Você gostaria de saber todos os componentes do preço do que você compra?

    Autor Mensagem
    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge


    Gostaria que viesse explicado em algum lugar todas as informações relativas à formulação do preço do produto/serviço que você compra?

    Isso incluiria, por exemplo, o salário dos empregados da empresa, impostos, custo da matéria prima, o custo real para produzir o produto final, e principalmente, o lucro obtido.

    Sei que se isso fosse acontecer todo mundo superfaturaria as outras coisas para minimizar o lucro, mas vamos imaginar que as pessoas fossem honestas (coisa que nunca serão):

    1. Você acha que as empresas hesitariam em "meter a mão" ?

    2. Você, ao comprar algo supérfluo,deixaria de consumir algo ao ver que o lucro de tal produto seria uma porcentagem muito grande do preço do produto? Preferiria comprar produtos/serviços de empresas que pagassem melhor aos seus funcionários?

    Discutam com Cavalheirismo.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Post pro santo.

    Comuna CCCP
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    1. Você acha que as empresas exitariam em "meter a mão" ?
    Não, eles iam arranjar outra desculpa, apoiados pelo Paulo Skaf

    2. Você, ao comprar algo supérfluo,deixaria de consumir algo ao ver que o lucro de tal produto seria uma porcentagem muito grande do preço do produto?
    Não, sou hipócrita.

    Scrutinizer
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Comprando coisas em 2012

    ROFL
    [/artur]

    1. Talvez sim, mas talvez nem precisem disso se o lucro não abaixasse o suficiente para descompensar o ganho por unidade.

    2. Com certeza.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Scrutinizer
    se o lucro não abaixasse o suficiente para descompensar o ganho por unidade.

    Mais fácil abaixarem qualidade da matéria prima, salários e o caramba a 4 do que o lucro.

    Systematic Chaos
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Systematic Chaos
    · votar


    exitariam

    Que feio

    Tmusic
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Tmusic
    · votar


    Systematic Chaos
    AUAHUAHAUHAUAHAUHAUAHAUHAUAHAUHAUAH

    Rute
    Eu pensava q vc era culto, inteligente e não errava u.u

    Systematic Chaos
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    1. Você acha que as empresas exitariam em "meter a mão" ?

    Acho que não. O povão provavelmente nem prestaria atenção nesse tipo de informação.

    2. Você, ao comprar algo supérfluo,deixaria de consumir algo ao ver que o lucro de tal produto seria uma porcentagem muito grande do preço do produto? Preferiria comprar produtos/serviços de empresas que pagassem melhor aos seus funcionários?

    Talvez. Dependeria muito do quanto eu desejasse o objeto. Mas sim, caso duas empresas oferecessem o mesmo produto eu daria preferência àquela que tivesse o pagamento mais justo para seus funcionários.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
    · votar


    Systematic Chaos
    Tmusic

    NOSSA, AI MEU dEUS DO CÉL!

    Systematic Chaos
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    tamo de brinks

    Tmusic
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Systematic Chaos
    Tmusic

    NOSSA, AI MEU DEUS DO CÉL!


    OMG! Eu pensava q vc não acreditava em Deus. E já tá até chamando o cara de "meu Deus" o.O!

    Eu achava q vc era um agnóstico culto, superior e vc se mostra um crente burro. Que vergonha, Root!

    Tomy Noku Zinho
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    1 - SIM.
    2 - SIM.

    Cavaleiro
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    Isso já existe, chama-se balanço patrimonial e DRE e é obrigatório para toda e qualquer S/A.

    Parte do que você falou é tratado no CPV (custo do produto vendido) de uma DRE, também há a conta de recebimento e impostos pagos.

    Não vai informar a base da conta de precificação (tem vezes que o próprio CPV + margem não é base), pois isto é relativo a estratégia mercadológica da empresa.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Cavaleiro

    Eu esperava algum tipo de popularização destas informações.
    Onde eu acho isso daí, por exemplo?Tenho certeza que não é nada espalhado aos 4 ventos.

    Não vai informar a base da conta de precificação (tem vezes que o próprio CPV + margem não é base), pois isto é relativo a estratégia mercadológica da empresa.

    Comente, Comuna CCCP.

    Cavaleiro
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    2. Você, ao comprar algo supérfluo,deixaria de consumir algo ao ver que o lucro de tal produto seria uma porcentagem muito grande do preço do produto? Preferiria comprar produtos/serviços de empresas que pagassem melhor aos seus funcionários?

    Vou falar em relação a economia e estratégia empresarial estudada em livros na faculdade.

    Depende da elasticidade-preço (queda da demanda em relação ao aumento do preço) do produto, um produto com poucos ou nenhum substituto e muitos produtos complementares como um pão ou cigarro tem uma alta elasticidade-preço, você pode aumentar a margem de lucro até certo ponto que vale a pena a queda da demanda (para elasticidade-preço menor que 1)

    Toda empresa busca conhecer para maximizar a elasticidade-preço dos seus produtos, buscando produtos complementares e acabando com produtos substitutos, todo produto há um equilíbrio perfeito, embora sazonal de elasticidade-preço.

    Cavaleiro
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    No site da bovespa você consegue, mas precisa ter um conhecimento básico de contabilidade.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Cavaleiro
    No site da bovespa você consegue, mas precisa ter um conhecimento básico de contabilidade.

    Aposto que teria um jeito de divulgar tais informações de forma que todo mundo pudesse entender.

    brunohardrocker
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Por que passar informações de custos para a concorrência?

    Burrice total.

    Cavaleiro
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge

    Claro que teria, mas não há interesse comercial nenhum nisto. Embora ideologicamente eu concorde com você na divulgação da margem de lucro de um produto eu tenho certo receio das consequencias disto.

    Acredito que teria um certo abalo em produtos que prezam pela qualidade ou pelo status na sua estratégia. Se houvesse uma forma de quantificar qualidade de produto ou outras variáveis intangíveis junto com a margem de lucro aí faria mais sentido.

    Com o benefício publicitário a favor dos produtos que ganham dinheiro pela quantidade , teria uma tendência de diminuição do salário de muitas pessoas em uma corrida pela redução da margem de lucro em função da quantidade. O salário dos empregados já é mais difícil, porque há trabalhadores diretos e indiretos e uma série de outsourcings nestes produtos, além de ter uma variação tão grande que no fim se fosse colocar uma média não representaria muita coisa e se fosse discriminar por função teria que colocar por nível e publicar o plano de cargos e salários que é um ativo competitivo pra empresa.

    O que eu acho correto é colocar sim a quantidade de impostos que estão inseridos naquele produto, mas aí o interesse que não se coloque é do governo pois eles não querem ser cobrados por isto. E viva a taxação regressiva.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Cavaleiro
    Claro que teria, mas não há interesse comercial nenhum nisto.

    Nhé =/

    Acredito que teria um certo abalo em produtos que prezam pela qualidade

    Como abalaria a qualidade?
    Se a única característica discrepante que um produto possuir for a margem de lucro, não seria claro que seria só abaixar o lucro até onde fosse possível?

    ou pelo status na sua estratégia.

    Não sei a que você se refere como "status", mas se for o que eu estou pensando, pelo meu julgamento pessoal, produtos baseados em status pra lucrar (ex: roupas de marca), tem mais é que se fuder muito mesmo.

    Se houvesse uma forma de quantificar qualidade de produto ou outras variáveis intangíveis junto com a margem de lucro aí faria mais sentido.

    É só bolar uma =]

    Com o benefício publicitário a favor dos produtos que ganham dinheiro pela quantidade , teria uma tendência de diminuição do salário de muitas pessoas em uma corrida pela redução da margem de lucro em função da quantidade.

    Não entendi, explica aí, por favor.

    O que eu acho correto é colocar sim a quantidade de impostos que estão inseridos naquele produto, mas aí o interesse que não se coloque é do governo pois eles não querem ser cobrados por isto. E viva a taxação regressiva.

    Então, nas condições atuais você seria contra divulgar a margem de lucro mas favorável a divulgar a quantidade de impostos no produto?

    Eu sou favorável à divulgação de ambos, divulgar só os impostos parece jogar toda a responsabilidade apenas para o governo e liberar a ganância dos empresários.

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Pra descobrir a discrepância entre o valor das cascatas de impostos e do custo irrisório da mao de obra semi escrava?

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # jan/12
    · votar


    Nãco.

    Cavaleiro
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Não sei a que você se refere como "status", mas se for o que eu estou pensando, pelo meu julgamento pessoal, produtos baseados em status pra lucrar (ex: roupas de marca), tem mais é que se fuder muito mesmo.

    Mas tem público para isto, ninguém é forçado a comprar. Tem gente que quer pagar por status, cada um com suas preferências.

    Se a única característica discrepante que um produto possuir for a margem de lucro, não seria claro que seria só abaixar o lucro até onde fosse possível?

    Não é a única, mas quando você evidencia a margem de lucro, você está fazendo propaganda em prol das que têm menor margem de lucro, isto afeta o consumo, só seria justo se todas as variáveis fossem expostas.

    É só bolar uma =]

    hahahah

    Boa sorte.

    Não entendi, explica aí, por favor.

    Evidenciando a margem de lucro, este seria um dos principais critérios para compra de um produto ou serviço junto com o preço. Um produto com preço baixo e margem de lucro alto ainda teria muito espaço no mercado (suposições minhas) e para manter a margem de lucro em função do preço bastaria reduzir o salário dos trabalhadores.


    Então, nas condições atuais você seria contra divulgar a margem de lucro mas favorável a divulgar a quantidade de impostos no produto?

    Exato. Tem uma diferença muito grande entre o empresário e o governo.

    O empresário tem competidores e é sugado por todo o lado pelo governo apesar de todo o estigma social e está contratando pessoas e fazendo a economia girar, ninguém é obrigado a comprar o seu produto, o que é condenável é a formação de cartel, mas até esta é apoiada pelo governo.

    O governo não tem competidores, não divulga nenhuma informação sobre impostos em produtos e serviços, não faz uma prestação de contas decente do dinheiro, suas origens e aplicações (toda empresa grande tem e é de acesso público) e tem uma ineficiência operacional pela falta de cobrança absurda.

    Comuna CCCP
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Cavaleiro

    Nem no novo mercado, com conhecimento básico, eu que já tenho alguma experiência consigo ver isso da DRE claramente sobre o CPV de um produto.
    E a DRE é bem mais geral do que, quanto custa 1 maço de cigarro.

    Seria bem mais fácil colocar um P&L simplificado, mas nenhuma empresa de capital fechado ( e eu acho que de aberto) é obrigado a apresentar isso.
    Na verdade, mesmo em empresas do Novo Mercado eu nunca cheguei a ver um P&L de produto que conseguisse englobar a cadeia toda. Isso é bem complexo...

    Mas podia ficar na gondola assim:

    1 Mallboro = R$ 4,50

    Custo da industria (matéria prima, salários, logistica e etc) R$ 0,50
    Governo / Impostos R$ 2,00
    Lucro Ind. R$ 1,7
    Lucro Loj. R$ 0,3

    Atom Heart Mother
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Se, se, se, se, se.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Você gostaria de saber todos os componentes do preço do que você compra?