Dúvida sobre os pelos do corpo. (yahoo respostas)

    Autor Mensagem
    Quase nada
    Veterano
    # mai/12


    Caro Beakman, já ouvi várias pessoas falando que cortar barba ou cabelo não os faz crescer mais rápido, pois o fio é constituído de células mortas, queratina, e bla bla... E portanto o bulbo capilar nem tem como saber que vc cortou o cabelo...

    Mas, por exemplo, os pelos das axilas, pernas, saco, ou mesmo o pelo dos gatos... Eles crescem até determinado tamanho e param de crescer.. E se vc os corta, eles crescem de novo até o tamanho antigo..

    Como o corpo sabe que o fio foi cortado? E se ele sabe que foi cortado, então a explicação dada pelas pessoas, referida no 1º parágrafo deve estar errada..

    qew
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Até onde eu sei os cães / gatos trocam de pelo, por isso os pelos não ficam grandes demais.

    brunohardrocker
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    O corpo humano possui uma cobertura característica de prolongamentos filiformes que crescem na pele: são os pêlos. É isso mesmo, o ser humano é um animal peludo. Apenas os lábios, a palma das mãos e a sola dos pés realmente não têm pêlos.
    O desenvolvimento dos pêlos começa no estágio embrionário e a partir do sexto mês o feto está coberto por pêlos finos e macios, o lanugo. Nos primeiros meses da infância, o lanugo cai, sendo substituído por pêlos caracteristicamente grossos sobre o crânio e nas sobrancelhas e finos e macios sobre o resto do corpo. Na puberdade, pelos grossos se desenvolvem nas axilas e região púbica de ambos os sexos; nos homens os pelos acima do lábio superior e na mandíbula inferior começam a crescer grossos para formar a barba.
    Cada pêlo cresce de um único folículo vivo que tem a sua raiz no tecido subcutâneo da pele. A bainha do pêlo consiste de células epiteliais modificadas, organizadas em colunas em torno de uma medula central (ou núcleo) e cobertas por escamas achatadas e finas. A raiz de cada pêlo está contida em uma fossa tubular da epiderme chamada de folículo piloso. Na base de cada folículo há uma intumescência cônica, a papilla, alimentada com nervos e vasos sangüíneos. O pêlo cresce a partir da junção do folículo com a papila e é nutrido pelos minerais, proteínas, vitaminas, gorduras e carboidratos levados até ele através dos finos vasos capilares.
    Presas aos folículos pilosos estão as glândulas sebáceas, que segregam uma substância semilíquida e oleosa, o sebo cutâneo, composto de ácidos graxos, colesterol, vários hidrocarbonetos, álcoois e cera. O sebo cutâneo, sobe através do folículo até a superfície e, além de lubrificar, amaciar e proteger a pele, concede espessura e, de certa forma, impermeabilidade ao pêlo.
    Um músculo diminuto, o eretor do pêlo, é preso a cada folículo piloso e age sob o controle do sistema nervoso autônomo. Quando esses músculos se contraem, os pêlos ficam eretos e os folículos são empurrados para cima, produzindo pequenas elevações na superfície da pele, que chamamos de arrepio.
    Da mesma forma que a superfície da epiderme, os cabelos são compostos principalmente pela proteína insolúvel conhecida como queratina. Geralmente, o cabelo também contém pigmento - melanina - composto por células especiais chamadas melanócitos. Todos os homens nascem com o mesmo número de melanócitos, mas a atividade das células varia de acordo com o indivíduo e a sua raça. Exatamente da mesma forma como as células de pigmentação determinam a cor da pele, a quantidade de grânulos de melanina nos cabelos também determina a sua cor. Quando os grupos de células responsáveis para produção de melanina param de funcionar, o resultado é o cabelo grisalho, característico do envelhecimento.
    A principal função dos pêlos é proteger a pele. Assim, os cabelos protegem o couro cabeludo contra exposição excessiva ao sol, bem como a cabeça contra traumatismos.
    Os cabelos constituem um indicador visível da idade e, de certa forma, da saúde geral.
    O crescimento dos cabelos não é um processo contínuo, mas progride durante um período variável e depois estaciona. Os aproximadamente 150.000 fios de cabelo da cabeça podem crescer durante anos sem interrupção. O índice de crescimento do cabelo varia de acordo com a idade da pessoa e de acordo com o comprimento do cabelo. Quando o cabelo é curto, a sua média de crescimento é de aproximadamente 2 cm por mês; quando o cabelo tem 30 cm de comprimento, a média de crescimento é reduzida pela metade. O crescimento mais rápido foi encontrado nas mulheres entre 16 e 24 anos de idade.
    Certas condições anormais como cabelos secos ou sem brilho, são causadas por agentes físicos ou químicos. Por exemplo, o uso muito freqüente de produtos químicos para permanente ou de xampus ou loções, especialmente contendo álcool ou alcalinos, geralmente causam essas condições.
    O embranquecimento prematuro dos cabelos está associado a ansiedade, doenças e, em certos casos, a elementos hereditários.
    Distúrbios na bainha do cabelo ou folículo piloso causam crescimento anormal ou queda prematura ou anormal dos cabelos. A calvície, ou alopécia, ocorre devido à tendência natural dos folículos do couro cabeludo de se tornarem muito pequenos com o envelhecimento da pessoa. A calvície comum é hereditária e ocorre mais freqüentemente nos homens do que nas mulheres. Alguns tipos de calvície, todavia, são resultantes de problemas de saúde, como por exemplo, febre muito alta, tratamentos médicos, distúrbios glandulares ou emocionais. Em geral, o cabelo volta a crescer quando a saúde é restabelecida.
    Fonte(s):
    http://www.esteticderm.com.br/artigos/pelos.htm

    Quase nada
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    qew
    Ahn é? faz sentido. Será que então os pelos do corpo humano também são trocados, e quando alguem depila as axilas, pernas, o pedaço de fio restante cai (e não cresce de novo da base), e na verdade outro fio aparece no lugar? Acho que é isso, man.

    brunohardrocker
    Muita informação.. só um monte de statements que não conseguiram sanar minha dúvida.

    qew
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Quase nada

    Então, não manjo, mas penso que deve ser por aí...

    brunohardrocker
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Quase nada

    http://static.hsw.com.br/gif/hair-replacement-hair.gif

    Quase nada
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    qew
    brunohardrocker
    Vale mais a pena tingir um pelo do corpo e cortar a ponta dele, pra ver se é ele que cresce mesmo, ou se ele cai e cresce outro no lugar..

    Não q eu esteja reclamando, mas esse texto e imagem são iguais trabalhos de faculdade.. hahah. Um monte de informação, esquemas, e cortina de fumaça... e se o professor pergunta alguma coisa pro aluno, ele fala: "ta tudo aí, acha ae".

    brunohardrocker
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Quase nada

    Você disse que pelo é feito de células mortas, mas a imagem e o texto mostram que ele tem medula.

    Aí já dá pra ter uma ideia do porque pelos crescem. O resto é só vc ler e entender o processo. É simples.

    Tem explicação até para a diferença entre o cabelo e o restante dos pelos do corpo.

    laerte_a7x
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    brunohardrocker

    Vou esperar o filme.

    qew
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    laerte_a7x
    Vou esperar o filme.

    Não vai ter filme sobre isso.

    laerte_a7x
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    qew

    Como é que tu sabe?

    Spielberg é um cara imprevisível.

    snowwhite
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Que eu saiba os pelos de algumas partes do corpo têm uma espécie de memória quanto ao comprimento. Barba e cabelos crescem indefinidamente. Os demais locais têm um limite de crescimento. Mas não engrossam mesmo ao serem cortados ou raspados. O que faz este "engrossamento" são os hormônios em determinada fase da vida.

    Cavaleiro
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    I'm on a boat, im on a boat
    Everybody look at me cause im sailing on boat
    Im on a boat, im on a boat
    Take a good hard look at the motherfucker boat.

    tambourine man
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    pinça >

    Atom Heart Mother
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    ^

    fresco

    Scrutinizer
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    ^

    Não precisa pensar em pinça porque não tem pelo no corpo.

    Atom Heart Mother
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Scrutinizer

    Realmente não tenho pelo no peito e barriga.

    Fottógraffo Ceggo
    Veterano
    # mai/12
    · votar



    Link

    laerte_a7x
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    E na xoxota?

    Ri demais!!!

    XD

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre os pelos do corpo. (yahoo respostas)