Comissão Nacional da Verdade

Autor Mensagem
snowwhite
Veterano
# jul/12


COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE, A SABER

O joio e o trigo

No domingo 1º de julho, o jornal Diário do Amazonas trouxe uma crônica de ampla repercussão na internet: o compositor gaúcho Lupicinio Rodrigues teria sido preso e torturado pela ditadura durante meses a fio por manter amizade com João Goulart e Leonel Brizola. Suas unhas teriam sido arrancadas para impossibilitá-lo de tocar violão. Quem confidenciou ao autor do artigo a história, mantida em segredo até hoje, teria sido um suposto filho do compositor, Lôndero Gustavo Dávila Rodrigues, atualmente motorista de uma universidade no Rio de Janeiro. Um assunto e tanto para a Comissão da Verdade investigar, não fosse por um detalhe: Lupicinio não sabia tocar violão.

“Meu pai nunca tocou nenhum instrumento. Só tocava caixinha de fósforos, nada mais”, disse a CartaCapital Lupicinio Rodrigues Filho, único herdeiro varão reconhecido pelo compositor, morto em 1974. Ele também teve uma filha, Tereza, do primeiro casamento. Lupicinio Filho, dono do bar em Porto Alegre que leva o título da famosa canção do pai, “Se Acaso Você Chegasse”, garante que a história contada por Lôndero não passa da mais pura ficção. “Não tem nem um fundo de verdade nisso, é mentira da grossa. Eu sei a história da família de cor e salteado e nunca ouvi falar em outro filho do meu pai.” E acrescenta: “Se a tortura tivesse ocorrido, pediríamos indenização ao Estado, até por ter direito. Mas meu pai jamais foi preso, em lugar algum”.

O caso do compositor ilustra as armadilhas das quais a Comissão da Verdade precisará se esquivar nos próximos dois anos. Quantos mitômanos e oportunistas poderão aparecer a partir de agora para “denunciar” abusos da ditadura? Os integrantes da comissão asseguram que todos os casos serão checados e investigados à exaustão para atestar a verossimilhança das acusações.

http://www.cartacapital.com.br/destaques_carta_capital/o-joio-e-o-trig o/?autor=28

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


Eu não fui presa nem torturada. Nunca fui comunista. Mas queria uma boquinha na Comissão da Verdade. Vou comprar uma bandeirinha do partido.


Post para os espertos.

Cavaleiro
Veterano
# jul/12 · Editado por: Cavaleiro
· votar


O sonho de qualquer welfarista é ter sofrido alguma opressão leve.

PS: Antes que digam, não estou dizendo que nazismo, ditadura ou o que seja tenha sido uma opressão leve.

SODAPOP
Veterano
# jul/12 · Editado por: SODAPOP
· votar


pô véi me recuso a comentar algo como esse, que eu não senti na pele, com a liberdade de eu falar o que quiser, que na época não existia
Nos prédios da universidade em que eu estudo, vários estudantes e presos políticos foram torturados e mortos
A única coisa que arrisco a dizer com certeza é vários artistas achavam que tinha seu charme ser exilado. Até alguns queridinhos da ditadura aproveitaram pra se exilar. Era cool

Les Guitar
Veterano
# jul/12
· votar


Ontem na aula comentaram sobre o Geraldo Vandré, um dos que tomou porrada na época.

Elkinho
Veterano
# jul/12
· votar


ditadura >>>>>>slash>>>>>> essa baixaria de governo atual

snowwhite
Veterano
# jul/12 · Editado por: snowwhite
· votar


Mas então, o que vai ter de gente alegando ser descendente de perseguido pela ditadura não vai ser fácil. Todo aquele que tem um pum vermelho no seu passado vai querer mamar nesta teta. É como os que alegam ser descendentes do clã Orleans e Bragança. Só que são do clã de Karl Marx tupiniquim.

brunohardrocker
Veterano
# jul/12
· votar


Vão cuidar do Mensalão, do Cachoeira, do Lagoa, do Gruta, e de todos que tem contato com a natureza e as cachoeiras do Brasil por debaixo dos panos.

Esses são problemas atuais e que se fossem solucionados seria um passo inédito na história.

matias_bass
Veterano
# jul/12
· votar


brunohardrocker
e que se fossem solucionados seria um passo inédito na história.

Então axo que vai ficar pra próxima...

-Dan
Veterano
# jul/12
· votar


topico duplo.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/286983/

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


-Dan

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/286983/


Culpa da busca que não acusou nada.

Mary Lennox
Pitéu OT 2012
# jul/12
· votar


Dá pra tocar violão sem unha.

Fottógraffo Ceggo
Veterano
# jul/12
· votar


ditadura >>>>>>slash>>>>>> essa baixaria de governo atual

Elkinho
Veterano
# jul/12
· votar


vocês ja pararam para penssar que a ditadura não cometeu crimes, uma vez que não existia direitos humanos e a mesma não governava sobre os moldes da constituição nacional? (uma vez que a mesma é para ser uma democracia). De acordo com as regras da ditadura tudo oque os militares fizeram esta certo.

E digo mais, vagabundo tem mais que apanhar e morrer, na ditadura não tinha esse bando de marginal desmiolado que tem hoje.

Elkinho
Veterano
# jul/12
· votar


Fottógraffo Ceggo
po se vai me citar positiva aoi menos lah t,t (é q ngm me positiva xD)

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


Elkinho
vocês ja pararam para penssar que a ditadura não cometeu crimes, uma vez que não existia direitos humanos e a mesma não governava sobre os moldes da constituição nacional? (uma vez que a mesma é para ser uma democracia). De acordo com as regras da ditadura tudo oque os militares fizeram esta certo.

Isto é o mesmo que dizer que Hitler e outros ditadores não cometeram crimes, porque suspenderam o Estado de Direito. Não se deve relativizar a barbárie. Obviamente que a História e o senso comum da época em outros lugares do mundo onde havia democracia os incriminam e condenam.

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# jul/12
· votar


Elkinho
Sim, durante a ditadura era legal torturar e matar os outros. Boa, campeão!

Elkinho
Veterano
# jul/12
· votar


Shredder_De_Cavaquinho
e você acha que você estava andando na rua e te pegavam e começavam a torturar você do nada? joinha campeão pra você

Elkinho
Veterano
# jul/12
· votar


snowwhite
discordo, hiltler eo nazismo eram elitistas, tinham seu odio direcionado a um etinia especifica, porem a ditadura torturava aqueles que buscavam trazer caos ao pais.

E digo mais, 60% da população economicamente ativa do Brasil foi incluida nessa categoria durante a ditadura, melhor periodo economico do Brasil foi a ditadura, e a epoca em que o Brasil teve melhor qualidade de ensino foi quando? ditadura.

Vocês adoram falar do que a ditadura fazia para vagabundo mas esquecem de como ela era boa para o cidadão de bem

-Dan
Veterano
# jul/12
· votar


snowwhite
Culpa da busca que não acusou nada.

E da sua memoria fraca, pois vc aloprou por lá X]

brunohardrocker
Veterano
# jul/12 · Editado por: brunohardrocker
· votar


vocês ja pararam para penssar que a ditadura não cometeu crimes, uma vez que não existia direitos humanos e a mesma não governava sobre os moldes da constituição nacional? (uma vez que a mesma é para ser uma democracia). De acordo com as regras da ditadura tudo oque os militares fizeram esta certo.

E digo mais, vagabundo tem mais que apanhar e morrer, na ditadura não tinha esse bando de marginal desmiolado que tem hoje.


we will, we will, troll you
tum tum tá...

QUARESMA
Veterano
# jul/12
· votar


Elkinho
Fottógraffo Ceggo
essa baixaria de governo atual

que bom que vocês não estão sendo torturados por falarem isto.

Elkinho
Veterano
# jul/12
· votar


QUARESMA
que bom que essa porra conssegue deixart os marginais na cadeia e me da escolas descentes, se assim fosse não reclamava dessa merd@

-Dan
Veterano
# jul/12
· votar


Elkinho
discordo, hiltler eo nazismo eram elitistas, tinham seu odio direcionado a um etinia especifica, porem a ditadura torturava aqueles que buscavam trazer caos ao pais.

E digo mais, 60% da população economicamente ativa do Brasil foi incluida nessa categoria durante a ditadura, melhor periodo economico do Brasil foi a ditadura, e a epoca em que o Brasil teve melhor qualidade de ensino foi quando? ditadura.

Vocês adoram falar do que a ditadura fazia para vagabundo mas esquecem de como ela era boa para o cidadão de bem


Tu é militar ou seu pai é militar?

Curiosidade apenas.

Elkinho
Veterano
# jul/12
· votar


-Dan
pior que n, mas enchergo muito alem do que a globo quer que eu veja ^^

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# jul/12
· votar


Elkinho
pior que n, mas enchergo muito alem do que a globo quer que eu veja ^^


Elkinho
Veterano
# jul/12
· votar


Shredder_De_Cavaquinho
vc percebeu o trocadilho xD

snowwhite
Veterano
# jul/12
· votar


Elkinho
discordo, hiltler eo nazismo eram elitistas, tinham seu odio direcionado a um etinia especifica, porem a ditadura torturava aqueles que buscavam trazer caos ao pais.

E digo mais, 60% da população economicamente ativa do Brasil foi incluida nessa categoria durante a ditadura, melhor periodo economico do Brasil foi a ditadura, e a epoca em que o Brasil teve melhor qualidade de ensino foi quando? ditadura.


Hitler achava que a "sujeira" étnica era caótica. Alegar que implantar uma nova ideologia traz caos ou livra do caos é sempre o argumento daquele que está com a ordem ( ou desordem, porém poder ) institucional sob sua batuta.Depende do olho de quem vê. Sempre há caos em transições, não querendo em hipótese alguma apoiar qualquer tipo de desmantelamento do Estado através da força e da suspensão dos direitos individuais e de classes.
O bom desempenho econômico deveria ser possível numa democracia também. Não precisa de uma ditadura para isto, embora naquele momento histórico era assim que as coisas eram resolvidas por aqui.
Mas que o que fizeram foi criminoso e que muita gente inocente foi afetada ( filhos que ficaram sem pai nem mãe por exemplo), foi.
Veja bem: eu sou a favor da democracia sempre, da liberdade acima de tudo. Mas realmente se deixassem aquela tropa de esquerdas malditos fariam aqui o que vinha se observando em vários lugares do mundo. Só não se pode esquecer que entre os dois regimes, tanto de esquerda como de direita, ditaduras nunca devem ser perdoadas.

Vocês adoram falar do que a ditadura fazia para vagabundo mas esquecem de como ela era boa para o cidadão de bem

Olha, não era fácil viver naquele ambiente cercado de medo e armas pra todo lado. Eu vivi e sei.

snowwhite
Veterano
# jul/12 · Editado por: snowwhite
· votar


-Dan
E da sua memoria fraca, pois vc aloprou por lá X]

Sim, eu lembrava de alguma coisa e fui procurar. Mas não achei o tópico e achei que tinha sido em outro forum.

Elkinho
Veterano
# jul/12 · Editado por: Elkinho
· votar


snowwhite
eu entendo que a ditadura não era perfeita, mas de boa todo relato que eu ja ouvi da ditadura me leva a crer que ela era muito melhor que esta "democracia" controlada por banqueiros e lobista.

Me diz ai snow oque vc preferiria, viver denovo a ditadura ou viver no rj em uma faavela dominada pelo trafico?

Armas por armas até eu tenho meu .38 (como todo bom gauderio)

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Comissão Nacional da Verdade