Desafio aos economeiros - Cite uma cadeia produtiva sem "informalidade" no Brasil

    Autor Mensagem
    kiki
    Moderador
    # dez/11


    Já que a nova moda do OT é a economia, lanço aqui um desafio.

    Citar uma cadeia produtiva qualquer do nosso país querido onde se garanta a inexistência de "informalidade" (entre aspas por que aprendi que informalidade equivale a ilegalidade, ou seja, não regulamentado pela lei).

    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

    Estou chamando de informal qualquer tipo de trabalho sem registro, venda sem nota, etc. (e consequentemente sem impostos e sem regulamentação)

    Quanto mais eu estudo sobre produção no Brasil mais vejo que sempre tem pontos frágeis evidentes que sustentam a cadeia produtiva.

    Um primeiro exemplo evidente é o comércio de todo tipo, com inúmeras lojas que não dão nota, que chega até o camelô e o stand-center do chines importador.

    Mas eu fico admirado com medidas oficiais como os planos pro-alcool que depois virou etanol, que são pesquisas de ponta no país, e que ainda hoje se apoiam em trabalho praticamente escravo na colheita.

    Faz parte desse pacote também as medidas atuais de contratação e subcontratação de serviços, e até terceirizações. Presenciei inúmeros casos de vistas grossas dos contratantes sobre a regulamentação do serviço contratado.

    SODAPOP
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    socialite

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # dez/11
    · votar


    O que prova que todas as supostas conquistas trabalhistas são só um amontoado de leis que ninguém consegue cumprir, e que se fossem levadas a sério, a economia do país seria ainda mais insustentável.

    Cavaleiro
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Tá começando a diminuir bastante nos transportes com o CT-e e nas próprias indústrias com NF-e, claro que ainda tem muito o que andar.

    Mas o problema começa na pessoa física, no índice absurdo de sonegação de imposto de renda.

    Konrad
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    kiki

    Não existe.

    Konrad
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Cavaleiro
    Mas o problema começa na pessoa física, no índice absurdo de sonegação de imposto de renda.

    Um daqueles casos em que uma diminuição na faixa percentual talvez aumentasse a arrecadação, ou brasileirismo mesmo? Eu estou no meio de um artigo (estava na minha pasta, mas como fui assaltado no dia 25/12 acabei perdendo as anotações e voltei ao zero) que tenta destrinchar isso. Mas como tem muito conceito matemático no meio (e pelo motivo de redistribuição de renda forçada supracitado) acabei ficando a ver navios.

    Existe algum estudo sobre o assunto?

    kiki
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    mas isso é uma questão do nosso país? em outros países funciona melhor?

    ou é uma falha da matrix?

    The Laughing Madcap
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Camelôs.

    Onde tudo é informal, informal é quem é formal.

    qew
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Na área da aviação não há informalidades.

    The Laughing Madcap

    hauehuaheaeu bem nessa!

    The Laughing Madcap
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    qew

    Tá cheio de aeroporto clandestino. Cheio mesmo.

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Na teoria, que é onde vivem os austriacos.

    comuna/

    kiki
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    qew
    Na área da aviação não há informalidades.
    disserte.

    se for aeroporto comercial não vale.
    além do famoso caos aéreo onde os controladores trabalhavam além do regulamentado, também tem uma terceirização infernal dos carregadores de malas que fazem jornadas abusivas...

    kiki
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    até porque...

    qew
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    The Laughing Madcap
    Tá cheio de aeroporto clandestino. Cheio mesmo.

    Mas os aeroportos clandestinos seriam informalidade para o mercado paralelo, não conta como parte da aviação brasileira. Estou seguindo a linha de raciocinio correta?

    kiki

    se for aeroporto comercial não vale.

    Por quê?

    além do famoso caos aéreo onde os controladores trabalhavam além do regulamentado, também tem uma terceirização infernal dos carregadores de malas que fazem jornadas abusivas...

    Esse abuso de jornada além da regulamentação realmente existe... Não só para controladores.

    kiki
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    qew
    se for aeroporto comercial não vale.
    Por quê?


    Esse abuso de jornada além da regulamentação realmente existe... Não só para controladores.
    por causa disso.
    se tem regulamentação e não cumpre, então tem informalidade. não passou no teste.

    qew
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: qew
    · votar


    kiki
    se tem regulamentação e não cumpre, então tem informalidade. não passou no teste.

    Mas isso é punido com autos de infração, o que formaliza o ato.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Desafio aos economeiros - Cite uma cadeia produtiva sem "informalidade" no Brasil