Sobre o significado de não gostar

    Autor Mensagem
    QUARESMA
    Veterano
    # jan/12


    Pra mim o significado real de não gostar é simplismente deixar de gostar, no entanto as pessoas usam como se fosse um sinal de ódio ou repulsa.

    Por exemplo se alguem me pergunta se eu gosto de uma pessoa que eu não conheço, eu respondo que não gosto, como é que vou ter apreço por uma pessoa que eu não conheço?To certo?

    Desembuchem

    qew
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Sobre o significado de não gostar

    é tipo gostar, só que ao contrário

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Respondo: Me é indiferente.
    se for escrevendo: É-me indiferente.

    Atom Heart Mother
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Indiscriminadamente.

    DarkMakerX
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    QUARESMA
    Obrigado! Já pensei em criar um tópico assim, e já cansei de explicar isso para as pessoas daqui.

    Tamehiro
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    pensei que fosse o unico babaca que pensava assim

    Tamehiro
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    desde que eu era pequeno eu pensava que era assim.

    e a parada do nao gosto no dialogo

    vc nao gosta
    nao


    eu gostava, tava negando que nao gostava, tipo nao nao gosto = gosto

    Bog
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    QUARESMA

    Esta é uma ambiguidade conhecida do idioma natural. Não gostar pode indicar a ausência de apreciação, mas também pode indicar a existência de repulsa. Acontece com outros verbos, como "acreditar" - não acreditar pode indicar a ausência de crença e também a existência de descrença.

    Normalmente, quando eu acho que é preciso deixar clara uma posição como a tua, eu digo algo como "não gosto e nem desgosto".

    Random_Rampager
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Pode ser usado nos dois contextos.

    Bog
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Tamehiro
    vc nao gosta
    nao


    Isso é oooooooutra coisa. Dupla negação, em lógica, seria afirmação. Mas na língua portuguesa, esta construção não vale como dupla negação. É gramaticalmente correto falar "eu não conheço ninguém" ou "eu não gosto de nada". Quando se segue como resposta de uma pergunta, pode ficar meio ambíguo. - "Então você não vai?" - "Não". Logicamente, pode ser "não, não vou" ou "não, você está errado, eu vou". Tem outros idiomas nos quais isso não acontece.

    QUARESMA
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Tambem achei que eu era o unico que pensava assim.

    Bog
    Pois é, mas isso não seria porque não existe uma palavra que substitua esse significado mais popular de "não gostar", porque ódio e outras palavras do tipo acabam sendo muito fortes pra maioria das situações.

    Essa palavra seria desgosto? Se sim, parece que realmente não pegou, porque só vejo gente usando nesta frase que você falou "não gosto e nem desgosto."

    Tamehiro
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Bog
    eu tinha uns 4 anos qdo pensava isso, maldita semantica


    tinha a parada do pior inimigo, eu pensava que era o seu melhor amigo.


    ele é um inimigo e está fazendo um servico ruim no que se refere a te atingir, por isso é seu melhor amigo

    Bog
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    QUARESMA

    Pois é, mas como eu disse, é uma ambiguidade do idioma. Não tem muito o que fazer, porque a mesma frase serve para duas idéias diferentes - negação e ausência. Quando eu acho que é relevante, tento reforçar o que eu quero dizer, nem que para isso precise inventar palavras ("não acredito e nem desacredito!"). Mais importante do que ficar pirando em semânticas ambíguas é se fazer entender, não é?

    Tamehiro

    Hahahha, pô, com 4 anos eu não era tão filosófico assim.

    Se alguém te dissesse naquele tempo que "ninguém gosta de quem não gosta de ninguém", você ficaria semanas remoendo o significado da frase, ahhahaha.

    Tamehiro
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Bog
    ta zuando, rapá? eu era um prodigio até os 5 anos, acho que alguma coisa desencarrilhou por essa idade, hehe



    deve ter sido o inicio do ensino fundamental

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Até onde sei, foi pra isso que inventaram o dicionário.

    Slash_1989
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    não gostar não é problema nenhum!!!

    a merda surge quando aparece o gostar!

    Pedro_Borges
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Pedro_Borges
    · votar


    QUARESMA
    Bog

    Não gostar é parcial e, portanto, uma posição assumida. Obviamente que se alguém declarar que não gosta de mim eu não vou assumir uma posição de neutralidade, passando "panos quentes" no sentido de amenizar e querer pensar que ele (ela) quis dizer "ainda não o conheço o suficiente para gostar".

    Pois bem, se do ponto de vista da parte receptora só resta essa interpretação, também do ponto de vista da parte emissora, não poderia esperar outra forma.

    Não seria melhor dizer: "indiferente"? E olha que se for uma pessoa que já conhece a outra, da qual se faz análise, o "indiferente" tem conotação de "não gostar".

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre o significado de não gostar