O mundo sem religião.

Autor Mensagem
Mary Lennox
Pitéu OT 2012
# jun/12


Oi. Hoje eu quero falar sobre como vocês imaginam que seria o mundo sem religião.

Bom, quero citar dois autores, o Émile Durkheim, que na sua obra colocou a religião como um meio de fazer com que as pessoas seguissem as regras sociais, mesmo sem que precisasse haver um Deus para isso.

Já, mais recentemente, o Filósofo Sam Harris defende que a religião pare de determinar o que é certo e errado em nossa sociedade.

Mas e aí? Até hoje, a religião foi a "base" da nossa sociedade. O que vcs veem de errado nisso, acha que seria melhor ou pior sem ou com a religião.

Opinem aí, gentes. Ou não.

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


Não preciso opinar sobre o óbvio ululante. Basta olhar a História.
Mas deuses são para fracos e religiões são para ovelhas.

Sem mais.

bblmanda
Veterano
# jun/12
· votar


Se não houvesse religião teria outras formas onde uns ''mandariam'' nos outros, faz parte do ser humano isso, uns mandam e outros obedecem, quem não aceita o que é determinado por uma maioria na maioria das vezes se ferra

wild.man
Veterano
# jun/12
· votar


snowwhite
Mas deuses são para fracos e religiões são para ovelhas.


E obviamente as ovelhas cumprem o papel delas de uma maneira mais eficaz quando a religião tem as rédeas, não é verdade?

Mary Lennox
Pitéu OT 2012
# jun/12
· votar


snowwhite

O que vc acha que ao longo da história, manteria a prole em ordem, não sendo a religião?

bblmanda

Mas a questão aqui não é mandar ou desmandar. É a imposição das regras de ética.

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


wild.man
E obviamente as ovelhas cumprem o papel delas de uma maneira mais eficaz quando a religião tem as rédeas, não é verdade?

Sim, até o pasto é monitorado.

Bizet
Veterano
# jun/12
· votar


O que eu acho bizarro em quem diz que precisa-se seguir uma religião pra ter valores morais é que essas pessoas sempre "escolhem" os trechos de seus livros sagrados que combinem com a moral secular, pra depois dar o crédito à religião. Po, se pelo menos for algo com base histórica, dizer que algumas coisas de nossos valores tiveram origem no cristianismo e tal, até vai... mas dizer que alguém ainda segue valores morais da bíblia porque são da bíblia não é verdade.

Além disso, não sei qual é a coisa boa na religião quando se trata de moralidade. Tem um quote velho sobre isso "With or without religion, good people can behave well and bad people can do evil; but for good people to do evil—that takes religion."

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


Mary Lennox
O que vc acha que ao longo da história, manteria a prole em ordem, não sendo a religião?

Ué, o que mesmo que me mantém e que as religiões retiram do ser humano: o uso da razão e de valores passados de pai pra filho. Religião deseduca porque subjuga e tira a capacidade de discernimento e a liberdade de se auto-determinar pelo caminho do bem individual e do bem comum. Tudo como se fôssemos comandados por uma força contra a qual não podemos nos revoltar, não podemos questionar, não podemos acessar, não podemos nada, a não ser obedecer.

SODAPOP
Veterano
# jun/12 · Editado por: SODAPOP
· votar


Pior é quem acha que é forte por não ter, assim como é tosco quem se acha fraco e por isso tem. Salvo esses dois casos de inconsistência interna, não faço a menor idéia de como seria o mundo sem religião

snowwhite
Veterano
# jun/12 · Editado por: snowwhite
· votar


SODAPOP
Pior é quem acha que é forte por não ter, assim como é tosco quem se acha fraco e por isso tem

Não se acha forte. Se acha apenas humano, com fraquezas e forças oscilando. Assim como quem tem religião jamais admite que precisa dela porque é fraco e carente por alguma coisa que norteie sua vida, que reconforte suas quedas. Mas quem tem religião acaba por ser convencido de que, em sendo protegido, escolhido e abençoado, é superior a quem não tem.

não faço a menor idéia de como seria o mundo sem religião

Tem gente que não consegue entender como alguns vivem sem religião e sem deuses pra conversar. E por incrível que pareça isto é normal e possível. É só não botar metafísica no meio de tudo e agir por vontade própria de acordo com a lei dos homens (que deve emanar do homem e só dele).

Danny Elfman
Veterano
# jun/12
· votar


Pior do que já é.

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


Danny Elfman
Pior do que já é.

Prove.

One In A Million
Veterano
# jun/12
· votar


Com certeza seria diferente.

Les Guitar
Veterano
# jun/12
· votar


O homem por si só seria diferente, visto que é da nossa condição natural buscar um transcendente. Dá pra observar isso em tribos indígenas e africanas, que eram isoladas do resto do mundo cristão mas tinham seus próprios deuses e ritos.

Não seríamos nós.

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


Les Guitar
Não seríamos nós.

Então eu não sou humana.

wild.man
Veterano
# jun/12
· votar


A questão é: como seria o mundo pós-religião?

Sem querer soar positivista (mas soando), acho que a religião é (deveria ter sido) só um dos estágios da crescente humana.

Les Guitar
Veterano
# jun/12
· votar


snowwhite
Então eu não sou humana.

Acabou indo contra a maré tendo conhecimento sobre as religiões. Um mundo sem religião seria um lugar em que os humanos jamais teriam buscado respostas no divino. Esses humanos seriam diferentes de nós, que buscamos desde sempre esclarecimentos desse tipo.

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


wild.man
A questão é: como seria o mundo pós-religião?

Talvez muita gente se perdesse completamente sem um líder, sem um manual, sem algum bode expiatório para seus instintos mais perversos. Seria como não ter uma válvula de escape, seria como ser obrigado a se olhar no espelho nu e sozinho. Ainda teria a questão de suportar enxergar seus erros como humanos e aprender com eles ao invés de passar por um ritual de castigo e perdão exercido de cima na figura do pai que se diz justo, mas é cruel e sádico na verdade.
Mas seria bom ver o ser humano fazer uma figa para gente que nasce a fim de oprimir os outros, abusar de sua capacidade de se auto-reger. É uma libertação na verdade ( veja que a religião usa justamente a pecha de ser libertadora, quando é justamente o contrário, o que é muito cruel).

Sem querer soar positivista (mas soando), acho que a religião é (deveria ter sido) só um dos estágios da crescente humana.

As religiões fazem tudo pra nos manter no obscurantismo histórico, para manipular e massificar. O pior é quando agregam umas medidas populistas, tipo cantorias e dancinhas para jovens, à guisa de proselitismo. Nojento.

McBonalds
Veterano
# jun/12
· votar


A quem acha que o mundo não se sustentaria sem a moral e ética dita religiosa, eu aconselharia a pesquisar um pouquinho sobre Confúcio, um filósofo chinês que implantou uma doutrina moral rígida em toda a China e modificou o modo de vida daquele país sem evocar um único deus. Vale lembrar que a China permaneceu por mais de 2500 anos como a doutrina oficial daquele país.

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


Les Guitar
jamais teriam buscado respostas no divino

Veja, a noção de divindade é uma fase posterior à essência da busca por respostas. Achar que existe um ser ou força superior é apenas nossa mente repetindo o modelo pai/filho de reprodução humana. Ou seja, se eu tenho dúvidas, a quem recorro? Aos pais. Foi o que ocorreu em determinado momento com nossa psiqué e as projeções fora de nós. Achamos um pai que responde a tudo de acordo com nossa conveniência.

wild.man
Veterano
# jun/12
· votar


snowwhite

O pós-religião que eu citei seria o momento de cisão com o irracional. Obviamente toda a humanidade teria que passar pelo processo. Eu acredito que tal processo esteja ocorrendo, mas de forma muito lenta, infelizmente.

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


McBonalds
A quem acha que o mundo não se sustentaria sem a moral e ética dita religiosa, eu aconselharia a pesquisar um pouquinho sobre Confúcio, um filósofo chinês que implantou uma doutrina moral rígida em toda a China e modificou o modo de vida daquele país sem evocar um único deus. Vale lembrar que a China permaneceu por mais de 2500 anos como a doutrina oficial daquele país.

Não importa que tipo de deus é criado. Pode ser um Hitler, um Lula, pode ser qualquer figura que nos transforme em manada. As religiões e seitas e ideologias que se centram numa figura ou em algumas e seus dogmas e rituais, costumam rechaçar o individualismo porque o indivíduo precisa ser reduzido a mínimo, para que a força unificadora fala mais forte e exercça o poder de cima.

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


wild.man
O pós-religião que eu citei seria o momento de cisão com o irracional. Obviamente toda a humanidade teria que passar pelo processo. Eu acredito que tal processo esteja ocorrendo, mas de forma muito lenta, infelizmente.

Eu não sei. Infelizmente eu penso que existem cada vez mais religiões e que elas estão cada vez mais infiltradas na vida política de alguns países. Quando que se pensava ter uma bancada evangélica no Brasil? Onde vamos parar? E video Egito que está agora numa briga feia entre Exército X Partido Muçulmano.

Les Guitar
Veterano
# jun/12
· votar


snowwhite
Achar que existe um ser ou força superior é apenas nossa mente repetindo o modelo pai/filho de reprodução humana. Ou seja, se eu tenho dúvidas, a quem recorro? Aos pais. Foi o que ocorreu em determinado momento com nossa psiqué e as projeções fora de nós. Achamos um pai que responde a tudo de acordo com nossa conveniência.

Então seria impossível haver um outro modelo de ser humano que jamais tenha, em seus primórdios,projetado esse modelo, visto que é da nossa essência? Logo, um mundo sem religiões seria habitado por outros seres que não tenham um modelo pai/filho para projetar.

snowwhite
Veterano
# jun/12 · Editado por: snowwhite
· votar


Les Guitar
Então seria impossível haver um outro modelo de ser humano que jamais tenha, em seus primórdios,projetado esse modelo, visto que é da nossa essência? Logo, um mundo sem religiões seria habitado por outros seres que não tenham um modelo pai/filho para projetar.

Não podemos evidentemente mudar nossa essência de acorrer aos pais nos momentos de dor e dúvida. Acabamos por ter relações paternais e maternais com o analista, com o médico, com o melhor amigo e até com o filho. Mas o importante é a tomada de consciência desta viscissitude e pensar: ok, estou misturando as coisas. Sou humano, sofro e sou mortal. Não sei porque estou aqui e nem para onde vou, não tenho como alterar minha história a não ser dentro de determinados parâmetros que excluem forças e seres não-humanos . As respostas serão provenientes de coisas a serem descobertas por mim e outros seres humanos iguais a mim. Não adianta rezar, não adianta confiar, não adianta apelar. O que tiver que ser, será. É muito difícil viver assim, então as pessoas sucumbem ao caminho mais fácil: encontram um pai no além. Quem não tem tal pai legítimo- que o escolhe e por ele é escolhido, é como se fosse um marginalizado e merece a abominação. É tudo uma loucura.

wild.man
Veterano
# jun/12
· votar


snowwhite
bancada evangélica

Eu sempre rio desse termo.

E video Egito que está agora numa briga feia entre Exército X Partido Muçulmano.

É meio difícil ser imparcial sobre esse assunto, mas é óbvia a intervenção estadunidense. Estão arrumando imbróglios com a irmandade mulçumana.
Você como boa defensora do estado democrático de direito (que particulamente acho enfadonho) deve concordar que a escolha da maioria por uma eleição direta deve prevalecer, seja qual for.

Les Guitar
Veterano
# jun/12
· votar


snowwhite
Não podemos evidentemente mudar nossa essência de acorrer aos pais nos momentos de dor e dúvida. Acabamos por ter relações paternais e maternais com o analista, com o médico, com o melhor amigo e até com o filho. Mas o importante é a tomada de consciência desta viscissitude e pensar: ok, estou misturando as coisas. Sou humano, sofro e sou mortal. Não sei porque estou aqui e nem para onde vou, não tenho como alterar minha história a não ser dentro de determinados parâmetros que excluem forças e seres não-humanos e iguais a mim. As respostas serão provenientes de coisas a serem descobertas por mim e outros seres humanos iguais a mim. Não adianta rezar, não adianta confiar, não adianta apelar. O que tiver que ser, será. É muito difícil viver assim, então as pessoas sucumbem ao caminho mais fácil: encontram um pai no além. Quem não tem tal pai legítimo- que o escolhe e por ele é escolhido, é como se fosse um marginalizado e merece a abominação. É tudo uma loucura.

É da nossa essência. :)

Então, um mundo sem religiões é somente uma utopia.

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


wild.man
É meio difícil ser imparcial sobre esse assunto, mas é óbvia a intervenção estadunidense. Estão arrumando imbróglios com a irmandade mulçumana.
Você como boa defensora do estado democrático de direito (que particulamente acho enfadonho) deve concordar que a escolha da maioria por uma eleição direta deve prevalecer, seja qual for.


Eu concordo, mas acho paradoxal que haja estado de direito num estado muçulmano. Só posso lamentar que a História lá esteja tomando este caminho.

Danny Elfman
Veterano
# jun/12
· votar


snowwhite
Desculpe-me, esqueci de dizer que se trata única e simplesmente da minha percepção pessoal. Sendo este o caso, não necessito de provar absolutamente nada. Eu poderia te mostrar meu raciocínio, errado ou não, mas to com preguiça.

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


Les Guitar
É da nossa essência. :)

Então, um mundo sem religiões é somente uma utopia.


Não acho provável e nem realizável, mas é humanamente possível tomar consciência do processo mental a que nossa natureza nos impele e fugir dele com outro tipo de elaboração, que foi oque aconteceu comigo desde cedo, mesmo tendo sido criada no catolicismo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O mundo sem religião.