Na Europa Oriental, saudades do nazismo

    Autor Mensagem
    fabricio92
    Veterano
    # jan/12


    Sob impacto da crise, ressurgem anticomunismo e antissemitismo primários. E a extrema direita, que governa Hungria, ensaia uma saída populista

    O parlamento da Estônia aprovará em março, com ampla maioria, a concessão do título de "lutadores da liberdade" aos membros da "Legião SS" estoniana que combateu ao lado de Hitler contra os soviéticos, na II Guerra Mundial.

    Os veteranos estonianos da SS, aproximadamente 12 mil homens em 1944, há anos glorificam sua participação na guerra, em atos oficiais aos quais convidam ex-SS e jovens neonazistas de outros países. Mas a primeira lei em favor dos "lutadores pela liberdade" será a de março.

    Algo parecido acontece na região ocidental da Ucrânia, onde os combatentes da divisão "Galizia" das SS se glorificam de seus atos há anos.

    Em Budapeste, capital da Hungria, grupos de ultra-direita da Alemanha, Eslováquia, Bulgária e Sérvia reúnem-se a cada 11 de fevereiro, para comemorar o chamado "dia de honra"(que honra?). A jornada recorda o fim da batalha pela cidade, na qual um exército de 100 mil soldados alemães e húngaros, cercados por soviéticos, manteve posição durante 52 dias, em 1945.

    "O ocidente se defendeu das ondas vermelhas das estepes da Ásia com um imenso tributo de sangue e heroísmo", afirma, neste ano, a convocação de grupos neonazistas alemães para o ato de Budapeste.

    Os cerco de Budapeste teve como consequência a aniquilação de grande parte dos judeus que ainda permanecia na cidade, nas mãos dos fascistas húngaros.

    "Em muitos países do antigo bloco oriental está se abrindo um caminho para uma versão unilateral da História, construída sob medida pela ultra-direita avança", constata o jornalista alemão William Totok. O fenômeno supera o meramente histórico para se manifestar em uma crescente hegemonia política direitista, que parece seguir as pegadas dos anos trinta, quando a região esteve dominada por regimes ultradireitistas...

    A degradação sócio-econômica despertou o sonho da "Grande Hungria", explica o jornalista e estudioso em cultura nacional, Bruno Ventavoli. "Os valores da democracia, do pluralismo, do diálogo ou da diversidade parecem supérfluos, quando na vida cotidiana não há dinheiro para fazer compras ou pagar as contas. Nasce a tentação de retroceder sobre si mesmos, sonhando com uma Grande Hungria, adornada com a suspeita de vitimização pelas feridas da História; desde as guerras contra os turcos até a invasão soviética, passando pelo Tratado de Trianon", diz Ventavoli.

    Fonte: http://www.outraspalavras.net/2012/01/21/na-europa-oriental-saudades-d o-nazismo/

    há uma certa nostalgia do nazismo naquela região.

    O massacre de Oslo por um militante de um partido ultra da Noruega, além de uma tragédia por si só, é também um sinal mais do eloquente, talvez um prenúncio do que ainda pode vir.

    algumas pessoas podem dizer que o texto generaliza tudo, mas se vocês pesquisarem, vão ver que a tendencia é essa mesmo.


    Atom Heart Mother
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    há uma certa nostalgia do nazismo naquela região.

    Puta merda.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Ainda há pouco aqui mesmo no OT cê tinha que ver do que as pessoas estavam com saudades...

    Bob Mauley
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    ahuahuahua
    pois é, eu nao gosto de blues

    Simonhead
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Os valores da democracia, do pluralismo, do diálogo ou da diversidade parecem supérfluos, quando na vida cotidiana não há dinheiro para fazer compras ou pagar as contas.

    É triste ler isso.

    Comuna CCCP
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    A Europa vai morrer pela antissemitismo, eles pararam no mundo depois da 2º guerra e nunca mais voltaram.

    Atom Heart Mother
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Comunismo >>> Nazismo



    Comuna CCCP
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Antes da propriedade privada>>>>>>>feudalismo>>>>>>mercantilismo>>>>>comunismo>>>>>capitali smo.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Eu sou contra o Nazismo!
    Se houver retorno do Nazismo na Europa eu apoio um bombardeio nuclear na região!

    =)

    fabricio92
    E a sua opinião?
    O que você acha disso?

    Simonhead
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Viciado em Guarana
    Se houver retorno do Nazismo na Europa eu apoio um bombardeio nuclear na região!

    Mas isso não impede a proliferação do pensamento nefasto ao redor do mundo... .

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Simonhead
    Mas isso não seria prevenção. E sim remediação.

    =)

    Simonhead
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Viciado em Guarana

    Remediar, até remedia. No entanto, não acaba com a ideia.

    brunohardrocker
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Sou a favor de botar o Viciado em Guarana na guerra contra o nazismo como colaboração brasileira.

    Cavaleiro
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Só vão ter velhos ou pessoas com saudades do que nunca viram.

    Atom Heart Mother
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Se houver retorno do Nazismo na Europa eu apoio um bombardeio nuclear na região!

    Pouco contraditório.

    .omni
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Se houver retorno do Nazismo na Europa eu apoio um bombardeio nuclear na região!


    A arte de trollar economistas e sociólogos em apenas uma frase.

    Headstock invertido
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Eu acho que quem acredita nessa divisão perfeita entre extrema direita e extrema esquerda merece uma surra de órgão sexual masculino em seu estado flácido.

    danielfz
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    fabricio92
    Valeu pelo tópico! Muito interessante o assunto, realmente não estava sabendo de nada disso!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Na Europa Oriental, saudades do nazismo