O fim das bibliotecas técnicas está próximo?

    Autor Mensagem
    JJJ
    Veterano
    # mar/12


    Hoje me deparei com a seguinte notícia no Globo:

    http://oglobo.globo.com/tecnologia/enciclopedia-britanica-deixara-de-s er-impressa-apos-244-anos-4301466

    Ou seja: a Enciclopédia Britânica (uma das mais famosas coleções de livros do mundo) vai encerrar suas atividades em papel. Vai ser on-line: uma "wikipedia" com mais pedigree...

    Daí me voltou à cabeça uma questão que me atormenta de vez em quando...

    Vale a pena os governos e instituições gastarem uma fortuna construindo Bibliotecas públicas e nas Universidades quando o mundo está evidentemente se encaminhando para outra forma de leitura?

    Eu confesso que ainda prefiro ler em papel do que em telas de computador ou tablet, mas, sei lá... estou na dúvida se vale a pena continuarem a existir esses depósitos de livros que ficam obsoletos em poucos meses (estou me referindo à livros técnicos, claro). Os livros de romances, ficção e tal continuam tendo sentido em serem armazenados em papel, mas livros técnicos acho que hoje não faz mais sentido.

    E aí, qual a sua posição sobre isso?

    -Dan
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    O problema de virtualizar a coisa será a pirataria desenfreada de livros.
    E muita gente pode perder interesse de escrever livros para serem consumidos de graça.

    Redes
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    E aí, qual a sua posição

    hummmm...

    tambourine man
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Eu confesso que ainda prefiro ler em papel do que em telas de computador ou tablet

    para isso que inventaram a e-ink

    E aí, qual a sua posição sobre isso?

    o direito autoral emperra isso tudo, o primeiro e-reader com e-ink data de 2005. Já era para estar tudo em bases eletrônicas, mas não basta escanear, é preciso um processo de edição do material, coisa e tal. Mas quem vai pagar por isso

    Atom Heart Mother
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Mac Fags.

    JJJ
    Veterano
    # 02/jul/22 20:20
    · votar


    Como não pensei nisso antes? Transformar as bibliotecas em clubes de tiro! Os livros velhos podem inclusive servir de alvo! Brilhante! o/ o/ o/

    fernando tecladista
    Veterano
    # 02/jul/22 20:27
    · votar


    a Enciclopédia Britânica (uma das mais famosas coleções de livros do mundo) vai encerrar suas atividades em papel
    e eu ainda não consegui comprar minha Barsa

    makumbator
    Moderador
    # 02/jul/22 20:31
    · votar


    JJJ

    Vc sabia que listas telefônicas e livros grossos podem fornecer blindagem contra alguns calibres de armas? Viu só? Já temos um uso pra todos aqueles livros das bibliotecas. Podem ser usados para proteger o entorno do estande de tiro contra balas perdidas. Segurança em primeiro lugar!

    ProgVacas
    Membro Novato
    # 02/jul/22 21:24
    · votar


    Cadê o Bruno pra acusar o seu petismo, expresso em petistês?

    Wanton
    Veterano
    # 02/jul/22 22:12 · Editado por: Wanton
    · votar


    libgen.rs

    z-lib.org

    sci-hub.se

    De nada.

    makumbator
    Moderador
    # 02/jul/22 23:02 · Editado por: makumbator
    · votar


    Bibliotecas devem ter apenas computadores com navegador pra rodar google e um banco de dados interno com os livros que a instituição possuía fisicamente

    Lembrei até de um episódio do Futurama, em que a biblioteca (acho que a do congresso americano) tinha virado apenas uma mesa com dois discos, um de obras de ficção e outro de não ficção.

    Pronto. Podem juntar os livros e fazer uma fogueira com eles (depois de serem digitalizados, é claro). Houve uns alemães aí que já fizeram algo parecido no passado. Europa sempre na frente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O fim das bibliotecas técnicas está próximo?