O que acontece quando você fica elogiando a inteligência de uma criança

    Autor Mensagem
    snowwhite
    Veterano
    # abr/12


    O que acontece quando você fica elogiando a inteligência de uma criança


    Gabriel é um menino esperto.
    Cresceu ouvindo isso.

    Andou, leu e escreveu cedo.

    Vai bem nos esportes.

    É popular na escola e as provas confirmam, numericamente e por escrito, sua capacidade.

    “Esse menino é inteligente demais”, repetem orgulhosos os pais, parentes e professores. “Tudo é fácil pra esse malandrinho”.

    Porém, ao contrário do que poderíamos esperar, essa consciência da própria inteligência não tem ajudado muito o Gabriel nas lições de casa.

    - “Ah, eu não sou bom para soletrar, vou fazer o próximo exercício”.

    Rapidamente Gabriel está aprendendo a dividir o mundo em coisas em que ele é bom, e coisas em que ele não é bom.

    A estratégia (esperta, obviamente) é a base do comportamento humano: buscar prazer e evitar a dor. No caso, evitar e desmerecer as tarefas em que não é um sucesso e colocar toda a energia naquelas que já domina com facilidade.

    Mas, como infelizmente a lição de casa precisa ser feita por inteiro, inclusive a soletração, de repente a auto-estima do pequeno Gabriel faz um… crack.

    Acreditar cegamente na sua inteligência à prova de balas, provocou um efeito colateral inesperado: uma desconfiança de suas reais habilidades.

    Inconscientemente ele se assusta com a possibilidade de ser uma fraude, e para protegê-lo dessa conclusão precipitada, seu cérebro cria uma medida evasiva de emergência: coloca o rótulo dourado no colo, subestima a importância do esforço e superestima a necessidade de ajuda dos pais.

    A imagem do “Gabriel que faz tudo com facilidade” , a do “Gabriel inteligente” (misturada com carinho), precisa ser protegida de qualquer maneira.

    Gabriel não está sozinho. São muitos os prodígios, vítimas de suas próprias habilidades de infância e dos bem intencionados e sinceros elogios dos adultos.

    Nos últimos 10 anos foram publicados diversos estudos sobre os efeitos de elogios em crianças.

    Um teste, realizado nos Estados Unidos com mais de 400 crianças da quinta série (Carol S. Dweck / Ph.D. Social and Developmental Psychology / Mindset: The New Psychology of Success), desafiava meninos e meninas a fazer um quebra-cabeças, relativamente fácil.

    Quando acabavam, alguns eram elogiados pela sua inteligência (“você foi bem esperto, hein!) e outros, pelo seu esforço (“puxa, você se empenhou pra valer hein!”).

    Em uma segunda rodada, mais difícil, os alunos podiam escolher entre um novo desafio semelhante ou diferente.

    A maioria dos que foram elogiados como “inteligentes” escolheu o desafio semelhante.

    A maioria dos que foram elogiados como “esforçados” escolheu o desafio diferente.

    Influenciados por apenas UMA frase.

    O Malcom Gladwell tem um ótimo livro sobre a superestimação do talento, chamado “Fora de Série” (“outliers”). Lá aprendi sobre a lei das 10 mil horas, tempo necessário para se ficar bom em alguma coisa e que já ensinei pro meu filho.

    Se você tem um filho, um sobrinho, ou um amigo pequeno, não diga que ele é inteligente. Diga que ele é esforçado, aventureiro, descobridor, fuçador, persistente.
    Celebre o sucesso, mas não esqueça de comemorar também o fracasso seguido de nova tentativa.

    http://www.updateordie.com/2012/04/17/o-que-acontece-quando-voce-fica- elogiando-a-inteligencia-de-uma-crianca/

    Lucas Borlini
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Muito bom!

    Eu já havia lido um texto semelhante, mas era muito vago. Esse ta melhor.

    qew
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    “Gabriel inteligente”

    Me identifiquei com a historia.

    Talvez alguém entenda o porquê.

    russobass
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Sensacional !! quer casar comigo ?? vamos faze filhos ??

    Bob Mauley
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Me identifiquei com a historia.

    Talvez alguém entenda o porquê.


    hahaha

    guizimm
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    realmente, quando eu era menor falavam que eu era inteligente
    deve ser por isso que eu sou uma merda na escola hoje em dia

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    qew
    Me identifiquei com a historia.

    Talvez alguém entenda o porquê.


    Com certeza você se chama Gabriel.

    Dental Floss Tycoon
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Dental Floss Tycoon
    · votar


    Obrigado pelos créditos, snowwhite.

    ps.: o gráfico azul do texto sou eu.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
    · votar


    Dental Floss Tycoon
    ps.: o gráfico azul do texto sou eu.

    Exceto pelo "Desire to look smart", pelo menos.

    tambourine man
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    pior de tudo é pedir para o moleque mostrar seus dotes para a titia

    snowwhite
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    tambourine man

    pior de tudo é pedir para o moleque mostrar seus dotes para a titia

    Bah eu passei por isto. Deu no que deu. humpf

    Bizet
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Aconteceu comigo, mas eu sou tão foda que mudei.

    juninholiveira
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Isso aconteceu comigo, mas agora sei que eu não sou tão inteligente quanto diziam, pq fiquei a 4 posições de entrar no CEFET da minha região . . . . .
    E meu colega (que não estudou, não leu os livros que tinha que ler) chutou tudo e conseguiu entrar.

    Bah !! agora eu desisti, vou é tocar guitarra sem parar. Não estudo e não estudo mesmo pra nenhuma prova, não faço trabalho nem lição de casa. É tudo bobeira, vamo vende picolé gente!!! E vamo curti Rock N Roll!!!!!!!!!! UHUL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    rock roll e pra quem merece
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Gabriel é um menino esperto.

    brigado : )

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Eu sabia que o Qew se chamava Gabriel.

    Cavaleiro
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Excelente tópico.

    O Malcom Gladwell tem um ótimo livro sobre a superestimação do talento, chamado “Fora de Série” (“outliers”)

    Recomendo fortemente a leitura deste livro, o Konrad não se arrependeu.

    buscar prazer e evitar a dor

    A base da motivação humana.

    Fottógraffo Ceggo
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Preguiça de ler. Alguém aí resume.

    snowwhite
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Fottógraffo Ceggo

    Preguiça de ler. Alguém aí resume.

    Lê aí. É umtexto bem dinâmico.

    Fottógraffo Ceggo
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Lê aí. É umtexto bem dinâmico.

    Li. Valeu a pena.

    snowwhite
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Fottógraffo Ceggo
    Li. Valeu a pena.
    =)

    Rebuke
    Membro Novato
    # abr/21
    · votar


    aaaaaaaaaa

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que acontece quando você fica elogiando a inteligência de uma criança