A religião é boa para o mundo?

Autor Mensagem
Cavaleiro
Veterano
# abr/12


Da outra vez questionei especificamente sobre o cristianismo, no tópico:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/246936/

Tópic auto-explicativo.

Dissertem, ou não.

O poder é de vocês.

qew
Veterano
# abr/12
· votar


Sim.

snowwhite
Veterano
# abr/12 · Editado por: snowwhite
· votar


bah que assunto chato
Já discutimos as outras lá também.

A História mostra que as religiões são um veneno mortal e pronto.

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# abr/12
· votar


Já já um marxista de meia tigela vem ai postar que a religião é o opio do povo...

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


Shredder_De_Cavaquinho

É o ópio sim e não sou marxista.

tambourine man
Veterano
# abr/12
· votar


tanto faz como tanto fez. Em um mundo desencantado, supostamente secular e dominado pela técnica, a ciência é muito mais eficaz do que qualquer religião no sentido de criar uma explicação de mundo (muito embora cheia de lacunas e bem menos pretensiosa que os mitos religiosos).

/padrão

qew
Veterano
# abr/12
· votar


Shredder_De_Cavaquinho

não é o ópio não e eu sou marxista

Party Boy
Veterano
# abr/12
· votar


" A religião é a unica forma de força de vontade acessível aos fracos."

Frase de um certo alemão bigodudo

megazord
Veterano
# abr/12
· votar


qew

Não é marxista e eu sou ópio.

qew
Veterano
# abr/12
· votar


megazord

huaehuaehuhea

é marxista e você é o ópio

Headstock invertido
Veterano
# abr/12
· votar


Depende.

O Cristianismo é, o Islamismo não. E assim por diante...

CindyFerrari
Veterano
# abr/12
· votar


Eu acho a religião válida no sentido de orientar. As pessoas precisam disso, saber o que fazer, o que seguir e tal. Tem um monte de coisa com qual não concordo, em qualquer religião, mas não quer dizer que seja de todo ruim.

Acreditar em algo, num ser superior, não quer dizer que vc é um alienado. Vc faz aquilo que acredita ser certo.

O que mata, são as pessoas que se aproveitam disso para usar as que são "espiritualmente mais fracas".

Tmusic
Veterano
# abr/12
· votar


Tipo. Eu acho que não faz bem nem mal. Ela não vai mudar as pessoas por si só.

Scrutinizer
Veterano
# abr/12
· votar


O taoismo é, obviamente.

Atom Heart Mother
Veterano
# abr/12
· votar


O Pastafarianismo é.

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


CindyFerrari
Eu acho a religião válida no sentido de orientar. As pessoas precisam disso, saber o que fazer, o que seguir e tal.

Só gente muito fraca precisa de tanto aparato.

O que mata, são as pessoas que se aproveitam disso para usar as que são "espiritualmente mais fracas".

Ou seja, conclusão...faz mal sim.

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


Tmusic

Ela não vai mudar as pessoas por si só.

Muita gente já sofreu lavagem cerebral a ponto de se suicidar em massa.
Se não mudasse seria paenas irrelevante. De bom não resta muito.

CindyFerrari
Veterano
# abr/12
· votar


snowwhite
Só gente muito fraca precisa de tanto aparato.
Não acho, conheço pessoas inteligentíssimas que vão a igreja e praticam suas religiões, tem família, vida social, bons empregos...
Vc não segue nenhuma corrente de pensamento filosófico, ideologia, nada nada?

Ou seja, conclusão...faz mal sim.
As pessoas sim, a religião não. O ser humano é a pior espécie de ser vivo existente no planeta, pq age em benefício próprio. A religião - pelo menos as que conheço - visam o benefício coletivo, as pessoas é distorcem tudo para ganhar em cima das outras.

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# abr/12
· votar


snowwhite
Não falei que tá errado, só é clichê.

brunohardrocker
Veterano
# abr/12
· votar


É igual falar de pessoas. "Bom" e "ruim" não é o caso.

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


Shredder_De_Cavaquinho

Não falei que tá errado, só é clichê.

Clichê é.

Cavaleiro
Veterano
# abr/12
· votar


brunohardrocker

Substitua por traz mais benefícios ou problemas, se for o caso.

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


CindyFerrari
Vc não segue nenhuma corrente de pensamento filosófico, ideologia, nada nada?

Mas pra quê???

As pessoas sim, a religião não. O ser humano é a pior espécie de ser vivo existente no planeta, pq age em benefício próprio. A religião - pelo menos as que conheço - visam o benefício coletivo, as pessoas é distorcem tudo para ganhar em cima das outras.

Mas as coisas não estão separadas assim. Apenas nos convenceram que as religiões querem o bem. São serem humanos numa espécie de contrato.

Você pode amnahã mesmo fundar uma religião, escolher seus dogmas e abrir uma igreja na esquina da sua casa. Vai aparecer gente porque sempre tem gente curiosa pra saber o que alguém estranho tem de novo pra propor que vá trazer alguma ajuda ou benefício. Daí voc~e inventa uns benefícios e promete que, perante pagamento ou rituais diversos, as pessoas vão usufruir de tais e tais coisas ( que qualquer idiota que conheça as carências do ser humano sabe que existem). Tá feito o seu rebanho! Daí em diante, alimentando diariamente as menets destas pessoas com o mesmo discurso ( que o ser humano tende a se render e repetir) voc~e constrói uma história emque uns pactuam comos outros e se cria uma grande comunidade com os mesmos princííos e valores.
A medida que o tempo passa, tais valores se transformam em verdades e você forja documentos e provas que validem o seu discurso.
Mais tempo passa e você consegue fazer com que fora daqueles parâmetros nada mais faça sentido. Daí a convencer seu rebanho que voc~es são superiores e que serão os únicos a se salvar num evento diziminatório qualquer é só um passo.
Do outro lado da rua tem outro cara que fez a mesma coisa que você. Um dia as duas facções se encontarm e querem ambas se salvar em detrimento da outra porque não há lugar pra todas. Junte-se a isto a política e a corrupção humanos e é gente se achando superior, persegundi, torturando e mtando.

Percebe que é tudo a mesma coisa?

brunohardrocker
Veterano
# abr/12
· votar


Cavaleiro

Falar se ela em si traz alguma coisa ou não traz não é comigo, porque não sou daqueles que dá uma personalidade a uma ideia.

Se as idéias agissem por si só sem depender da ação das pessoas envolvidas nós viveríamos no paraíso.

Essa discussão é extremamente cansativa. Seria mais motivador falar alguma coisa num ambiente onde não tem quem levante bandeiras, em nome do não-medo das palavras.

Cavaleiro
Veterano
# abr/12
· votar


brunohardrocker

Mas as pessoas são motivadas por ideias, se eu perguntasse do nazismo, por exemplo, provavelmente seria mais fácil responder.

Mais motivador porque não há possibilidade de coação?

CindyFerrari
Veterano
# abr/12
· votar


snowwhite
Mas pra quê???
Vc vive por conta própria?? Não há nenhuma influência ideológica, filosófica na sua vida?

Percebe que é tudo a mesma coisa?
Não é. Vc exemplificou o que havia dito antes sobre as pessoas que se aproveitam das outras. Veja o significado de religião no dicionário e na Wikipedia para entender do que estou falando.

Eu realmente poderia fundar uma religião amanhã e agir de modo totalmente oposto ao que vc descreveu acima. São os líderes que ditam e interpretam as normas, regras e dogmas religiosos, se no livro sagrado de qualquer religião estiver escrito "Ame a Deus", cabe ao líder orientar seus seguidores sobre o significado dessa expressão, de acordo com as diretrizes da religião a que ele pertence. E é aí onde mora o perigo, o líder tem a capacidade de influenciar os outros e essa influência pode ser positiva ou negativa.

Não é o que está escrito, é a interpretação do que está escrito que pode ser perigosa ou não.

Thyago_Trajano
Veterano
# abr/12
· votar


QUalquer coisa faz mal, se houver exagero!!!

Fanatismo é a pior coisa do mundo...

CindyFerrari
Veterano
# abr/12
· votar


Thyago_Trajano
É bem por aí também...
=)

brunohardrocker
Veterano
# abr/12
· votar


Cavaleiro
Mas as pessoas são motivadas por ideias, se eu perguntasse do nazismo, por exemplo, provavelmente seria mais fácil responder.

O nazismo não era só matar judeus, era um sistema de governo. A crítica teria que ser em cima de tudo isso. E se esse sistema poderia funcionar excluindo a matança e as trapaças para conquistar territórios.

Não acho motivador porque pra desenvolver uma ideia mais ou menos sensata e verdadeira sobre o que eu realmente queira dizer, neste tópico, seria necessário um longo texto. E neste ambiente, assim como no mundo lá fora, as pessoas levantam bandeiras, elas não suportam encarar todas as questões com imparcialidade.

snowwhite
Veterano
# abr/12
· votar


CindyFerrari

Vc vive por conta própria?? Não há nenhuma influência ideológica, filosófica na sua vida?

Filosofia é pensamento. Mas posso pensar sozinha e me conduzir sozinha. Não preciso acreditar em seres ou criadores imaginários para a minha existência, nem me afiliar a grupos e isntituições para viver. É tão simples isto, porque é tão difícil entender?


Eu realmente poderia fundar uma religião amanhã e agir de modo totalmente oposto ao que vc descreveu acima. São os líderes que ditam e interpretam as normas, regras e dogmas religiosos, se no livro sagrado de qualquer religião estiver escrito "Ame a Deus", cabe ao líder orientar seus seguidores sobre o significado dessa expressão, de acordo com as diretrizes da religião a que ele pertence. E é aí onde mora o perigo, o líder tem a capacidade de influenciar os outros e essa influência pode ser positiva ou negativa.

Não é o que está escrito, é a interpretação do que está escrito que pode ser perigosa ou não.


Justamente. E o que se observa é que a maldade e os interesses predominam porque o ser humano é por um lado carente, por outro tirano e por outro corrompível. É assim na História das religiões eñão há como negar isto. Mas é o que está escrito também. Veja que algumas coisas escritas são levadas a ponta de faca, como o dízimo. Outras ( como os motivos que levam ao dízimo) são interpretação. É assim com o uso da burca idem.
E tem outro problema maior ainda: a negação do queestá escrito. As partes sangrentas da Bíblia nunca são lidas ou citadas. Assim, quem ouve só ouve as partes boazinhas. Se for ler, vai quase que passar por cima como se fosse um drama de enlevo e sofrimento ( não seiporque as pessoas amam tanto aquele sofrimento todo!).

O ser humano é manipulador e se deixa manipular porque tem interesses variados( se salvar, melhorar de vida, refazer um casamento, pagar de bonzinho perante a sociedade, alçar degraus, aparecer na mídia, ganhar dinheiro etc). Em vez de fazer estas coisas por conta própria, acha que o caminho mais curto é ir a algum lugar, um templo, uma sala de reuniões, uma casa de pai de santo, um santurário qualquer coisa assim, porque nestes lugares existe alguma coisa conspirando a favor, ou um líder que os conduza a seus objetivos. É tudo uma grande viagem. Mas as pessoas não se dão conta deste circo todo e caem nas mais variadas armadilhas. O pior é que a vida nem sempre permite que elas sigam aqueilo que mandam os preceitos das crenças a que elas se prestam. A maioria prega moral de cuecas. Um nojo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A religião é boa para o mundo?