Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

Autor Mensagem
Wade
Membro Novato
# ago/16
· votar


acabaramosnicks

O que quis dizer é que Libras é uma linguagem de sinais específica para se relacionar com o Português.

Ou os sinais são universais?

Por exemplo: quem se comunica em Libras, automaticamente se comunica na linguagem de sinais de países onde se fala outro idioma que não o Português?

Estou partindo da própria definição da sigla: Linguagem Brasileira de Sinais

Marco Andriotti
Membro Novato
# ago/16
· votar


as TJs fornecem cursos gratuitos, porém somente para quem já é membro e deseja apoiar congregações de LIBRAS, entretando, essas pessoas que aprendem vão em busca de todos os surdos e mudos, mesmo os que não sabem libras, e entao neste caso, é oferecido o estudo bíblico junto com o aprendizado da língua

acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/16 · Editado por: acabaramosnicks
· votar


Wade
Não sei se existem outros sistemas de linguagem de sinais "formais" e "universais". O fato é que libras é um idioma falado no mundo todo, padronizando sinais. O brasileira no nome é porque foi criado no Brasil (que orgulho).

Imagine uma casa onde mora: Mãe, pai, filho e filha. O filho é surdo. Com o tempo, as pessoas da casa vão aprendendo sinais para se comunicar com o filho. Mas é quando o filho sair pro mundo? São sinais que funcionam somente com as pessoas dessa casa, é um "dialeto". A libras é um idioma, e veio com a intenção de padronizar os sinais, mas é um idioma por si só, não é tipo o português em sinais, e a linguagem de sinais meio que oficial no mundo. Existem outros sistemas de sinais oficiais por assim dizer, mas o curioso é que a libras é o mais comum no mundo. É como o código morse, é uma linguagem à parte.

Digo meio que oficial porque ainda tem muita gente dentro e fora do Brasil que prefere os próprios dialetos, fica acomodado dentro do próprio mundinho e talz.

Will Bejar
Veterano
# ago/16
· votar


Wade
acabaramosnicks
O que a professor disse na aula é que libras é a linguagem oficial e regulamentada de sinais no Brasil.

Existe a ASL (American sign language) e em cada país tem uma oficializada (não necessariamente uma específica praquele país).

Ou seja, se vc aprender libras e for pros EUA, não vai conseguir se comunicar.

acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/16
· votar


Will Bejar
Dei uma pesquisada, parece que cada região tem uma linguagem de sinais própria. Na frança, por exemplo, eles tem a deles, que deve ser diferente da dos EUA.

Ou seja, mesmo se vc for surdo, terá que aprender pelo menos inglês básico pq é o mais universal kkkkkkkk

Will Bejar
Veterano
# ago/16
· votar


acabaramosnicks
Isso mesmo... Tá lascado de qualquer jeito... Kkkk

daimon blackfire
Membro Novato
# ago/16
· votar


Eu tava aprendendo com uma intérprete, mas ela foi demitida. É bem interessante, só complica na formação de frases e tudo mais.

Will Bejar
Veterano
# ago/16
· votar


daimon blackfire
Tô começando formação de frases essa semana.

Will Bejar
Veterano
# set/16
· votar


Formar frases é estranho... Mas não é nada do outro mundo...

Will Bejar
Veterano
# out/16
· votar


Dia ganho:
Hoje fui na agência que fica lá dentro da fábrica e fui puxar assunto com uma senhora que trabalha lá na empresa e que tb tava na fila.
"Ainda bem que a agência tá vazia hoje!"
Então ela me fez um sinal de que é SURDA!!!

Fiquei uns 3 segundos congelado, respirei fundo e decidi: disse à ela em linguagem de sinais "eu faço curso de Libras!"
E ficamos ali conversando por algum tempo, em linguagem de sinais. Não tenho conhecimento pra conversar muita coisa, mas foi muito legal ter o reconhecimento da parte da senhora que aquilo que era bom.

A integração é muito importante, tanto pra nós estudantes de libras quanto pros surdos.
Estou muito feliz nesse curso de libras.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS