Você é alienado do fruto do seu trabalho?

    Autor Mensagem
    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mar/12


    Você é alienado do fruto do seu trabalho?
    Você pode usufruir diretamente do que você produz? Você o faz?
    Muito se fala em "produzir" por aqui, o que é que você produz? Você julga relevante o que você produz?

    Respondam sinceramente. Nem vou encher o saco de ninguém, só quero ler as respostas.

    Bjos para todo mundo que bebeu água ontem.

    brunohardrocker
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: brunohardrocker
    · votar


    Por enquanto é relevante pra mim e pra empresa.

    Dependendo o contexto da alienação, de repente eu seja alienado por não poder ser um semi-deus do pensamento porque tenho que me preocupar mais com minha condição de mero humano mortal que precisa viver a vida que lhe resta, pisando descalço num mundo de asfalto e sem coração.

    Will Bejar
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: Will Bejar
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Muito se fala em "produzir" por aqui, o que é que você produz?
    Sou comprador, meu lance é comprar!!!

    Você julga relevante o que você produz?
    É sim, tanto pra mim quanto pra empresa, já que ela depende disso (em alguns casos) para alcançar seus objetivos, e eu dependo disso pra receber o meu salário no começo do mês.

    Você pode usufruir diretamente do que você produz?
    Sim...

    Você o faz?
    ...quando compro papel sulfite e toner para a empresa, posso imprimir letras de músicas, tirar cópias... quando compro ingressos de Playcenter e Cinemark eu uso*... só uma vez eu poderia ter usufruido, mas venceram os ingressos e eu perdi!!!

    *EDIT: ganho como cortesia!!!

    Headstock invertido
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Eu não posso nem colocar as peças que produzo no meu portfólio. São propriedade da Empresa.

    François Quesnay
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    tags: marx, marx, marx, karl

    BokuWa
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Unica coisa que produzo são flask no wow, se alguém quiser server Azralon...

    Comuna CCCP
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    A maioria das pessoas aqui não possuem um trabalho subalterno, então de certa forma participam um pouco do processo de "produção".

    Por exemplo eu, trabalho com bens de consumo e ajudo a equipe a desenvolver estes produtos.
    Agora dentro da fabrica existem pessoas que apenas recebem uma instrução, um serviço repetitivo e sem necessidade de avaliação, essas realmente são alienados.

    brunohardrocker
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Comuna CCCP

    Qual é o discurso correto?

    Suprir a função deles com tecnologia ou não aliená-los?

    François Quesnay
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    brunohardrocker

    e o que é correto?

    Comuna CCCP
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    brunohardrocker

    Depende, tem momentos que eu preferiria ficar apertando parafuso e apenas receber meu soldo.

    Acho que todo homem deve produzir algo de que ele se orgulha, mas não necessariamente isso virá do trabalho... acredito que na maioria dos casos não.
    O problema é que passamos muito tempo trabalhando, e as vezes nos esquecemos do que realmente queríamos fazer... e ai vivemos como amigos meu dizem "15 e 30, é isso que eu espero" (ref. aos dias de pagamento).

    Will Bejar
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    tem momentos que eu preferiria ficar apertando parafuso e apenas receber meu soldo.
    Tenho esse sentimento em meu coração... sinceramente, não tenho mais expectativa de "um dia ser gerente, depois diretor e depois presidente da empresa"... por mim, trabalharia de office-boy ganhando o que eu ganho até me aposentar.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Você é alienado do fruto do seu trabalho?