Acupuntura somente poderá ser exercida por médicos

Autor Mensagem
-Dan
Veterano
# mar/12


Acupuntura somente poderá ser exercida por médicos, de acordo com julgamento do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A decisão, tomada terça-feira durante a análise de recurso interposto pelo Conselho Federal de Medicina, passa a valer a partir da publicação. O Conselho Regional de Farmácia já avisou que vai interpor recurso. Até o julgamento final, no entanto, a proibição irá valer.

"Vamos agora conversar para ver como será a aplicação desta decisão. Não queremos fazer caça às bruxas ou que consultórios de outras especialidades sejam da noite para o dia fechados", afirmou o ex-presidente do Colégio Brasileiro de Acupuntura, o médico Dirceu Sales. Atualmente existem pelo menos 500 farmacêuticos, fora outros profissionais, que fazem tratamento com acupuntura em seus pacientes. "É hoje uma atividade legal. Essas pessoas ficarão sem emprego?", questiona Paulo Varanda, do Grupo de Trabalho de Práticas Integrativas e Complementares.

O Conselho Federal de Medicina argumenta que somente médicos podem fazer diagnóstico e tratamento. "Mas o diagnóstico da acupuntura não é o tradicional. Não se avalia a presença de doença, mas o equilíbrio energético. Está muito distante do que é feito pela alopatia", argumentou Sales.

A polêmica se arrasta desde 2001, quando o CFM ingressou com ações contra conselhos de outras categorias profissionais, como psicologia e terapia ocupacional, que permitiam que seus integrantes fizessem acupuntura nos pacientes. Todas as decisões garantiam o direito da prática da atividade as outras profissões. "Foi um ganho para a saúde, para a segurança do paciente", afirmou o vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital Tavares Correa Lima.

Sales tem avaliação semelhante. "São usadas agulhas de vários tamanhos, em áreas nobres do corpo. O profissional precisa saber o que está fazendo".

Varanda, no entanto, avalia que a decisão é um grande retrocesso. "Em outros países, várias categorias profissionais podem exercer a atividade. O que médicos querem é que nós paguemos pedágio. Eles querem controlar a atividade, dirigir clínica. É puramente comercial".

O tema também é discutido no projeto de lei que define o que é ato médico, que tramita no Congresso. A proposta que está em análise não faz referência explícita à acupuntura. "A proibição é indireta, porque fala do uso de técnicas invasivas. Do jeito que está, dentro de algum tempo nem manicure vai poder atuar", disse Varanda.


Fonte: Garamond


E aí? São os médicos super preocupados com a segurança da:

a) população
b) do próprio bolso.
c) outro. Quais?

Valentina_DiSharphy
Veterano
# mar/12
· votar


Logico que não cada uma viu!!!

Gustoau
Veterano
# mar/12
· votar


Mas o diagnóstico da acupuntura não é o tradicional. Não se avalia a presença de doença, mas o equilíbrio energético.

Equilíbrio energético hahahah

Fala sério, já é demais ganharem dinheiro com sua pseudociência, metendo agulhinha nos outros e dizendo que curam alguma coisa, e ainda fica reclamando. Acabou a mamata agora, champs.

tambourine man
Veterano
# mar/12
· votar


isso me fede ao suposto monopólio da verdade

snowwhite
Veterano
# mar/12
· votar


Acho ótimo. Tá cheio de picareta botando em risco a saúde das pessoas. E depois não tem pra quem reclamar.

-Dan
Veterano
# mar/12
· votar


Gustoau
Equilíbrio energético hahahah

Fala sério, já é demais ganharem dinheiro com sua pseudociência, metendo agulhinha nos outros e dizendo que curam alguma coisa, e ainda fica reclamando. Acabou a mamata agora, champs.


Mas pq médicos poderão agulhar e os outros não, se é tudo pseudo?

Gustoau
Veterano
# mar/12 · Editado por: Gustoau
· votar


-Dan
Mas pq médicos poderão agulhar e os outros não, se é tudo pseudo?

Na verdade, ninguém deveria poder, pelo menos não cobrando dinheiro pra isso. A não ser que viesse com um aviso igual nas carteiras de cigarro, uma placa bem grande dizendo "isso aqui pode até te fazer se sentir bem, mas é misticismo e não cura nada".

Mas se for pra agulhar mesmo, que fique com quem entende de saúde, pra não fazer merda.

vitaoma
Veterano
# mar/12
· votar


Gustoau
"isso aqui pode até te fazer se sentir bem, mas é misticismo e não cura nada"
Tá falando merda. A acupuntura já é comprovada cientificamente -- não todos os pontos, mas a maioria deles. As agulhas realmente estimulam certas partes do sistema nervoso e ajudam a tratar diversas doenças como depressão.

snowwhite
Veterano
# mar/12 · Editado por: snowwhite
· votar


-Dan
Mas pq médicos poderão agulhar e os outros não, se é tudo pseudo?

os médicos com certeza não vão se prestar a isto. Os que se prestarem pra mim são picaretas. pelo menos eles têm embasamento pra saber onde estão enfiando as agulhas.

snowwhite
Veterano
# mar/12 · Editado por: snowwhite
· votar


vitaoma
As agulhas realmente estimulam certas partes do sistema nervoso e ajudam a tratar diversas doenças como depressão.

Só se os estudos forem tendenciosos. Quem é que comprovou isto?

snowwhite
Veterano
# mar/12
· votar


Esta semana ainda fui a um ortopedista por conta de um problema no ombro. Ele me receitou remédios pra dor e ao final da consulta disse:

- E por favor, não faça nada que seja alternativo.

Gustoau
Veterano
# mar/12
· votar


vitaoma
Tá falando merda. A acupuntura já é comprovada cientificamente -- não todos os pontos, mas a maioria deles. As agulhas realmente estimulam certas partes do sistema nervoso e ajudam a tratar diversas doenças como depressão.

Cadê as provas?

CONCLUSIONS: A small analgesic effect of acupuncture was found, which seems to lack clinical relevance and cannot be clearly distinguished from bias. Whether needling at acupuncture points, or at any site, reduces pain independently of the psychological impact of the treatment ritual is unclear. British Medical Journal, 2009

Nem pra dor ela serve direito, imagina pra curar doença de verdade.

-Dan
Veterano
# mar/12
· votar


Nesse tópico:

"Se algo não faz sentido pra mim, deve ser banido."

Simonhead
Veterano
# mar/12
· votar


Acupuntura somente poderá ser exercida por médicos

Damn!

snowwhite
Veterano
# mar/12 · Editado por: snowwhite
· votar


ai eu odeio picaretagem porque apela pra fé das pessoas! e as pessoas que mais estão precisando de ajuda séria, acabam acreditando na hora do desespero. E ainda se sentem felizes por isto. Em algumas situações funciona por autosugestão, mas pode fazer com que a pessoa retarde alguns tratamentos sérios e tenha a doença complicada.

Conheço um picareta honesto hahahah Ele mesmo abre o jogo e diz que a acupuntura e o shiatsu que ele apilca são apenas terapias de apoio. Ou seja...

-Dan
Veterano
# mar/12
· votar


Gustoau

Na verdade, ninguém deveria poder, pelo menos não cobrando dinheiro pra isso. A não ser que viesse com um aviso igual nas carteiras de cigarro, uma placa bem grande dizendo "isso aqui pode até te fazer se sentir bem, mas é misticismo e não cura nada".

Mas se for pra agulhar mesmo, que fique com quem entende de saúde, pra não fazer merda.


Minha namorada vai semanalmente pq a faz se sentir bem. Nunca pretendeu curar de nada, mas tem sido bem positivo, segundo ela.



snowwhite
Esta semana ainda fui a um ortopedista por conta de um problema no ombro. Ele me receitou remédios pra dor e ao final da consulta disse:

- E por favor, não faça nada que seja alternativo.


Ele deve ter sussurrado depois "...porque eu não vou ganhar nada com isso. "

Haudhaduhad.

-Dan
Veterano
# mar/12
· votar


snowwhite
ai eu odeio picaretagem porque apela pra fé das pessoas! e as pessoas que mais estão precisando de ajuda séria, acabam acreditando na hora do desespero. E ainda se sentem felizes por isto. Em algumas situações funciona por autosugestão, mas pode fazer com que a pessoa retarde alguns tratamentos sérios e tenha a doença complicada.

Isso aí é verdade. Mas tem muitos remedios que fazem a mesma coisa, vide rivotrils, remedio pra dor de cabeça, tudo paliativo e viciante, e as pessoas tomam felizes, porque o dotô falou qué bão!

snowwhite
Veterano
# mar/12
· votar


-Dan
Ele deve ter sussurrado depois "...porque eu não vou ganhar nada com isso. "

Haudhaduhad.


Não. Se eu fizer alguma merda que piore o quadro, ele ganharia mais pra consertar depois. Este argumento não faz sentido.

-Dan
Veterano
# mar/12
· votar


snowwhite
Não. Se eu fizer alguma merda que piore o quadro, ele ganharia mais pra consertar depois. Este argumento não faz sentido.


Não falando que é o seu caso, e não sei o caso da ortopedia, mas muitas vezes vc alguem pode fazer algo alternativo revertendo o quadro, o que ele tb não ganharia nada com isso.

snowwhite
Veterano
# mar/12 · Editado por: snowwhite
· votar


-Dan
Isso aí é verdade. Mas tem muitos remedios que fazem a mesma coisa, vide rivotrils, remedio pra dor de cabeça, tudo paliativo e viciante, e as pessoas tomam felizes, porque o dotô falou qué bão!

A questão é: Muitas dores de cabeça são causadas por motivos banais, logo nada mais há a fazer do que tomar um remédio pra dor ( nem todos são viciantes) e outras são sintomas de doenças mais sérias. Ummédico pode diferenciar as duas coisas e encaminhar o tratamento para o caminho que for necessário. Já o acupunturista não entende de diagnóstico. Ele ouve a queixa e aplica agulhinhas. Se fizer efeito, tudo bem. Senão, ele lava as mãos.

brunohardrocker
Veterano
# mar/12
· votar


Com o tanto que a acupuntura continue sendo válida, legalizada e incomode os psico-idólatras que utilizam a medicina convencional até pra limpar a bunda, tudo bem.

-Dan
Veterano
# mar/12 · Editado por: -Dan
· votar


snowwhite
ai eu odeio picaretagem porque apela pra fé das pessoas! e as pessoas que mais estão precisando de ajuda séria, acabam acreditando na hora do desespero. E ainda se sentem felizes por isto. Em algumas situações funciona por autosugestão, mas pode fazer com que a pessoa retarde alguns tratamentos sérios e tenha a doença complicada.

Conheço um picareta honesto hahahah Ele mesmo abre o jogo e diz que a acupuntura e o shiatsu que ele apilca são apenas terapias de apoio. Ou seja...


Ao menos as três acupunturistas (é isso?) que fui nunca falaram que faziam tratamento médico curador. Mas como todo acunpurista é picareta, segundo a logica, cadeia neles por fazer os clientes se sentirem melhor sem médicos lucrarem com isso!

Gustoau
Veterano
# mar/12
· votar


-Dan
Minha namorada vai semanalmente pq a faz se sentir bem. Nunca pretendeu curar de nada, mas tem sido bem positivo, segundo ela.

Ótimo pra sua namorada, que bom que ela tá se sentindo bem, mas não existe nenhuma evidência científica de que isso é consequência direta da acupuntura, do tratamento em si. É basicamente como ir rezar num templo e voltar se sentindo bem. A diferença é que os acupunturistas ganham dinheiro com isso.

Mas tem muitos remedios que fazem a mesma coisa, vide rivotrils, remedio pra dor de cabeça, tudo paliativo e viciante, e as pessoas tomam felizes, porque o dotô falou qué bão!

Cara, eu não conheço remédio pra dor de cabeça que seja viciante.

E pra um médico receitar coisa como rivotril é complicadíssimo. Sem contar que, que eu saiba, os médicos fazem "rodízios" entre essas substâncias pra evitar tolerância e dependência química.

snowwhite
Veterano
# mar/12
· votar


Bom, com todos os defeitos que os médicos podem ter e mesmo que a Medicina não saiba tudo, ainda não consigo comparar uma coisa coma a outra em termos de seriedade. É como aquele tal de shiatsu e outras alternativas milenares recentemente tiradas do fundo do baú. Como não passou de pai pra filho, alguém deve ter inventado muito coisa e se convencido delas.

snowwhite
Veterano
# mar/12 · Editado por: snowwhite
· votar


Gustoau
Ótimo pra sua namorada, que bom que ela tá se sentindo bem, mas não existe nenhuma evidência científica de que isso é consequência direta da acupuntura, do tratamento em si. É basicamente como ir rezar num templo e voltar se sentindo bem. A diferença é que os acupunturistas ganham dinheiro com isso.

Exatamente. Se surtir algum efeiro benéfico apenas, tudo bem. Mas o problema é quando estas técnicas caem em mãos erradas e não um existe um órgão responsável por algum dano maior. Se bem que acho que agulhinhas não podem causar grandes danos se não forem enfiadas dentro do olho.

-Dan
Veterano
# mar/12
· votar


Gustoau

Ótimo pra sua namorada, que bom que ela tá se sentindo bem, mas não existe nenhuma evidência científica de que isso é consequência direta da acupuntura, do tratamento em si. É basicamente como ir rezar num templo e voltar se sentindo bem. A diferença é que os acupunturistas ganham dinheiro com isso.


Ou, eu tb não consigo entender como funciona a tal acupuntura. Se não é cientifico, não cura nada, pq médicos poderão fazer??

Eu tb nao conheço remedio que cure dor de cabeça, e sim que faça se sentir bem. Mas tb cobram por eles. E não acho isso errado. Mas monopolizar a coisa?

Paga acupuntura quem quer uai.

snowwhite
Veterano
# mar/12
· votar


Gustoau
Cara, eu não conheço remédio pra dor de cabeça que seja viciante.

existem remédios pra dor que criam dependência. Uma dor de cabeça que precise deles já pode ser sintoma de algo mais sério. E um médico tem mais condições de saber do que se tarata do que um acupunturista. Além do mais, até homeopatas quando se veem impotentes mandam a pessoa procurar um médico alopata( quando eles mesmos não receitam alopatia).

snowwhite
Veterano
# mar/12
· votar


-Dan
Ou, eu tb não consigo entender como funciona a tal acupuntura. Se não é cientifico, não cura nada, pq médicos poderão fazer??
Eu já disse. Médicos sérios vão se negar a fazer. Simples assim.

-Dan
Veterano
# mar/12
· votar


snowwhite
Exatamente. Se surtir algum efeiro benéfico apenas, tudo bem. Mas o problema é quando estas técnicas caem em mãos erradas e não um existe um órgão responsável por algum dano maior. Se bem que acho que agulhinhas não podem causar grandes danos se não forem enfiadas dentro do olho.

Pois é. Não to nem perguntando se funciona ou não e sim se é tão perigoso assim que só médicos podem fazer?

Ou se tem muita gente usando e isso té incomodando a classe?

-Dan
Veterano
# mar/12
· votar


Vocês que são entendidos na acupuntura, se virem algum anunciando que faz curas, denunciem. Os poucos que eu vi tratavam a pratica justamente como disseram aí, de apoio. Não os considero picaretas por causa disso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Acupuntura somente poderá ser exercida por médicos