopatologia é outra? Vai mudar o nome novo ou ficar um nome errado, como a Vasculite necrotizante

SODAPOP
Veterano
# jul/12
· votar


coitado do senhor Alzheimer

QUARESMA
Veterano
# jul/12
· votar


O primeiro exemplo é a maior sacanagem...

SODAPOP
Veterano
# jul/12
· votar


se existisse um mal de Dogs eu ia ficar muito triste

Viciado em Guarana
Veterano
# jul/12
· votar


Frescura isso aê!

Viciado em Guarana
Veterano
# jul/12
· votar


Vocês estão é com inveja porque não tem nenhuma doença com vossos nomes!

QUARESMA
Veterano
# jul/12
· votar


SODAPOP
um mal tse tung tambem

SODAPOP
Veterano
# jul/12
· votar


QUARESMA
IUHAWIUAEHIAHEU

guizimm
Veterano
# jul/12
· votar


Mudam-se nomes por motivos bem mais fúteis
não é porque fazem muita merda em algumas coisas que se pode fazer pequenas merdas em outras(só uma comparação, não mudar o nome seja fazer merda, talvez eu acho isso, ou não, mas não estou insinuando)

mas enfim, acho que devia deixar do jeito que está, não vai fazer mal a ninguém

André Perucci
Veterano
# jul/12
· votar


mal de msteem

CindyFerrari
Veterano
# jul/12
· votar


E do estádio Presidente Vargas
Eu gosto, depois da reforma ficou massa!!

fernando tecladista
Veterano
# jul/12
· votar


um déspota?
revisionismo
novilíngua


a ideia do debate do tópico é até interessante
por outro lado essas coisas de alguem que do dia pra noite resolveu escrever dificil é broxante

do assunto:
homenagens a "fdp" é relativo
qualquer um ai da hístória sempre foi FDP para alguns e um ídolo para outros

por exemplo
aqui do lado tem a rod. anhanguera, esse cara foi um bandeirante um ídolo para os portugueses, mas também foi um cara que sacaneou os indios

E do estádio Presidente Vargas (esse também um ditador)

também foi o cara que tornou a carteira de trabalho obrigatória

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jul/12
· votar


DrZaius
Aí existe o problema da perda de compatibilidade retrógrada. Imagine o tanto de literatura ainda atual que usa o nome antigo. Toda vez terão que ser usados ambos os termos em buscas. Daqui há 20 anos, que for fazer um pesquisa vai ter que lembrar esse nome arcaico.

Certo, mas cada vez mais os sistemas de busca estão sendo aprimorados. Pelo menos na parte de busca digital, não acho que isso seja um problema tão grande, pode ser facilmente resolvido.

Além de que é bem mais fácil falar "doença de Goodpasture" que "doença do anticorpo anti membrana basal".

Concordo que seja mais fácil "falar", mas pra estudar e pra lembrar, estes nomes assim são uma merda. Prefiro muito mais um nome que seja informativo do que um nome desses. Note que pelo segundo nome já dá pra ter uma idéia do que se trata, no primeiro nome não.

E, se descobrirem que a fisiopatologia é outra? Vai mudar o nome novo ou ficar um nome errado, como a Vasculite necrotizante

Por mim mudaria o nome de novo. Seria como se cada nome fosse correspondente a uma teoria sobre a doença. Se está errada a teoria caiu, então a nova teoria tem um nome novo.

Mas pra estes pontos que você colocou não pensei muito sobre eles, o principal que eu acho é que tinha que parar com essas homenagens, pelo menos nas novas descobertas, e parece que isso já estão fazendo.

brunohardrocker
Veterano
# jul/12
· votar


Só sou a favor de mudar nomes de personalidades cientificamente comprovadas como maléficas. As que forem provadas filosoficamente não merecem ser mudadas, pois vai ser questão de opiniões.

Anya E.
Veterano
# jul/12
· votar


Acho que no campo científico rola muita puxada de tapete, e muitos alegam a autoria de teorias que receberam colaborações ou até mesmo foram formuladas por matemáticos/físicos/blablabla menores.
Meu senso de justiça me diz que dá pra considerar a mudança desses nomes, meu senso prático não tá afim de imaginar os novos tipos de nomes que eu teria que decorar pra "todas as merdas de Newton" ou "qualquer porra de Laplace".

Mary Lennox
Pitéu OT 2012
# jul/12
· votar


Minha avó disse que o Vargas foi o melhor presidente que o Brasil já teve.

guizimm
Veterano
# jul/12
· votar


Minha avó disse que o Vargas foi o melhor presidente que o Brasil já teve
meu professor de história tbm diz isso

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


Uma avó dizendo que Vargas foi o melhor presidente eu entendo. Já um professor de História...

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# jul/12
· votar


snowwhite
Super comum.

guizimm
Veterano
# jul/12
· votar


snowwhite
ele dizia que ele fez muito pelo Brasil, eu acho que ele fez, o pessoal fica chingando pq ele foi ditador

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


Shredder_De_Cavaquinho
Super comum.

Deveriam se restringir a mostrar os fatos e deixar que os alunos decidam se houve um melhor e por quê. Do contrário é proselitismo ideológico com crianças.

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


guizimm
ele dizia que ele fez muito pelo Brasil, eu acho que ele fez, o pessoal fica chingando pq ele foi ditador

E foi ditador mesmo. E ditaduras não devem ser elogiadas.

brunohardrocker
Veterano
# jul/12
· votar


O que deve ser elogiado, deve ser elogiado. O que deve ser criticado, deve ser criticado. A ruptura total é insensata, injusta e hipócrita. A considerar que todos somos sistemas falhos, e não juízes detentores da verdade.

guizimm
Veterano
# jul/12
· votar


snowwhite
discordo totalmente, os lados bons e ruins das coisas devem ser analisados, não é porque uma coisa é ruim(em tese) que não devemos ver seu lado bom

guizimm
Veterano
# jul/12
· votar


O que deve ser elogiado, deve ser elogiado. O que deve ser criticado, deve ser criticado. A ruptura total é insensata, injusta e hipócrita. A considerar que todos somos sistemas falhos, e não juízes detentores da verdade
quase o que eu falei só que mais bonito

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# jul/12
· votar


No mais, palhaçada çaparada de mudar nome aí. Fica do jeito que tá, e quem não gostou que vápacasadocaralho.

snowwhite
Veterano
# jul/12 · Editado por: snowwhite
· votar


guizimm
discordo totalmente, os lados bons e ruins das coisas devem ser analisados, não é porque uma coisa é ruim(em tese) que não devemos ver seu lado bom

Também acho. Só penso que um ditador deve ser tratado como tal, mesmo que tenha sido um populista ( o que pra mim não é elogio algum pois o povo aqui é a massa de manobra).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre abandono de epônimos de pessoas consideradas desonrosas