Acupuntura somente poderá ser exercida por médicos

Autor Mensagem
snowwhite
Veterano
# mar/12 · Editado por: snowwhite
· votar


-Dan
Pois é. Não to nem perguntando se funciona ou não e sim se é tão perigoso assim que só médicos podem fazer?
A questão não é passar a prática pra os médicos, mas impedir que gente sem estudo abra consultórios como se médicos fossem. Isto é picaretagem lidando com a saúde das pessoas.

Ou se tem muita gente usando e isso té incomodando a classe?

ciuminho mimimi

é como um engenheiro ter ciuminho de pedreiro, ridículo

-Dan
Veterano
# mar/12
· votar


snowwhite
A questão não é passar a prática pra os médicos, mas impedir que gente sem estudo abra consultórios como se médicos fossem. Isto é picaretagem lidando com a saúde das pessoas.

Se alguem abrir consultorio de acupuntura falando que é médico, aí pesa mesmo.

Atenção, o proximo alvo na mira serão os massagistas.

snowwhite
Veterano
# mar/12 · Editado por: snowwhite
· votar


Na verdade eu acho que estas terapias alternativas deveriam ser banidas pra não atrapalhar ainda mais os diagnósticos e prognósticos de nós, reles pacientes leigos que ficamos perdidos com tanta promessa de cura

igrejas picaretas também deveriam ser proibidas de seus exorcismos a título de cura milagrosa

François Quesnay
Veterano
# mar/12
· votar


smelling funky

snowwhite
Veterano
# mar/12
· votar


-Dan
Se alguem abrir consultorio de acupuntura falando que é médico, aí pesa mesmo.

Eles não falam necessariamente que são, mas se portam como se fossem, abrem consultórios e dão diagnósticos, chamam clientes de pacientes e cobram muito bem por isto.Alguns se dizem médicos acupunturistas.


Atenção, o proximo alvo na mira serão os massagistas.

Massagem séria é feita sob a supervisão de fisioterapeuta. O resto é picareta e pode estar enfiando a mão onde não deve, piorar uma lesão ou os sintomas.

Comuna CCCP
Veterano
# mar/12 · Editado por: Comuna CCCP
· votar


é como um engenheiro ter ciuminho de pedreiro, ridículo

Facepalm

-Dan
Veterano
# mar/12 · Editado por: -Dan
· votar



Dentro do conhecimento atual de fisiologia, a Acupuntura é um método de estimulação neurológica em receptores específicos, com efeitos de modulação da atividade neurológica em três níveis – local, espinhal ou segmentar, e supra-espinhal ou suprasegmentar.

Já em 1921, Goulden concluiu sobre a participação do Sistema nervoso autônomo na Acupuntura, através dos nervos simpáticos, observando também que os pontos de Acupuntura possuem impedância menor entre si que os pontos próximos ou circunjacentes[10]

Chiang e Cols, em 1973, demonstraram que o efeito da Acupuntura é conduzido através dos nervos, ao constatarem que o estímulo acupuntural não surtia efeito quando aplicado em área bloqueada por anestésico local..[11]

Chan, 1984,[12] concluiu que muitos dos pontos de Acupuntura correspondem a locais de penetração das fibras nervosas na fáscia muscular, 309 pontos estão localizados sobre terminações nervosas e 286 pontos localizados sobre os principais vasos sanguíneos, rodeados pelos Nervi vasorum, a inervação própria dos vasos sanguíneos. Alguns pontos de Acupuntura correspondem aos pontos gatilhos (Trigger points, em inglês), que são pontos localizados na musculatura, sensíveis ao toque e que condicionam o surgimento de sintomas à distância, como dores de cabeça, por exemplo.[13]

Em 1985, foi descoberto que a aplicação de agulhas de Acupuntura estimulava fibras nervosas específicas[14] e que as sensações produzidas pelo estímulo por acupuntura correspondem àquelas experimentadas pelo estímulo das fibras nervosas do tipo A delta (A δ), como choque, sensação de peso ou parestesia.

A Acupuntura aplicada em áreas de pele acometidas por Neuralgia pós-herpética não se mostrou eficaz (Embora o efeito analgésico possa ser obtido puncionando-se outras áreas) .[15] E foi demonstrado que, na Neuralgia pós-herpética, a sensação típica da estimulação de fibras A δ está ausente.[16]

Ação segmentar da Acupuntura

Ação segmentar da Acupuntura é o conjunto de mecanismos fisiológicos que ocorrem do local do estímulo com agulha até a medula espinhal. O estímulo de fibras nervosas "A δ" por agulhas de Acupuntura ativa o interneurônio inibitório, ou célula pedunculada, na lâmina II do corno posterior da medula espinhal. A célula pedunculada, com a liberação de metencefalina, bloqueia, na área conhecida como Substância Gelatinosa, a transmissão do sinal da dor conduzido pelas fibras tipo "C" para os tratos ascendentes da medula. Por outra via ascendente, o trato espinotalâmico, o estímulo da fibra "A δ" é conduzido ao Córtex cerebral, onde são interpretadas, ou "percebidas" as sensações de peso, distensão, calor ou parestesia que ocorrem durante o estímulo por acupuntura.


A parada parece nervosa mesmo, segundo a wiki. Coisa pra médico mesmo. Tendi bulhufas adhudhauhad. Mas não tenho argumentos para julgar como picaretagem, senão meu próprio achismo apaixonado.

snowwhite

Vc já fez acupuntura ou sua posição firme contra é questão de fé mesmo?

snowwhite
Veterano
# mar/12
· votar


Atualmente existem pelo menos 500 farmacêuticos, fora outros profissionais, que fazem tratamento com acupuntura em seus pacientes. "É hoje uma atividade legal. Essas pessoas ficarão sem emprego?", questiona Paulo Varanda, do Grupo de Trabalho de Práticas Integrativas e Complementares.

Ah bom parece que não são os médicos que estão preocupadas com a concorrência e sim o tal Paulo Varanda que está preocupado com os mepregos dos picaretas! Tá bom.

Gustoau
Veterano
# mar/12 · Editado por: Gustoau
· votar


Caralho, escrevi um textão e deixei no ctrl + c, aí fui copiar um link e obviamente perdi o texto. Caceta.

Enfim, em resumo, não gostei da comparação com analgésico porque eles têm efeito cientificamente comprovado e documentado e custos maiores de produção e desenvolvimento. Não vejo diferença entre acupuntura e astrologia, religião, hemoterapia e homeopatia, e acho uma merda fazer carreira explorando a fé alheia, mas concordo que quem tem dinheiro deve poder gastar com o que quiser. E concordo também que se médico pode, todo mundo devia poder, a não ser que existam riscos comprovados na prática da acupuntura por não-médicos(não sei se existem). Também não gostei da comparação com massagem, que tem alguns efeitos comprovados e em lugares que preste têm revisão de ortopedistas/fisioterapeutas pra não dar merda.

E sobre o texto da wikipedia que tu postou, é bom olhar essas fontes, não botei muita fé não, mas to com preguiça de olhar. Enfim, a wikipedia em inglês é geralmente bem mais confiável(tem mais revisão) http://en.wikipedia.org/wiki/Acupuncture

Comuna CCCP
Veterano
# mar/12 · Editado por: Comuna CCCP
· votar


Se eu quero que um japonês que nem fala português direito faça meu tratamento através de sua cultura de milhares de anos mais antiga que a ocidental, quem é o CRM para me disser que não posso?

Pro inferno com eles.

François Quesnay
Veterano
# mar/12
· votar


meditação zen budista >

brunohardrocker
Veterano
# mar/12
· votar


-Dan
Se não é cientifico, não cura nada,

Não precisa ser científico pra funcionar.
Tudo o que uma pessoa, maior de idade, em sã consciência, sem ferir a liberdade de ninguém quiser fazer pelo seu próprio bem, ela pode fazer.

. Os poucos que eu vi tratavam a pratica justamente como disseram aí, de apoio.

Argumente isso com quem rejeita uma sopinha quente quando está com gripe porque a única coisa que é cientificamente e estatisticamente comprovada é o benegripe.

snowwhite
Veterano
# mar/12
· votar


-Dan
Vc já fez acupuntura ou sua posição firme contra é questão de fé mesmo?

Se eu tivesse tido uma experiência positiva, nem assim não passaria de um caso isolado, portanto, falacioso.
Eu fiz uma sessão apenas. Só como exemplo, um tal ponto de analgesia que se encontraria na mão me doeu bastante.
Minha mãe tinha um problema de cervical e foi à um acupunturista durante um tempo. Nunca consegiu alívio e ainda deixou ela com um hematoma e inchaço. Alguma merda ele fez.
Fé é acreditar no que não é ciência.

Gustoau
Veterano
# mar/12
· votar


Argumente isso com quem rejeita uma sopinha quente quando está com gripe porque a única coisa que é cientificamente e estatisticamente comprovada é o benegripe.

To esperando aparecer gente assim no tópico, principalmente se a pessoa achar que benegripe "cura" gripe.

brunohardrocker
Veterano
# mar/12
· votar


To esperando aparecer gente assim no tópico, principalmente se a pessoa achar que benegripe "cura" gripe.


E onde eu falei "cura"?
Pelo amor.

-Dan
Veterano
# mar/12
· votar


brunohardrocker

Não precisa ser científico pra funcionar.
Tudo o que uma pessoa, maior de idade, em sã consciência, sem ferir a liberdade de ninguém quiser fazer pelo seu próprio bem, ela pode fazer.


Vc entendeu que, no contexto do diálogo, eu não disse que se não é científico, não cura nada, né?


Argumente isso com quem rejeita uma sopinha quente quando está com gripe porque a única coisa que é cientificamente e estatisticamente comprovada é o benegripe.


Argumentar o que? Que os 3 acunpurtistas que eu vi tratavam, eles mesmos, a prática como apoio?. Isso foi um fato que eu relatei.

Pare de pegar recortes das falas, pois tira todo o sentido delas. Se você parar de fazer isso, notará que temos opiniões bem parecidas.

Gustoau
Veterano
# mar/12 · Editado por: Gustoau
· votar


brunohardrocker
E onde eu falei "cura"?
Pelo amor.


Isso foi um adendo, zé. Não disse que você tava achando que benegripe curava, só disse que tava esperando aparecer alguém que pense dessa maneira que tu falou e que ache que benegripe é cura.

snowwhite
Veterano
# mar/12
· votar


Por outro lado, posso mudar minha posição radical e dizer que danem-se os que quiserem usar as técnicas alternativas para cuidar de seus áis. Problema de cada um desde que depois não se queixem pra mim.

Façam ao que quiserem. Pra mim, é picaretagem, assim como há médicos mal formados e outros charlatões. Mas para estes últimos há a Lei.

Gustoau
Veterano
# mar/12 · Editado por: Gustoau
· votar


snowwhite
Por outro lado, posso mudar minha posição radical e dizer que danem-se os que quiserem usar as técnicas alternativas para cuidar de seus áis. Problema de cada um desde que depois não se queixem pra mim.

Sim, eu já mudei essa também. Se o cara quer pagar 200 reais a um astrólogo pra decidir se casa ou não com a josefina, o problema é dele mesmo. Mesma coisa com acupuntura e homeopatia, por mais que eu tenha vontade de intervir. Posso até entrar no meio tentando explicar alguma coisa pro cara e evitar o desperdício de dinheiro dele, mas geralmente prefiro não me esforçar mesmo, especialmente se ele já tiver uma certa idade(parece que essas crenças engessam na cabeça com o tempo).

brunohardrocker
Veterano
# mar/12
· votar


-Dan
Vc entendeu que, no contexto do diálogo, eu não disse que se não é científico, não cura nada, né?


Claro que entendi.

Argumentar o que? Que os 3 acunpurtistas que eu vi tratavam, eles mesmos, a prática como apoio?. Isso foi um fato que eu relatei.

Porém, tu pode repetir isso mil vezes pros do "cientificamente comprovado" que eles vão ignorar.

Pare de pegar recortes das falas, pois tira todo o sentido delas. Se você parar de fazer isso, notará que temos opiniões bem parecidas.

Exatamente, temos as opiniões bem parecidas. Não idolatramos e não nos fechamos no "cientificamente comprovado". Isso é bom, pois não precisamos deixar de usar a medicina alopática ao nosso favor, só somos abertos a compreender novas possibilidades e ponderamos, colocando cada coisa em seu lugar.

-Dan
Veterano
# mar/12
· votar


Gustoau
Enfim, em resumo, não gostei da comparação com analgésico porque eles têm efeito cientificamente comprovado e documentado e custos maiores de produção e desenvolvimento.

Mas, sem generalizar, muitas vezes ambos só causam o bem estar temporario dos clientes/pacientes. Então de que adianta o processo. Ambos, muitas vezes só visam o lucro mesmo.

Não vejo diferença entre acupuntura e astrologia, religião, hemoterapia e homeopatia, e acho uma merda fazer carreira explorando a fé alheia, mas concordo que quem tem dinheiro deve poder gastar com o que quiser. E concordo também que se médico pode, todo mundo devia poder, a não ser que existam riscos comprovados na prática da acupuntura por não-médicos(não sei se existem). Também não gostei da comparação com massagem, que tem alguns efeitos comprovados e em lugares que preste têm revisão de ortopedistas/fisioterapeutas pra não dar merda.

E sobre o texto da wikipedia que tu postou, é bom olhar essas fontes, não botei muita fé não, mas to com preguiça de olhar. Enfim, a wikipedia em inglês é geralmente bem mais confiável(tem mais revisão) http://en.wikipedia.org/wiki/Acupuncture


Eu não vejo diferença entre Magnoliopsida e dicotiledóneas. Pode ser porque não tem diferenças ou porque eu não conheço a coisa.

Na dúvida, não coloco no mesmo saco.

As fontes estão linkadas na wiki, mas não as abri, pois não estou com tanta curiosidade assim...

-Dan
Veterano
# mar/12
· votar


brunohardrocker
Exatamente, temos as opiniões bem parecidas. Não idolatramos e não nos fechamos no "cientificamente comprovado". Isso é bom, pois não precisamos deixar de usar a medicina alopática ao nosso favor, só somos abertos a compreender novas possibilidades e ponderamos, colocando cada coisa em seu lugar.

Muita gente se comporta com essa fé na ciencia de forma tão calorosa, que parece até crente pregando falando do capeta.

Gustoau
Veterano
# mar/12 · Editado por: Gustoau
· votar


-Dan
Mas, sem generalizar, muitas vezes ambos só causam o bem estar temporario dos clientes/pacientes. Então de que adianta o processo. Ambos, muitas vezes só visam o lucro mesmo.

Mas que lucro direto o médico tira em receitar paracetamol?

Eu não vejo diferença entre Magnoliopsida e dicotiledóneas. Pode ser porque não tem diferenças ou porque eu não conheço a coisa.

Acupuntura se baseia em corrigir as correntes do Ki, cara. Pelo amor de deus, né.

E a minha comparação foi quanto a evidência e eficácia, nisso elas realmente não têm diferença, não preciso ser acupunturista pra ver isso - basta ler as conclusões dos estudos.

snowwhite
Veterano
# mar/12
· votar


Gustoau
Sim, eu já mudei essa também. Se o cara quer pagar 200 reais a um astrólogo pra decidir se casa ou não com a josefina, o problema é dele mesmo. Mesma coisa com acupuntura e homeopatia, por mais que eu tenha vontade de intervir. Posso até entrar no meio tentando explicar alguma coisa pro cara e evitar o desperdício de dinheiro dele, mas geralmente prefiro não me esforçar mesmo, especialmente se ele já tiver uma certa idade(parece que essas crenças engessam na cabeça com o tempo).

Pra mim a única coisa chata é quando a gente está conversando sobre um problema sério e a pessoa vem com aquela solução certa e sensacional, como orar, como usar métodos alternativos, curandeirismo ou outra porcaria qualquer e ainda faz cara feia se a gente diz que não acredita. E ainda desfaz dos métodos convencionais. isto me irrita. prefiro não entrar na conversa. Ela com as dores dela e eu com as minhas.

-Dan
Veterano
# mar/12
· votar


snowwhite
Se eu tivesse tido uma experiência positiva, nem assim não passaria de um caso isolado, portanto, falacioso.
Eu fiz uma sessão apenas. Só como exemplo, um tal ponto de analgesia que se encontraria na mão me doeu bastante.
Minha mãe tinha um problema de cervical e foi à um acupunturista durante um tempo. Nunca consegiu alívio e ainda deixou ela com um hematoma e inchaço. Alguma merda ele fez.
Fé é acreditar no que não é ciência.


Entendo seu ponto. Você pode ter tido azar de ir num picareta de marca maior, ou toda essa prática for uma farsa. Eu posso ter tido sorte de ter conhecidos indo em boas profissionais, ou essa prática é realmente eficaz.

Vai saber.

-Dan
Veterano
# mar/12
· votar


Gustoau
Mas que lucro direto o médico tira em receitar paracetamol?

A volta do cliente, pois o paracetamole não vai curar bulhufas. As vezes um chá de tarântula da Amazonia cura e o médico perdeu um cliente. Heheh.

-Dan
Veterano
# mar/12 · Editado por: -Dan
· votar


Gustoau
Acupuntura se baseia em corrigir as correntes do Ki, cara. Pelo amor de deus, né.

Isso pra mim é coisa do Goku. Hahudadh, qdo fui ler sobre a acupuntura com mais afinco, me deu preguiça, vide a wiki que postei.

Manda as conclusões dos estudos aí.

snowwhite
Veterano
# mar/12
· votar


Gustoau
Mas que lucro direto o médico tira em receitar paracetamol?

Alguns médicos recebem premiações da indústria farmacêutica como viagens no final do ano ou custeamento de congressos. Mas isto seria mais uma exceção do que a regra. Mas dificilmente pela indicação de medicação do tipo citado.
O que eu acho é que muitas vezes o médico não consegue fazer o diagnóstico correto ( por vários motivos, que independem do que ele aprendeu e estudou) e receitam alguns paliativos para melhoras as condições de vida do paciente. Sem contar que há doenças para as quais não há cura mesmo, apenas controle dos sintomas. Os médicos não são deuses, não sabem a resposta pra tudo.

snowwhite
Veterano
# mar/12
· votar


-Dan
-Dan
A volta do cliente, pois o paracetamole não vai curar bulhufas. As vezes um chá de tarântula da Amazonia cura e o médico perdeu um cliente. Heheh.

Parece que os médicos estão com suas agendas vazias. É difícil conseguir uma hora num médico. Isto sem contar que os convênios pagam muito mal.

Gustoau
Veterano
# mar/12 · Editado por: Gustoau
· votar


-Dan
A volta do cliente, pois o paracetamole não vai curar bulhufas. As vezes um chá de tarântula da Amazonia cura e o médico perdeu um cliente. Heheh.

Isso só funciona pra remédios que precisam de receita, melhor a gente largar o paracetamol. E remédios que precisam de receita geralmente tratam sintomas mais sérios, não sei se isso que você falou é realmente válido, já que esses sintomas mais sérios sempre são seguidos de exame pra caralho pra tentar descobrir o problema.

Muita gente se comporta com essa fé na ciencia de forma tão calorosa, que parece até crente pregando falando do capeta.

Existe um motivo pra defender o que é científico, a ciência ganhou essa credibilidade. Não é uma defesa irracional, é conhecer o método científico e saber que, apesar de também ser falho, é o melhor método que existe pra se entender as coisas. Se em um ambiente controlado não se notam comprovações da eficácia, infelizmente o negócio é muito provavelmente bogus mesmo. E digo infelizmente porque quanto mais tratamento melhor, mas tem que ser coisa que é eficaz de verdade.

O seu "não entender como funciona" não me parece ser muito bem pensado, porque a questão não é estudar o funcionamento de um negócio e não compreender como que seus efeitos surgem, é estudar o negócio e perceber que ele não funciona, porque nenhum efeito significativo é verificado.

Isso pra mim é coisa do Goku. Hahudadh, qdo fui ler sobre a acupuntura com mais afinco, me deu preguiça, vide a wiki que postei.

A acupuntura se baseia é exatamente nisso de ki, por isso que eu to falando pra verificar essas fontes, acho muito estranho ter na wikipedia em português e não ter na que é em inglês, nem ter nada em jornal científico, nem ter mais acupunturistas falando assim, nem a defensora dessa notícia falando algo diferente de energia.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Acupuntura somente poderá ser exercida por médicos