Se fossemos proibir qualquer doutrinação ideológica nas universidades, o que acha?

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# abr/12


Do mesmo modo que, por motivos de diversidade, nos ultimos tempos, há uma luta para que o Estado não favoreça alguma corrente de pensamento em detrimento de outras, sobretudo religiosa, pergunto:

O que dizer de determinados cursos nas universidades que parecem não formar os profissionais e pesquisadores da área, mas sim novos soldadinhos de determinada ideologia seguida por seus professores?
Ou os alunos já entram com tendências a tal?

Por que há tanta inclinação ideológica em quase todos os cursos de humanas?
Sei que a separação esquerda/direita já caiu em desuso, mas pra ficar mais fácil a explicação, por que não é nem um pouco comum alguém pender à "direita" e ir totalmente contra a corrente?

Seria justo regulamentarmos as universidades para que não favoreçam esta ou aquela ideologia em especial?

tambourine man
Veterano
# abr/12
· votar


fácil: teríamos que explodir todas elas e começar tudo de novo

Cavaleiro
Veterano
# abr/12
· votar


por que não é nem um pouco comum alguém pender à "direita" e ir totalmente contra a corrente?


Claro que é, nos cursos que são mais voltados para o mercado as pessoas normalmente são de direita, mesmo em federais como cursos de tecnologia (engenharia, computação, sistemas), administração, contabilidade e etc.

Ainda tem separação por universidade, aqui em Floripa por exemplo, economia na federal é esquerda e na estadual é direita, rivalidade eterna.

Pessoal que faz um curso para se achar filósofo sem utilidade prática alguma e depois não consegue se sustentar tem que colocar a culpa no sistema econômico.

brunohardrocker
Veterano
# abr/12
· votar


Cavaleiro

Mas eu me referia a cursos de humanas.

E também, por que um formando em engenharia não pode ser apenas um formando em engenharia dentro da universidade? Por que tem que ser discípulo político de alguém?
Quer ser, seja. Mas não no âmbito da universidade.

Cavaleiro
Veterano
# abr/12
· votar


brunohardrocker

Não entendi muito bem a pergunta, você quer dizer em relação a militância?

As pessoas influenciam e são influenciadas por outras a todo instante.

É natural você se identificar com o pensamento de uma pessoa, principalmente dentro da universidade onde é um ambiente onde teoricamente as pessoas tem um bom nível de conhecimento. Além do que já há uma convergência de preferência a partir do curso e você faz amizade com pessoas que tendem a pensar de forma parecida.

Algumas das minhas referências em algumas áreas da vida, principalmente profissionais são da universidade.

Mas meu pensamento também foi um pouco moldado lá, naturalmente, acho que o de praticamente todo mundo é.

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/12
· votar


Diga-me mestre... Aqueles maconheiros da fflch conseguem um diploma?

brunohardrocker
Veterano
# abr/12
· votar


Cavaleiro

Sim, me refiro a militância. As pessoas influenciam sim, mas acho que isso não deveria partir de uma universidade. Mesmo que você esteja num curso de filosofia, a universidade está lá pra te fazer pensar, o professor está lá pra te fazer pensar, mas não para pensar igual a ele.
E pode acontecer muito de algum professor ter algum tipo de anseio particular que o faça pender mais para certo tipo de pensamento quando deveria ser imparcial. Já vi também há um tempinho atrás, a denúncia de um pai sobre um livro didático entregue pelo governo a seu filho que fazia certa apologia ao marxismo. Passar conteúdo é uma coisa, fazer apologia é outra.
Concluindo, você pode formar suas opiniões dentro do seu curso na universidade, mas a proposta é isentá-la de qualquer envolvimento ideológico, ou seja, você tem os jardins de Brasília pra se manifestar, mas não a universidade. Lá você deveria ser um formando em filosofia e não um militante da maconha, deveria ser um formando em história e não um marxista. Afinal, podem haver outros ali que não compactuam com a ideia, logo não podem responder pelos que compactuam.

Cavaleiro
Veterano
# abr/12
· votar


brunohardrocker

Ninguém é imparcial, isto não existe. Mas concordo no argumento central de que os professores não deveriam ser militantes em sala querendo converter as pessoas.

Na engenharia um professor entregou um folheto a todos alunos para tornarem-se religiosos hahah

Quase nada
Veterano
# abr/12
· votar


Hmm, impossível. Acho que se talvez, na hora da contratação, a Universidade tentasse fazer um mix no quadro de professores, existiriam mais debates interessantes, e menos doutrinação. O problema é a bolha e o mundinho particular que se cria quando se junta um monte de pessoas que pensam da mesma forma.

Mas nem sei como isso poderia ser feito.. iriam acusar a Universidade de discriminação. Além disso, os futuros professores geralmente são os orientados dos antigos, e seguem a msm ideologia.

O ideal seria se alguns alunos não fossem cabeça fraca, que entram na Universidade achando que os professores que estão lá são os melhores e donos da verdade. Deveriam ter mais confiança na educação que obtiveram antes.

brunohardrocker
Veterano
# abr/12
· votar


Quase nada

Não acho que seja questão de seleção de pessoal, mas sim de regulamentação.
É o mais próximo do possível que consigo enxergar, que se universidades, alunos e professores conhecessem a regulamentação, teriam ciência dos riscos que poderiam correr ao propagar ideologias onde deveria ser imparcial.

Então, tendo uma regulamentação, pode até acontecer muitos casos onde a universidade tome partido em alguma questão e ninguém ligue e engula tudo aquilo, mas um poderia servir de fiscal do outro. Se algum aluno perceber a doutrinação e tiver provas, poderia rever seus direitos na justiça, sendo protegido por uma regulamentação.

Quase nada
Veterano
# abr/12
· votar


brunohardrocker
Se algum aluno perceber a doutrinação e tiver provas, poderia rever seus direitos na justiça, sendo protegido por uma regulamentação.
Vish, isso aí me soa mto mal.

regulamentação
Ahn, eu sempre tenho uma tendência a evitar qualquer tipo de lei, regulamentação, proibição, etc..

Imagine chegarem na fflch-usp com uma regulamentação, impedindo o pessoal de propagar suas velhas idéias.. Aí é que o pau iria comer, com acusações do governo ser reacionário, ou querer censurar.

Sou a favor de todo mundo poder pregar o que quiser.. Afinal, na Universidade todo mundo é adulto e deveria ter bom senso crítico. Uma pena que há uma concentração de gente que pensa só de um jeito, e aí não tem debate.

brunohardrocker
Veterano
# abr/12
· votar


Quase nada
Imagine chegarem na fflch-usp com uma regulamentação, impedindo o pessoal de propagar suas velhas idéias.. Aí é que o pau iria comer, com acusações do governo ser reacionário, ou querer censurar.

A bandeira deveria ser "A universidade é laica! seus doutrinadores!" hahah

O circo ia pegar fogo mesmo.

g.wilhelms
Veterano
# abr/12
· votar


Nem precisa ir para a universidade, no ensino médio, já da pra notar umas características doutrinativas. Tive professores que abertamente defendiam o marxismo, e professores que abertamente defendiam posicionamentos coniventes com a direita. Tive um professor de matemática, que no primeiro dia, já chegou metendo o pau no bolsa família, e ficou numa notória lamentação pelo Serra não ter ganho as eleições, além de querer provar estaticamente que a culpa era dos nordestinos. Se perguntassem ele ia dizer que estava nos ensinando estatisca, sendo que só fomos aprender isso no meio do ano.

CindyFerrari
Veterano
# abr/12
· votar


Eu gostaria de não ter estudado marxismo.

=)

Kirk Hetfield
Veterano
# abr/12
· votar


além de querer provar estaticamente que a culpa era dos nordestinos

Deve ter sido, já que o Serra ganhou no Sudeste, mas não foi somente o nordeste que ajudou a Dilma o Norte também

Seria muito bom proibir ideologias extremas, somente as extremas, já que, ideologias políticas e religiosas extremas somente trazem problemas para a instituição e para a sociedade

Kirk Hetfield
Veterano
# abr/12
· votar


mas sim novos soldadinhos de determinada ideologia seguida por seus professores?

Não adianta, a ideologia dos professores será a dos alunos na maioria dos casos, porque eles influenciam você. Só os mais fortes não são influenciados pelas essas ideologias e crenças estúpidas

g.wilhelms
Veterano
# abr/12
· votar


Deve ter sido, já que o Serra ganhou no Sudeste, mas não foi somente o nordeste que ajudou a Dilma o Norte também


Sim sim, mas não é a isso que eu estava me referindo, ele exemplificou isso na aula, como uma posição política pessoal, meio que querendo dizer que preferia que o Serra ganha-se... Abraço

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


Quando eu fui pra universidade, fui querendo simplesmente estudar. Até porque fui criada à margem de política, meus pais jamais falaram nestes assuntos em casa. Meu colégio era público e apenas se seguia o que era o padrão para uma ditadura de direita nos anos 70.

Mas quando cheguei no meio acadêmico, em 79, era o início da abertura política e a pressão para assumir algum viés era muito grande. Uma vez em sala eu disse que não estava interessada em política e meus colegas quase me trucidaram.

Acho que quando se encontram professores com mentes formadas por uma tendência ideológica ou outra, e alunos descobrindo a realidade das coisas, é normal haver uam espécie de disputa de pensamento filosófico. Daí a se entricheirarem é apenas um passo.

Eu penso que a universidade, como meio formador de opiniões e cidadania. pode ser ambiente de discussão política. O que tá errado é a doutrinação por parte dos professores ou da própria entidade, assim como acontece com as religiões.

Kirk Hetfield
Veterano
# abr/12
· votar


Uma vez em sala eu disse que não estava interessada em política e meus colegas quase me trucidaram

Universidade mais equilibrada

SODAPOP
Veterano
# abr/12 · Editado por: SODAPOP
· votar


partindo do pressuposto de que é impossível, é mais prudente o professor lançar suas convicções e depois abrir para discussões
O que me irrita é essa falta de abertura

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


Kirk Hetfield

Universidade mais equilibrada

Os que fizeram isto eram uns estudantes do jornalismo, uma cambada de adolescentes vermelhos achando que com o fim da ditadura iam tomar conta do barzinho e transformar aquilo num antro de beberagem e leituras dinâmicas da dialética marxista.

brunohardrocker
Veterano
# abr/12
· votar


SODAPOP

Já pensou largar um "eu sou a favor da Belo Monte!" em plena FFLCH?

Party Boy
Veterano
# abr/12
· votar


As pessoas influenciam e são influenciadas por outras a todo instante.

Eu fiz um curso de humanas numa federal e toda a exposição aos conteúdos hipster só serviu pra me mostrar q todas tendencias esquerdistas são só revoltinha mimimi de adolescente. Na minha sala tinham várias pessoas militantes do PSTU e esse povinho acabou virando a piada do departamento. Pelo menos aki os cursos de humanas nao tem só cabeças ocas q pregam a revolução como solução pra tudo.

As pessoas acreditam no que querem acreditar. Aki no ot rola doutrinação tambem. Os mais influenciáveis acabam se deixando levar pelo excesso de argumentação...

François Quesnay
Veterano
# abr/12
· votar


só se botar a polícia na nuca da galerë

g.wilhelms
Veterano
# abr/12 · Editado por: g.wilhelms
· votar


Eu fiz um curso de humanas numa federal e toda a exposição aos conteúdos hipster só serviu pra me mostrar q todas tendencias esquerdistas são só revoltinha mimimi de adolescente. Na minha sala tinham várias pessoas militantes do PSTU e esse povinho acabou virando a piada do departamento. Pelo menos aki os cursos de humanas nao tem só cabeças ocas q pregam a revolução como solução pra tudo.

Pior que muita gente acabou demonizando os cursos que são nas áreas humanas, rola muito preconceito, acham que todo mundo que faz um curso nessa área é comunista. Quanto ao PSTU não é aquele partido do slogan: Contra burguês, vote 16? rsrs. Por ai já da pra tirar, mas acho que pior mesmo, ainda é o PCO; eu me racho de rir quando tem propaganda política deles, hsuhas.

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


g.wilhelms

Pior que muita gente acabou demonizando os cursos que são nas áreas humanas, rola muito preconceito, acham que todo mundo que faz um curso nessa área é marxista

Não que eu concorde com este determinismo, mas acho que são os vermelhinhos que acabam procurando cursos de humanas porque o ambiente mais filosófico favorece a que eles se 'estabeleçam' e seu proselitismo.

Party Boy
Veterano
# abr/12
· votar


snowwhite
Não que eu concorde com este determinismo, mas acho que são os vermelhinhos que acabam procurando cursos de humanas porque o ambiente mais filosófico favorece a que eles se 'estabeleçam' e seu proselitismo.

Puro preconceito

brunohardrocker
Veterano
# abr/12
· votar


Party Boy
As pessoas acreditam no que querem acreditar. Aki no ot rola doutrinação tambem. Os mais influenciáveis acabam se deixando levar pelo excesso de argumentação...

+1 pela coragem.

François Quesnay
Veterano
# abr/12 · Editado por: François Quesnay
· votar


marxista

outro termo demonizado.


aparentemente, Marx ficou eternamente associado com aquela faceta vermelha da Guerra Fria. ninguém mais lembra das críticas construtivas do Karlão ao pensamento clássico, economia política et al.

TG Aoshi
Veterano
# abr/12
· votar


Meio off-topic, mas a única doutrinação que eu consegui imaginar num curso de exatas foi software livre/linux vs. Microsoft.

=p

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Se fossemos proibir qualquer doutrinação ideológica nas universidades, o que acha?