Sobre se sentir uma M no trabalho

Autor Mensagem
mark_valey
Veterano
# mar/12 · Editado por: mark_valey


Hoje estou me sentindo a bosta do cavalo do vilão. Sou analista de sistemas e uma das minhas responsabilidades é um servidor de e-mail de uma instituição com mais de 10.000 usuários. Quase todo dia tenho que aturar alguém reclamando porque o botão azul deveria ser rosa, o e-mail que ele mandou demorou mais de 2 minutos para chegar ao destino, o arquivo de 1GB que ele anexou não chegou ao destino, etc,etc,etc...

Hoje foi a cereja do bolo, me liga um usuário, diretor do "não-sei-o-que-lá-do-cu-do-boi", me dizendo que um e-mail importantíssimo dele havia "sumido" do nada. Detalhe: ele havia voltado de uma viagem de 30 dias e estava APAGANDO as mensagens que recebeu nesse período quando "se deu conta" de que o e-mail importantíssimo não estava mais lá. Para variar, ele fez o favor de esperar o tempo necessário para o backup do dia do ocorrido ser apagado antes de entrar em contato.

Fiquei uma hora e meia no telefone ouvindo a sujeito meter o pau no meu trabalho e exigindo uma explicação do porquê o e-mail havia sumido. Eu lá, rebolando com umas perguntas ingênuas do tipo "Será que alguém não descobriu sua senha?" quando tinha vontade de perguntar "Será que você não apagou ele junto com os outros seu arrombado?"

Passados uns 10 minutos após a ligação (eu ainda estava tremendo um pouco de "emoção") entra o meu chefe na sala com toda a serenidade e me diz que "precisávamos de uma justificativa para o sumiço do e-mail até amanhã". estou pensando seriamente em dizer que o e-mail provavelmente se perdeu nas profundezas anais do excelentíssimo diretor mas acho que não seria uma boa ideia.

Bom, fim do desabafo e da viadagem.
Vamos dar as mãos e compartilhar nossas experiências.

ROTTA
Veterano
# mar/12 · Editado por: ROTTA
· votar


mark_valey
Passados uns 10 minutos após a ligação (eu ainda estava tremendo um pouco de "emoção") entra o meu chefe na sala com toda a serenidade e me diz que "precisávamos de uma justificativa para o sumiço do e-mail até amanhã".

Consegue buscar um log com o número de deletes que o sujeito fez? Se você tem realmente certeza de que não foi falha no sistema, apresente os dados e diga que "o usuário foi o único que reportou este tipo de problema, e que dado o volume de delete (mostrar os dados) a única possibilidade que você consegue pensar é ter deletado junto com os demais".

Note que você estará sendo 100% sincero, o que na maioria dos casos é o melhor caminho.

Abraços.

DrZaius
Veterano
# mar/12
· votar


http://3.bp.blogspot.com/_LvzMsdX6tjw/TSTA49T0MgI/AAAAAAAAAbo/nE5TmzJ2 4ek/s1600/dame-judi-dench-1.jpg

McBonalds
Veterano
# mar/12
· votar


Será que você não apagou ele junto com os outros

Eu perguntaria isso na boa. Às vezes o cara não se dá conta de que pode ter feito merda, ou então fez e tá querendo jogar a culpa em cima de você. Se você disser isso pode ser que ele se toque que você não é bobo e que está ciente do que pode estar acontecendo.

Mas como disse o ROTTA, é bom ter dados que fundamentem essa sua opinião.

mark_valey
Veterano
# mar/12
· votar


Consegue buscar um log com o número de deletes que o sujeito fez?

Pois é cara, infelizmente os logs são só para e-mails enviados/recebidos e logins. Assumi esse servidor recentemente e a primeira coisa que vou fazer amanhã é descobrir como "auditar" as deleções dos usuários.

Com relação a possíveis consequências eu estou tranquilo, meu chefe sabe da realidade da situação. Se fosse um outro funcionário zé ruela qualquer (como eu) provavelmente ele dispensaria o cara com alguma desculpa esfarrapada e um "vamos investigar isso" e o caso morreria aí, mas como é um "tubarão" da instituição a história é outra.

ROTTA
Veterano
# mar/12
· votar


mark_valey
Pois é cara, infelizmente os logs são só para e-mails enviados/recebidos e logins. Assumi esse servidor recentemente e a primeira coisa que vou fazer amanhã é descobrir como "auditar" as deleções dos usuários.

Então como você sabe que ele "saiu deletando tudo" ao voltar de férias?

Enfim, mesmo sem logs, seja sincero, diga que não tem dados mas que suspeita desta situação, e peça apoio ao seu chefe para tratar o caso (envolve ele no lance, saca?).
Abraços.

mark_valey
Veterano
# mar/12
· votar


Então como você sabe que ele "saiu deletando tudo" ao voltar de férias?

Porque ele mesmo relatou isso no telefone e também porque tenho alguns logs gerados via rsync e sei quantos arquivos foram apagados no período. Poutz, esse tópico ficou mais técnico do que eu imaginava. kkkkkk

François Quesnay
Veterano
# mar/12
· votar


mark_valey

ele está te fazendo de palhaço e você deixou.


não é pra ter medo desses caras, só saber onde pisa.

Guilherme Nau
Veterano
# mar/12 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


mark_valey

Vei te ajudaram bastante aqui...

Uma vez eu vi em um audiovisual que se tratava exatamente disso: Pessoas difíceis de se lidar.

Dica do audiovisual:

Quando uma pessoa estiver metendo o pau em você deixe ela falando e finja prestar a atenção, não fale absolutamente nada até ela te perguntar algo. Ninguém briga sozinho.

Abraço

fill.zanchez
Veterano
# mar/12
· votar


mark_valey

Envolva seu chefe nisso, quem se reporta a alguém acima de seu chefé é ele mesmo... Não você.

Se não houve falha ou erro seu, pegue alguns logs e fale a verdade para o seu chefe, a forma como ele vai contar é com ele. É PARA ISSO QUE ELE GANHA 3X MAIS QUE VOCÊ.

Só por curiosidade... Qual o Mail Server?

Guilherme Nau
Veterano
# mar/12
· votar


fill.zanchez
Qual o Mail Server?

Ta loco rapaz? Não quer que o cara seja despedido por verem que ele postou uma porrada de desabafos sobre um cliente ignorante né?

Deve ser do Yahoo rs Zoa

Viciado em Guarana
Veterano
# mar/12
· votar


mark_valey
Não a primeira vez que você vai ter que lidar com cliente chato e não será a última. Não ligue pra isso, faltam 48 horas para a sexta-feira.

no demais...

Envolva seu chefe nisso, quem se reporta a alguém acima de seu chefé é ele mesmo... Não você.

Se não houve falha ou erro seu, pegue alguns logs e fale a verdade para o seu chefe, a forma como ele vai contar é com ele. É PARA ISSO QUE ELE GANHA 3X MAIS QUE VOCÊ.
[2]

Viciado em Guarana
Veterano
# mar/12
· votar


Não sei o porquê de se sentir um merda por causa de besteiras de cliente reclamão.

Vocês estão muito sensíveis. Credo!
Eu tenho medo de como serão os seus filhos!

laerte_a7x
Veterano
# mar/12
· votar


mark_valey

sei que o assunto é sério, mas não deu pra não rir. cara, esse negócio de "envolver o chefe" pode complicar as coisas pro teu lado. se o diretorzão aí for muito fodão, teu chefe não vai pensar duas vezes antes de te pôr no olho da rua, toma cuidado.

mark_valey
Veterano
# mar/12
· votar


Só por curiosidade... Qual o Mail Server?

É o Gmail....

huahuahaua, sacanagem.

Na verdade é o e-mail corporativo da instituição. Não sei se é exatamente o que você perguntou mas o "front end" é o Roundcube e mais toda a parafernalha de postfix, courier e o caraleo a 4 por trás. Não dou mais detalhes porque aí já é pinta demais.

O desabafo é mais por frustração mesmo e não por receio. Nesse tipo de situação sempre tento evitar um conflito maior mas quando a outra parte não colabora acabo ficando puto e "engulo" a raiva. Realmente esse é tipo de situação que tenho que aprender a lidar de uma forma diferente.

Amanhã levo meu fuzil para o trabalho e resolvo isso... :p

laerte_a7x
Veterano
# mar/12
· votar


mark_valey

segure a sua raiva apenas no trabalho, em casa, extravase! vai fazer mal ao vasinho que sua prima trouxe da Índia, mas vai fazer bem a sua cabeça!

raiva é que nem peido: você segura enquanto pode, mas quando sai... é arrombando tudo!

Viciado em Guarana
Veterano
# mar/12
· votar


laerte_a7x
Ué, véi?! Como assim? Por que não envolver?
Você vai parar na rua de qualquer jeito, a única diferença é que se tu não envolver o cara tu vai deixar um cara mamando de boa em você enquanto você se ferra.

O líder da equipe está lá para responder por ela.
É pra isso que o chefe dele ganha mais do que ele, esse é trabalho do chefe!

Soldado não pode fazer serviço de oficial. manolinho!

tambourine man
Veterano
# mar/12
· votar


gmail >

qew
Veterano
# mar/12
· votar


Deixa o cara, provavelmente é um velho acabado que não sabe nem mexer no outlook, ou no navegador ou sabe-se lá de onde ele acessa o email.

Fique de boa e sempre, com tranquilidade, coloque a culpa nele =)

Benva
Veterano
# mar/12
· votar


Viciado em Guarana

Fico espantado com toda a sua experiência de vida e profissional sendo passada adiante aqui, neste espaço, aos pobres mortais.

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# mar/12
· votar


http://1.bp.blogspot.com/-Gs4Qv5hiszM/TlJLZ_ucyHI/AAAAAAAAAB8/GQuvnRBs 4Tk/s1600/ema%25281%2529.jpg ?

Viciado em Guarana
Veterano
# mar/12
· votar


Benva
Deixa de palhaçada! Eu só digo o óbvio.

u.u

fill.zanchez
Veterano
# mar/12
· votar


mark_valey

mark_valey
Não sei se é exatamente o que você perguntou mas o "front end" é o Roundcube e mais toda a parafernalha de postfix, courier e o caraleo a 4 por trás. Não dou mais detalhes porque aí já é pinta demais.

Blz, eu queria saber o front end e o back end mas beleza!
Eu uso o Roundcube também para meus clientes, acho que é uma das melhores interfaces para email.

Espero que dê tudo certo!
Se Você não puder postar mais respostas devido a sua demissão e impossibilidade de acessar sua máquina no trabalho além de falta de dinheiro para pagar sua internet em casa, entenderemos :B

Strato_Master
Veterano
# mar/12
· votar


voces estão reclamando de barriga cheia... o ruim mesmo é se sentir uma M por não ter trabalho =/

laerte_a7x
Veterano
# mar/12
· votar


Strato_Master

é, eu concordo com você!

Atom Heart Mother
Veterano
# mar/12
· votar


analista de sistemas
bosta do cavalo do vilão

Tem fundamento.

laerte_a7x
Veterano
# mar/12
· votar


Atom Heart Mother

não entendi. todo trabalho é digno, e se ele está onde está, é porque se esforçou. você deve ser um vagabundo que só come, dorme, bate ******* e joga video-game.

laerte_a7x
Veterano
# mar/12
· votar


A moderação "moderou" o meu comentário acima. obrigado Christian, LeandroP, ROTTA, kiki, ou qualquer um cuja boa alma teve estômago de mexer na sujeira acima.

abraço aos moderadores!

André Perucci
Veterano
# mar/12
· votar


Benva
Fico espantado com toda a sua experiência de vida e profissional sendo passada adiante aqui, neste espaço, aos pobres mortais.


nicely put.

ROTTA
Veterano
# mar/12
· votar


laerte_a7x
A moderação "moderou" o meu comentário acima. obrigado Christian, LeandroP, ROTTA, kiki, ou qualquer um cuja boa alma teve estômago de mexer na sujeira acima.

Tu é tão newbie que nem sabe que o fórum tem alguns filtros automáticos... E ainda fica pagando de descolado.

Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre se sentir uma M no trabalho